You are on page 1of 8

E.E Dr.

CHRISTIANO ALTENFELDER SILVA

PROJETO DE PESQUISA: Transgnicos

Nome: Antonio Fortunato n 03 Nome: Keyla Grandiny n 18

So Paulo 2011

Introduo

Espcie cuja constituio gentica foi alterada artificialmente e convertida a uma forma que no existe na natureza. Os cientistas adicionam o gene de vegetal, animal, bactria ou vrus e, assim, do novas caractersticas espcie modificada.

Transgnicos
Transgnicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), so seres vivos criados em laboratrio a partir de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza: planta com bactria, animal com inseto, bactria com vrus, etc. Usando uma tcnica que permite cortar genes de uma determinada espcie e col-los em outra, os cientistas criam organismos totalmente novos com caractersticas especficas.

A soja Roundup Ready da Monsanto, por exemplo, recebeu genes de um vrus, duas bactrias e uma flor para se tornar resistente ao agrotxico vendido pela prpria Monsanto.

A transgenia uma tcnica diferente de melhoramento gentico, que realiza cruzamentos dentro da prpria espcie, ou seja, milho com milho, soja com soja, arroz com arroz, etc.

Conhea os principais problemas dessa tecnologia que coloca em xeque a biodiversidade do planeta, provoca inmeros problemas na agricultura mundial e afronta diretamente o Princpio da Precauo, da ONU.

Contaminao gentica
Agricultores que queiram se dedicar ao cultivo convencional ou orgnico j sabem: se tiver alguma plantao transgnica nas redondezas, a contaminao garantida e a misso, impossvel. Tem sido assim nos Estados Unidos, onde tudo comeou, na Europa, Argentina e sul do Brasil. Com a contaminao, agricultores tm prejuzos ao perderem o direito de vender suas safras como convencionais e/ou orgnicas. Confira aqui entrevistas com agricultores espanhis sobre alguns casos ocorridos em seu pas. O Greenpeace tem publicado anualmente um Registro sobre Contaminao Transgnica sobre os muitos casos verificados em todo o mundo - confira aqui a ltima edio.

Ameaa biodiversidade
A contaminao gentica pode ter tambm um efeito devastador na biodiversidade do planeta. Ao liberar organismos geneticamente modificados na natureza, colocamos em risco variedades nativas de sementes que vm sendo cultivadas h milnios pela humanidade. Alm disso, os transgnicos podem afetar diretamente seres vivos que habitam o entorno das plantaes, conforme indicam estudos cientficos - como no caso das borboletas monarcas, que so insetos no-alvo da planta transgnica inseticida, mas so tambm atingidas.

Dependncia dos agricultores


A empresa de biotecnologia Monsanto hoje a maior produtora de sementes do mundo, convencionais e transgnicas. Alm disso, tambm uma das maiores fabricantes de herbicidas do planeta, com destaque para o Roundup, muito usado em plantaes de soja geneticamente modificada no sul do Brasil. Com essa venda casada - semente transgnica mais o herbicida ao qual a planta resistente -, os agricultores ficam presos num ciclo vicioso, totalmente dependentes de poucas empresas e das polticas de preos adotadas por elas. Ver aqui.

Outro grande problema verificado nos pases que tm adotados os transgnicos - principalmente os Estados Unidos e Argentina -, a draconiana propriedade intelectual exercida pelas empresas sobre as sementes transgnicas. O agricultor proibido de guardar sementes de um ano para o outro, podendo sofrer pesados processos caso faa isso, e ainda corre o risco de ser processado de qualquer maneira caso a sua plantao sofra contaminao gentica de uma outra transgnica - e ele no tiver como provar isso.

Baixa produtividade
Os argumentos de quem defende os transgnicos como soluo para a crise alimentar que vivemos vm caindo por terra dia aps dia. Os transgnicos j se mostraram pouco competitivos economicamente e recentes estudos promovidos por universidades americanas comprovaram que variedades transgnicas so at 15% menos produtivas do que as convencionais. Confrontadas com os resultados das pesquisas, empresas de biotecnologia admitiram que seus transgnicos no foram criados para serem mais produtivos, mas sim para serem resistentes aos agrotxicos fabricados por essas mesmas empresas.

Num primeiro momento, os transgnicos podem at ser mais produtivos do

que os cultivos convencionais ou orgnicos/ecolgicos, mas no mdio e longo prazos, o que se tem verificado uma reduo na produo e um aumento significativo nos preos dos insumos como o glifosato, principal herbicida usado em plantaes transgnicas.

Desrespeito ao consumidor (rotulagem)


O Brasil tem uma lei de rotulagem em vigor desde 2004, que obriga os fabricantes de alimentos a rotular as embalagens de todo produto que usam 1% ou mais de matria-prima transgnica. No entanto, apenas duas empresas de leo de soja rotulam algumas de suas marcas do produto - e mesmo assim s depois de terem sido acionadas judicionalmente pelo Ministrio Pblico. H milhares de produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros que chegam mesa das pessoas sem a devida informao sobre o uso de substncias geneticamente modificadas, numa afronta direta lei e num claro desrespeito ao consumidor.

O Greenpeace publica, desde 2002, o Guia do Consumidor com uma lista verde de produtos que no usam transgnicos em sua fabricao e outra lista, vermelha, com produtos que podem conter organismos geneticamente modificados em sua composio.

Uso excessivo de herbicida


O caso da Argentina emblemtico: depois que os transgnicos comearam a serem plantados em suas terras, o consumo de herbicida explodiu no pas, que passou a ser um dos que mais usam produtos qumicos em plantaes no mundo, atrs apenas dos Estados Unidos. A explicao simples: como os transgnicos so resistentes a um tipo especfico de herbicida, o agricultor usa cada vez mais dele para proteger sua plantao de pragas. Com o tempo, no entanto, esse uso excessivo provoca problemas no solo, nos trabalhadores e promove o surgimento de pragas resistentes ao herbicida (arquivo em pdf para

baixar), exigindo mais e mais aplicaes.

Ameaa sade humana


No existem estudos cientficos que comprovem a segurana dos transgnicos para a sade humana. Apesar de exigidos por governos de todo o mundo, as empresas de biotecnologia nunca conseguiram apresentar relatrios nesse sentido - e ainda assim, seus produtos so aprovados. Por outro lado, alguns estudos independentes indicaram problemas srios, como alteraes de rgos internos (rins e fgado) de cobaias alimentadas com milho transgnico MON863 da Monsanto.

E ainda h o risco do uso excessivo do glusofinato, componente ativo da variedade transgnica Liberty Link, da Bayer, presente tanto no milho como no arroz geneticamente modificado produzido pela empresa. Problemas como esses levaram alguns pases, como a ustria, a proibrem a importao e comercializao desses produtos.

No Brasil, infelizmente, no existe o mesmo cuidado. A Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio), responsvel pela aprovao de transgnicos no pas, vem dando sinal verde para variedades que enfrentam grande resistncia em outros pases, como no caso do milho MON810, da Monsanto, proibido na Europa e liberado no Brasil.

Concluso

Os benefcio de fato para a populao no so relevantes, porm para os bolsos dos que produzem e consomem essa semente no plantio so estrondosos.

You might also like