You are on page 1of 3

Batuque

Batuque uma religio afro-brasileira de culto aos Orixs encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, de onde se estendeu para os pases vizinhos tais como Uruguai e Argentina. Batuque fruto de religies dos povos da Costa da Guin e da Nigria, com as naes Jje, Ijex, Oy, Cabinda e Nag.

Histria
A estruturao do Batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se no incio do sculo XIX, entre os anos de 1833 e 1859 (Correa, 1988 a:69). Tudo indica que os primeiros terreiros foram fundados na regio de Rio Grande e Pelotas. Tem-se notcias, em jornais desta regio, matrias sobre cultos de origem africana datadas de abril de 1878, (Jornal do Comrcio, Pelotas). J em Porto Alegre, as noticias relativas ao Batuque, datam da segunda metade do sculo XIX, quando ocorreu a migrao de escravos e ex-escravos da regio de Pelotas e Rio Grande para Capital. Lembrando sempre que a lngua usada a Yoruba. Cabe enfatizar e esclarecer que, o Batuque "no" um segmento do candombl baiano, muito ao contrrio, tendo liturgia e fundamentos prprios, nada semelhantes ao candombl. Os rituais do Batuque seguem fundamentos, principalmente das razes da nao Ijex, proveniente da Nigria, e d lastro as outras naes como o Jje do Daom, hoje Benim, Cabinda (enclave Angolano), Oy Nag, tambm, da regio da Nigria. O Batuque surgiu como diversas religies afro-brasileiras praticadas no Brasil, tem as suas razes na frica, tendo sido criado e adaptado pelos negros no tempo da escravido. Um dos principais representantes do Batuque foi o Prncipe Custdio de Xapan. O nome batuque era dado pelos brancos, sendo que os negros o chamavam de Par. da Juno de todas estas naes que se originou esta cultura conhecida como Batuque.

Crenas
O batuque uma religio onde se cultuam vrios Orixs, oriundos de vrias partes da frica, e suas foras esto em parte dentro dos terreiros, onde permanecem seus assentamentos e na maior parte na natureza: rios, lagos, matas, mar, pedreiras, cachoeiras etc., onde tambm invocamos as vibraes de nossos Orixs. Todo ser humano nasce sob a influencia de um Orix, e em sua vida ter as vibraes e a proteo deste Orix que est naturalmente vinculado e rege seu destino, com caractersticas individuais, em que o Orix exige sua dedicao, onde este poder ser um simples colaborador nos cultos, ou at mesmo se tornar um Babalorix ou Iyalorix.

Culto
O culto, no Batuque, feito exclusivamente aos Orixs, sendo o Bar o primeiro a ser homenageado antes de qualquer outro, e encontra-se seu assentamento em todos os terreiros, no Candombl o chamam de Ex. Entre os Orixs no h hierarquia, um no mais importante do que o outro, eles simplesmente se completam cada um com determinadas funes dentro do culto.

Templos
No Rio Grande do Sul a rea de conservao das religies africanas vai de litoral fronteira do Uruguai, com os dois grandes centros de Pelotas e de Porto Alegre. No batuque, os templos terreiros so quase que em sua totalidade vinculados as casas de moradia. destinado um cmodo, geralmente na parte da frente da construo onde so colocados os assentamentos dos Orixs. Neste local so feitos todos os fundamentos de imolaes e trabalhos determinados, oferendas para os Orixs, e o local considerado sagrado, pessoas vestidas de preto, mulheres em dias de menstruao no entram. Junto a esta parte da casa, chamada de quarto de Santo ou Peji, h o salo onde so realizadas as festas para os Orixs. O estado do Rio Grande do Sul foi o maior responsvel pela exportao dos rituais africanos para outros pases da Amrica do Sul, entre eles Uruguai e Argentina, que tambm procuram seguir a maneira de cultuar os Orixs, e a construo dos templos seguem exemplos dos seus sacerdotes.

Rituais
Os rituais so prprios e originais e embora tenha alguma semelhana com o "Xang de Pernambuco", muito diferente do Candombl da Bahia. Os rituais de Jje tem suas rezas prprias (fon), e ainda se v este belo ritual em dois grandes terreiros na cidade de Porto Alegre, as danas so executadas de par, um de frente para o outro. H tambm muitas casas que seguem os fundamentos da nao Oy que se aproxima muito do ijex, j que, estas duas provem de regies prximas na Nigria. A principal caracterstica do ritual do Batuque o fato do iniciado no poder saber em hiptese alguma que foi possudo pelo seu Orixa, sob pena de ficar louco. Esta obrigao serve para homenagear o Orix "dono da casa" e dos filhos que ainda no possuem seu prprio templo. A data

geralmente a mesma que aquele sacerdote teve assentado seu Orix, a data de sua feitura. As festas tm um ciclo ritual longo, que antigamente duravam 32 dias de obrigaes, hoje diante das dificuldades duram no mximo 16. O comeo de tudo so as limpezas de corpo e da casa, para descarregar totalmente o ambiente e as pessoas, de toda e qualquer negatividade; em seguida so preparados as oferendas e sacrifcios ao Bar. A partir deste momento, os iniciados j ficam confinados ao templo, esquecendo ento o cotidiano e passam a viver para os Orixs por inteiro at o final dos rituais. No dia do sero (dia da obrigao de matana), todos Orixs recebem sacrifcios de animais. Os cabritos e aves so preparados com diversos temperos e servidos a todos que participarem dos rituais, tudo aproveitado, inclusive o couro dos animais, que sevem para fazer os tambores usados nos dias de toques. No dia da festa o salo enfeitado com as cores dos Orixs homenageados. A abertura se d com a chamada (invocao aos Orixs), feita pelo sacerdote em frente ao peji (quarto de santo), usando a sineta (adj), saudando todos Orixs. Ao som dos tambores, as pessoas formam uma roda de dana em louvor aos Orixs, a cada um com coreografias especiais de acordo com suas caractersticas. No final das cerimnias so distribudos os mercados, (bandejas contendo todo tipo de culinria dos Orixs como: acaraj, axox (milho cozido e fatias de coco), farofa de aves, carnes de cabritos (cozidas ou assadas), frutas, fatias de bolos etc.), alguns consomem ali mesmo, outros levam para comer em casa. Durante a semana so feitos outros rituais de fundamentos para os Orixs, inclusive a matana de peixe, que para os batuqueiros significa fartura e prosperidade, os peixes oferecidos so da qualidade Jundi e Pintado; estes so trazidos vivos do cais do porto ou do mercado pblico, onde o comrcio de artigos religiosos intenso. No sbado seguinte feito o encerramento das obrigaes, com mesa de Ibejes e toque, novamente em homenagem aos Orixs, neste dia so distribudos mercados com iguarias e o peixe frito, significando a diviso da fartura e prosperidade com os participantes das homenagens aos Orixs. Aps o encerramento, o sacerdote leva os filhos que estavam de obrigaes ao rio, igreja, ao mercado pblico e casa de alguns sacerdotes, que fazem parte da famlia religiosa, para baterem cabea em sinal de respeito e agradecimento; este passeio faz parte do cumprimento dos rituais. Aps o passeio todos esto liberados para seguirem normalmente o cotidiano de suas vidas.

You might also like