You are on page 1of 3

Por onde comear?

ltima atualizao Qua, 02 de Setembro de 2009 15:01

O mestre de obra passa a impresso de que voc j devia comprar tudo logo de uma vez, menos o cimento, que estraga em 30 dias. Voc tem a sensao de que j deve definir, antes mesmo de sair do cho, o material que vai usar nas janelas. Em que hora voc deve se preocupar em comprar as portas? E que diabo de pea essa que o pedreiro pediu pra poder montar o vaso? Na construo da minha casa, eu tive que terminar uma parte dela primeiro, e isso me serviu de orientao bsica para a construo do resto da casa. Em linhas gerais, tanto faz o tamanho da casa e o nmero de andares -- os princpios so os mesmos, apenas as quantidades so diferentes. A organizao da obra vai da necessidade de cada um. Uma pessoa, por exemplo, pode querer terminar todo o piso trreo, para j morar nele enquanto constri os outros andares. Ou se pode tambm querer erguer a casa inteira at o telhado s na alvenaria, para depois passar etapa de reboco e instalaes, por exemplo. Mas, posso dizer com a minha atual e ainda pequena experincia, o importante comear. Entre tudo que necessrio para isso, esto a pacincia, uma boa cautela financeira, muita organizao, e uma boa preparao psicolgica.

Antes de comear
Voc certamente j tem uma idia de como a casa que voc quer, no ? Se voc nerd como eu, certamente j tentou at mesmo esboar algumas plantas baixas e maquetes em 3D com softwares de arquitetura como Floorplan, 3D Home, Chief Architect e outros. Ou talvez tenha apenas feito alguns desenhos em papel mesmo. Mas, se voc no to sonhador assim, talvez voc tenha simplesmente adorado uma casa que viu numa revista de arquitetura, e resolveu copiar o projeto dela igualzinho. Pois bem: timo que voc j saiba o que quer, mas contrate um arquiteto. caro? sim. Muitos se acham os prximos Niemeyers e voc poder ter a sensao de que o arquiteto quer te cobrar preo de um projeto de shopping center pela sua casa. Mas pesquise, encontre um arquiteto experiente e sem frescuras, e isso vai valer MUITO a pena. Se voc j tiver os tais esboos que mencionei, timo, no se envergonhe e mostre a ele as suas idias -- voc pode pensar que elas parecero ridculas para um arquiteto de verdade, mas elas daro a ele uma boa noo de o que que voc est imaginando. Deixe que ele faa propostas, discuta com ele o que voc aceita ou no aceita, o tipo de acabamento que voc imagina, at mesmo um

1/3

Por onde comear?

ltima atualizao Qua, 02 de Setembro de 2009 15:01

pouco dos seus planos futuros, como ter um atelier, um laboratrio de fotografia ou um barco. No fim das contas, voc vai ter em mos um projeto j bastante definido, corretamente dimensionado, e que vai poder ser executado praticamente sem grandes mudanas durante a obra -- ou seja, s isso j vai economizar tudo que voc pagou ao arquiteto. Mais ainda, um projeto completo j vai vir com as plantas das instalaes de gua, eltrica, telefone, etc., e talvez at mesmo algum detalhamento sobre o acabamento, as escadas da casa, as bancadas de pias, etc. Definitivamente, no se faz uma obra s a partir de uma planta baixa. Existem em alguns sites e nos classificados dos jornais alguns arquitetos que vendem, a preos bem mais em conta, projetos completos j prontos. como se fossem "projetos de casas pr-moldadas", e, mesmo sendo algo bastante improvvel, vamos supor que voc encontre um que considere perfeito. Ainda assim, voc vai precisar do clculo estrutural, que to ou at mais importante que o projeto em si. Parece compensador, fcil e barato fazer uma fundao comum, subir colunas de ferro e concreto acompanhando a espessura dos tijolos, mas se voc fizer isso voc rapidamente vai se arrepender. Normalmente o projeto de fundaes e clculo estrutural feito por um engenheiro especializado, que possivelmente dever ser pago parte do projeto arquitetnico. Vale a pena: no tente economizar aqui.

Dinheiro
Falando em economizar, dinheiro sem dvida o grande problema de qualquer obra. Na verdade, obra s mais barata do que comprar uma casa pronta (e, mesmo assim, nem sempre). Parece algo impossvel de se realizar no comeo, mas as seguintes dicas podem ajudar:

- Antes de comear, junte o mximo de dinheiro que puder, pelo mximo de tempo que for possvel. Faa a maior economia da sua vida e, com isso, evite ao mximo, e enquanto puder, cair na tentao de pegar um emprstimo bancrio, ou pagar as contas da obra com carto de crdito em prestaes a perder de vista. Voc sabe tanto quanto eu que banco nenhum bonzinho e os juros no so brincadeira. O que acontece se voc cair na tentao de pegar um emprstimo j no comeo da obra? Tudo fica parecendo maravilhoso no comeo: voc tem bastante dinheiro para a fundao, a mo de obra, etc. S que aquele monto de dinheiro vai embora rapidinho, e ento voc vai se ver devendo as calas a um banco, e sem dinheiro para comprar mais material e pagar a mo de obra. praticamente a falncia, e eu j cansei de ver gente vendendo casa pela metade porque no deu conta de pagar. Por isso, deixe para pegar um emprstimo, se for realmente necessrio, s no fim da obra, na fase de acabamento, que realmente a mais salgada mas pode esperar caso o dinheiro acabe antes da hora. E, se possvel, antes de ir a um banco procure um amigo ou parente que tenha dinheiro e que confie

2/3

Por onde comear?

ltima atualizao Qua, 02 de Setembro de 2009 15:01

em voc. Qualquer coisa melhor do que cair na ciranda do mercado financeiro! - Divida a obra por etapas e j planeje de antemo algumas paradas estratgicas para "respirar" financeiramente. No tente tocar a obra sem ter uma confortvel reserva de dinheiro que lhe permita comprar material "de emergncia" -- coisas como 20 sacos de cimento ou duas latas de verniz para ontem, coisa que acontece o TEMPO TODO numa obra, e que NUNCA vai te custar s dez reais. Algumas fases da construo so extremamente sugadoras de capital -o telhado, por exemplo -- e depois delas altamente recomendvel voc parar a obra, dispensar o pessoal por pelo menos uns 3 ou 4 meses, tentar economizar o mximo que puder do seu suado salrio, e s ento retomar a construo. Se voc no fizer isso, tender a cair na tentao de pegar um emprstimo, e a a bola de neve comea a rolar. - Onde que d para economizar? Nos prximos artigos, tentarei indicar, sempre que possvel, o que pode ou no sair mais barato. Entenda que uma casa um tremendo patrimnio, que poder ser seu pelo resto da vida, e por isso muitas vezes vale a pena gastar um pouco a mais e ter algo de qualidade que no vai lhe causar problemas to cedo -- e muitas vezes esse "um pouco a mais" realmente pouco. Por outro lado, algo mais caro no necessariamente de melhor qualidade, e muitas vezes a gente no percebe que, alm do gasto inicial com a compra do material, tambm preciso pensar no custo da mo-de-obra para trabalhar com esse material e, principalmente, na manuteno futura que poder ser necessria. Voc vai ver que atualmente tem muita coisa em construo que pura esbanjao.

3/3

You might also like