You are on page 1of 2

Populao Italiana [estimativa de 2009]: 60.303.800 Religies de maior presena: 2.a. Catolicismo romano 87,8% da populao [52.886.

432] - 36% de 87,8% da populao[19.039.115] membros ativos. Cristo ortodoxo 700.000 representantes. Ortodoxo grego 180.000 representantes. Pentecostais/ Evanglicos 550.000 representantes. [400.000 assemblia de Deus] Testemunhas de Jeov 235.686 representantes. Judasmo 45.000 representantes. Mulumanos 825.000 representantes. Budista 110.000 representantes. Sikhs 70.000 representantes. Hindus 70.000 representantes. Das religies citadas, a mais importante no contexto a Catlica apostlica Romana. O termo grego KATHOLICS significa universal, e foi aplicado Igreja no sentido de sua universalidade geogrfica e conceitual. A igreja catlica s recebeu esse nome em 381, no concilio de Constantinopla. O termo apostlica vem da continuidade da tradio e trabalho dos apstolos, e o termo romana vem do fato da sede principal estar situada em Roma. A sede da igreja catlica, est na Itlia, no Estado do Vaticano. Vaticano se localiza dentro da cidade de Roma, e com cerca de 800 habitantes, o menor estado do mundo com rea de 0,44km. As lnguas oficiais so o Latim e o italiano. A Cidade do Vaticano um estado eclesistico., governado pelo bispo de Roma, o Papa, que vive no palcio apostlico onde se situa a capela Sistina, a principal capela da igreja catlica apostlica roamana. [Eclesiologia (do grego ekklesia) o ramo da teologia crist que trata da doutrina da Igreja: seu papel na salvao, sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o mundo, seu papel social, as mudanas ocorridas, as crises enfrentadas, suas doutrinas, a relao com outras denominaes e sua forma de governo.] O papa tem funes primeiramente religiosas, mas tambm possui vrias funes polticas pelo fato de ser chefe de estado do Vaticano . O papa ajudado no governo da Igreja pelas Congregaes para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostlica O Papa o maior lder dessa religio. O cargo de Papa vitalcio, eleito pelo Santo Colgio dos Cardeais, e num evento chamado conclave. [Santo Colgio dos Cardeais o nome dado ao grupo colegial constitudo por todos os Cardeais da Igreja Catlica, que so responsveis por assistir e aconselhar o Papa nas suas tarefas administrativas e religiosas], reunidos em Roma, capital italiana] Cardeal ttulo conferido a alguns Bispos que funcionam como colaboradores e conselheiros imediatos do Papa. O termo Bispo vem da palavra grega EPISKOPOI, que significa supervisor, e os Bispos so considerados os sucessores dos Apstolos, aos quais Jesus confiou a trplice misso de magistrio, ordem e jurisdio. Tambm existem os arcebispos, que seriam os bispos dos bispos. O Tratado de Latro, "tratado de Santa S", "tratado de Roma-Santa s" um dos pactos letaranenses de 1929 feito entre o Reino da Itlia e a Santa S, ratificado em 7 de junho de 1929, dando fim "Questo Romana".

Os pactos consistiam em trs documentos:

1. 2. 3.

Um tratado poltico reconhecendo a total soberania da Santa S no estado da Cidade do Vaticano, doravante estabelecida. Uma concordata regulando a posio da Igreja Catlica e a religio catlica no Estado italiano. Uma conveno financeira acordando a liquidao definitiva das reivindicaes da Santa S por suas perdas territoriais e de propriedade.

Durante trs sculos o Imprio Romano perseguiu os cristos, porque a sua religio era vista como uma ofensa ao estado, pois representava outro universalismo e proibia os fiis de prestarem culto religioso ao soberano imperial. De certa forma, essa proibio da igreja catlica, foi uma forma de manter o domnio sobre a populao. Atualmente, essa perseguio no existe mais, e os cristos se propagam no mundo. Mas mesmo com esse crescimento, a populao que se identifica como catlica, ainda muito superior.

You might also like