You are on page 1of 7

RELATRIO DE ANLISE DE ACIDENTE EMPRESA: IMCOPA Importao, Exportao e Indstria de leos Ltda.

LOCAL: Araucria-PR DATA DO ACIDENTE: 18 de abril de 2007 s 11:30hs DATA DA VISITA: 08 de maio de 2007 TIPO DE OCORRNCIA: Exploso seguida de incndio com 4 mortos e 2 feridos. INFORMAES SOBRE A EMPRESA: Empresa do ramo qumico, com 334 empregados. Contratante de obra de ampliao das instalaes executadas por empreiteiras. VTIMAS: 1. DOUGLAS ERICK DE SOUZA (BITO) 2. VINCIUS VIEIRA (BITO) 3. ONIVALDO PEREIRA DE BARROS (BITO) 4. ARMINDO FERRARI (BITO) 5. ANTONIO CIOCH (QUEIMADURAS DE 2 GRAU NO PESCOO) 6. GILDEMAR BATISTA DE MACEDO (QUEIMADURAS EM 11% DO CORPO) 1. DESCRIO E LOCAL DO ACIDENTE: Segundo informaes obtidas no local, eram executadas obras dentro e nas proximidades de uma bacia de tanques, onde havia armazenado lcool etlico, quando um dos tanques com capacidade de 311.000 litros e contendo cerca de 10% de produto explodiu. Um segundo tanque tambm veio a explodir posteriormente. (figura 1)

Figura 1

Os tanques eram atmosfricos, construdos em ao carbono e revestidos internamente com resina e com tubulao de entrada de produto pelo teto na forma de descarga em chuveiro e sada pela parte inferior. Eram equipados, segundo o projeto, com tomada para transmissor de nvel, portas de inspeo de teto e de costado e vlvula de alvio de presso conjugada com corta-chama. A empresa informou que eram executadas apenas obras de alvenaria e com fiao eltrica no interior da bacia e nas proximidades, que no incluam trabalhos a quente, como soldagem, esmerilhamento ou corte oxi-acetilnico. Outras informaes, entretanto, relataram operaes com solda a cerca de 20 metros do tanque. O primeiro tanque rompeu-se na base projetando-se com teto e costado e liberando o produto incendiado que atingiu os trabalhadores vitimados. (figura 2) A exploso do segundo tanque ocorreu devido ao aquecimento dos vapores em seu interior provocado pelo incndio no tanque prximo.

Figura 2 O segundo tanque permaneceu com a base e o costado intactos, tendo o seu teto projetado. Os primeiro combate foi realizado pela brigada interna da empresa com auxilio de empresas vizinhas, notadamente no fornecimento de gua de combate a incndio. A ocorrncia somente foi controlada cerca de trs horas depois. 2. ESCOPO E OBJETIVOS DA ANLISE DO ACIDENTE: O presente relatrio tem como objetivo estudar e apontar as possveis causas da ignio da mistura de ar + vapores de lcool no interior do tanque, assim como analisar as conseqncias do evento e propor medidas de segurana para a preveno de novas ocorrncias assim como para reduzir a gravidade de eventuais novos casos. No objetiva constituir-se num laudo pericial.

3. METODOLOGIA: Visita e registros fotogrficos do local da ocorrncia; Entrevista com o maior nmero possvel de pessoas envolvidas; Anlise de normas tcnicas aplicveis; Consulta a especialistas; Anlise de informaes e notificaes da Delegacia Regional do Trabalho de Curitiba; Consulta a referncias bibliogrficas e materiais tcnicos confiveis; Noticirio da imprensa.

4. ANLISE DO AMBIENTE DO ACIDENTE: No dia 08 de maio de 2007 os tcnicos da Fundacentro de So Paulo, Fernando Vieira Sobrinho e Jos Possebon estiveram na empresa acompanhados pelos auditores fiscais da Delegacia Regional do Trabalho de Curitiba, Maria Elosa Negrello e Francisco Carlos Bergami e pelo Tcnico Adir de Souza, da Fundacentro-PR. Foram ouvidas vrias pessoas das reas de produo, segurana do trabalho, brigada de emergncia e funcionrios terceirizados relacionados com o acidente. As informaes obtidas nem sempre foram consistentes, quer seja com fatos observados ou mesmo entre os entrevistados, o que se constitui numa dificuldade da apurao das causas por meio dessa etapa. A verificao fsica dos equipamentos mostrou comportamentos distintos em termos de resistncia mecnica, uma vez que o primeiro tanque a explodir rompeu-se na base projetando-se inteiramente com costado e teto intactos e o segundo teve seu teto projetado mantendo-se fixo na bacia. As diferentes quantidades da fase vapor nos tanques pode explicar essa diferena, pois no primeiro tanque tal fase era de cerca de 90% do volume enquanto no segundo era bem menor. Somente uma percia de engenharia poderia determinar no conformidades em termos de elaborao do projeto dos tanques, de construo, montagem e soldagem para se chegar a uma concluso quantitativa, o que no o objetivo desse relatrio. Foram analisadas as seguintes normas: - API STANDARD 650 - Welded Steel Tanks for Oil Storage - NBR 7821 - Tanques soldados para armazenamento de petrleo e derivados - NBR 7505 - Armazenagem de petrleo, seus derivados lquidos e lcool carburante - NR 20 Lquidos combustveis e inflamveis Consultas a especialistas em construo e inspeo de tanques forneceram informaes no sentido de que as normas existentes atuais no especificam solda fraca para tetos de tanques com a capacidade dos acidentados na IMCOPA. Entende-se por solda fraca aquela aplicada na fixao do teto sobre o costado do tanque e que, em caso de exploso, permite que o teto seja projetado enquanto o costado mantido intacto para conteno do produto no interior do tanque. Isso facilita o combate ao incndio e evita o alastramento das chamas.

Foram tambm consultadas e estudadas as seguintes referncias: (a) Static Electricity, da International Social Security Organization, Germany (b) vdeo tcnico instrucional static electricity produzido pela CIBA-GEIGY (c) relatrio preliminar da Delegacia Regional do Trabalho de Curitiba 5. ANLISE CRTICA DO ACIDENTE: O lcool etlico um liquido inflamvel com ponto de fulgor de 13C, energia mnima de ignio em torno de 0,03mJ e faixa de explosividade entre 3,3 e 19% de mistura de vapor e ar. Em tanques atmosfricos, a operao automtica da vlvula de alvio de presso ou vlvula de presso e vcuo faz com que excesso de vapores no interior do tanque sejam liberados, mas tambm admite a entrada de ar externo na medida que diminui o nvel de lquido no interior do tanque, equalizando as presses internas e externas. Como conseqncia, tm-se no interior do tanque uma mistura de ar + vapor de lcool dentro da faixa de explosividade. Uma fonte com energia suficiente para atingir a energia mnima de ignio provoca a exploso dessa mistura. Na situao analisada pode-se relacionar as possveis fontes de ignio que implicassem na ignio da mistura no interior do primeiro tanque, considerando as limitaes naturais no levantamento de informaes (tempo decorrido entre o evento e a visita, mudanas de cenrio e impreciso das entrevistas): A) Descarga atmosfrica No se verificaram evidncias consistentes para essa hiptese B) Admisso de fonte de ignio devida a falha do corta chama da vlvula Improvvel C) Soldagem ou corte acetilnico que introduzissem a fonte de ignio pelo costado do tanque No foram levantadas evidncias consistentes para essa hiptese D) Admisso de fonte de ignio por meio da tubulao de enchimento Havia evidncias para essa hiptese E) Gerao de cargas eletrostticas no interior do tanque Verificaram-se totais condies para essa possibilidade e para a probabilidade de uma ignio provocada por eletricidade esttica. A hiptese da fonte de ignio ter alcanado o interior do tanque por meio da tubulao pode ser admitida, uma vez que o duto poderia ter conduzido essa fonte de algum ponto remoto da linha de transferncia. Como o enchimento feito pelo topo do tanque, possvel a presena de vapores na tubulao o que no ocorreria caso a alimentao fosse feita pelo costado, prximo da base, ficando a sada do duto mergulhada no lquido no interior do tanque. Para confirmao dessa hiptese seria necessria uma anlise tcnica criteriosa dos dutos, o que no foi possvel.

A seguir apresentado um estudo ilustrando as condies favorveis ocorrncia de acumulo de cargas eletrostticas no interior do tanque e, conseqentemente, a possibilidade de uma descarga de tal natureza ter causado a exploso: A eletricidade esttica um fenmeno conhecido na indstria de processos e a literatura aponta a mesma como um fator com potencial de causar acidentes com incndios e exploses em locais com presena de misturas explosivas de ar e vapores inflamveis, como era o caso do interior do tanque. Para tanto necessrio que as cargas acumuladas sejam suficientes para gerar uma descarga com energia igual energia mnima de ignio da substncia A forma como era feito o enchimento do tanque, ou seja, com a tubulao de entrada despejando o produto em queda livre a partir do topo um conhecido processo gerador de cargas eletrostticas conforme mostram as figuras abaixo extradas da referncia (b) num experimento feito em menor escala.

Escoamento de lquido em queda livre sobre um container metlico (condutor de eletricidade)

Medio do campo eltrico gerado pela queda do lquido mostrando variao de cargas

Cargas eltricas

Animao ilustrando as cargas eltricas e seu movimento na superfcie do lquido Observar que as cargas escoam pela superfcie do material metlico do container

Container de material plstico no condutor Observar que as cargas permanecem no interior do container (fonte: Static Electricity, da ISSA) No caso do tanque acidentado, apesar do mesmo ser construdo em ao carbono o revestimento interno com resina funcionou como isolante auxiliando no acmulo de cargas na superfcie do lquido. Se essa quantidade de carga fosse tal que pudesse gerar uma diferena de potencial em relao a alguma superfcie e uma descarga com energia mnima de ignio igual ou superior do lcool, a exploso ocorreria. H tambm a hiptese de que as cargas eltricas estivessem presentes na fase vapor em quantidade suficiente para gerar a exploso entre a boca de entrada e a parede lateral interna, dependo da distncia entre as mesmas. Em relao s graves conseqncias do acidente, ou seja, as mortes e ferimentos causados aos trabalhadores, as mesmas poderiam ter sido evitadas caso o tanque permanecesse com seu costado intacto e contendo o produto incendiado no seu interior. Uma anlise das normas tcnicas atualmente existentes demonstra que as mesmas no so suficientes para se evitar o acidente e suas conseqncias, notadamente no que se refere Norma Regulamentadora n. 20 da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho que permanece inalterada desde sua publicao em 1978. Tambm no se observa nas normas ABNT consultadas subsdios para incrementar a segurana desse tipo de tanque.

Verificou-se, finalmente, uma gesto de riscos inadequada por parte da empresa onde ocorreu o acidente, em vista das irregularidades detectadas e contidas no relatrio da Delegacia Regional do Trabalho de Curitiba. MEDIDAS RECOMENDADAS: A) EM NVEL DE PROJETO: A operao de enchimento dos tanques deve ser feita por baixo, em vazo baixa at que a boca de entrada esteja totalmente mergulhada no produto, evitando dessa forma a descarga em queda livre, geradora de cargas eletrostticas. O teto do tanque deve ser fixado sobre o costado com a chamada solda fraca, ou ento ser instalada uma tampa de emergncia que se rompa em caso de exploso e mantenha o costado intacto. Cmaras de espuma podem ser instaladas para a injeo automtica no tanque em caso de incndio, abafando a superfcie em chamas. Cmaras de inertizao podem ser providenciadas, injetando gs inerte (nitrognio, por exemplo) ao invz da admisso de ar propiciada pela vlvula de presso e vcuo. Elaborao e execuo (construo) do projeto seguindo rigidamente as normas tcnicas aplicveis, incluindo acompanhamento, inspeo e teste previamente liberao do tanque para operao. B) EM NVEL DE SEGURANA DO TRABALHO Atender s recomendaes feitas pela Delegacia Regional do Trabalho Estabelecer um programa de Segurana, Sade e Meio Ambiente que inclua anlises de riscos, perigos, vulnerabilidades e conseqncias adequados s atividades especficas da empresa. O programa de SSMA deve tambm incluir etapas de treinamento, capacitao e aperfeioamento dos diversos nveis de profissionais envolvidos com a questo, incluindo as empresas contratadas e trabalhadores terceirizados. Finalmente, considera-se importante que as instncias competentes do Ministrio do Trabalho e Emprego ampliem e incrementem aes preventivas, por meio de programas de capacitao, produo e difuso de informaes, reviso de normas e implementao de acordos e convenes internacionais como o GHS Sistema Globalmente Harmonizado de Rotulagem de Substncias Qumicas, Conveno 170 e 174 da Organizao Internacional do Trabalho, que versam respectivamente sobre segurana com produtos qumicos e preveno de acidentes qumicos ampliados.

So Paulo, 18 de setembro de 2007-09-19

Fernando Vieira Sobrinho

Jos Possebon

You might also like