You are on page 1of 25

Falar de luz tambm falar de cor. A cor fortemente influenciada pela luz. SEM LUZ NO H COR!

Imagina que de noite, ests no teu quarto com as luzes apagadas, totalmente s escuras. Consegues ver o teu armrio, a porta, a cama ou alguma outra coisa? Claro que no! No consegues ver nada porque no h luz. Para conseguires ver necessrio haver luz. Desde sempre, o homem reconheceu que a luz era muito importante para a percepo de tudo o que o rodeava, o azul do cu, o verde das plantas, o vermelho das flores ou do sangue dos animais... Porm, a explicao fsica do fenmeno no foi conhecida seno no sculo XIX. Dois sculos antes, em 1665, Sir Isaac Newton descreveu que a luz do sol podia ser decomposta em vrias cores fazendo-a passar por um prisma de trs faces. Isto produzia um espectro que ia do vermelho, passando pelo laranja, o amarelo, o verde e o azul at ao violeta.

Esta teoria foi o ponto de partida de vrios estudos sobre a teoria da cor at aos nossos dias.

Hoje sabemos que: Sem luz no h cor. S podemos ver a cor real de um objecto quando est iluminado por uma luz natural ou artificial. Na natureza, tudo composto de elementos qumicos. Cada objecto tem propriedades diferentes que so caracterizadas por diferentes graus de absoro e de reflexo da luz. Ento porque vemos que determinado objecto vermelho? ou azul?

Quando a luz (composta pelas sete cores)

Quando a luz (composta pelas sete cores) incide sobre o objecto, as suas propriedades fazem com que das sete cores, seja reflectida apenas o vermelho. Todas as outras cores so absorvidas.

incide sobre o objecto, as suas propriedades fazem com que das sete cores, seja apenas reflectida o azul. Todas as outras cores so absorvidas.

E o que acontece com o branco e o preto?

Quando a luz incide num objecto branco, todas as sete cores que compem cada raio de luz, so reflectidas. por isso que em zonas quentes, como na regio do Alentejo, as casas so pintadas de branco: tornam-se mais frescas no vero porque reflectem os raios solares.

Quando a luz incide num objecto preto, todas as sete cores que compem cada raio de luz, so absorvidas. por isso que no vero no deves usar roupa preta: torna-se muito quente porque absorve os raios solares.

Porque que quando chove e est sol ao mesmo tempo, aparece o arco-ris?

O arco-ris resulta da decomposio da luz branca (tal como acontece com o prisma triangular). Quando a luz atravessa as gotculas da chuva surgem as sete cores: VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL e VIOLETA.

Desde sempre o homem procurou representar a cor nas suas criaes. Utilizava tintas que extraa de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaos onde vivia, os objectos que usava, as suas roupas, etc.

As cores utilizadas provinham da terra. Por exemplo o carvo dava o preto, os vrios tipos de terras argilosas davam o vermelho, o castanho ou o amarelo. Estas cores eram misturadas com gorduras e aplicadas com pincis feitos com pelos de animais ou at sopradas atravs de ossos ocos.

Nos nossos dias encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e qumicos base de leos e gua.

Cores Primrias so cores que parecem ter luz prpria e que no se obtm por mistura de outras. As cores primrias so:

AMARELO

MAGENTA

AZUL CIANO

Cores secundrias so cores que se obtm atravs da mistura de duas cores primrias. As cores secundrias so:

Amarelo

Azul Ciano

VERDE

Amarelo

Magenta

LARANJA

Magenta

Azul Ciano

VIOLETA

As cores complementares so aquelas que se encontram diametralmente opostas no crculo cromtico.

Clica no link para ver como se constri o crculo cromtico?

Assim temos as seguintes cores complementares:

VERDE AMARELO AZUL

MAGENTA VIOLETA LARANJA

So o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma vasta gama de cinzentos. Se ao preto adicionarmos o branco:

Se ao branco adicionarmos o preto:

A cor influencia o estado de esprito e transmite sensaes diferentes s pessoas. Se pensarmos no calor ou no amor associamo-los ao vermelho, laranja e amarelo, que so cores quentes.

Quando pensamos na gua, na chuva ou nas grandes florestas, temos uma sensao de frescura e associamo-la ao azul, violeta e verde, que so cores frias.

A cor pode assumir determinadas simbologias de acordo com o significado que se lhe atribuir. Por exemplo, frequente ouvir a fome negra e que o verde a cor da esperana. A cor assume tambm diferentes significados conforme a funo que desempenha como por exemplo: os semforos.

cor da pureza, cor da virgindade, da inocncia cor da higiene, da limpeza cor do frio, cor da simplicidade, da paz cor da sabedoria e da velhice cor da aristocracia, da monarquia ausncia de cor cor do divino

cor preferida por mais de metade da populao ocidental cor do infinito, do longnquo, do sonho cor da fidelidade, do amor, da f cor do frio, da frescura, da gua cor real e aristocrtica

Por excelncia, a mais bela das cores cor do signo, do sinal, da marca cor do amor cor do perigo e da proibio cor do dinamismo e da criatividade

cor da alegria e da infncia cor do luxo e da festa cor do sangue e do fogo cor da matria e do materialismo

cor do destino, cor da fortuna, do dinheiro cor do acaso, da esperana cor da natureza, da ecologia, cor da sade, da frescura cor da juventude,

cor da permisso, da liberdade cor do que estranho cor cida, que pica e envenena

cor discreta cor da tristeza e da penitncia cor da serenidade cor do sofrimento cor do silncio

cor da luz e do calor cor da prosperidade e da riqueza cor da alegria, da energia cor da doena e da loucura cor da mentira e da traio cor do declnio, da melancolia, do outono

cor da morte cor da falta, do pecado, da desonestidade cor da tristeza, da solido, da melancolia cor da austeridade, da renncia, da religio cor da elegncia e da modernidade cor da autoridade

cor do entusiasmo cor animada cor atrevida cor da alegria

You might also like