You are on page 1of 38

Direito Penal III

01/08/2007

Contedo Programtico
Dos crimes contra: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Propriedade imaterial Organizao do trabalho Sentimento religioso Paz pblica F pblica Administrao pblica Os costumes

Bibliografia Luiz Regis Prado, Curso de direito penal, Volumes III e IV, saraiva. Csar Roberto Bittencourt, Manual de Direito Penal, Editora RT. Ney Moura Telles, Direito penal, Volumes III e IV, Ed. Atlas.

Avaliaes V1 e V2 VT Sem consulta, 50% subjetiva + 50% objetiva.

Dois trabalhos.

Pgina .: 1 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

06/08/2007

Noes Gerais

Sociedade: Interesses recprocos. Homem Perecimento da espcie (O homem o lobo do prprio homem Hobbes). Estado Lei Pacificador O contrato social Rousseau.

Fonte imediata do direito penal.

Princpio da legalidade: Artigo 1 do CP. Tipo Penal Sistema organizado em:

I. Preceito principal previso da conduta proibida. II. Preceito secundrio Punio Pena. O direito penal elemento eficiente de controle da criminalidade? No.

O Direito Penal Simblico: Direito Penal Simblico aquele que, sendo rigoroso demais, acaba sendo ineficaz na prtica, por trazer meros smbolos de rigor excessivo que, efetivamente, caem no vazio, diante de sua no aplicao efetiva. Na atualidade o Brasil passa por uma fase onde leis penais de cunho simblico so cada vez mais elaboradas pelo legislador infraconstitucional. Essas leis de cunho simblico, trazem uma forte carga moral e emocional, revelando uma manifesta inteno pelo Governo de manipulao da opinio pblica, ou seja, tem o legislador infundindo perante a sociedade uma falsa idia de segurana. Conforme artigo publicado no IBCcrim, n.o 74 de janeiro de 1999, intitulado "Sobre a Funo do Juiz Criminal na Vigncia de um Direito Penal Simblico", PAULO QUEIROZ, citando GARCIA-PABLOS leciona que um Direito Penal simblico carece, evidentemente de toda legitimidade, pois, manipula o medo ao delito e insegurana, reage com rigor desnecessrio e Pgina .: 2 / 38 Luciano Ribeiro de Castro

desproporcionado e se preocupa, exclusivamente com certos delitos e infratores, introduzindo um sem fim de disposies penais, apesar de inteis ou de impossvel cumprimento, desacreditando o prprio sistema penal. Criminologia / Poltica (ultima ratio) criminal / Direito penal

Contraveno penal: Todas as contravenes dispostas no decreto lei 3688/41. Crime (delito) Infrao penal crime e delito.

penais

esto

tudo que est no cdigo penal. o gnero que possui duas espcies,

08/08/2007

Dos Crimes Contra a Propriedade Imaterial


Captulo 1: Dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual

Bem jurdico tutelado: Direito autoral (complexo de direitos morais / patrimoniais). Abrangncia: Direitos do auto e seus conexos. Direitos do autor: Norma penal em branco. No existe em nenhuma norma a definio do que seja direito do autor. O legislador deixou em aberto. Estes direitos so patrimoniais, de cunho artstico e que tenham valor monetrio, portanto, protegidos pelo direito.

Sujeitos do crime: Ativo: Qualquer pessoa fsica ou natural; A pessoa jurdica pode ser sujeito neste tipo de crime? Passivo: Titular do direito autoral. Aquele que detem os direitos. A personalidade criminal no Brasil pessoal Princpio da intrascednciada responsabilidade penal.

Pgina .: 3 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

Regra absoluta intransfervel.

responsabilidade

penal

Lei 9605/98 Crimes ambientais prev pessoa jurdica como sujeito ativo em crimes ambientais. a nica previso expressa neste sentido. Sujeitos Inclui autor, co-autor e partcipe.

Violar: Falsificar, transgredir, ofender;

Classificao Crime comum. Crime de mera conduta. Produz resultado naturalstico. Crime instantneo (Excees expor venda / ter em estoque). Se consuma imediatamente. Unissubjetivo.

Tentativa: Admissvel. Previso normativa: Artigo 178, 186 CP.


Artigo 184 - Violar direitos de autor e os que lhe so conexos: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. 1o Se a violao consistir em reproduo total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretao, execuo ou fonograma, sem autorizao expressa do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. 2o Na mesma pena do 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expe venda, aluga, introduz no Pas, adquire, oculta, tem em depsito, original ou cpia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violao do direito de autor, do direito de artista intrprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cpia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorizao dos titulares dos direitos ou de quem os represente. 3o Se a violao consistir no oferecimento ao pblico, mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usurio realizar a seleo da obra ou produo para receb-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com

Pgina .: 4 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorizao expressa, conforme o caso, do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. 4o O disposto nos 1o, 2o e 3o no se aplica quando se tratar de exceo ou limitao ao direito de autor ou os que lhe so conexos, em conformidade com o previsto na Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cpia de obra intelectual ou fonograma, em um s exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.

Artigo 186 - Procede-se mediante: I - queixa, nos crimes previstos no caput do art. 184; II - ao penal pblica incondicionada, previstos nos 1o e 2o do art. 184; nos crimes

III - ao penal pblica incondicionada, nos crimes cometidos em desfavor de entidades de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou fundao instituda pelo Poder Pblico. IV - ao penal pblica condicionada representao, nos crimes previstos no 3o do art. 184.

13/08/2007

Dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual


Crimes contra o direito do autor.
Artigo 184 - Violar direitos de autor e os que lhe so conexos: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. 1o Se a violao consistir em reproduo total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretao, execuo ou fonograma, sem autorizao expressa do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Pgina .: 5 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

2o Na mesma pena do 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expe venda, aluga, introduz no Pas, adquire, oculta, tem em depsito, original ou cpia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violao do direito de autor, do direito de artista intrprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cpia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorizao dos titulares dos direitos ou de quem os represente. 3o Se a violao consistir no oferecimento ao pblico, mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usurio realizar a seleo da obra ou produo para receb-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorizao expressa, conforme o caso, do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. 4o O disposto nos 1o, 2o e 3o no se aplica quando se tratar de exceo ou limitao ao direito de autor ou os que lhe so conexos, em conformidade com o previsto na Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cpia de obra intelectual ou fonograma, em um s exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.

Artigo 184, caput potencial ofensivo.

Infrao penal (crime) de menor

Artigo 184, pargrafos Artigo 185 Artigo 186 Revogado.

forma qualificada.

Natureza das aes penais.

Infrao Penal

Infrao Penal de menor potencial ofensivo Pena mxima at dois anos


Crime Contraveno Penal

Leis 9099/95 e 10259/01 Juizados especiais criminais

Pgina .: 6 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

O acordo realizado entre o Ministrio Pblico e o autor do crime se chama transao penal. Na transao penal, ultrapassar dois anos. Ex Vilegis a pena mxima no poder

Por fora de lei.

21/08/2007

Princpio da especialidade

Artigo 184 x lei 9610/98

Normas Penais

Incriminadoras

Ex. 121, CP Explicativas Permissivas 327 CPC 25 CP

No incriminadoras

As permissivas permitem a algumas pessoas e em determinadas situaes prtica do crime. As explicativas explicam ou esclarecem condutas ou quem pode pratic-las. determinadas

Tarefa de casa: Retirar 5 exemplos de normas permissivas e 5 exemplos de normas explicativas da lei 9610/98.

Dos Crimes Contra a Organizao do Trabalho


No Brasil, a partir do Estado novo, passou-se a intervir nas relaes de trabalho a fim de garantir parte mais fraca, o assalariado, uma proteo destinada a dar-lhe mais assistncia, proteo e tutela. Organizou-se, assim, um conjunto de normas com a finalidade de disciplinar as relaes decorrentes do trabalho, inclusive no campo penal.

Atentado contra a liberdade de trabalho Artigo 197 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa:

Pgina .: 7 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

I - a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia; II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Sujeitos: Qualquer pessoa fsica ou natural. Tipo objetivo: Constranger: Obrigar, forar, coagir a vtima. Tipo subjetivo: Dolo: Vontade de constranger.

Consumao e tentativa: Consuma-se o delito quando o sujeito passivo cede, atuando de acordo com a vontade do agente. Tentativa: Possvel.

O cdigo penal brasileiro produz efeitos erga omnes. Majoritariamente, a simples ameaa de demisso, na relao de trabalho, no indica constrangimento ilegal. Parte da doutrina destoa deste posicionamento.

22/08/2007

Artigo 197

Tipo Objetivo Tipo subjetivo Sujeitos Liberdades

Escolha Iniciativa

Infrao penal de menor potencial ofensivo excede a dois anos.

A pena no

Pgina .: 8 / 38

Luciano Ribeiro de Castro

27/08/2007

Atentado contra a liberdade trabalho e boicotagem violenta

de

contrato

de

Artigo 198 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho, ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matriaprima ou produto industrial ou agrcola: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Tipo objetivo

Constranger.

Atentado contra a liberdade de associao

Artigo 199 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Tipo Objetivo

Constranger.

Paralisao de trabalho, seguida de violncia ou perturbao da ordem


Artigo 200 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados.

Tipo Objetivo: Participar, tomar presena, fazer parte de algo existente. Obs Coletivo explicativa. Pgina .: 9 / 38 Pargrafo nico Norma penal

Luciano Ribeiro de Castro

A pena referente violncia independente.

Paralisao de trabalho de interesse coletivo


Artigo 201 - Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa.

Princpio da especialidade Interrupo pblica ou servio de interesse coletivo.

de

obra

Invaso de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. Sabotagem

Artigo 202 Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Tipo Objetivo

Invadir ou ocupar.

Frustrao trabalhista

de

direito

assegurado

por

lei

Artigo 203 - Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: Pena - deteno de um ano a dois anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. 1 Na mesma pena incorre quem: I - obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida; II - impede algum de se desligar de servios qualquer natureza, mediante coao ou por meio reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. de da

Pgina .: 10 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

Fraude (engodo) Frustrar Violncia

Obs: Direitos previstos em lei trabalhistas. Como a infrao deste artigo uma prtica bastante comum, os juizes trabalhistas fazem vista grossa e no fazem a denuncia deste crime polcia. O legislador quis com este artigo que o trabalhador tenha liberdade de agir. A reteno da CTPS configura este crime. No 2, o hiposuficientes. legislador quis proteger os

29/08/2007

Exerccio de atividade administrativa

com

infrao

de

deciso

Artigo 205 - Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa.

Tipo Objetivo Exercer (com habitualidade) de atividade habitual.

Exerccio

Pgina .: 11 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Aliciamento para o fim de emigrao

Artigo 206 - Recrutar trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos e multa.

(Redao dada pela Lei n 8.683, de 1993)

Tipo Objetivo

Recrutar, aliciar (mediante fraude)

Aliciamento de trabalhadores outro do territrio nacional

de

um

local

para

Artigo 207 - Aliciar trabalhadores, com o fim de levlos de uma para outra localidade do territrio nacional:

Pena - deteno de um a trs anos, e multa. 1 Incorre na mesma fora da localidade de territrio nacional, qualquer quantia do assegurar condies do pena quem recrutar trabalhadores execuo do trabalho, dentro do mediante fraude ou cobrana de trabalhador, ou, ainda, no seu retorno ao local de origem.

2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

Tipo Objetivo

Aliciar.

Para que o aliciamento seja ilcito condio necessria a existncia da fraude.

No 2 no est descrita uma regra absoluta uma vez que pe uma proteo aos hiposuficientes.

Pgina .: 12 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Ultraje a culto e impedimento ou perturbao de ato a ele relativo


Artigo 208 - Escarnecer de algum publicamente, por motivo de crena ou funo religiosa; impedir ou perturbar cerimnia ou prtica de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia.

Tipo Objetivo

Escarnecer: humilhar, achincalhar. Impedir ou perturbar. Vilipendiar, macular.

debochar,

Tem que ser terceiro.

publicamente,

chegando

ao

conhecimento

de

Trata-se de trs crimes diversos cumulativos.

So tipos crimes

Se o mesmo agente cometer mais de uma conduta (artigo 60 CP), as penas sero aplicadas cumulativamente. Crime comum. Ao penal pblica incondicionada.

A humilhao ou escrnio tem que ser contra uma pessoa determinada e em pblico, ou seja, uma terceira pessoa deve tomar conhecimento do ato.

Pgina .: 13 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

1 VT Temas

A violncia presumida dos crimes sexuais. As espcies de ao penal nos crimes sexuais. Do crime de peculato no direito penal brasileiro. Do crime de prevaricao no direito penal brasileiro. Do uso de documento falso no direito penal brasileiro. Do crime de contrabando e descaminho no direito penal brasileiro. Do conceito de funcionrio pblico no direito penal brasileiro.

Data

19/09/2007. Individual Manuscrito Valor: 0,0 5,0 Pontos. Escolher e exaurir dois temas.

03/09/2007

Dos crimes contra o respeito aos mortos Impedimento ou perturbao de cerimnia funerria
Artigo 209 - Impedir ou perturbar enterro ou cerimnia funerria: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia.

Crime comum.

Violao de sepultura
Artigo 210 funerria: Violar ou profanar sepultura ou urna

Pgina .: 14 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Violar Profanar

Devassar Desrespeitar.

Destruio, subtrao ou ocultao de cadver


Artigo 211 - Destruir, subtrair ou ocultar cadver ou parte dele: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Os crimes so alternativos e no cumulativos

Vilipndio a cadver
Artigo 212 - Vilipendiar cadver ou suas cinzas: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa.

Crime comum.

Dos crimes contra os costumes


Dos Crimes Contra a Liberdade Sexual
Estupro
Art. 213 - Constranger mulher mediante violncia ou grave ameaa: Pena - recluso, de seis a dez anos. conjuno carnal,

Estupro: O delito consiste em forar uma mulher ao coito vagnico, mediante violncia ou grave ameaa. Assim, o pressuposto necessrio deste crime a discordncia da vtima e a sua resistncia. No h estupro consensual. Isto significa que imprescindvel o nexo entre a violncia ou grave ameaa e a submisso da vtima.

Pgina .: 15 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Sujeito ativo: O autor imediato do estupro deve, necessariamente, ser homem capaz de manter relao carnal, j que elemento essencial do crime, a introduo do pnis na vagina. Tipo Objetivo: Constranger possvel, entretanto, a autoria mediata (Ex. intelectual), a co-autoria e a participao envolvendo mulher. Conjuno carnal exclusivamente coito vagnico. em torno do

Divergncia A doutrina dividida sujeito passivo ser transexual.

Autoria Autor imediato Autor mediato Co-autor partcipe Somente homem Homem ou mulher

Exame de conjuno carnal materialidade do crime. Estupro crime hediondo.

o exame que comprova a

Atentado violento ao pudor


Artigo 214 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal: Pena - recluso, de seis a dez anos.

Sujeito passivo: Homem e mulher.

69)

Artigo 214 cc artigo 213 Concurso material (artigo penas cumulativas Entendimento majoritrio.

Pgina .: 16 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Concurso material
Artigo 69 - Quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicao cumulativa de penas de recluso e de deteno, executase primeiro aquela. 1 - Na hiptese deste artigo, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, no suspensa, por um dos crimes, para os demais ser incabvel a substituio de que trata o art. 44 deste Cdigo. 2 - Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado cumprir simultaneamente as que forem compatveis entre si e sucessivamente as demais.

Nestes tipos de crime, existe a figura do valor probatrio da palavra da vtima, ou seja, a palavra da vtima tem valor acentuado nos crimes sexuais.

10/09/2007 Trata-se de constrangimento da vtima prtica de ato libidinoso, diferente da cpula vaginal, mediante o emprego de violncia ou grava ameaa. Sujeito Ativo: Pessoa natural de qualquer sexo. Sujeito mulher. passivo: Pode ser tanto o homem quanto a

Ato libidinoso diverso de conjuno carnal todo ato diferente do coito vagnico que tem por objetivo a satisfao do desejo sexual. Tentativa: Admitida. Conduta: Constranger, forar, coagir. Pode ser omissivo ou comissivo.

Pgina .: 17 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Posse sexual mediante fraude


Artigo 215 - Ter conjuno carnal com mulher, mediante fraude: Pena - recluso, de um a trs anos. Pargrafo nico - Se o crime praticado contra mulher virgem, menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de dois a seis anos.

Neste ilcito o agente no emprega nem violncia nem grava ameaa, mas sim uma fraude, ou seja, um estratagema para enganar a vtima. Sujeito Ativo: Exclusivamente homem. Sujeito passivo: Lei No 11.106/05 honesta Tentativa: Admitida. 215 c/c 14, II Mulher Mulher

Questo controversa: Boa noite Cinderella

213 215

A doutrina bastante dividida quanto a este aspecto.

Atentado ao pudor mediante fraude


Artigo 216 - Induzir algum, mediante fraude, a praticar ou submeter-se prtica de ato libidinoso diverso da conjuno carnal: Pena - recluso, de um a dois anos. Pargrafo nico. Se a vtima menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (quatorze) anos: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

Induzir

Convencer. Homem ou mulher.

Sujeito passivo e ativo

Pgina .: 18 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Comparativo: No artigo 213 e 215, o ato sexual realizado ser a conjuno carnal sendo que o que os diferencia o emprego de violncia ou grava ameaa no 213 e a fraude no 215. Para os artigos 216 e 216, o legislador fez referncia ao ato libidinoso diverso de conjuno carnal sendo o que os diferencia o emprego de violncia ou grava ameaa no 214 e fraude no 216.

12/09/2007

Corrupo de menores

Artigo 218 - Corromper ou facilitar a corrupo de pessoa maior de 14 (catorze) e menor de 18 (dezoito) anos, com ela praticando ato de libidinagem, ou induzindo-a a pratic-lo ou presenci-lo: Pena - recluso, de um a quatro anos.

Aqui o agente pratica ato libidinoso com menor pbere ou induz o mesmo a pratic-lo ou presenci-lo, causando ou facilitando sua corrupo moral. Sujeito ativo: Qualquer sexo. Sujeito passivo: Qualquer sexo, maior de 14 anos e menor que 18. Ato de libidinagem: todo aquele satisfao da lascvia (pulso sexual). destinado a

Praticar ato de libidinagem: tomar parte ativa no ato de libidinagem, em si mesmo ou com terceiros. Presenciar ato de libidinagem: Indica que a vtima no praticou ato libidinoso, mas to somente foi induzida a presenci-lo. Neste caso no h contato corporal. Tentativa: Como a conduta pode ser fracionada, mais razo tem aqueles que admitem a forma tentada. Objeto jurdico: Moralidade sexual.

Pgina .: 19 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Situaes

Praticar Deixar que pratique. Observar

Menor

14-18 Menor de 14

Pbere inpbere

Corromper degenerar.

Influenciar, no caso de cunho sexual

Garantismo no direito penal

X
Direito penal do inimigo (Gunther Jakobs)

Garantismo no direito penal

Direito penal garantista.

A constituio Federal d garantias aplicao das penas no direito penal. A pena baseada nas garantias constitucionais. Direito penal do inimigo: Se o indivduo uma ameaa para o Estado, ento para ele no existir qualquer garantia. Os criminosos so considerados como coisa. Ver o filme Justia Vermelha para melhor compreenso.

DISPOSIES GERAIS
Formas qualificadas Artigo 223 - Se da violncia resulta leso corporal de natureza grave: Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 Pena - recluso, de oito a doze anos. Pargrafo nico - Se do fato resulta a morte: Pena - recluso, de doze a vinte e cinco anos.

Pgina .: 20 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

17/09/2007

Presuno de Violncia
Artigo 224 - Presume-se a violncia, se a vtima: a) no maior de catorze anos; b) alienada ou dbil mental, e o agente conhecia esta circunstncia; c) no pode, resistncia. por qualquer outra causa, oferecer

Aumento de pena

Artigo 226 - A pena aumentada: I - de quarta parte, se o crime concurso de 2 (duas) ou mais pessoas; cometido com o

II - de metade, se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela;

Espcies de ao penal
Ao penal Artigo 225 - Nos crimes definidos nos captulos anteriores, somente se procede mediante queixa. 1 - Procede-se, entretanto, mediante ao pblica: I - se a vtima ou seus pais no podem prover s despesas do processo, sem privar-se de recursos indispensveis manuteno prpria ou da famlia; II - se o crime cometido com abuso do ptrio poder, ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador. 2 - No caso do n I do pargrafo anterior, a ao do Ministrio Pblico depende de representao.

Os crimes sexuais, em regra, so crimes de ao penal privada.

Pgina .: 21 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Joo da Silva, imputvel, resolveu estuprar sua vizinha, Maria de Oliveira. Contudo, no satisfeito, resolveu ainda mat-la; Artigo 223 Crime Artigo 69 Tipicidade conglobante. O nosso direito penal baseado na vontade, na inteno.

19/09/2007

Do Lenocnio e do Trfico de Pessoas

Mediao para servir a lascvia de outrem Artigo 227 - Induzir algum a satisfazer a lascvia de outrem: Pena - recluso, de um a trs anos. 1o Se a vtima maior de 14 (catorze) e menor de 18 (dezoito) anos, ou se o agente seu ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro, irmo, tutor ou curador ou pessoa a quem esteja confiada para fins de educao, de tratamento ou de guarda: Pena - recluso, de dois a cinco anos. 2 - Se o crime cometido com emprego de violncia, grave ameaa ou fraude: Pena - recluso, de dois a oito anos, alm da pena correspondente violncia. 3 - Se o crime cometido aplica-se tambm multa. com o fim de lucro,

O tipo cuida da atividade do alcoviteiro, que induz algum a manter algum tipo de relacionamento sexual com um terceiro determinado. A conduta do induzido, que aqui figura como vtima, no precisa envolver necessariamente efetivo contato corporal. A satisfao da lascvia pode ocorrer, por exemplo, distncia, como na dana ertica ou strip-tease. O proxeneta no outra coisa seno um cmplice, um intermedirio ou instigador de prticas sexuais espordicas.

Pgina .: 22 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

O Pargrafo primeiro no fere o princpio nom bis in idem.

Sujeito Ativo: Qualquer pessoa natural, homem ou mulher. Sujeito passivo: Qualquer pessoa natural, homem ou mulher. Tentativa: Admitida. Objeto material: a pessoa induzida. Objeto jurdico: a moralidade pblica. Ao penal: Pblica incondicionada.

Definies: Alcoviteiro Corretor de prostituio. Cafeto Vive s custas de prostituio. Lenocnio Assistncia libidinagem alheia. Proxeneta Instigador, intermedirio. 24/09/2007

Favorecimento da prostituio
Artigo 228 - Induzir ou atrair algum prostituio, facilit-la ou impedir que algum a abandone: Pena - recluso, de dois a cinco anos. 1 - Se ocorre qualquer das hipteses do 1 do artigo anterior: Pena - recluso, de trs a oito anos. 2 - Se o crime, cometido com emprego de violncia, grave ameaa ou fraude: Pena - recluso, de quatro a dez anos, alm da pena correspondente violncia. 3 - Se o crime cometido aplica-se tambm multa. com o fim de lucro,

Pgina .: 23 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Condutas Induzir Atrair Facilitar Impedir o abandono

Casa de prostituio
Artigo 229 - Manter, por conta prpria ou de terceiro, casa de prostituio ou lugar destinado a encontros para fim libidinoso, haja, ou no, intuito de lucro ou mediao direta do proprietrio ou gerente: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa.

Conduta Manter.

Rufianismo
Artigo 230 - Tirar proveito da prostituio alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exera: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 - Se ocorre qualquer das hipteses do 1 do art. 227: Pena - recluso, de trs a seis anos, alm da multa. 2 - Se h emprego de violncia ou grave ameaa: Pena - recluso, de dois a oito anos, alm da multa e sem prejuzo da pena correspondente violncia.

Conduta Tirar proveito. De qualquer espcie, como por exemplo o trfego de influncia.

Pgina .: 24 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Trfico internacional de pessoas

Artigo 231. Promover, intermediar ou facilitar a entrada, no territrio nacional, de pessoa que venha exercer a prostituio ou a sada de pessoa para exerc-la no estrangeiro: Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa.

(Redao dada pela Lei n 11.106, de 2005)


1 - Se ocorre qualquer das hipteses do 1 do art. 227: Pena multa. recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e

2o Se h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude, a pena de recluso, de 5 (cinco) a 12 (doze) anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Condutas Promover Estimular Intermediar mediar Facilitar a entrada Auxiliar

Entrada Visando o exerccio da prostituio Sada

Todas as aes visam explorao sexual.

Questionrio de reviso para V1


1. O delito de usurpao de nome ou pseudnimo alheio foi revogado por fora da lei 16.695/03. Em direito penal qual o nome do instituto em comento e quais as conseqncias advindas a partir da?
Abolitio ciminis. Haver a descriminalizao da conduta tpica, ou seja, o fato perde sua relevncia para o direito penal, tornando-se atpico.

Pgina .: 25 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

2. Frustrar mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho crime omissivo ou comissivo? Faa a diferena entre fraude e violncia. Por fim, a tentativa admitida?
Comissiva, uma conduta comissiva. Fraude um artifcio utilizado para enganar a vtima. Violncia qualquer mecanismo de natureza fsica que iniba a vontade da vtima. admitida a tentativa.

3. Ao descobrir que seu namorado faleceu, Maria da Silva se prostrou sobre a urna funerria no permitindo o sepultamento do cadver. Pergunta-se: A conduta de Maria tpica? Quais os tipos objetivos?
A conduta tpica, artigo 207 do CP. Os tipos objetivos so Impedir e perturbar.

4. Joo da Silva. Impelido por lascvia sexual resolve estuprar sua sogra. noite, longe de todos, Joo se apodera de arma de fogo e se desloca at a residncia da vtima. L chegando, Joo (mediante grave ameaa) obriga a vtima a ter conjuno carnal e a praticar sexo oral. Aps a barbrie sexual Joo resolver matar a vtima sob a justificativa da mesma se intrometer em sua relao matrimonial. Temendo ser descoberto, Joo oculta o cadver da vtima em uma cova no quintal da residncia da prpria vtima. Qual a tipificao do fato?
Estupro (213), atentado violento ao pudor (214) homicdio qualificado, motivo ftil (121, 2), porte ilegal de arma de fogo, cumulativo, todos c/c artigo 69 concurso material.

5. Faa as diferenas mediante fraude.


Estupro

entre

estupro

posse

sexual

com o emprego de violncia ou grave ameaa. com o emprego de um estratagema.

Posse sexual

Pgina .: 26 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

6. Qual o significado de violncia presumida prevista no cdigo penal? Exemplifique.


O termo violncia presumida reflete a falta de capacidade da vtima em realizar certas aes. Significa dizer que em determinadas circunstncias a lei penal brasileira estabeleceu que a vtima no possui capacidade para realizar atos de natureza sexual. Exemplo clssico se a vtima for menor de 18 anos.

7. Os termos da ao penal, nos crimes sexuais, qual a regra geral de apurao? Explique.
regra geral ao penal provada.

8. Qual a relevncia para o direito penal do autor do fato ser padrasto da vtima de crimes sexuais?
Causa de aumento de pena e a ao penal passa a ser pblica in condicionada.

10/10/2007

Trfico de Pessoas
Artigo 231-A - Promover, intermediar ou facilitar, no territrio nacional, o recrutamento, o transporte, a transferncia, o alojamento ou o acolhimento da pessoa que venha exercer a prostituio: Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. Aplica-se ao crime de que trata este artigo o disposto nos 1o e 2o do art. 231 deste Decreto-Lei. Art. 232 - Nos crimes de que trata este Captulo, aplicvel o disposto nos arts. 223 e 224.

Este tipo praticamente um clone do artigo anterior, porm, aqui a preocupao do legislador o recrutamento de mo-de-obra para prostituio interna, que se realiza dentro das fronteiras do pas. O objetivo real combater a escravido branca, sexual. Sujeito comum). ativo: Qualquer pessoa natural. (Crime

Sujeito passivo: Qualquer pessoa natural. Pgina .: 27 / 38 Castro Luciano Ribeiro de

Tentativa: Admitida. Objeto jurdico: a moralidade pblica.

Do Ultraje Pblico ao Pudor


Ato obsceno
Artigo 233 - Praticar ato obsceno em lugar pblico, ou aberto ou exposto ao pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa.

Em nome da defesa do chamado pudor pblico so incriminadas as manifestaes corporais de exibicionismo sexual. Sujeito ativo: Qualquer pessoa natural. Sujeito passivo: A coletividade. Ato obsceno: o ato indecoroso. Tem sempre conotao sexual e consiste na exibio ou simulao de exibio de uma parte pudenda do corpo. Consumao: Formal.

Observao: Majoritariamente manter relaes sexuais dentro do carro, em lugar pblico, no configura este tipo penal.

necessrio o dolo em expor as partes pudendas. Exibicionismo: Tem que ser em local pblico ou acessvel ao pblico, envolvendo a coletividade.

Pgina .: 28 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

22/10/2007

Dos Crimes Contra a Famlia


Finalismo x Funcionalismo Princpio da adequao social. Princpio da insignificncia

Bigamia
Artigo 235 casamento: Contrair algum, sendo casado, novo

Pena - recluso, de dois a seis anos. 1 - Aquele que, no sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa circunstncia, punido com recluso ou deteno, de um a trs anos. 2 - Anulado por qualquer motivo o primeiro casamento, ou o outro por motivo que no a bigamia, considera-se inexistente o crime.

Somente ser considerado o casamento civil para este tipo penal.

Induzimento impedimento

erro

essencial

ocultao

de

Artigo 236 - Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que no seja casamento anterior: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico - A ao penal depende de queixa do contraente enganado e no pode ser intentada seno depois de transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento.

Este o nico Personalssima.

tipo

em

que

ao

Ao

Penal

Para que possa ser invocado este tipo, necessrio que ocorra um Erro Essencial, previsto no artigo 1557 do CC. Pgina .: 29 / 38 Castro Luciano Ribeiro de

Artigo 1.557. Considera-se pessoa do outro cnjuge:

erro

essencial

sobre

I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado; II - a ignorncia de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne insuportvel a vida conjugal; III - a ignorncia, anterior ao casamento, de defeito fsico irremedivel, ou de molstia grave e transmissvel, pelo contgio ou herana, capaz de pr em risco a sade do outro cnjuge ou de sua descendncia; IV - a ignorncia, anterior ao casamento, de doena mental grave que, por sua natureza, torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado.

Somente ser julgado na esfera penal depois de anulado o casamento no civil. Sobrestamento Paralisao.

Conhecimento prvio de impedimento


Artigo 237 Contrair existncia de impedimento absoluta: casamento, conhecendo a que lhe cause a nulidade

Pena - deteno, de trs meses a um ano.

Simulao casamento

de

autoridade

para

celebrao
autoridade

de
para

Artigo 238 - Atribuir-se celebrao de casamento:

falsamente

Pena - deteno, de um a trs anos, constitui crime mais grave.

se o fato no

Simulao de casamento
Artigo 239 - Simular casamento mediante engano de outra pessoa: Pena - deteno, de um a trs anos, constitui elemento de crime mais grave. se o fato no

Pgina .: 30 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Artigo 240

Adultrio

Abolitio Criminis.

Parto suposto. Supresso ou alterao de direito inerente ao estado civil de recm-nascido

Artigo 242 - Dar parto alheio como prprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recm-nascido ou substitu-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil: Pena - recluso, de dois a seis anos. Pargrafo nico - Se o crime praticado por motivo de reconhecida nobreza: Pena - deteno, de um a dois anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena.

Este tipo penal descreve quatro crimes: Dar parto alheio como prprio; Registrar como seu filho de outrem; Ocultar recm nascido; Substituir recm nascido.

Sujeito ativo crime comum. Sujeito passivo recm nascido.

Parto suposto

Mulher; demais figuras,

O terceiro, o Estado e o prprio

Ao penal pblica incondicionada.

Subtrao de incapazes
Artigo 249 - Subtrair menor de dezoito anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou de ordem judicial: Pena - deteno, de dois meses a dois anos, se o fato no constitui elemento de outro crime. 1 - O fato de ser o agente pai ou tutor do menor ou curador do interdito no o exime de pena, se destitudo ou temporariamente privado do ptrio poder, tutela, curatela ou guarda.

Pgina .: 31 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

2 - No caso de restituio do menor ou do interdito, se este no sofreu maus-tratos ou privaes, o juiz pode deixar de aplicar pena.

Aqui o agente retira o incapaz de quem de direito. Sujeito ativo Crime comum.

Ao penal pblica incondicionada.

05/11/2007

Incndio
Artigo 250 - Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. Aumento de pena 1 - As penas aumentam-se de um tero: I - se o crime cometido com intuito de obter vantagem pecuniria em proveito prprio ou alheio; II - se o incndio : a) em casa habitada ou destinada a habitao; b) em edifcio pblico ou destinado a uso pblico ou a obra de assistncia social ou de cultura; c) em embarcao, aeronave, transporte coletivo; comboio ou veculo de

d) em estao ferroviria ou aerdromo; e) em estaleiro, fbrica ou oficina; f) em depsito de explosivo, combustvel ou inflamvel; g) em poo petrolfico ou galeria de minerao; h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta. Incndio culposo 2 - Se culposo o incndio, pena de deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.

aquele que expe a perigo direto pessoa ou coisa no determinada de antemo. Pgina .: 32 / 38 Castro Luciano Ribeiro de

um crime de perigo, concreto e iminente.

tem que

ser

criado o

perigo

Sujeito ativo: Crime comum. Sujeito passivo: a comunidade (crime vago). Condutas: Causar incndio e expor ao perigo. Consumao: Este crime aperfeioa-se com a criao do perigo comum e concreto decorrente de incndio provocado pelo agente. Aumento de pena descrito nos incisos. admitida a forma culposa.

Exploso
Artigo 251 - Expor a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, mediante exploso, arremesso ou simples colocao de engenho de dinamite ou de substncia de efeitos anlogos: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. 1 - Se a substncia utilizada no dinamite ou explosivo de efeitos anlogos: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Aumento de pena 2 - As pena aumentam-se de um tero, se ocorre qualquer das hipteses previstas no 1, I, do artigo anterior, ou visada ou atingida qualquer das coisas enumeradas no n II do mesmo pargrafo. Modalidade culposa 3 - No caso de culpa, se a exploso de dinamite ou substncia de efeitos anlogos, a pena de deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos; nos demais casos, de deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano.

Fechamento dos crimes de perigo


Uso de Gs Txico ou Asfixiante
Artigo 252 - Expor a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, usando de gs txico ou asfixiante:

Pgina .: 33 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Modalidade Culposa Pargrafo nico - Se o crime culposo: Pena - deteno, de trs meses a um ano.

Inundao
Artigo 254 - Causar inundao, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa, no caso de dolo, ou deteno, de seis meses a dois anos, no caso de culpa.

Perigo de inundao
Artigo 255 - Remover, destruir ou inutilizar, em prdio prprio ou alheio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, obstculo natural ou obra destinada a impedir inundao: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Epidemia
Artigo 267 - Causar epidemia, mediante a propagao de germes patognicos: 1 - Se do fato resulta morte, a pena aplicada em dobro. 2 - No caso de culpa, a pena de deteno, de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos.

Causar a epidemia. Germes patognicos.

19/11/2007

Incitao ao crime
Artigo 286 - Incitar, publicamente, a prtica de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa.

Aqui o agente estimula perante um nmero indeterminado de pessoas (publicamente) a prtica de crime determinado, criando um perigo para a paz social. Incitar Estimular. Luciano Ribeiro de Castro

Pgina .: 34 / 38

Sujeito ativo: Crime comum.

Sujeito passivo: Crime vago.

Apologia de crime ou criminoso

Artigo 287 - Fazer, publicamente, criminoso ou de autor de crime:

apologia

de

fato

Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa.

Este um tipo derivado do anterior. Aqui o agente exalta a prtica de um crime j ocorrido, ou seu autor. O artigo 287 trata de situaes concretas enquanto o 286 de situaes abstratas. Bando ou quadrilha
Artigo 288 - Associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes: Pena - recluso, de um a trs anos. Pargrafo nico - A pena aplica-se quadrilha ou bando armado. em dobro, se a

Bando Zona rural. Quadrilha Zona urbana. Mnimo de quatro pessoas. Associao de pessoas A unio de pessoas se d para o cometimento de um crime especfico.

Lei das Organizaes Criminosas. Lei 9034/95. Organizao criminosa: Possui uma estrutura com uma complexidade maior Majoritariamente desta forma, mas no existe consenso.

Pgina .: 35 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

21/11/2007 Delao premiada: Neste hiptese, o partcipe ou associado que denunciar o bando ou quadrilha autoridade, possibilitando efetivamente o seu desmantelamento, ter pena reduzida de um ou dois teros (lei 8930/94, pargrafo nico. Posteriormente, a lei 9807/99, artigo 13, ampliou o benefcio resultante da delao premiada, possibilitando o perdo judicial ao ru primrio que colaborar na identificao de co-autores ou partcipes. Distino entre: Concurso de pessoas x bando ou quadrilha x organizao criminosa. No concurso de pessoas a associao entre os sujeitos possui uma fidelidade determinada, ou seja, a prtica de um crime especfico; Na quadrilha ou bando, a associao entre os sujeitos se da para fins indeterminados, no havendo a estipulao prvia de crimes; na organizao criminosa teremos uma estabilidade quanto as suas atribuies, assim como complexidade em suas estruturas; a previso normativa da organizao criminosa est determinada na Lei 9034/95.

28/11/2007

Peculato
Artigo 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Peculato culposo 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta.

Pgina .: 36 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

No peculato h uma infidelidade ao dever funcional da qual resulta um prejuzo para o Estado e ou particular. Funcionrio pblico; no Sujeito ativo: Crime prprio entanto, o particular pode ser co-autor ou partcipe dos crimes funcionais, pois, a condio funcionrio pblico elemento do tipo e, assim sendo se comunica a todos que concorrem para a prtica do crime.
Artigo 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico.

Sujeito Passivo: prejudicado.

administrao

pblica

e tambm

Tentativa: Admitida. Objeto material: O dinheiro, o valor, a coisa mvel ou particular confinada a administrao.

Questionrio V2.
1. Defina e estabelea as diferenas entre quadrilha ou bando e o concurso de pessoas previsto na parte geral do cdigo penal. 2. Defina fundamentadamente o que venha a ser: incitao criminosa.

Pgina .: 37 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

3. Reunio de mais de trs pessoas para a prtica de crime determinado configura: a. Concurso de pessoas. b. Bando ou quadrilha. c. Concurso de crimes. d. NDA

4. O cdigo penal ptrio prev o chamado crime de bigamia. Indique os seguintes critrios no crime apresentado: Tipo objetivo, Objetivo jurdico, Ao penal e Tentativa. 5. Qual o fenmeno jurdico ocorrido em 2005 com o crime de adultrio:

a. Abolitio criminis b. Aberratio ictus c. Aberratio criminis d. NDA

6. No Brasil, prostituio crime? E a manuteno de casa de prostituio? Fundamente. 7. Defina o seguinte crime: Mediao (artigo 227) para servir a lascvia de outrem. 8. Rufianismo e: a. Vinculado ao homicdio. b. Vinculado ao estupro. c. Vinculado a prostituio. d. NDA.

Pgina .: 38 / 38 Castro

Luciano Ribeiro de

You might also like