You are on page 1of 9

2009

[APOSTILA DE TOPOGRAFIA]
Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes - SENAI-DR/ES CEP HRD

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

APOSTILA DE TOPOGRAFIA

Apostila montada e revisada pela Doc. Regiane F. Giacomin em maro de 2009. Tal material foi baseado, e recortado em alguns momentos (referenciados), conforme bibliografia.

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

ndice
Introduo....................................................................................................................................04 Levantamentos Topogrficos: objetivos e a sua importncia para as obras de engenharia civil........................................................................................................04 Conceitos Fundamentais da Topografia......................................................................................06 Geodsia e Topografia................................................................................................................10 Erros de esfericidade ou limite da topografia..............................................................................15 Erros em Topografia....................................................................................................................16 Unidades de medidas usadas em Topografia.............................................................................17 Escalas, Classificao das Cartas e Convenes de desenho topogrfico................................24 Medio de distncias horizontais e seus instrumentos.............................................................40 Principais instrumentos e equipamentos utilizados nos servios topogrficos. Conceitos de Levantamento cadastral, Loteamento de reas e Plantas para Projetos Fundirios e memorial descritivo. Introduo ao Levantamento Topogrfico Planimtrico. Norte Magntico, Norte Verdadeiro, Rumos e Azimutes. Levantamento Topogrfico Planimtrico: Mtodos e Clculos. Nivelamento Geomtrico e Trigonomtrico. Elementos do relevo; Curvas de nvel; Representao grfica do relevo e leitura de projetos. Breve conceito sobre Topografia Automatizada e Sistemas Integrados. Glossrio Bibliografia

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

Introduo:
A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa a descrio exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979). Tem por finalidade: determinar o contorno, dimenso e posio relativa de uma poro limitada da superfcie terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda Topografia, a locao, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979).

Importncia da Topografia e suas aplicaes:


A Topografia se faz necessria em vrios trabalhos das Engenharias, Arquitetura e Agronomia. Na construo civil, de um modo geral, indispensvel correto estudo e conhecimento do terreno onde ser implantada a futura obra. Deste conhecimento e de seu bom aproveitamento decorrero conseqncias econmicas, tcnicas e estticas da obra. Mesmo durante a fase de execuo so indispensveis os conhecimentos topogrficos no seu acompanhamento. Vejamos alguns exemplos: Na Engenharia da Eletricidade utiliza-se, por exemplo, em levantamento da faixa de domnio, locao das linhas de transmisso e instalao dos equipamentos das casas de fora.

www.escelsa.com.br

www.promonengenharia.com.br

Na Engenharia Mecnica: instalao das maquinarias e controle peridico.

Na Engenharia de Minas: levantamento e locao das jazidas, galerias e poos. Geologia: levantamento e demarcao de jazidas, na prospeco de galerias, na fotogeologia (interpretao geolgica baseada em aerofotogrametria). Na Engenharia Sanitria e Urbanismo: levantamentos para execuo de redes de gua e esgotos, drenagens e retificaes de cursos d'gua, levantamento de uma rea para urbanizao, cadastro de cidades.

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

Na Engenharia Civil e Arquitetura:

- Portos: estudo do potencial hidrulico (batimetria), bacias de acumulao, adutoras, canais de irrigao, controle das cheias, locao e controle do nvel na construo de barragens, levantamentos hidrogrficos, locaes das obras porturias, controle das mars, estudo dos canais.

http://www.uniagua.org.br

- Estradas: reconhecimento, explorao e locao da futura, controle de execuo e medies, escavaes de tneis.

www.jornaloregional.com.br/fotos/trindade.gif

www.jdantas.com.br

- Aeroportos: controle permanente das pistas sob o trfego. - Edificaes: Levantamento do terreno, demarcao da obra, verificaes durante a construo, nivelamentos de obras construdas, clculos dos volumes de terra a escavar, etc.
www.henriquecoelho.eng.br/portfolio.htm

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

Conceitos Fundamentais da Topografia:


Como vimos, Topografia a descrio da superfcie de um lugar, conhecendo os instrumentos e os mtodos que se destinam a representar esse terreno sobre uma superfcie plana denominada plano topogrfico. O Plano Topogrfico uma projeo ortogonal da poro da superfcie terrestre em questo. Sero projetados sobre um plano horizontal os limites desse terreno e todas as suas particularidades naturais e artificiais. Observe na figura abaixo (ESPARTEL, 1987) a relao da superfcie terrestre e de sua projeo sobre o papel, Plano Topogrfico.

A Topografia divide-se em: 1. Topometria 2. Topologia 1. Topometria: A topometria estuda os processos clssicos de medida de distncia, ngulos e diferena de nvel. Encarrega-se, portanto, da medida das grandezas lineares e angulares, quer seja no plano horizontal ou no plano vertical, objetivando definir o posicionamento relativo dos pontos topogrficos [ponto topogrfico qualquer ponto do terreno que contribui para a definio das medidas lineares ou angulares]. Por sua vez, a topometria se divide em: planimetria e altimetria (Jucilei Cordini ).

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

1.1 Planimetria ou Placometria: A planimetria estuda e estabelece os procedimentos e mtodos de medida, no plano horizontal, de distncias e ngulos, e a conseqente determinao de coordenadas planas (X,Y) de pontos de interesse.(Jucilei Cordini ). Consiste em obter os ngulos azimutais e as distncias horizontais para a determinao das projees dos pontos do terreno para a representao do plano topogrfico. Atua no plano horizontal (plano topogrfico) e no leva em considerao o relevo. Os trabalhos provenientes da planimetria do origem s plantas planimtricas (Mauro Silva).
Recorte de um levantamento topogrfico planimtrico feito por Dimas Spinass, em Agosto de 2006.

1.2 Altimetria ou Hipsometria: A altimetria estuda e estabelece os procedimentos e mtodos de medida de distncias verticais ou diferenas de nvel, incluindo-se a medida de ngulos verticais. A operao topogrfica que visa o levantamento de dados altimtricos o nivelamento. (Jucilei Cordini ). As medidas so efetuadas num plano vertical, onde se obtm os ngulos horizontais e verticais, as distncias horizontais e as diferenas de nvel. Os trabalhos de altimetria conjugado a planemetria do origem s plantas planialtimtricas. A Altimetria isoladamente, d origem ao perfil do terreno. (Mauro Silva).
Recorte de um levantamento topogrfico planialtimtrico feito por Mrcio Costa, em Janeiro de 2005.

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

Perfis do terreno feitos por Mrcio Costa, em Janeiro de 2005.

Maquete esquemtica do terreno confeccionada por Regiane Giacomin em 2005.

A planimetria e a altimetria utilizam para seu desenvolvimento: 1.a Goniologia 1.b Taqueometria 1.a Goniologia: a parte da Topografia que trata dos ngulos. dividida em: 1.a.1 Goniometria: tem como objetivo a medio do ngulo horizontal (plano horizontal) e do ngulo vertical (plano vertical). 1.a.2 Goniografia: Trata do transporte do ngulo para o desenho (planta).

SENAI-DR/ES CEP HRD Arq.Regiane F. Giacomin Apostila de Topografia Curso Tcnico de Edificaes

ngulo horizontal: o ngulo medido no plano horizontal (Plano Topogrfico). ngulo vertical: o ngulo medido no plano vertical (plano perpendicular ao plano topogrfico). O ngulo vertical pode ser: - Zenital: origem no Znite (direo contrria ao fio de prumo); - Nadiral: origem no Nadir (direo do fio de prumo) - Horizontal: origem no horizonte. Atualmente os fabricantes de teodolitos esto produzindo somente teodolitos com ngulo vertical zenital, isto , a origem do ngulo vertical o Znite. Nos teodolitos eletrnicos e estaes totais pode-se configurar a origem do ngulo vertical. (Mauro Silva).

http://www.zeniteonline.com.br/zenite.html

1.b Taqueometria: a parte da Topografia que trata da medida indireta da distncia horizontal e diferena de nvel. Os aparelhos usados na Taqueometria chamam-se taquemetros e so classificados em ticos e eletrnicos. Um bom exemplo de taquemetro tico o teodolito que possui na luneta fios estadimtricos. Com relao aos taquemetros eletrnicos podemos citar o medidor eletrnico de distncia (MED) ou distancimetro, desenvolvido na dcada de 50 e atualmente muito empregado nas medies topogrficas.(Mauro Silva) Veremos no captulo sobre aparelhos exemplos de taquemetros. 2. Topologia: a parte da Topografia que estuda as formas exteriores da superfcie terrestre e as leis que devem obedecer ao seu modelado. (Mauro Silva) Ela trata da interpretao dos dados colhidos atravs da topometria, assim fica mais fcil identificar possveis erros do levantamento e facilita a execuo do levantamento e do desenho topogrfico.

You might also like