You are on page 1of 2

DEFINIO Massa anormal de tecido cujo crescimento excede e no esta coordenado ao crescimento dos tecidos normais e que persiste

e mesmo cessada a causa que a provocou. Rubert Willis. CARACTERSTICAS - Perez-Tamayo diz que a essncia da transformao neoplsica um transtorno do crescimento e da diferenciao celular consequente a uma alterao intrnseca e hereditria da clula afetada. (A conseqncia deste crescimento desordenado e autnomo um) - progressivo acumulo de clulas neoplsicas. (acumulo que acaba sendo percebido como uma massa volumosa que chamamos de tumor). (a medida que crescem, produzem massas que) - deformam, comprimem (ou dependendendo da velocidade de crescimento), destroem o rgo do qual se originam. (mais ainda, quando a alterao muito acentuada, a clula tumoral pode) - Infiltram pelos intersticios dos orgos ganham a circulao (e atraves ds vasos sanguineos) transporta para outros locais. (cresce sob a forma de massas tumorais filhas da). (a causa da transformao neoplsica uma modificao do genona celular, ou seja, a celula neoplsica uma...) - clula mutante. - Quanto mais intensa, quanto mais grave a alterao do genoma, tanto maior ser a alterao de diferenciao e, portanto, tanto mais anormais sero a morfologia e as funes da celula neoplasicas. (e graas a estas alteraes da diferenciao e consequentemente das alteraes morfolgicas, que o patologista pode diagnosticar as neoplasias).

BENIGNO X MALIGNO - A classificao dos tumores em benignos e malignos baseia-se nos efeitos que eles tem sobre o organismo do hospedeiro. - Benigno - crescimento lento, expansivo, e so bem tolerados pelo organismo do hospedeiro. - so constituidos por celulas semelhantes a celulas do tecido de origem. - limites so nitidos. (tanto quando cresce em superfcie, ou no interior de algum rgo.) - (tendo crescimento lendo e sendo provido de estroma bem constitudo, as neoplasias benignas) raramente so sujeitas a processos degenerativos importantes, necroses ou hemorragias. - clulas funcionais. (pela semelhana ao tecido de origem). - libera secrees (nem sempre os tumores tem ductos excretores eficientes, acumulando as secrees) formao cistos. - nucleo relativamente pequeno - raras mitoses e nunca do metstases (disseminar para outros locais) (esses dois ltimos importantes no exame histolgico feito para diferenciar benigno de maligno).

CLASSIFICAO (As neoplasias podem ser classificadas) De acordo com os tecidos dos quais se originam. (E) Uma vez classificados de acordo com o tecido de origem, possivel subclassifica-la de acordo com seu comportamento, BENIGNA ou MALIGNA.

NOMENCLATURAS DAS NEOPLASIAS Cncer a designao dada pelos leigos s neoplasias malignas. Atualmente costuma-se designar os tumores benignos acrescentando o sufixo oma ao nome do tecido de origem, como por exemplo, osteoma ou condroma. Para tumores benignos dos epitlios de revestimento usa-se a denominao de papilomas. Papiloma deriva de papila, especificamente das papilas drmicas. Os tumores malignos derivados de tecidos epiteliais so chamados carcinomas.

You might also like