You are on page 1of 13

QUARTA-FEIRA, 25 OUTUBRO 2011-23H41[GMT+1]

EU NO TERIA FALTADO A UM SEMINRIO POR NADA NO MUNDO SOLLERS GANHAREMOS PORQUE NO TEMOS OUTRA ESCOLHA AGNS AFLALO

PARA ASSINAR A PETIO LIBERTEM RAFAH! FAZER BARULHO POR RAFAH! CLICAR NO LINK:

_______________________________________________________ ________________

>>LACAN COTIDIANO WORLD NEWS<<


RAFAH NACHED NDIA
Lacan Cotidiano agradece Kjell Soleim pela transmisso desse artigo do dia, com a colaborao de Pierre-Gilles Gueguen.

Um juiz srio rejeitou o apelo internacional pela liberao da Dra.Rafah Nached, a fundadora da primeira escola de psicanlise em Damasco, que foi presa no ms passado no aeroporto de Damasco e que est sendo mantida confinada em solitria, de acordo com ativistas. Vinte e um intelectuais franceses esto apoiando uma campanha internacional para libertar Nached, 66 anos, que foi abordada por guardas de segurana quando ia embarcar para Paris, no dia 10 de setembro, para visitar sua filha, que estava para dar a luz. Entre os que assinaram a petio, inclui-se a filsofa Julia Kristeva, o filsofo, escritor e diretor do La Rgle du Jeu, Bernard-Henri Levy, e o ex-ministro de Relaes Internacionais, Roland Dumas. Como estava sendo presa, Nached telefonou para seu marido, Dr. Faisal Abdullah, que professor de Histria antiga na Universidade de Damasco. Ele alertou seus colegas via Facebook, dizendo que no sabia qual a priso para qual sua esposa tinha sido levada. Depois, foi revelado que ela est confinada em uma solitria em uma priso feminina na periferia de Damasco. Abdullah teme pela sade de sua esposa, pois ela sofre de hipertenso e passou recentemente por uma cirurgia por cncer. Em 18 de outubro, o psicanalista Jacques-Alain Miller, da Associao Mundial de Psicanlise em Paris, que criou a campanha Libertem Rafah Nached!, enviou um e-mail declarando que o juiz de Damasco rejeitou o apelo por sua libertao. Nenhuma acusao formal foi feita pelas autoridades srias e parece que a nica razo para ela ser mantida sob custdia sua profisso de psicanalista. Ela foi a primeira praticante da psicanlise na Sria, formada na Universidade de Paris Diderot e recentemente fundou a escola em Damasco, com a colaborao de colegas franceses.

Uma declarao no blog Libertem Rafah Nached, com uma petio por sua liberdade, dizia: "Uma reviso da trajetria da Dra. Nached revela uma mulher com um compromisso profundo em desvendar os segredos do inconsciente, no uma rebelde, uma gangster ou Islamita. Quando a revoluo eclodiu em maro, ela, com alguns padres jesutas, organizaram grupos de apoio aberto aos cidados de todas as afiliaes, com o objetivo de ajud-los a processar a violncia ao seu redor. O apelo pede queles que apoiam a liberdade, para enviarem e-mail para este endereo.Vrias centenas de pessoas se reuniram em um encontro de protesto em Paris, organizado pelo 'Forum des Femmes - Carla, Judith, Isabelle, Julia e Aurlie, fora do Palais des Congrs, dia 9 de Outubro, para pedir a liberdade de Nached e escutar um apelo de Kristeva, com vrios vdeos publicados do evento no Youtube. No dia 2 de outubro, Carla Bruni-Sarkozy, a esposa do presidente francs, publicou uma carta aberta a Abdullah, expressando compreenso internacional do stress a que ele e sua famlia esto expostos, declarando que o trabalho de Nached no nenhuma ameaa para o Estado e que espera, portanto, que ela seja libertada sem demora. Charles Hanley, presidente da International Psychoanalytical Association (IPA), enviou e-mail para seus membros em 6 de outubro, solicitando-lhes assinarem a petio pela liberdade de Rafah, como fizeram a European Psychoanalytical Federation e a Socit Psychanalytique de Paris. Catherine Ashton, alta representante da Unio Europeia para assuntos internacionais e vice-presidente da Comisso Europeia, ms passado, emitiu um comunicado pedindo a liberdade imediata de Nached e de todos aqueles que foram detidos e presos arbitrariamente. O Conselho Britnico de Psicanlise tem solicitado apoiadores para mostrar solidariedade, fazendo circular informaes longamente sobre a situao Nached e assinando uma petio internacional pedindo pela sua liberdade imediata e Embaixada Francesa, para intervir para obter informaes sobre sua condio e as razes de sua deteno. Este artigo foi reproduzido da University World News (www.universitywordnews.com), publicao online global e newsletter em educao superior. Para receber sem nus uma cpia semanal da newsletter, escrever para http://www.universitywordnews.com/forms/subscribe.php?mode=subs cribe&publication=UWorld. __________________________________________________ _____________________

RAFAH NACHED
RENNES

Caro Jacques-Alain Miller, Eis as ltimas informaes referentes mobilizao em Rennes. Uma faixa com o retrato de Rafah, ser colocada na fachada da Maison Internationale de Rennes, no cais do centro da cidade em Rennes, com o apoio da prefeitura. Ns encontramos, Benot Delarue e eu mesmo, nesta quinta, a vice-presidente do MIR e sua diretora para conhecer e saber que evento poderia ento se criar, com artistas, cineastas, intelectuais, imprensa... nas prximas semanas. Uma semana da solidariedade internacional vai ser coordenada pelo MIR do 12 ao 20 de novembro. Teremos mais precises na quinta feira para saber se vai ser uma semana nacional. Por outro lado, eu encontrei a Dra. Rachel Bocher, psiquiatra em Nantes e Presidente nacional de um inter-sindicato de mdicos hospitalares. Ela vai informar aos mdicos hospitalares nacionalmente. Atenciosamente, Alain Le Boutt e Benot Delarue, coordenadores do Comit de apoio Rennes/ACF Lembramos aos leitores do Lacan Cotidiano que uma petio est conectada ao site lacanquotidien.fr, para dar o seu apoio, clique aqui.

___________________________________________ _________________

LACAN VIVO NA BULGRIA

Difundir o ensino de Lacan na Bulgria, fazer com que ele viva l, seria uma utopia? Graas aos desejos conjugados, particularmente fortes de algumas pessoas, o ensino de Lacan se tornou uma referencia terica e clnica slida para toda uma comunidade que se encontrava sem bssola. Faz mais de dez anos agora que alguns se dispuseram a isso. Foi necessrio o desejo robusto de uma analista blgara, Valessa Banova, de Judith Miller e do Campo Freudiano, mas tambm dos bordelenses, e especialmente de Daniel Roy para que o edifcio se construsse sobre bases slidas.

H dois anos os trabalhadores do Courtil asseguram a troca. Hoje a comunidade blgara quer inscrever seu trabalho numa Escola, na NLS. Dois acontecimentos na Bulgria vo marcar o trigsimo aniversrio do desaparecimento de Jacques Lacan: a publicao na Bulgria do livro Os nomes do pai, para a qual Teodora Pavlova foi o piv e o Colquio Jacques Lacan que ter lugar em Sfia nos prximos dias 5 e 6 de novembro. Eu anuncio para vocs tambm a sustentao do Seminrio do Campo Freudiano na Bulgria no dia 4 de novembro. Bernard Seynhaeve Para ver o cartaz do XXI Seminrio do Campo Freudiano, clicar aqui.

_____________________________________ ________________

SEM NOTCIAS

TEXTO N 3 PROPOSTO A LIBRATION, por MarieHlne Brousse*


A SENHORA ROUDINESCO CAI DAS NUVENS A Sra. Roudinesco no compreende. Em geral, talvez, se ela o diz. Em particular, porque Judith Miller a ataca na justia. Ela no compreende que uma filha no aceite que algum possa afirmar com leviandade e pouco caso que ela traiu a memria e as vontades do seu pai. Ela no compreende o amor. Ela no tem a menor idia do srio do simblico. Ela se espanta das conseqncias do que ela escreveu, ento, ela no sabe que realizamos um ato escrevendo. Ela tem seu ponto de vista. Falemos disso: Ela considera que, quando Lacan diz (onde? quando? a quem? so exigncias mnimas esperadas de uma proclamada historiadora; certamente no nessa

entrevista, porque, prudente, ela se reivindica apenas intelectual) que ele gostaria de morrer em Roma ou em Veneza, ele diz a mesma coisa que se ele tivesse dito Eu quero funerais catlicos na Frana. O ponto de vista da Sra. Roudinesco singular sobre a pesquisa em histria: onde esto os arquivos necessrios ao estabelecimento prudente de um fato? Tirando o seu bon de parecerista em psiquiatria, ela quer analistas equilibrados. Quanto a mim, eu exijo uma historiadora sria. Ela no o , como mostra o cmico absurdo da relao das duas frases. O que que ela ento? Romancista? Certamente no, pois seu ponto forte no parece ser o da preciso textual. Jornalista people? Paparazza, uma vez que se trata de ponto de vista? A imprensa people no se espanta quando um dos seus se encontra no tribunal, isso faz parte dos riscos do ofcio. Enfim, historiadora, intelectual, parecerista em psiquiatria ou em psicanlise, em moral familiar, so incontveis os lugares de onde ela fala. O ponto de vista, eu lhes disse, sempre o ponto de vista... Ela cai das nuvens: Ateno, cair das nuvens ou do nevoeiro, isso pode fazer mal. Mas como sou tola! Eis a o ponto de vista! o ponto de vista que ela tem desde as nuvens onde ela se sustenta e se faz sustentar.

*Marie-Hlne Brousse psicanalista em Paris, Membro da Escola da Causa Freudiana.

__________________________________________________ _____________________

LACAN COTIDIANO APOIA O TEATRO CONTRA O FANATISMO


COMIT DE APOIO LIBERDADE DE REPRESENTAO DO ESPETCULO DE ROMEO CASTELLUCCI NO THTRE DE LA VILLE

Desde o dia 20 de outubro, data da premire, as representaes do Conceito do rosto do filho de Deus, de Romeo Castellucci, no Thtre de la Ville, do lugar a acontecimentos graves.

Para consultar o Comunicado de Imprensa de Emmanuel Demarcy-Mota, Diretor do Thtre de la Ville apresentando a situao, da mesma forma que o anncio e a apresentao do Comit de apoio, clique aqui. Lacan Cotidiano se associa plenamente ao apelo do Comit de apoio liberdade de representao do espetculo de Romeo Castellucci no Thtre de la Ville e convida seus leitores a apoi-lo tambm. As assinaturas de apoio podem ser enviadas ao seguinte endereo: comitesoutienespectaclederomeo@yahoo.fr

Anne Ganivet Poumellec, Eve Miller-Rose, Kristell Jeannot e Jacques-Allain Miller __________________________________________________ ____________________

CRNICAS
O SACO DE NS, por ric Laurent

Estimulaes diretas do n dos pensamentos


Abramos nosso saco de ns. Ns a vamos encontrar de todas as espcies. Sobretudo do lado dos ns do crebro e da alma que no cessam de se reescrever ao sabor dos verdadeiros-falsos avanos das neurocincias. Jean-Didier Vincent (JDV), amigo da psicanlise, acaba de dar uma nova verso ao seu Bem Vindo Transhumania que tem como subttulo Sobre o homem de amanh, obra escrita em colaborao com Genevive Ferrone. Sua Transhumania inclui muito mais que os transhumanos, que o nosso colega Guy Briole j nos havia presenteado. A se localiza uma variedade de sonhos de ns entre o corpo e o crebro, a alma e o pensamento. Estes se engendram da oposio entre o rgo e a estimulao direta do crebro que parece autorizar um remdio ao rgo que falha. Recordemos: Para Freud, a aparelhagem do corpo tecnologia se faz pela amplificao dos rgos. Ele diz no Mal Estar na Civilizao: Graas a todos esses instrumentos, o homem aperfeioa seus rgos - tanto motores quanto sensoriais -, ou ento aumenta consideravelmente os limites do seu poder. As mquinas a motor o municiam de foras gigantescas, to fceis de dirigir a seu bel prazer quanto seus msculos; graas ao navio e ao avio, nem a gua nem o ar podem entravar seus deslocamentos. Com os culos, corrige os defeitos das lentes dos seus olhos. O telescpio permite-lhe ver a imensas distncias e o microscpio a ultrapassar os limites determinados sua viso pela estrutura da sua retina. Com os aparelhos fotogrficos, ele se assegurou de um instrumento que fixa as aparncias fugitivas, o disco do gramofone lhe presta o mesmo servio no que diz respeito s impresses sonoras efmeras; e esses dois

aparelhos no so, no fundo, que a materializao da faculdade que lhe foi dada de lembrar-se, dito de outra forma, da sua memria. Com a ajuda do telefone, ele ouve ao longe, a distncias que mesmo os contos de fadas respeitavam como intransponveis.(1) Hoje, JDV chama a ateno muito justamente, graas reduo do funcionamento do crebro a uma mquina de Tring, o rgo no mais amplificao, obstculo. A nica barreira de comunicao entre o crebro e a mquina permanece nos sentidos com seus rgos receptores que servem de intermedirios. Se esses ltimos so ausentes por nascimento ou por doena, podem ser substitudos por aparelhos eletrnicos importados, diretamente em contato com as vias sensoriais no interior do crebro.(2) Os trabalhos de Alim-Louis Benabib (ALB) vo nessa direo. Ele estimula eletricamente os crebros de doentes acometidos por Parkinson, atravs de eletrodos implantados profundamente. Autoestimulando-se, aqueles que sofrem de movimentos involuntrios, podem reduzi-los. Porm ALB quer ir mais longe. Ele se faz forte ao amplificar as intenes de movimento, os gestos rsticos(3). Essas amplificaes visam ajustar uma cadeira para invlidos permitindo, pelo pensamento, acionar um auxiliar. Os tetraplgicos vo caminhar graas a um exoesqueleto motorizado, nos promete o GIANT (Grenoble Promotion for Advanced New Technology). Os resultados efetivos autorizam sonhos que podem vir a se transformar num pesadelo. Da leitura no crebro dos gestos rsticos aos sonhos de ler os pensamentos, o salto j est a. A neurojustia bate s portas, fazendo-se forte por poder ler os pensamentos criminosos. O pouco sucesso dos detectores de mentira, como so mostrados na histria da espionagem, no desencoraja os tecnfilos. Distingamos esses sonhos de leitura das aplicaes prticas da pesquisa neurolgica. Jacques-Alain Miller no Le Point (4), em resposta questo Devemos nos alegrar do poder da cincia ou temer seus efeitos? responde que A cincia um frenesi... esse frenesi Lacan o assimilava pulso de morte. Nenhuma nostalgia deter isso, nenhum comit de tica.... A estimulao intracraniana dar certamente idias aos utopistas sociais. De cara ela j se presta a estimular a depresso. A humanidade ser abalada pelos sonhos da neuro ortopedia como ela foi durante um momento pela psiquiatria cosmtica. Lembrem-se do Prozac Nation de Elisabeth Wrutzel, (1994), depois de Escutando o Prozac, de Peter Kramer, (1993). Estamos atualmente, quase vinte anos depois, na denncia dos antidepressivos pelo National Institut of Mental Health nos Estados Unidos, encontrando neles apenas uma eficcia um pouco superior ao placebo, fora das indicaes estritas. Mas devemos desconfiar de ns mesmos tanto quanto dos sociomanos. Alm dos medicamentos estimulantes ou dos antidepressivos solicitados off-label, vai haver usos off-label da superestimulao. Os sonhos de plugar diretamente o homem mquina faro perceber em letras garrafais, o frenesi mortal do acoplamento do corpo com o saber. Ser necessrio, para a psicanlise, ajudar a despertar dos Schwrmerei, das exaltaes, da poca. Kant tinha os seus. Para tratar os nossos, ns devemos ajudar a ler os ns do corpo e da alma da boa maneira.

__________________________________________________ _____________________

O DESVIO DE UM DETALHE por Analle LebovitsQunehen

NO SEX
Ns vivemos em uma poca em que os sex toys se vendem por correspondncia no catlogo da La Redoute, como se vende qualquer objeto de consumo banal, uma poca onde o sexfriend e o toyboy tendem a substituir oboyfriend, uma poca ainda, onde associaes de defesa dos deficientes militam para que os trabalhadores do sexo recebam uma formao enquadrada e reconhecida pelo Estado lhes permitindo exercer seus talentos ao lado dos seus protegidos, uma poca onde a OMS considera a sade sexual como um direito. Passemos. Essa poca est marcada pelo gozo do Um a um ponto em que o Outro nela rebaixado sem disfarces categoria de objeto - os significantes toyboy ou sexfriend dizem bastante o que eles tm de boa safra. Esse gozo do Um se arbitra atrs de um discurso no qual o sexo tende a passar por uma necessidade como outra qualquer. Maneira contempornea de negar a inadequao fundamental da relao entre os sexos, e tentar gozar melhor se desfazendo do parceiro sexual, ou pelo menos do desejo do qual ele poderia fazer prova. Lacan fez valer com fora que a linguagem exilava o homem de uma relao natural ao mundo, parasitando to bem sua relao necessidade que no sobra nada. Ali onde o animal dirige sua existncia, com o instinto prprio a conservar adequadamente, no somente sua vida, mas ainda a sua espcie, a relao do homem com o mundo est contaminada pela pulso que sempre virtualmente pulso de morte (Lacan, Seminrio XI). A necessidade, no homem, no existe como tal, e se h um domnio onde ela cede por excelncia seu lugar dita pulso, bem o domnio sexual da existncia que se erotiza ele tambm. Da Bblia a Houellebecq passando por Sade, todas as obras da histria humana o atestam. Entretanto, fato que a poca concebe o sexo sobre esse modelo. que a moda tem a pretenso de satisfazer adequadamente falta ontolgica do homem fazendo passar sua falta em ser sua falta em consumir.Incentivar nossos contemporneos a gozar sexualmente tanto quanto eles tenham necessidade, uma maneira de fazer passar a idia segundo a qual a hincia que vela o real poderia ser preenchida. nesse contexto que Sophie Fontanel a clebre jornalista da revista semanal preferida das mulheres (Elle), conhecida pelo seu humor sem freios, acaba de lanar A

inveja (LInvie). Esse romance altamente autobiogrfico sustenta mal seu nome, porque ele narra em particular sua renncia ao sexo durante longos anos. O olhar dos outros sobre uma mulher cuja nica coisa que fazia era ouvir o seu corpo era para ela dificilmente suportvel. Seu livro reivindica ento o direito diferena sob a forma do direito dieta. Em seu testemunho encontra um pblico, ele lhe interessa. Sua reivindicao, diz ela tambm quanto a isso alguma coisa da poca na qual ns vivemos: tanto mais o direito ao sexo como valor reivindicado por um lado, quanto mais a reivindicao de um direito castidade se faz ao mesmo tempo ouvir, como o seu eco invertido. Na Frana, fora dos conventos e dos mosteiros, a renncia aos prazeres da carne passa ainda mal, isso verdade. Mas em outros lugares, e nos Estados Unidos em particular, a coisa outra. dos Estados Unidos que nos vem o uso democratizado e descomplexado do sexo como necessidade. Apostemos que as reivindicaes que se fazem ouvir nesses lugares em resposta no tardaro a nos chegar, se que no j chegaram. Dessa forma os assexuais preconizam nesses lugares sua recusa do sexo, pretendendo que a ataraxia se atinge ao preo da castidade. Os sites de encontros para assexuais existem doravante permitindo s almas gmeas de viver em colocao amorosa, mas sem precisar suportar os prazeres da carne. Num outro gnero, ospurity rings, esses anis de castidade usados no anular esquerdo como sinal de uma aliana decidida com Deus at segunda ordem a ordem esperada sendo um casamento em boa e devida forma fazem a felicidade dosKids nos Estados Unidos e agora tambm na Europa. Esses jovens pr-pberes (ou apenas pberes) se reconhecem assim numa olhadela a suas alianas (mais ou menos fun), como partilhando a mesma virtude fundamental. Comparando seus rings nos recreios, esses adolescentes se sabem em boa companhia. A renncia carne permite assim a mais de uma comunidade de fazer um lao social. A sobriedade em matria sexual tornou-se mesmo nesses ltimos anos um argumento poltico. As greves do sexo, inspiradas em Lysistrata, a comdia de Aristfanes (cuja intriga se passa em plena Guerra do Peloponeso no IV sculo AC), de fato inspirou as mulheres quenianas em 2009 em suas vontades decididas de reconciliar o presidente e o primeiro ministro do seu Estado. Eles no se falavam h meses e se encontraram trs vezes sob o fundo dessa greve. O ano passado, na Blgica, uma senadora que queria obrigar Wallons e Flamengos a formar um governo de unio nacional lanou uma palavra de ordem anloga. Ela fez uma partida zero a zero (elle fit chou Blanc). Notemos entretanto que a castidade com finalidade poltica pretende reconciliar aqueles cujo relacionamento tornou-se impossvel. No falta sal nisso. Encontramo-nos ento diante de dois fenmenos de sociedade que se correspondem. injuno contempornea a consumir sexo, responde, como a uma causa o seu efeito, a reivindicao de se privar dele, ou melhor dizendo de consumir o nada (um dos objetos a extrados por Lacan).Mutatis mutandis, trata-se do mesmo fenmeno daquele que parasita a relao ao alimento nos espaos do globo onde o capitalismo aliado cincia permitiu que ns nos alimentssemos nossa fome. A injuno a gozar em ingurgitar alimentos (o slogan Enjoy coca-cola

um paradigma disso) no cessa de produzir obesos a um ponto que a obesidade tornou-se um desafio de sade pblica. Mas, em contrapartida, o gozo da privao responde a isso em alta escala, quando a anorexia tornou-se, j h um certo tempo, o fenmeno da moda que ns conhecemos. Esse fenmeno bastante preocupante para que uma lei tenha vindo recentemente limitar a magreza dos manequins e assegurar de que elas no corressem mais riscos de vida em suas buscas de beleza. que a vida daquelas que pretendem se assemelhar a elas tambm corriam perigo. Em matria sexual tambm e isso novo o discurso capitalista assegura que o homem no pode mais, no deve mais ter falta de nada. A resposta no tarda a vir colocando o nada no centro do consumo na matria, porque no se goza sozinho, sem resto. _______________________________________________________ ________________

>JANELA< O NOME DOS AMORES (III), por Laure Pastor


Por que podemos odiar Lacan, um nome, e entre outro Lacan uma vez que necessrio uma parte de pretexto a esse texto? Cada um tal como somos, somos tambm esse pretexto em potencial, a continuao ainda para cada um uma questo de virtuosismo em encontrar sua prpria sintaxe, um movimento da linguagem, uma maneira de ordenar as palavras. A dificuldade ser tanto maior que o nmero de entradas ser mltiplo, entretanto a independncia dos movimentos de esprito ser ela tambm tanto mais livre, desencadeada e dilacerante que o trabalho, que consiste em encontrar sua prpria manobra que procede de um achado de seu prprio encadeamento pessoal s palavras, comear a encadear-se. E esse trabalho se chama ele tambm o amor. Por exemplo, escrever faz constantemente apelo a essa coisa, cada palavra ajuntada a outra, colocada a seu lado como que jogada num abismo visando perpetuamente um outro texto que ainda no estar escrito mas que faltando ainda ser escrito, introduzindo essa possibilidade a de uma diversidade que age, essa infinidade a de combinaes vivas, essa loucura a de uma corrida mais longnqua decimal, essa radicalidade a de colocar uma Outra maneira de ser a si em relao ao que se pensa, se deixar pensar, ao mesmo tempo se autorizando a escrever, no tem mais necessidade de se justificar, nem de se demonstrar quando um autor, um Nome, trabalha ou escreve verdadeiramente, porque ele escreve realmente, ele no procura mais se esconder atrs da metfora de um nome (uma imagem) que lhe serve apenas para lhe dar essa iluso como temos todos de pensar que necessrio ter alguma coisa a dizer para escrever. Escrever isso no se diz! E para que um nome fure a cena para se executar o real que ele vive apenas para continuar, no para discorrer isso. Porque nada de extremo amor para quem no queira em absoluto ser odiado? Nenhumas questes to infinitas que esta resposta onde cada palavra aqui procura sempre o nome que viveria esse destino de escrever o seu fim. A

violenta! A fria! A faminta que na sua fome com fora de uma assassina soube reunir, esconder, sucumbir, arrancar o que ela pode abarcar por meio da matria de uma quantidade de desejo: em nome de qu? Em nome do que no fim desse pensamento no cedeu ao momento onde do exterior ela encontrou alguma coisa que informa (um-forma) do interior, sobre o singular, d uma resposta ou d um olhar sobre o que padeceu a ao mesma de seu prprio pensamento, que resiste a ela, a excita, esse singular ou essa resposta quem amar escrever seu fim. O pensamento ou o esprito um movimento que transforma, que engana, que irrita. a rugosidade encarnada, mesmo se ela nos permite s vezes tambm de encontrar um pouco de repouso na leveza, por exemplo um pssaro. No longe da rua de Rennes havia o grito de um pssaro numa Paris em meio a carros que roncam. Seu grito criava no espao que eu atravessava andando, um ponto onde ele estava. Sem saber ele proclamava eu represento meu papel. Se ele tivesse sabido dizer exatamente o que ele cantava, porque ele o cantava, e o que cantava nele, ele no cantaria mais. Do ponto que me coloca atualmente onde estou, e se eu no posso mais ouvi-lo cantar, eu posso por outro lado me lembrar do efeito do seu grito, porque ele gritava o estranho pssaro do paraso! Nada de passarinho nem de palavreado (pinaille) parisiense, no a Amaznia que atravessava a vida. Aquela pacfica de todos os passantes surpreendidos pela presena de um tal canto em meio queles que no o ouviam mais. Todos sorrisos nos lbios erguendo os olhos procurando na priso de que janela um tal pssaro raro ia talvez se evadir, surpreendido por tal incircunstncia de um som sobre sua imagem ausente no meio dessa rua, a rua se esvaziando alguns segundos mesmo de sua prpria idia fazendo dela o que ns chamamos uma rua, desmaiando ela mesma ela deixava lugar ao desenho de um grito... um instante de vida que adquiriu de repente, mas por muito tempo e com to poucos meios, a forma da poesia, desmaiada de repente o ngulo da rua seguinte liberta. 30 de setembro de 2011

lacan cotidiano publicado por navarin editor Informa e reflete 7 dias em 7 a opinio esclarecida presidente eve miller-rose eve.navarin@gmail.com editora anne poumellec annedg@wanadoo.fr redatora kristel jeannot kristell.jeannot@gmail.com designers viktor&William francboizel vwfcbz@gmail.com computador mark francboizel & familyb lacan e livrarias catherine orsot-cochard catherine.orsot@wanadoo.fr mediador patachn valds patachon.valdes@gmail.com

Traduo: Fernando Coutinho

You might also like