You are on page 1of 3

Teoria das Relaes Humanas

A Teoria das Relaes Humanas, ou Escola das Relaes Humanas, um conjunto de teorias administrativas que ganharam fora com a Grande Depresso criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Essas teorias criam novas perspectivas para a administrao, visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formao de grupos. At ento, o trabalhador era tratado pela Teoria Clssica de forma muito mecnica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homos social. A partir daqui comea-se a pensar na participao dos funcionrios na tomada de decises e na disponibilizao das informaes para eles.

Experincia de Hawthorne
A Escola das Relaes Humanas surgiu efetivamente com a Experincia de Hawthorne, realizada em uma fbrica no bairro que d nome a pesquisa, em Chicago, EUA. O mdico e socilogo australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produo, na busca por variveis que influenciassem, positiva ou negativamente, na produo. Mayo fez estudos sobre a influncia da luminosidade, do trabalho em grupo, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorvel aos empresrios.

Com as concluses iniciais tomadas a partir da Experincia de Hawthorne, novas variveis so administrao:

acrescentadas ao dicionrio da

a integrao social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicolgicas e sociais e a ateno para novas formas de recompensa e sanes no-materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organizao informal; o despertar para as relaes humanas dentro das organizaes; a nfase nos aspectos emocionais e no-racionais do comportamento das pessoas; a importncia do contedo dos cargos e tarefas para as pessoas.

Tericos
Alm de Mayo, outros tericos ganharam destaque na Escola das Relaes Humanas, como Neidimir di Oliveira. Mary Parker Follet, foi uma das precursoras ao analisar os padres de comportamento e a importncia das relaes individuais. Barnard criou a Teoria da Cooperao, e foi um dos primeiros a ver o homem como um ser social, dentro do ambiente de trabalho e analisar as organizaes informais promovidas por eles.

Crticas Teoria das Relaes Humanas


As principais crticas a essa escola de que:

Ela apresenta uma viso inadequada dos problemas de relaes industriais - em alguns aspectos a experincia de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos

acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relaes humanas em produto da tica e do princpio democrtico ento existente nos Estados Unidos;

Oposio cerrada teoria clssica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das relaes humanas negava; Limitao no campo experimental e parcialidade nas concluses levaram gradualmente a teoria a um certo descrdito; A concepo ingnua e romntica do operrio - as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu; A nfase exagerada nos grupos informais colaboraram rapidamente para que esta teoria fosse repensada; O seu enfoque manipulativo e certamente demagogo no deixou de ser descoberto e identificado pelos operrios e seus sindicatos.

You might also like