You are on page 1of 79

WEB CONFERNCIA DE SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Prof. Dr. Claudio Andrade.

O HOMEM FAZ E FEITO


A disciplina de sociologia organizacional concebe a idia de homem e sociedade em um sentido plural e alargado. Simultaneamente, o homem tem potencialidade para transformar seu contexto de sobrevivncia e de convivncia ao mesmo tempo que, em outro sentido, por esse mesmo contexto moldado . Assim, entre muitas teorias sociolgicas, consideramos muito importante a ideia de processo ou a compreenso da ideia de processo.

SUJEITO E NORMA
H ento uma viso de que o SUJEITO determina as normas e as regras sociais, externalizando a ideia do homem como sujeito da histria, ao mesmo tempo em que pode-se considerar tambm que o homem exerce certas funes determinadas na estrutura: portadores de fora de trabalho, representantes do capital.

FASES DISTINTAS DA SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL


Em um primeiro momento a atuao de um paradigma dentro da ESCOLA CLSSICA OU ESCOLA DA ADMINISTRAO CIENTFICA . Neste contexto visualizava-se o aumento da produo, a organizao rgida do trabalho, tcnicas rigorosas de controle, trabalho esquemtico, diviso intensa de trabalho e o modelo de linha de montagem. Tericos como Taylor, Ford e Fayol endossavam tais posicionamentos.

Em um segundo momento, observou-se uma escola diferente da primeira, enfatizando as relaes humanas e depositando confiana na crena de que os fatores humanos influenciavam a produo, eliminando conflitos e problemas inerentes organizao, considerando uma concepo de psicologia organizacional que pudesse otimizar o desempenho e o rendimento a curto prazo, atravs de uma fora motivacional

Recentemente, observamos um novo cenrio que ultrapassa a viso da psicologia do trabalho com uma poltica de trabalho sem ser rgido ou imutvel. Assim, considera-se um indivduo dotado de desejo e boas relaes de trabalho. Trata-se de uma mentalidade que considera o latente ou situaes invisveis do trabalho vivo.

NOVO PARADIGMA
Novos estudos tm colaborado para uma desalienao do indivduo na organizao, para a concepo de um ser humano que sofre, mas que pode se satisfazer quando a organizao no o encarcera, mas conjuga suas possibilidades com a demanda econmica e possibilita uma nova compreenso de participao.

A expresso PARADIGMA faz parte do vocabulrio sociolgico para se compreender o pensamento predominante ou a ideia predominante em determinada sociedade. Do grego pardeigma, literalmente significa modelo ou a representao de um padro a ser seguindo.

ERA DE TRANSIES
Estamos vivendo uma ERA DE TRANSIES onde vivemos hoje uma situao revolucionria, no sentido de que o velho est morrendo e o novo no pode nascer. Vivemos um interregno ou interstcio. Fica ento evidenciado que o homem do industrialismo burgus j morreu, mas o novo homem do ps-industrialismo ou da sociedade virtual ainda no nasceu.

NOVO PARADIGMA DE ORGANIZAO PBLICA


A organizao pblica deve prestar satisfao aos cidados que a procuram, uma vez que estes tm conscincia de que a Administrao Pblica existe para satisfazer uma srie de necessidades que a vida moderna lhe impe e que ela subsiste em razo dos impostos pagos por esses cidados.

COMPETNCIA E EFICINCIA
Hoje, o paradigma da COMPETNCIA e da EFICCIA interferem diretamente na tratativa da Administrao Pblica. No faz tempo que um novo pilar e princpio constitucional foi implantado na Carta Maior Constituio a EFICINCIA. Est cada vez mais claro que somente os competentes se estabelecem.

EXEMPLO DE EFICINCIA E EFICCIA


preciso considerar que Uma pessoa eficaz aquela que faz aquilo que dever ser feito, que cumpre com suas metas, que realiza o que foi proposto. Cludio vendeu sua quota de produtos. Eliza tambm, mas gastou 30% de gasolina a menos. Neste caso, se a meta era vender a quota, ambos foram eficazes, mas Eliza foi mais eficiente. A eficincia diz respeito a como fazer e est relacionada as aes a serem realizadas, definidas no nvel operacional.

uma questo de custo-benefcio, onde buscamos ter o mnimo de perdas e/ou desperdcio. Uma relao entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Se toda a sua equipe entregou o relatrio na data prevista, ok, foram eficazes. Mas se voc conseguiu faz-lo e ainda sobrou tempo para realizar a prxima tarefa, ou mesmo para aproveitar o resto do dia e ir ao cinema, ento voc foi eficiente.

NOVA ABORDAGEM, NOVA FILOSOFIA


A disciplina em questo, sociologia organizacional, quer enfatizar esta nova filosofia de administrao pblica. No considerar estes princpios e estas prticas de uma nova concepo de pessoa e de organizao alimentar uma paralisia tanto pessoal quanto organizacional.

NOVOS FISIONOMIAS, NOVOS HOMENS


Lembrando Foucault. O homem e a organizao so como um rosto na areia do mar que diante das ondas do mar, desfaz-se nossa imagem, transformando-nos em outro rosto e em outra imagem. Assim o homem e assim a organizao.

NOVAS PROBLEMAS, NOVAS SOLUES


Estamos diante de novos fenmenos de satisfao e insatisfao. Chegamos a um ponto em que precisamos nos dar conta de que o mundo mudou radicalmente. Hoje o lao social agrrio, a sociedade agrria, deram lugar ao lao social do mundo globalizado.

Estamos diante de novos fenmenos de satisfao e de insatisfao humana, da disciplina, das regras, dos ideais do mundo industrial ou da modernidade do Iluminismo. Em resumo, diz que estamos em novo mundo, mas recorremos a velhas solues. Da a necessidade de estudarmos hoje SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL.

NOVO VOCABULRIO
Expresses como flexibilidade, arbitragem, Organizaes no-governamentais, Terceiro Setor, Sustentabilidade, Educao corporativista, Inteligncia Emocional, Avaliaes de desempenho, fazem parte do novo glossrio da sociologia organizacional deste novo sculo.

NOVA CULTURA ORGANIZACIONAL


Fica claro ento que o termo CULTURA designa as caractersticas dos participantes de uma organizao. Dessa forma, possvel formar subculturas na organizao. A CULTURA DA SOCIEDADE influencia a CULTURA DAS ORGANIZAES.

Temos ento trs variveis culturais. A primeira delas diz respeito TECNOLOGIA enquanto FATOR EXTRAPSQUICO. Trata-se do emprego de tcnicas operacionais para alcanar, por meio da transformao de matrias-primas ou a utilizao de uma informao, um resultado.

Em um segundo momento temos o que chamamos de PRECEITOS, enquanto FATOR INTRAPSQUICO. So normas e regulamentos que assegurem o esforo conjunto, especificando a conduta e as maneiras

Em uma terceira situao temos o que chamamos de SENTIMENTOS, enquanto FATOR INTERPSQUICO. So emoes que emergem dentro de uma organizao.

Um fator recente da nova cultura organizacional se refere aos espaos noracionais das Organizaes. Espaos como dimenso imaterial, atemporal e universal, plena de fenmenos ainda no revelados. Esta nova modalidade diz respeito a situaes que podem ser compreendida ou incompreendida, aceita ou rejeitada.

MXIMA
A mxima da disciplina que as organizaes so as pessoas, mas as pessoas no so as organizaes. No sistema-pessoa, racionalidade e irracionalidade se manifestam em conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos, como algo natural e imanente condio humana.

SOCIOLOGIA E SEU AMBIENTE


Em primeiro lugar, lembrar que a disciplina sociologia nasce em um ambiente de transformao social, em pleno sculo XIX. A competio provocada pelo capitalismo desencadeou um processo de incessantes transformaes sociais.

A enorme concentrao de pessoas em centros urbanos, o salto impressionante de produtividade, conjugados cristalizao do operariado e da burguesia como classes em luta constante e a um crescimento da pobreza ( em contraste com a riqueza ). Um Estado diferente chamou a ateno na virada do sculo XIX para o sculo XX.

neste contexto que surgiu o dilogo que os pensadores sociais da poca estabeleceram com sua sociedade, utilizando assim em parte, representaes sobre a vida social correntes.

NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA CLSSICA


Os temas e conceitos demonstraram a insero social destes autores clssicos como, Durkheim; Marx, Weber, dentre outros. A Sociologia tem uma base tericometodolgica, que serve para estudar os fenmenos sociais, tentando explic-los, analisando os homens em suas relaes de interdependncia.

SOCIOLOGIA E SEUS DIFERENCIAIS


Os animais se agrupam, convivem, se acasalam, sobrevivem e se reproduzem de forma mais ou menos ordenada e estvel. Mas e o homem ? O homem tem isso e mais alguma coisa. Nem todo seu comportamento se desenvolve automaticamente em sua relao com a natureza. Diferentemente dos animais, o homem possui significado e sentido, ou seja, a questo do simbolismo.

LEMBRAR HOBBES
Hobbes aponta vrios diferenciais entre a natureza humana e a natureza dos animais. Segue algumas: Em primeiro lugar, existem entre os homens motivos de contendas, invejas, dios e sedies que no existem entre os animais; Em segundo lugar, o bem de cada animal que vive em sociedade no difere do bem comum, ao passo que no homem o bem privado difere do bem pblico

TRS LINHAS MESTRAS


Considerando a sociologia clssica temos ao menos trs linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clssicos, das quais podem se citar, no necessariamente em ordem de importncia:

a Positivista-Funcionalista, tento como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clssico em mile Durkheim, de fundamentao analtica; a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber, de matriz terico-metodolgica hermenutico-compreensiva; a linha de explicao sociolgica dialtica, iniciada por Karl Marx que mesmo no sendo um socilogo e sequer se pretendendo a tal, deu incio a uma profcua linha de explicao sociolgica.

QUESTO METODOLGICA
Uma questo relevante aquela que aborda a discusso metodolgica. As cincias naturais procuram explicar as relaes causais entre os fenmenos, enquanto que as cincias humanas precisam compreender processos da experincia humana que so vivos, mutveis, que precisam ser interpretados para que se extraia deles o seu sentido.

DIFERENCIAL DE MAX WEBER


Weber v como objetivo primordial da sociologia a captao da relao de sentido da ao humana, ou seja, chegamos a conhecer um fenmeno social quando o compreendemos como fato carregado de sentido que aponta para outros fatos significativos.

O objetivo do socilogo compreender este processo, desvendando os nexos causais que do sentido ao social em determinado contexto.

SOCIOLOGIA CLSSICA
So considerados autores clssicos da sociologia: August Comte, Emile Durkheim, Marx Weber e Karl Marx. Entendemos que com Durkheim inaugura-se de fato uma sociologia aplicvel situaes sociais, assim no destacaremos aqui a tmida contribuio do fundador do positivismo, August Comte.

SOBRE DURKHEIM
As obras destacveis de Durkheim so: Da diviso do trabalho social ; Regras do mtodo sociolgico; O suicdio; As formas elementares de vida religiosa. No h dvida alguma que Durkheim projetou a sociologia, dando-lhe um sentido pragmtico, introduzindo uma saudvel discusso acerca do FATO SOCIAL.

Para este autor, fatos sociais so todos os fenmenos que se passam no interior da sociedade, mesmo que apresentem pouco interesse social. Tudo fato social. Assim existem situaes ou circunstncias que independem do indivduo e exercem uma ao coerciva sobre o indivduo.

Neste raciocnio, o indivduo no autnomo. Para Durkheim as atividades individuais no interessam sociologia, mas sim biologia ou psicologia. A sociologia trata dos fatos realizados por toda sociedade. Nesse sentido, o autor estudar, de fato, os fenmenos considerados sociais.

O autor considera a situao de imposio, mas mesmo assim esta modalidade denominada de "coero social no exclui necessariamente a personalidade individual. H coao permanente sobre o indivduo, desde criana. Assim, o meio social molda sua imagem o indivduo (sistema educacional, religioso e de direito).

DURKHEIM E A QUESTO DO SUICDIO


Uma obra impactante do autor foi, sem dvida alguma, sobre o suicdio enquanto disposio social ou o estudo da disposio social para o suicdio.

Durkheim via o suicdio como um "crescente problema social a exigir explicao" . O acmulo de informaes estatsticas proporcionou, de outro lado, que se estabelecessem inmeras correlaes, juntamente com o levantamento de hipteses.

Estas iro relacionar taxas diferenciais de suicdio a fatores sociais, tais como: ocupao, urbanizao, religio, mudana social, como tambm a fatores no sociais: hereditariedade, raa, clima e a questo no resolvida se o suicdio era ou no relacionado desordem mental.

Cada sociedade tem, portanto, em cada momento de sua histria, uma predisposio definida para o suicdio. Mede-se a intensidade relativa dessa tendncia tomando-se a relao entre o nmero global por mortes voluntrias e a populao de todas as idades e de ambos os sexos.

DIDATICAMENTE
Didaticamente, podemos evidenciar a existncia das seguintes tipologias de suicdio sob o ponto de vista sociolgico:egosta, altrusta e anmico.

SOBRE MAX WEBER


Outro destaque da sociologia clssica Max Weber. Tendo como principais obras Cincia e Poltica: duas vocaes; A tica protestante e o esprito do capitalismo; Sobre a teoria da cincias sociais e Ensaios de sociologia, o autor traz uma preocupao diferente em relao a Durkheim, ou seja, a preocupao com o estudo da diferena e com a histria particular de cada sociedade.

Dentro de uma configurao mais culturalista, Weber estabelece a conexo entre o motivo da ao, a ao propriamente dito e seus efeitos, afirmando que o cientista , como todo indivduo em ao, age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradio.

A tica protestante e o esprito do capitalismo uma das obras fundadoras da sociologia moderna, e o trabalho mais conhecido de Max Weber (1864-1920). Weber cria um tipo ideal de capitalismo, assim como cria tipos ideais de indivduo, sociedade, etc.

Este clssico da literatura sociolgica a tentativa de uma resposta pergunta de Weber do por qu os protestantes eram mais hbeis no comrcio que os catlicos. Ao explicar que o capitalismo um produto religioso, ele faz uma importante historizao das religies protestantes, explicando como estas se originaram, seus dogmas, e sua contribuio para o capitalismo.

A QUESTO DAS ORGANIZAES


Pontualmente sobre a questo organizacional, Weber faz uma profunda reflexo sobre a questo da burocracia. Constata a existncia de uma fragilidade e a parcialidade das teorias Clssica e das Relaes Humanas, que, segundo ele, detinham uma viso extremista e incompleta sobre as organizaes.

Por este motivo, v a necessidade de pensar a necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variveis da organizao.

A QUESTO DA BUROCRACIA
Segundo o autor h alguns fatores que favorecem a burocracia, sendo eles: Economia Monetria Superioridade Tcnica Hierarquia Rotina Meritocracia Carter legal das normas e regulamentos Carter formal das comunicaes Diviso racional do Trabalho. Impessoalidade Profissionalizao Previsibilidade

Observando sob o ngulo das conseqncias desta modalidade ( burocracia ), segundo o autor, teremos: a internalizao das regras Excesso de formalismo e papelatrio Resistncia a mudanas Super-conformidade s rotinas Exibio de poderes de autoridade Dificuldade com clientes A burocracia no leva em conta a organizao informal e nem a variabilidade humana. Despersonalizao Categorizao como base do processo decisorial:

SOBRE KARL MARX


Por ltimo, temos a contribuio de Karl Marx. Suas principais obras so: O manifesto comunista; Ideologia alem; A questo judaica; O capital; A misria da filosofia; Crtica da filosofia e do direito de Hegel; O 18 Brumrio; Teorias da mais valia; A mercadoria, entre outras

Para explicitar sua teoria, Marx cita o materialismo histrico, onde analisa os diferentes estgios, caracterizado atravs das relaes de produo, que levaram a humanidade, desde a sua sociedade primitiva, passando pela sociedade escravocrata e pela sociedade feudal at a sociedade burguesa.

Segundo ele nossas idias so a conscincia necessria da sociedade em que vivemos. Marx vai implantar um sentido negativo de ideologia. Algo como falsa conscincia. A ideologia uma viso distorcida, o mascaramento da realidade que faz com que seu carter negativo seja ocultado, tornandose assim mais aceitvel e vindo a Ter uma justificativa aparente.

Sendo assim, a tarefa da filosofia crtica desmascarar a ideologia, revelar o processo pelo qual se produz, fazendo com que perca seu efeitos, desfazendo as iluses que gera.

IMPORTANTE

A ideia de superestrutura e a ideia de estrutura.

FUNDAMENTOS SOCIOLGICOS
INSTITUIES SOCIAIS. * Trata-se de um padro que a maioria considera fundamental em uma sociedade. Confere importncia; permanncia e legitimidade. *Aquilo que aprendemos a seguir e aceitar; algo que dirige muitas de nossas aes. * Influenciam os tipos de organizao que desenvolvemos e as aes que todos executamos.

*So aes que executamos na sociedade ao longo de vrias geraes e que gradualmente passam a ser adotadas por muito e se estabelecem. *A maioria de ns as aceita como as maneiras corretas e adequadas de viver nesta sociedade. *So os modos estabelecidos, tradicionais, habituais, legtimos como uma sociedade cuida de seus assuntos.

O casamento uma instituio. As pessoas no tem de se casar mas em nossa sociedade esse tem sido o modo aceito, legtimo, correto, digno e at mesmo saudvel como se deve viver.

uma tradio central. Idias culturais aliceradas na religio ensinaram-nos que o casamento moralmente digno que trar felicidade e sentido a nossas vidas e que a nica maneira aceita de Ter relaes sexuais.

Em algumas reas, como a famlia, estamos vivenciando a desinstitucionalizao, pois existem escolhas, em vez de um caminho estabelecido para todos seguirem. Quando um padro deixa de ser importante ou dominante, outro padro o substitui ou essa nossa rea da vida se torna desinstitucionalizada.

STATUS
Status social a posio que a pessoa ocupa na estrutura social, de acordo com o julgamento coletivo. a posio em funo dos valores correntes na sociedade. O Status tem sua origem nos primeiros agrupamentos humanos determinadas por prestgios e direitos diferentes dos demais.

Status algo definido socialmente e desta forma existem certos critrios universais, contidos nos valores sociais. Nenhum dos elementos componentes, isoladamente suficiente para determinar o status e por isso devem ser considerados em conjunto. parentesco ; riqueza ; utilidade funciona; educao ; religio ; fatores biolgicos.

COMUNIDADE E SOCIEDADE
COMUNIDADE: uma unio que se fundasse na mera convenincia ou em elementos de racionalidade. A comunidade a fuso do sentimento e do pensamento, da tradio e da ligao intencional , da participao e da volio. Pode ser identificada, ou encontrar sua expresso simblica, na religio, na nao, na raa, na profisso.

SOCIEDADE. O conceito de sociedade como tal s veio a ser formulado durante a ascenso da burguesia moderna, como um conceito de autntica sociedade em oposio corte. A constituio em sociedade concebida na base da diviso do trabalho como meio para satisfazer as necessidades materiais de uma comunidade.

ISOLAMENTO
TIPOS DE ISOLAMENTO Isolamento Espacial ou Fsico montanhas, desertos, etc... (quando h baixo nvel tecnolgico) Isolamento Estrutural diferenas biolgicas, sexo, raa, idade Isolamento Funcional Defeitos fsicos Isolamento Psquico - personalidade, interesses, gostos Habitudinal diferena de hbitos ou costumes, lngua.

ESTRATIFICAO
Aqueles que possuem os meios de produo em uma sociedade isto , os recursos e capital usados para produzir mercadorias e utilidades so capazes de controlar o centro de poder, os smbolos culturais, as atividades de trabalho e os estilos de vida dos outros.

CONTROLE SOCIAL
Controle social pode ser concebido como um conjunto heterogneo de recursos materiais e simblicos disponveis em uma sociedade para assegurar que os indivduos se comportem de maneira previsvel e de acordo com as regras e preceitos vigentes.

Definio: Tudo aquilo que influencia o comportamento dos membros da sociedade pode ser entendido como controle social. Qualquer influncia volitiva dominante, exercida por via individual ou grupal sobre o comportamento de unidades individuais ou grupais, no sentido de manter-se uniformidade enquanto padres sociais.

CAUSAS DA CONFORMIDADE
socializao - integram a estrutura da personalidade Isolamento - processo em que a pessoa se adapta a diversas normas e conflitos Hierarquia - permite uma escolha adequada em que uma norma pode ser aplicada Controle Social - funciona atravs da antecipao, prevendo as conseqncias de seus comportamentos Ideologia - quando apiam, reforam a conformidade, dando apoio intelectual Interesses adquiridos - normas sociais definem obrigaes e direitos, assim a conformidade dos membros protegem vantagens legitimadas

FATORES QUE FACILITAM O DESVIO.


Fatores que facilitam o desvio. Socializao falha ou carente Sanes fracas Cumprimento medocre das sanes Facilidade de racionalizao Alcance indefinido da norma Sigilo das infraes Execues injusta ou corrupta da lei Legitimao sub-cultural do desvio encoraja-se o indivduo ao desvio

TIPOS DE ORGANIZAES
Assim, ORGANIZAES: so grupos de pessoas que utilizam de meios tcnicos para realizao de um objetivo, esto regidos por normas de convivncia e que compartilham sentimentos e atitudes.

PROCESSOS SOCIAIS

ADAPTAO ACOMODAO ASSIMILAO COOPERAO COMPETIO.

NOVIDADES
O final do sculo XX foi altamente criativo e profcuo no que diz respeito criao de entidades que respondessem s necessidades sentidas por sociedades inteiras.

TERCEIRO SETOR
Nos referimos s organizaes do terceiro setor constitudas principalmente por ONGs, por fundaes filantrpicas, por sociedades de interesses artstico-culturais, por organizaes civis de interesse pblico.

A estrutura de poder das organizaes do terceiro setor participativa, uma vez que o carter de solidariedade e de vocao altrusta exigem formas mais simples e flexveis de exerccio do poder.

SOCIOLOGIA BRASILEIRA
UMA ABORDAGEM WEBERIANA Raymundo Faoro Os donos do poder. UMA ABORDAGEM MARXISTA Florestan Fernandes - A revoluo burguesa.

You might also like