You are on page 1of 7

FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA FAVIP CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 4 PERODO TURMA: 1002 / NOITE

ALLAN CAVALCANTE BEZERRA DA SILVA JACIA RODRIGUES WENDY ANDRYA

TRABALHO: PESSOAS COM DEFICINCIA: CONCEITO, INCLUSO E EXCLUSO SOCIAL

CARUARU 2011

CONCEITO E TERMINOLOGIAS

termo "deficincia" significa uma restrio fsica, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitria, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diria, causada ou agravada pelo ambiente econmico e social. Pessoas que tem tais disfunes so chamadas de deficientes, essa terminologia dada aos mesmos gerou certa discusso em algumas ONGs e cientistas que consideraram esse termo uma forma inadequada de cham-los, afirmando assim que o mesmo traz consigo uma negatividade que limita o individuo, passou ento a usar expresses como pessoa portadora de deficincia, que logo foi abandonada visto que as deficincias no se portam, fazem parte da pessoa. A denominao mais freqente internacionalmente conforme demonstra Romeu Kazumi Sassaki a forma pessoa com deficincia. A Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes proclama em seu artigo I; O termo pessoas deficientes refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrncia de uma deficincia congnita ou no, em suas capacidades fsicas ou mentais. Para a Organizao Mundial de Sade a deficincia definida por trs estados: o impedimento, que diz respeito a uma alterao psicolgica, fisiolgica ou anatmica em um rgo ou estrutura do corpo humano; a deficincia que est ligada a possveis seqelas que restringiram a execuo de uma atividade e a incapacidade que so as dificuldades encontradas pelos deficientes em sua interao com a sociedade.
So concebidas atualmente como tipos de deficincia as seguintes categorias:

Deficincia fsica a alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, apresentando-se sob a forma de Paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, entre outros. Deficincia auditiva

a perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqncias de 500hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Deficincia visual Constitui-se pela perda total ou parcial de viso, como apenas percepes de luminosidade, a viso monocular tambm est includa na categoria de deficincia devido comprovao que ao enxergar com apenas um olho se perde a viso tridimensional, logo, existe uma percepo reduzida da realidade. utilizado o teste de acuidade visual para estabelecer estes parmetros.

Deficincia mental Refere-se a pessoas cuja estrutura intelectual seja inferior mdia esperada, apresentando limitaes como dificuldade de sociabilidade, de comunicao, de cuidados pessoais e etc. A questo do deficiente mental minuciosamente discutida devido aos cuidados necessrios que devem ser tomados para a classificao dos mesmos. Deficincia Mltipla Remete a ocorrncia de duas ou mais deficincia acima relatadas. Todas essas categorias foram convencionadas e ratificadas por meio do decreto 3.298/99.

INCLUSO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICINCIAS

palavra incluir remete a inserir, introduzir, acrescentar. Portanto a incluso social significa inserir na sociedade, poltica e etc. dessa maneira esperado que se efetivem os direitos de maneira igual a todos. Aqui falaremos da pratica de incluso social de pessoas com deficincia. Os direitos humanos prevem que todos tenham direitos civis, polticos, sociais e econmicos, mas sabemos que na prtica esta uma questo bastante delicada j que notamos diariamente o descumprimento desses direitos e quando se trata de pessoas com deficincia essa lacuna ainda maior. Na busca pela melhoria da condio dos deficientes foi aprovada pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas em 1975, uma cadeia de direitos especficos a pessoas com deficincia, direitos esses necessrios j que as limitaes da PCD (Pessoa Com Deficincia) os demandam. So asseguradas as PCD, direitos comuns a todos como cidadania, dignidade, sade, educao e trabalho. Nos atentaremos agora a incluso pela via do trabalho. A Conveno 159 da OIT (Organizao Internacional do Trabalho) ratificada por meio do Decreto n 129, de 18 de maio de 1991, sendo, portanto, lei no Brasil desde esta data. No seu artigo primeiro caracteriza o trabalhador com deficincia: Art. 1 1. Para efeito desta Conveno, entende-se por pessoa deficiente todas as pessoas cujas possibilidades de obter e conservar um emprego adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas por deficincia de carter fsico ou mental devidamente comprovada.

Essas Pessoas descritas acima tambm so regidas da Lei Previdenciria 8.213/91 que dentre diversas garantias, notifica no Art. 93 as empresas acima de cem empregados a contratarem pessoas com deficincia num percentual que vai de 2% at 5% para empresas com mais de mil empregados. Estas medidas contribuem bastante para a incluso da PCD, pois o ambiente de trabalho proporciona diversos pontos positivos, como a socializao, o fortalecimento da auto-estima, alm do benefcio da sada do estado de ociosidade. O esporte tambm vem sendo utilizados h bastante tempo como mecanismo de incluso social, sendo reconhecido como um dos mais fortes mecanismos inclusivos, entre outras coisas ele possibilita a mobilidade social o fortalecimento do ego, podemos utilizar o exemplo das paraolimpadas e o quo gratificante para essas pessoas a conquista de um prmio ou apenas o fato de participar que j conota uma superao, a msica como meio de incluso tambm causa efeitos similares. Cada vez mais vem se trabalhando em campanhas publicas e privadas a importncia de valorizar as pessoas com deficincia, um bom comeo para pensar e agir em prol de uma sociedade inclusiva iniciar pela incluso social dentro da escola, pois na escola sempre, de alguma maneira se vivencia vrias diferenas; diferenas culturais, sociais, econmicas, e ao mesmo tempo a escola um lugar de formao e

transformao da pessoa, portanto, a escola o lugar ideal para incluir esses alunos que possuem necessidades especiais, pois eles so pessoas que tm os mesmos direitos que qualquer aluno dito normal e tambm vivenciam as diferenas citadas acima e esto em processo de formao. Para que esse processo de incluso social continue e se expanda cada vez mais, deve haver uma reforma nas escolas e no modelo educacional, promovendo acessibilidade para todos com eliminao de barreiras arquitetnicas e atitudinais, devemos notar que no uma questo s de responsabilidade governamental, pois preciso tambm mudar de paradigma, como tambm mudar a viso de mundo, transformando o olhar de limitao em olhar de possibilidades. (...) Ns devemos nos esforar para produzir cidados que sejam no apenas capazes de sobrevivncia num mundo rapidamente em mudana, mas que estejam permanentemente abertos possibilidade de mudar a si prprios ou de serem mudados. (Foucault)

EXCLUSO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICINCIAS

xcluso social refere-se s dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e at a discriminao de um determinado grupo de uma determinada sociedade. Estes grupos excludos precisam de uma estratgia ou poltica de insero de modo que possam integrar e serem aceitos pela sociedade que os rodeia. Apesar das leis especificas os deficientes continuam sem espao no mercado de trabalho, a lei obriga as empresas com mais de cem funcionrios a preencher o quadro de pessoal com uma cota de portadores de deficincia, ainda no produziu resultados significantes, apesar de vigorar desde 1999 a legislao de pessoas com deficincia. Outro exemplo de dificuldades encontradas a incluso dos deficientes mentais nas escolas. No comeo do sculo XX aos quais foram decorrentes da revoluo industrial, quando aparece o interesse pela educao nos pases desenvolvidos. Esse interesse provocou o inicio do atendimento aos deficientes mentais, nesse processo podemos citar em 1905, Bionet e Saimon, que criaram a escala mtrica de inteligncia. Trata-se de um instrumento que marca at hoje as diferentes concepes da interveno educacional e que vem trazendo para milhares de alunos de alunos com necessidades especificas o rotulo de deficientes mentais, o que tem os excludo da ciranda social e escolar. A viso da sociedade padronizada, elegemos um padro de normalidade e nos esquecemos de que a sociedade se compe de sujeitos inmeros, que se constituem na diversidade. A dificuldade de superar a viso padronizada est colocada no fato de serem concebidas as diferenas numa perspectiva qualitativa. Em outros termos, a escola tem reproduzido uma viso determinada da sociedade, classificando e rotulando de maneira mtrica os indivduos. Outro exemplo de excluso de pessoas com deficincia fsica so as barreiras de acessibilidade nas ruas, nos meios de transporte, em instituies diversas e etc. segundo estatsticas, h 24,5 milhes de pessoas com deficincia no Brasil, boa parte deles necessitam de cadeiras de roda para se locomover, porm nem todas as cidades esto preparadas com a infra-estrutura necessria para locomoo dessas pessoas, estruturas essas como elevadores, rampas de acesso, tambm podemos citar a insuficincia de vagas de estacionamento e o dirio desrespeito a essas vagas de estacionamento. Poderamos citar aqui vrios contextos onde a deficincia legitimada como barreira, devido em maior parte a falta de preparao de se lidar com as diferenas do que a deficincia propriamente dita. Sabemos que s h resultado com a soma de dois fatores: legislao e consenso social. Acredito que devemos trabalhar mais o segundo fator para que tenhamos um mundo mais igual e justo como prev a Declarao dos direitos humanos.

REFERNCIAS
RIBAS, Joo O que so pessoas deficientes, coleo primeiros passos, editora brasiliense.

Lei 9.213/91

Decreto 3.298/99

Declarao Universal dos Direitos Humanos

WIKIPDIA, Incluso social, disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social>. Acesso em 25 de Outubro de 2011.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO, A incluso das pessoas com deficincia no mercado de trabalho, 2007, Brasilia.

You might also like