You are on page 1of 9

Bioqumica Aplicada A Nutrio

PARTES IMPORTANTES FOSFORILAO OXIDATIVA - Ciclo do cido ctrico e -oxidao dos cidos graxos produzem NADH e FADH2 - Transporte de Eltrons exergnico. - A oxidao (perda de eltrons) de NADH e FADH2 promovida pela cadeia de transporte de eltrons (formada por FMN, CoQ, Citocromo b, Citocromo c e Citocromo a + a3) leva ao fluxo de eltrons acoplado ao transporte de prtons (H+) da matriz mitocondrial para o espao intermembranas criando gradiente eltroqumico e de pH atravs da membrana mitocondrial interna permitindo que prtons para voltarem matriz mitocondrial por passagem por um canal na molcula de ATP-sintase resultando em sntese de ATP a partir de ADP + Pi. Desses modo o transporte de eltrons e a fosforilao so ditos estarem fortemente acoplados. INTRODUO AO METABOLISMO: 1- Qual a funo da ACETIL-COA no catabolismo? R: Substrato resultante da quebra de CHO, lipdeos e Protenas servem como fonte de energia que alimenta o ciclo do cido ctrico. O Acetil-CoA entra no ciclo de Krebs e ento transportado na forma de citrato para o citossol, onde convertido em oxaloacetato, liberando o Acetil-CoA.

2- Quais so as duas diferenas entre os carreadores NAD+ e FAD, envolvidos no metabolismo? R: A diferena entre o NAD (A Nicotinamida Adenina Dinucletdeo) e o FAD (flavina adenina dinucleotdeo), que o FAD captura dois "H" e o NAD s um, por isso pode-se escrever FADH2.

4- O que diferencia um composto de alta energia de um composto de baixa energia? D exemplos. R: Composto bioqumico de alta energia (e.g., ATP) e Composto bioqumico de baixa energia (e.g., ADP).

Composto de alta energia: Uma ligao cuja hidrlise acompanhada de valores de energia livre altamente negativos, so composto rico em energia. diz-se que as suas ligaes P-O ou P-N so "ligaes fosfatadas de alta energia. Composto de alta baixa: composto reduzido, pobre em energia. Um elemento de baixa energia sofre uma assimilao, formando um composto de alta energia e este mesmo composto pode sofrer uma reduo, passando por uma transformao dessamilativa, e a energia dissipada neste processo gera um outro composto de baixa energia que pode sofrer uma oxidao.

5- Porque as vitaminas niacina e riboflavina so necessrias ao metabolismo? R: A Nicotinamida Adenina Dinucletdeo (NAD em sua forma oxidade) e seu anlogo Nicotinamida Adenina Dinucleotdeo Fosfato (NADP+) provm da molcula nicotinamida, na qual a forma ativa da Vitamina NIACINA (B3). Niacina (B3): essencial na forma de coenzimas NAD e NADP: poro nicotinamida atua como aceptor de eltrons ou doador de H+ em muitas reaes de oxi-reduo e transporte de eltrons para respirao celular. Riblofavina (B2): precursora das coenzimas Flavina Mononucleotdeo (FMN) e Flavina Adenina Dinucleotdeo (FAD) grupo prosttico das flavoprotenas que catalizam as reaes de oxi-reduo nas clulas.

GLICLISE:

- As cinco primeiras reaes da gliclise correspondente a fase de investimento de energia, na qual as formas fosforiladas dos intermedirios so sintetizados, custa do gasto de ATP. As reaes subseqentes da gliclise constituem uma fase de produo de energia (pagamento), na qual ocorre uma produo lquida de duas molculas de ATP, por molcula de glicose. Duas molculas de NADH so formadas quando produzido piruvato [gliclise aerbica], enquanto o NADH convertido novamente em NAD+ qdo o lactato for produto final [gliclise anaerbica]. - O que ? Gliclise a seqncia de reaes que oxidam uma molcula de glicose a duas molculas de piruvato havendo produo de energia na forma de ATP. - Gliclise: Ocorre no citoplasma das clulas

1- NAD requerido para o passo oxidativo da gliclise. Resumidamente comente como o NAD regenerado do NADH, sob condies aerbicas e anaerbicas, no msculo esqueltico. Na glicose aerbica a reao favorece a reduo de piruvato a lactato, ou seja, a razo NADH/NAD fica alta. Na glicose anaerbica no produo ou consumo lquido de NADH, pois no fosforilao e consumo de O2.

2- Comente como o ATP pode ser tanto um substrato com um inibidor alostrico da fosfofrutoquinase. R.: A fosfofrutoquinase uma enzima reguladora, como a hexoquinase. A fosfofrutoquinase tem sua atividade acelerada sempre que as taxas de ATP tornam-se baixas ou h um excesso dos produtos de hidrlise do ATP, ADP e AMP, principalmente este ltimo. Ela inibida sempre que as clulas esto bem supridas de ATP.

3- Algumas pessoas tem deficincia gentica da enzima triose fosfato isomerase. Explique como a ausncia desta enzima afeta a produo de energia para a gliclise.

R.: Eest envolvido no mecanismo cataltico. Caracteriza-se fundamentalmente por uma anemia hemoltica crnica de aparecimento precoce (presente em todos os casos) e um envolvimento neurolgico progressivo com incio entre os 6 e 30 meses de idade. Podem tambm ser observados outros sinais clnicos, em particular, paralisia do diafragma que requer ventilao assistida, cardiomiopatia e susceptibilidade aumentada s infeces.

4- Mais ou menos 30% da oxidao da glicose no fgado ocorre via pentose fosfato, enquanto nas clulas musculares a maior parte da glicose oxidada pela glicose. Comente sobre esta observao. R.: O produto final ribose 5-fosfato convertido a 5-ribosil-1-pirofosfato que seguir para a sntese das bases nitrogenadas purinas e pirimidnicas (processos que ocorrem nos glicossomas). NADPH uma coenzima produzida exclusivamente por esta via e poder redutor para biossntese de cidos graxos. A esta seguida a trasformao da ribulose-5-fosfato em ribose-5-fosfato pela ao de uma isomerase e a pentose aps vrias transformaes gera acares fosforilados com variveis nmeros de tomos de carbono. Todas as etapas no-oxidativas so reversveis permitindo interconverter os diferentes acares. A energia da oxidao da glicose armazenada na molcula do NADPH e no como ATP, como na gliclise.

5- Qual converso metablica considerada ser o maior ponto de controle da gliclise?

CICLO DO CIDO CTRICO: 1-Quais so os principais objetivos do ciclo do cido ctrico?

1.Condensao da aceti com o oxaloacetato, gerando citrato (catalisada pela citrato-sintase). 2. Isomerizao do citrato em isocitrato (catalisada pela aconitase).

3. Oxidao do citrato a -cetoglutarato (catalisada pela isocitrato-desidrogenase, utiliza o NAD+ como transportador de dois eltrons liberados na reao, havendo o desprendimento de uma molcula de CO2). 4. Descarboxilao oxidativa do -cetoglutarato a sucinil-CoA (catalisada pelo complexo enzimtico cetoglutarato-desidrogenase e utiliza o NAD+ como transportador de dois eltrons liberados na reao, havendo o desprendimento de mais uma molcula de CO2). 5. Desacilao do sucinil-CoA at sucinato (catalisada pela sucinil-CoA sintase, gera um GTP que convertido, posteriormente, a ATP). 6. Oxidao do succinato a fumarato (catalisada pela sucinato-desidrogenase (SDH), utiliza o FAD como transportador de dois eltrons liberados na reao) 7. Hidratao do fumarato a malato (catalisada pela fumarase).

3- A E1 do complexo piruvato desidrogenase necessita de qual enzima para atividade cataltica? R.: Coenzima A e a NAD+.

4- Onde esto localizadas as enzimas do ciclo do cido ctrico nos eucariotos? R.: Na matriz mitocondrial.

CADEIA RESPIRATRIA OU FOSFORILAO OXIDATIVA: 1- Escreva a reao do citocromo c oxidase. Comente sobre a sua funo.
Complexo IV: transfere eletrons para o oxignio. Tambm chamado de citocromo c oxidase. Apresenta dois citocromos do tipo a (a e a3) e dois ons cobre, cada qual associado a um dos dois citocromos. O complexo IV responsvel pela doao de quatro eltrons para a molcula de oxignio, que ligando-se aos prtons do meio converte-se em H2O. O complexo oxida o citocromo c e reduz a O2. um complexo protico que catalisa a transferncia de quatro eltrons. A citocromo c oxidase tambm transloca dois prtons da matriz para o espao intermembrana.

3- Faa um resumo do caminho da transferncia de eltrons dentro dos complexos I,II,III e IV, citocromo c e Coenzima Q. Os eltrons so carreados do Complexo I e do complexo II para o III pela coenzima Q, e do complexo III para o IV pelo citocromo C. COMPLEXO I ( NADH desidrogenase) O complexo I transfere eltrons a partir do NADH atravs da NADH desidrogenase para a CoQ (CoenzimaQ, tambm chamada de Ubiquinona). A CoQ contm uma molcula de

flavinamononucleotdeo(FMN) e seis a sete grupos ferro-enxofre que participam no transporte de eltrons. A medida que os eltrons so transferidos entre os centros redox do Complexo I, quatro prtons so translocados da matriz mitocondrial para o espao intermembrana Bomba de Prtons. COMPLEXO II (Succinato-Coenzima Q oxidorredutase) Contm a enzima do ciclo do cido ctrico, a succinato-desidrogenase e trs outras pequenas subunidades hidrofbicas que transferem eltrons do succinato CoQ. Seus grupos redox incluem o FAD ligado covalentemente succinato-desidrogenase para o qual os eltrons so inicialmente transferidos, um grupo [4Fe-4S], dois grupos [2Fe-2S], e um citocromo b560 O Complexo II permite que eltrons de potencial relativamente alto entrem na cadeia transportadora por uma via independente do Complexo I. Os Complexos I e II no operam em srie, mas ambos resultam na transferncia de eltrons para a CoQ a partir de substratos reduzidos NADH e succinato. A CoQ serve como um ponto de captao de eltrons. COMPLEXO III (Coenzima Q-Citocromo c oxidorredutase) Conhecido tambm como citocromo bc1: possui dois citocromos tipo b e um citocromo c1. Transfere eltrons da CoQ reduzida para o citocromo c1 a partir de um centro [2Fe-2S], e para o citocromo b.

Transporte de eltrons no complexo III: o ciclo Q A protena Fe-S reduz o citocromo c1, enquanto a CoQ-transfere os eltrons restantes para o citocromo b, produzindo uma CoQ oxidada. A CoQ oxidada recebe o eltron novamente do citocromo b, revertendo-se forma CoQ-. Os prtons consumidos originaram-se da matriz mitocondrial. COMPLEXO IV (Coenzima c Oxidase) nico transportador de eltrons no qual o ferro heme possui um ligante livre que pode reagir com O2. A citocromo c oxidase catalisa oxidaes de quatro molculas de citocromo c (Cyt c) reduzidas consecutivamente e a concomitante reduo tetraeletrnica de uma molcula de O2 A reduo do O2 a 2 H2O

FOSFORILAO OXIDATIVA A sntese endergnica do ATP a partir de ADP e Pina mitocndria catalisada por uma ATP-sintase(ou complexo V), dirigida pelo processo de transporte de eltrons A energia livre liberada pelo transporte de eltrons atravs dos Complexos I IV deve ser conservada em uma forma que a ATP sintasepossa utiliz-la a energia de acoplamento O transporte de eltrons provoca o transporte de prtons pelos Complexos I, III, e IV atravs da MMI a partir da matriz, uma regio de baixa [H+] para o espao intermembrana, uma regio de alta [H+]

4- Os grupamentos HEME so muito reativos e podem rapidamente transferir eltrons. Porque eles so sempre enterrados dentro de estruturas proticas? R.:

5- O que a teoria quimiosmtica?

A energia livre do transporte de eltrons conservada pelo bombeamento de H+da matriz mitocondrial para o espao intermembrana, criando um gradiente eletroqumico de H+atravs da MMI. O potencial eletroqumico desse gradiente aproveitado para a sntese de ATP.

POSSVEIS PERGUNTAS - COMPLEMENTO. 1. O que so, onde so gerados e qual sua funo biolgica NAD+, NADH, NADP+, FAD, FMN, NADPH, FADH2 ? FMN Flavina Mono Nucleotdeo e FAD Flavina Adenina Dinucleotdeo = derivadas da riboflavina (B2) so participantes em processos de oxi-reduo. NAD+ Dinucleotdeo de Nicotinamida Adenina (forma oxidada) NADPH - Dinucleotdeo Fosfato de Nicotinamida Adenina (forma reduzida)

-OXIDAO DOS AMINOCIDOS


Caractersticas o Intermedirio comum (glutamato) o Vrias transaminases grupo prosttico comum (piridoxalfosfato - vit. B6) o reao tipo ping-pong aminocido liga-se ao piridoxal, doa o grupo amino e sai como a-cetocido outro a-cetocido liga-se e recebe o grupo amino Caractersticas Hepatcito Mitocndria Regulao alostrica o ADP estimula o GTP inibe

-OXIDAO DOS A.G.


INTRODUO - Os cidos graxos so degradados por oxidao.Ocorre na matriz mitocondrial das clulas animais, conhecido como -oxidao. - Os lipdeos ingeridos so constitudos principalmente por triacilgliceris (90% do total)e, em menor grau, glicerofosfoli-pdeos, colesterol, steres de colesteril e cidos graxos livres. No trato gastrintestinal, os lipdeos so emulsificados, digeridos por enzimas hidrolticas e absorvidos pelas clulas da mucosa intestinal. Os lipdeos da dieta so emulsificados no duodeno pela ao detergente dos sais biliares.Trs enzimas hidrolticas so encontradas no suco pancretico secretado no duodeno: lipase-pancretica, colesterol-esterase e fofolipase A.

CORPOS CETNICOS - Em jejum prolongado diabete melito (estado com insulina baixa e glucagon elevado), como consequncia do direcionamento do oxaloacetato para a formao de glicose (gliconeognese), ocorre limitao da operao do ciclo do cido ctrico.Desse modo, a grande quantidade de acetil-CoA produzida pela -oxidao dos cido graxos no fgado canalizada para a sntese de corpos cetnicos.Quando a formao de corpos cetnicos atingem nveis acima da capacidade compensatria dos sistemas tampes fisiolgicos, desenvolve-se cetoacidose.

Armazenamento de energia Triacilgliceris Fontes de cidos graxos Alimentao Reserva Sntese Digesto Micelas com sais biliares Ao de lipases em triacilgliceris Ressntese de TAGs e formao de quilomcrons ao de lipases de lipoprotenas absoro dos cidos graxos oxidao ou ressntese TRS ESTGIOS DO PROCESSO 1. Mobilizao cidos Graxos + glicerol no TA (TECIDO ADIPOSO) 2. AG ativados e transp Para dentro mitocndrias 3. AG degradados at Acetil-CoA * Entrada de AG nas mitocndrias se d por intermdio do transportador acilcarnitina/carnitina.

You might also like