You are on page 1of 11

Gneros Literrios

Narrativa
Introduo
O Gnero Narrativo, resultante da evoluo do gnero pico, um dos mais importantes de todos os tempos. Hoje, ocorre sobre tudo no romance, no conto, na novela e na crnica. Sua caracterstica apresentar uma histria, uma sequncia de fatos com os seguintes elementos: -personagem -ambiente -enredo -tempo

A personagem
A personagem no corresponde a realidade. uma fico, produto da imaginao do autor, embora, por isso mesmo, possa assemelhar-se a uma pessoa real. frequente, que a personagem tome outros aspectos, como: - uma animal, um vegetal ou mesmo um ser inanimado - um conjunto de pessoas, de animais, de seres inanimados, quando se chama personagem coletiva. Dois traos bsicos marcam as personagens: - os fsicos- que so mais evidentes, pois referem-se altura, ao peso, cor da pele etc. - os psicolgicos- cuja compreenso requer mais ateno por parte do leitor, pois dizem respeito a idias, sentimentos, emoes, lembranas etc. Personagens: - individuais: Temstocles, o prefeito etc - coletivos: os dois times, as duas cidades etc Nem todos te a mesma importncia. Por isso, alguns no chegam a ter nome, enquanto outros so melhor caracterizados. Caractersticas fsicas: - Temstocles: chutava com as duas pernas, era forte como um touro etc. - Colossal: era crioulo. Caractersticas psicolgicas: - Temstocles: corajoso, profissionalmente instvel, sedutor etc. - Betinho: inexperiente.

O Ambiente
O ambiente consiste no espao onde ocorrem as aes narradas. Dois aspectos assumem relevo: - o fsico- integrado pelos lugares onde ocorrem as aes narradas: campo ou cidade; cidade do interior ou metrpole etc; lugares pblicos ou privados: a rua, o campo de futebol, o bar, a praa etc. - o cultural- estabelecido pelas instituies sociais em jogo, seja nas personagens, seja atravs do enredo, como as maneiras de atuar e reagir, individuais ou grupais, os costumes, os hbitos, os instrumentos de trabalho ou de lazer etc. No texto lido, por exemplo, h: - dois nveis do espao fsico: em primeiro lugar, uma cidade do interior brasileiro; em segundo, um local da prefeitura. - quanto a traos do espao cultural: gosto pelo futebol, rivalidade entre as cidades, suborno de jogadores, idealizao dos jogadores de futebol, com criao de lendas e paixes despertadas por Temstocles etc.

O Enredo
Pode se entender o enredo como conjunto dos acontecimentos de que participam as personagens, no ambiente dado, durante determinado tempo. So constituintes essenciais do enredo, na ordem em que se apresentam: - a disputa entre duas cidades, por causa do futebol; - o suborno do centroavante de umas dessas cidades; - a nessecidade e a procura de um substituto; - a sada de um emissrio para contato com o substituto; - a expectativa da cidade e as lendas sobre o substituto; - o retorno do emissrio.

O Tempo
Em toda narrativa existe um limite de tempo para as aes das personagens, ou, dizendo de outra maneira: o enredo tem um limite inicial e um limite final de tempo. H histrias que duram por alguns momentos; outras, um ou vrios dias. H romances que abrangem meses ou anos. O tempo pode ser cronolgico ou psicolgico. O tempo cronolgico quando os acontecimentos se ordenam naturalmente na sequencia temporal do mundo fsico como o que se d na histria de Temstocles. O tempo psicolgico na histria cujos fatos no se organizam pelo relgio ou pelo calendrio, mas pela vida interior da personagem, para dizer o que ocorre em seu ntimo, como pensamentos, emoes, sentimentos.

As origens e formas das narrativas


Originalmente, as narratiivas eram elaboradas em verso. o caso da epopia e do poema narrativo. epopia cabia exaltar os heris nacionais e seus grandes feitos. Elaborada em versos solenes, revelava, mediante a narrao de atos hericos, o nacionalismo, o heroismo e o maravilhoso. So obras picas importantes na cultura ocidental: - na Grcia: a Ilada e a Odissia, de Homero; - em Roma: a Eneida, de Virglio; - em Portugal: os Lusadas, de Cames. O poema narrativo era uma composio em verso que continha personagens e apresentava uma sequencia cronolgica de fatos, com extenso bem menor que a epopia e sem sua grandiosidade. A alterao dos padres culturais entre os sculos XVI e XVIII provocou a evoluo dos gneros. A epopia cede lugar de importncia ao romance.

O Lirismo
Introduo
A palavra lirismo deriva de lira, porque, nas origens, refria-se a canes que eram acompanhadas pela melodia desse instrumento musical. Depois do texto passou a ser lido, em vez de cantado e musicado. O texto lrico, tal como o narrativo, uma expresso do indivduo: ambos resultam da relao entre o homem e a realidade que o circunda. No caso do indivduo, em que a relao se d entre o eu e a realidade, um dos dois sempre assumem maior importncia e peso. Nos textos literrios, que expressam tal relao, o desequilbrio entre os elementos leva a duas situaes: - objetividade: quando a expresso d maior peso a realidade e, em consequencia, menor valor ao eu. Neste caso, os seres so figurados idnticos a si mesmos, predominando a linguagem denotativa, os aspectos descritivos do mundo exterior; - subjetividade- quando a expresso atribui mais importncia ao eu que realidade. Aqui, o que predomina a vida interior do eu: suas emoes, seus sentimentos, seus desejos, suas lembranas do passado. Comparando-se o lirismo com a narrativa, temos: - lirismo: maior subjetividade; - narrativa: maior objetividade. O Gnero lrico autntica fala do corao, do eu, que se denomina eu-lirico. Por isso, a composio lrica geralmente curta e se utiliza do verso, apelando quase sempre a melodia envolvendo os recursos de linguagem potica.

Embora, em literatura, a palavra poesia praticamente seja sinnimo de lrico, por relacionar-se a sentimentos e emoes pessoais, ela praticamente impossvel de definir, podendo ocorrer sem verso e at fora da linguagem literria, como num filme, numa cena domstica ou em outras situaes.

As origens e as formas do lirismo


No passado remoto, em suas origens gregas, as formas lricas eram inmeras, classificando-se conforme cantassem sentimentos guerreiros, polticos, morais, amorosos, ou conforme se destinassem ao tanto individual ou por um coro. Modernamente, as classificaes tenderam a desaparecer, designando-se de maneira geral, como poemas as composies lricas. Entre algumas que permaneceram por mais tempo ou tiveram mais importncia, esto: - o soneto forma potica com 14 versos que se apresentam em dois quartetos e dois tercetos. uma das formas de mais difcil elaborao, exatamente por Ter um mtodo exato e por envolver grandes necessidades de sntese, com um esquema de rimas bastante rigoroso; - a ode geralmente bem mais longa que o soneto, comportava vrios tipos de sentimentos, inclusive a anlise de conceitos, pensamentos e reflexes; - a balada cano para ser danada, que envolvia tanto aspectos narrativos como lricos; - a elegia destinada, de maneira geral a assuntos mais ligados a tristeza e a melancolia; - a cantiga era de carter popular e desenvolve-se na idade mdia.

O Teatro
O gnero gramtico, hoje simplesmente teatro, contm elementos literrios e no literrios. O teatro dispensa o narrador, uma vez que cada personagem fala por si mesma, por ter vida prpria , o que no sucede na narrativa, em que o narrador de certa forma comanda as personagens. Embora em ambos os gneros haja acontecimentos, enquanto a narrativa os apresenta, de forma indireta pela leitura-, imaginao do leitor, o teatro os representa, isto , torna os presentes, no palco ou em espao equivalente, diante dos olhos do espectador. O elemento literrio o texto. Os no literrios so: - o cenrio- espao fsico decorado conforme os objetivos do texto; - as personagens- figuras concretas que se mivimentam, que atuam, tornando presentes, representando, as aes que o texto envolve; - a comunicao direta, auditiva e visual, com os espectadores.

O conjunto desses elementos hoje designado como espetculo , embora nem todo espetculo seja teatro. Este exije texto-base literrio, ou seja, de fico pela palavra.

As origens e formas dramticas


Os textos do gnero dramtico, e suas origens greco-latinas, eram: - a tragdia era, para os gregos, o nome de representaes em honra do Deus Baco, ou Dionsio. Como explica um estudioso, a tragdia uma desgraa final e impressionante, motivada pelo um erro imprevisto ou involuntrio, envolvendo pessoas que merecem respeito e simpatia. Geralmente implica uma irnica mudana da sorte e comunica uma forte impresso de vazio. As mais das vezes, esta se faz acompanhar de infelicidades e sofrimentos emocionais. - a comdia ao contrrio da tragdia, no pressupunha tema srio. Tambm originria dos cultos a Baco, envolvia assuntos leves, divertidos e at grosseiros. O drama modalidade recente e liga-se evoluo social que deu grande nfase aos temas histricos e burgueses. Rene elementos que antes eram prprios tanto das tragdias, quanto da comdia. Contm, por isso, assuntos srios e cmicos, prprios da vida social, como os hbitos e costumes, as crenas, os preconceitos. No raro, toma formas crticas, acentuando os vcios sociais e polticos.

O Trovadorismo
Trovadorismo a escola literria que floresceu em Provena, sul da Frana, no fim do sc. XI, dominando a poesia europia at o sculo XIV.

Panorama Histrico-literrio
Com o fim do Imprio Romano do Ocidente (476 a. D.) e as invases brbaras que assolaram a Europa, iniciou-se a idade mdia. As cidades se despovoaram e a populao refugiou-se no campo, passando a viver no domnio de grandes propriedades rurais, chamadas feudos, e permitiram a instalao do povo humilde em suas terras, como servos, na condio de prestarem servios, pagarem tributos e obedeceram aos senhores. Estes, em troca, ofereciam-lhes proteo. Proteo. Num mundo violento, esse era um bom desejado por todos. Os prprios senhores feudais organizavam-se visando reforar a capacidade de enfrentar ataques. A forma que encontraram para isso foi chamada relao de vassalagem, tipo de aliana em que um grande senhor feudal concedia parte de suas terras a outro nobre, para que este formasse um novo feudo. Em retribuio ao Dom, o beneficiado jurava lealdade ao benfeitor, prometendo tambm se juntar a ele nos combates. O senhor que concedia o feudo era chamado suserano, que recebia, vassalo.

A funo social da aristocracia era de carter militar. A educao dos jovens da nobreza voltava-se principalmente para a formao de cavaleiros, isto , guerreiros a cavalos. Armar-se cavaleiro, ingressando na Ordem da Cavalaria, era um privilgio a que todo nobre aspirava, sobretudo os pobres, isto , os que no tinham terras. Na educao do cavaleiro, incutia-se o ideal herico, constitudo de honra, coragem e lealdade. Simultaneamente, dava-se o adestramento nas armas. Mas, como tudo na Idade Mdia, no se concebia o ideal de nobreza independente da religio. O cavaleiro devia fazer da piedade e da virtude a prpria essncia de seu comportamento. A Igrja Romana foi a fora cultural mais influente da Idade Mdia. A ela coube a tarefa de explicar e justificar o mundo, e ela o fez atravs do teocentrismo. Segundo essa ideologia, h uma ordem perfeita e imutvel no universo e na sociedade, e essa ordem perfeita e imutvel no universo e na sociedade, e essa ordem provm de Deus, que o centro de tudo. Portanto, tudo deve voltar-se a Ele, o que justifica de se posicionar os bens espirituais acima dos materiais, cultivando-se os valores cristos.

O ideal cavalheiresco
A literatura medieval expressa vivamente o esprito cavalheiresco, mescla de valores aristocrticos e religiosos, como se pode notar nas novelas de cavalaria e na poesia trovadolesca. As novelas de cavalaria deram razo, principalmente, ao esprito pico cavalheiresco. Trata-se de composies narrativas em prosaque celebram feitos de armas de heris exemplares, como os cavaleiros da Tvola Redonda do Rei Arthur, enaltecendo virtudes guerreiras e morais, de acordo com o ideal asctico do cristianismo. A poesia trovadoresca provenal, por sua vez, foi a expresso mais alta do lirismo europeu medievo, anterior a Dante e Petrarca.

O amor corts
Nas cortes feudais de Provena, desnevolveu-se uma cultura sofisticada, de sensibilidade mundana, atenta natureza e voltada para a valorizao sensual do amor e da mulher. Nunca o amor fora tratado como o centro da vida, tal como se deu na poesia dos trovadores e jograis. Nessa poesia, o jogo amoroso obedece a um intrincado conjunto de regras, que reflete o comportamento da corte feudal. Por isso, fala-se em amor corts para caracteriz-lo. Entre essas regras, destaca-se a da mesura (ponderao, senso de medida), que no permitia mencionar o nome da amada uma vez que a mulher era casada. Esse amor adulterino destoa da moral teocntrica. Com o tempo, o culto mulher foi adquirindo contornos mais espiritualistas, a ponto de o sentimento inspirado por ela ser sublimado na forma de amor platnico. O trovsdor apaixonado presta vassalagem senhora amada, inatingvel. A vassalagem amorosa metaforiza a relao de vassalagem, que defina os vnculos hierrquicos da nobreza feudal.

O Barroco
O barroco da Histria da Arte, o estilo que marca presena desde o fim do sc. XVI at meados do sc. XVIII; no entanto, seu perodo mais caracterstico o mesmo o sc. XVII. A hiptese mais difundida para justificar a denominao dada perodo da arte a de que o termo barroco deriva de Broatki, provncia da ndia descoberta por colonizadores portugueses em 1510. Esses comrciantes passaram a chamar a regio de Barquia, porque l se colhia, em abundancia, um tipo muito especial de prolas; de superfcie spera, bastante irregular e com uma colorao que mesclava tons brancos e escuros. O aspecto estranho e bizarro dessas prolas fez com que elas se tornassem muito solicitadas na Europa. O termo foi incorporado arte porque o Barroco privilegia a riqueza de detalhes e de ornatos. Na pintura, caracteriza-se como a arte do chiaroscuro (claro-escuro). A predominncia de linhas curvas, com forte sugesto de movimento, explorando novos efeitos de perspectiva e de aparncia irreais, com muitas filigramas na ornamentao (folhagens, volutas, arabescos) so elementos que se aglutinam para reforar a propriedade de tal identificao.

Panorama Histrico-literrio
Complexo e multiforme, o Barroco diferencia-se do Classicismo anterior pela exuberncia de imaginao e pela efervescncia de imagens sinuosas e assimtricas. Transgredindo o princpio da harmonia universal buscando pelos clssicos, o Barroco se caracteriza pela contoro das formas e pela instabilidade. O dinamismo e o desequilbrio , marcas caractersticas do Barroco, de certa maneira espelham as reaes da Igreja e das monarquias absolutitas ao processo revolucionrio instaurado pelo Renascimento e pela Reforma. O epicentro desse reacionarismo ultraconservador foi a Espanha de Felipe II, manifestando-se intensamente nos sessenta anos em que esse pas dominou Portugal (1580-1640). A contra ofensiva da Igreja teve incio com a realizao do Conclio de Trento (1545-63), que restabeleceu normas doutrinas e morais rgidas, reativando a Inquisio, com suas prticas de perseguio, tortua e outras hostilidades aos considerados herges. Empenhada em restaurar seu prestgio e seu poder, a Igreja instituiu tambm o Index Libri Improbi (1571), em que listava as obras de leitura proibida aos catlicos. Alm das que divulgavam o pensamento reformista de Martinho Lutero e Joo Calvino, incluam-se nessa relao as obras de Niccol Maquiavel, Nicolau Coprnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Giordano Bruno e muitos outros. Assim, uma poca de fascinante abertura, sucedia-se um perodo de obscurantismo e represso, armado pela Igrja e apoiado pelas monarquias absolutas. A comphania de Jesus, fundada em 1540 para servir de ponta-de-lana Contra Reforma, assumiu o controle das principais escolas e universidades, impondo-lhes a filosofia da escoltica medieval em sua corrente tomista, de linha mais tradicional e intransigentemente dogmtica.

Esse autoritarismo mandonista da Igreja refletiu-se em praticamente todas as formas de arte barroca. Como a religio transformara-se de novo em elemento primordial da vida individual e coletiva, o Barroco tornou-se, nos pases catlicos, a arte da Contra-Reforma.

O Dualismo Existencial
O homem barroco, pelas cincurstncias j referidas, teve uma vida tensa, tornando-se um ser dividido e angustiado. Essa sensao sufocante provm das presses antagnicas a que foi submetido: de um lado, encurralado pela Contra-Reforma; do outro, querendo preservara perspectiva libertria que lhe fora revelada pelo Renascimento. Acuado, o que fez para sair desse impasse? Assumiu diante da vida atitudes duplas e contraditrias: procurou conciliar o antropocentrismo renascentista com o teocentrismo medieval/contra-reformista. A essa busca de sntese existencial corresponde o fusionismo ou hibridismo, trao fundamental da arte barroca. Tornou-se assim um ser anfbio: procurou desfrutar os prazeres materiais da efmera vida terrena (temtica do carpe diem horaciano, aproveita intensamente o dia), ao mesmo tempo em que se reaproximou da Igreja para assegurar a felicidade eterna. Para alcan-la, sentiu necessidade de dialogar com Deus, pois o santo s pode surgir atravs do homem, como considerava Pe. Antnio Vieira, o escritor mais representativo do Barroco na lgua portuguesa. Esse dilema, essa permanente sensao de dvida, insegurana e hesitao vem demonstrada, por exemplo, do soneto seguinte: Delrios da Natureza Em um ponto muito me alegro, e me entristeo, Choro,e rio, ouso, e temo, vivo, e morro, Caio, e grito, contemplo, e no discorro, Parto, e fico, no vou e me dispeo. Lembrando-me de mim, de mim me esqueo Ora fujo, ora torno, paro e corro, J atado, j solto, preso, e forro, Lince, e cego,me ignoro, e me conheo. Eu mesmo me acredito, e me desminto Eu mesmo agravo o mal, e peo a cura Eu mesmo me consolo e me ressinto. Saiba, pois, toda a humana criatura, Que, para escapar deste labirinto, H de fugir s mos da formosura.
(Francisco de Pina e Melo, Rimas, 1a parte, 1725)

O Romantismo
O Romantismo a arte do sonho e da fantasia. Valoriza as foras criativas do indivduo e da imaginao popular. Ope-se arte equilibrada dos clssicos e baseia-se na inspirao fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na f, no sonho, na paixo, na intuio, na saudade, no sentimento da natureza e na fora das lendas nacionais.

Panorama Histrico-literrio
A arte romntica domina a primeira metade do sc. XIX, tendo se originado no final do sc. XVIII, na Alemanha e Inglaterra. Seu ponto de propagao mundial foi a Frana, no comeo do sc XIX. O movimento romntico surgiu como oposio ao esprito racional dos clssicos (equilbrio, perfeio, clareza, harmonia, disciplina) e como meio de expresso da burguesia, que define o seu poder com o sucesso poltico da Revoluo Francesa(1789) e com o prestgio econmico da Revoluo Industrial (1760). Expressando o anseio de liberdade dessa nova classe, ento eufrica com a recente vitria sobre a nobreza decadente, a literatura romntica baseia-se na imaginao e no sentimentalismo, qie desrespeitam as normas e os modelos da literatura clssica, vinculada ao Antigo Regime. Resulta da uma literatura impetuosa, apoiando-se num tipo de frase envolvente e calorosa, bem prxima das expectativas populares. Sintetizado a rebeldia romntica, Victor Hugo dir, em 1827, no prefcio de sua clebre pea Cromwel: Metamos o martelo nas teorias, nas poticas e nos sistemas(...) Nada de regras nem de modelos. A partir de ento, a literatura deixou de ser produzida para os sales aristocrticos da nobreza em livros de grande tiragem, jornais e revistas. O pblico leitor de ento passa a ser o banqueiro, o negociante, o industrial, o mdico, o professor, o advogado, o estudante etc.

A sensibilidade Romntica
O romantismo rebelde e revolucionrio. Sua revoluo representa na literatura o que a queda do Antigo Regime representou na evoluo poltica da humanidade. O gosto literrio do Antigo Regime corresponde ao Classicismo, em sentido amplo (Renascimento, Barroco, Arcadismo), assim como o Romantismo d incio sensibilidade contempornea, que envolve o Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo, Simbolismo e as vrias fases do Modernismo. Alm da rebeldia e do espririto revolucionrio, as principai caractersticas da literatura romntica so: individualismo, nacionalismo e liberdade.

Individualismo
Individualismo sinnimode subjetivismo, egotismo e personalismo. Todos esses vocabulos apontam para o culto do eu. Sso quer dizer que o romntico expressa de maneira livre e quase direta as experincias pessoais e ntimas: amores, dvidas, nsias, delrios, desejos, medos e paixes. Assim, a arte romntica poder ser tanto eufrica, com exploses de entusiasmoe otimismo, quanto melanclica, com crise de depresso e pessimismo.

Nacionalismo
O artista Romntico valoriza as tradies populares, o folclore e a histria de sua ptria. Ama o pitorseco, o extico e a cor local da terra natal ou regio em que se criou. Decorre da, no Brasil, o culto da natureza (naturismo): ndios hericos, mata virgem, rios, mitos e guerras tribais. Na Europa, a ateno dos artistas voltou-se mais para as lendas medievais (medievalismo), que envolviam a vida nos castelos e as guerras entre cristos e rabes. Alm de representarem aspectos e o medievalismo podem tembm ser entendidos como consequencia da nsia de evaso ou escapismo, isto , desejo de fuga da realidade imediata.

Liberdade
A liberdade romntica possui conseqncias tcnicas e temticas. Do ponto de vista tcnico, a liberdade manifesta-se na ruptura com as normas rgidas da composio clssica: criam-se novos ritmos, novas combinaes mtricas, novos gneros e novas formas poticas. No teatro, cria-se o drama, que uma deformao da tragdia clssica. No lugar do soneto clssico, prefere-se uma forma aberta e livre de poesia chamada poema, que tanto pode ser lrico quanto pico. Na narrativa, consolida-se o romance, que uma longa estria de aventura ou amor que envolve situaes ou valores burgueses. Entram em moda tambm a novela (narrativa menor que romance) e o Conto (narrativa menor que a novela). D o ponto de vista temtico, a liberdade romntica intensifica o uso da imaginao, dos sonho, do ideal e da fantasia. Surgem, assim, os cenrios macabros, com cemitrios, espectros e aves noturnas.

O Estilo Romntico
Os artistas romnticos incorporam ao estilo literrio o sentimento da natureza, isto , passam a ver na paisagem significados e sentimentos que na verdade pertemcem a eles prprios. Essa projeo do sujeito sobre a natureza infuencia o estilo da literatura romntica, que imita as cores, os sons, os ritmos, os cheiros, e as linhas da paisagem. No Brasil, em especial, os escritores se deixam influenciar tambm pela lngua natural da terra, o tupi-guarani .

Alm das sugestes da fauna, da flora e dos primitivos habitantes de nossa matas, a linguagem dos centros urbanos e das diversas regies do pas infuenciou substancialmente o estilo literrio do romantismo brasileiro. A essa presso da linguagem falada sobre a escrita da-se o nome de brasileirismo linguistico. Ele acabou criando um sistema proprio de colocao pronominal, diferente do de Portugal, e imprimiu um rtmo tamb, prprio sintaxe brasileira, muito mais prxima de nossa sensibilidade. De modo geral, numa frase romnica h mais sentimento do que organizao esttica, isto , observa-se nela o predominio da funo emotiva da linguagem. Quer dizer, a primeira pessoa gramatical sobrepuja as demais, havendo recorrncia intensiva de interjeies, exclamaes e reticncias.

Bibliografia
Livro de portugus do curso Anglo vestibulares Biblioteca ETE Lauro Gomes

Dennis Akira Kagohara

No. 10

1D/EM

You might also like