You are on page 1of 10

Elaborado por: Cidlia Soares Loureno No mbito do Mestrado de Mestrado de Marketing e Comunicao Unidade Curricular de: Planeamento e Gesto

de Comunicao

ndice Geral
Introduo Anlise histrica da Comunicao Conceito e mbito da Comunicao A comunicao interna das organizaes A comunicao externa das organizaes A comunicao e o panorama organizacional da actualidade Consideraes finais Bibliografia Netgrafia 3 3 4 6 6 7 9 11 11

Introduo
O presente trabalho, foi elaborado no mbito da unidade curricular de Comportamento Organizacional, do Mestrado de Marketing e Comunicao, ministrado pela Escola Superior de Educao de Coimbra e a Escola Superior de Tecnologia e Gesto de Oliveira do Hospital, Este trabalho tem por objectivo fazer uma pequena reflexo sobre a Relevncia da Comunicao como estratgia nas Organizaes. Numa primeira fase far-se- uma breve anlise histrica do processo de comunicao, de seguida faz-se o enquadramento Comunicao, e uma curta contextualizao da comunicao interna e externa da organizao, aborda-se a comunicao e o panorama organizacional da actualidade e por fim apresenta-se as consideraes finais em jeito de concluso.

Anlise histrica da Comunicao


Desde as origens da evoluo humana, o homem tem vindo a desenvolver diversas formas e meios de comunicar. O desejo de difundir ideias, fez com que o homem, procurasse desenvolver vias e processos de comunicao, cada vez mais modernos, rpidos e interactivos. O bero da civilizao moderna, o Mdio Oriente, onde surgiram a escrita, o papel, a agricultura e variadssimas outras cincias, contribui em larga escala para o desenvolvimento da comunicao.

Posteriormente, j no sculo XV surge um grande marco na evoluo comunicativa europeia, a prensa de Gutenberg. Desde ento, a evoluo e massificao da comunicao nunca mais pararam. Na segunda metade do sculo XIX, surge o telgrafo de Morse com o qual se verificou uma transformao instantnea e remota da comunicao (a partir de ondas electromagnticas). De seguida, no final do sculo XIX, surge o telefone pelas mos de Graham Bell e ainda na primeira dcada do sculo XX surge o primeiro meio de comunicao de massa, o rdio de Thomas Edson. No entanto, desde o sculo XX, at actualidade, a Comunicao passou tomar a devida ascenso da palavra. Com a Segunda Guerra Mundial e posteriormente com a Guerra Fria (j no sculo XX), e a impetuosa necessidade de comunicar, verifica-se uma acentuada acelerao do desenvolvimento tecnolgico, o qual mudou definitivamente a histria da comunicao.

Conceito e mbito da Comunicao


Chiavenato (2000, p. 142) defende que comunicao, a troca de informaes entre indivduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informao.

O processo de comunicao composto de trs etapas: 1 - Emissor: a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. 2 - Mensagem: a ideia em que o emissor deseja comunicar. a) Canal: tambm chamado de veculo, o espao situado entre o emissor e o
4

receptor. b) Rudo: a perturbao dentro do processo de comunicao. 3 - Receptor: a etapa que recebe a mensagem, a quem destinada.

Fonte: http://www.andrefaleiro.com.br/2007/06/processo-e-tipos-de-comunicao.html

Segundo Chiavenato (1994, p.90), as barreiras comunicao so limitaes que ocorrem dentro ou entre as fases do processo de comunicao, fazendo com que nem todo sinal emitido pela fonte de informao passe por todo o processo, por forma a chegar intacto ao seu destino. O sinal pode sofrer perdas, cortes, deformaes, como pode sofrer rudos, interferncia e ainda ampliaes ou desvios.

A Comunicao interna nas Organizaes


impretervel referir que para comunicar com eficcia e eficincia fundamental que os colaboradores de uma organizao estejam estimulados e conciliados para um nico objectivo. Conforme CAROLINA (2007, p. 64), nos dias que correm, a comunicao entendida como uma funo estratgica dentro qualquer empresa,

independentemente da sua actividade, tipo ou dimenso.

A Comunicao externa nas Organizaes


A Comunicao Externa responsvel pela imagem da instituio no mercado, considerando que atravs desta que se verificam os resultados, positivos ou negativos, dependendo da estratgia empregada pela comunicao interna. Segundo Carolina (2007, p. 81), os objectivos da Comunicao Externa passam por distintas tarefas, nomeadamente pela divulgao a misso da instituio, conferindo uma identidade empresa; identificao por parte do mercado, e criao de uma atitude positiva relativamente ao produto ou servio da empresa. Para alm de partilhar o conhecimento do produto com os distintos pblicos, a Comunicao Externa evidencia-se como uma vantajosa ferramenta que intervm na empresa, aprimorando e alargando relacionamentos com os possveis pblicos.

A comunicao e o panorama organizacional da actualidade


Ao longo dos anos a economia tem vindo a sofrer grandes transformaes com a globalizao. Contudo com os telefones, computadores e, de forma genrica com a era digital, tem-se verificado uma grande aproximao geogrfica e cultural. No presente panorama de transformaes das empresas, percebe-se que apenas as relaes de custo-benefcio vantajosas so entendidas como prioritrias pelas instituies. De acordo com Tavares (2007, p.12) a comunicao sempre existiu e nunca poder deixar de existir na existncia das organizaes. At os anos de 1970 a comunicao existia nas organizaes de um modo muito pouco consistente, isto , existia a comunicao no entanto sem uma concepo definida, tendo em considerao que salvo raras excepes, o departamento especfico para constituir e projectar as aces de comunicao nem sequer existia. Alm disso, nesta mesma poca a comunicao era vista como despesa e no como uma mais-valia. Desta forma, Robins (2000) salienta que a viso estratgica de projectos de comunicao, adoptam um cariz de grande relevncia para as organizaes, surgindo assim uma grande necessidade dos servios de comunicao. Uma instituio um conjunto de pessoas agregadas que se encontram constantemente a comunicar.

Uma organizao, cujo ambiente seja aberto comunicao, permite que as pessoas se sintam respeitadas e motivadas para contribuir para a evoluo da organizao. A consequncia reflecte-se numa maior produtividade com resultados positivos em todos os aspectos. A comunicao deixou de ser meramente um meio para atingir algo, passando a ser vista tambm como uma ferramenta estratgica de resultados, com uma forte aposta na melhoria da qualidade e produtividade de servio, valorizando os recursos humanos, conciliando os interesses da empresa com os dos seus colaboradores e fomentando um clima de comprometimento profissional. Para Druker (1993, p.75), a informao comeou a transformar as organizaes a partir de 1970. Na organizao tradicional, a comunicao feita pelos gestores que transmitem ordens para baixo e informaes para cima. A comunicao, hoje, preciso ir alm da organizao baseada na informao, para aquela baseada na responsabilidade. As organizaes hoje so cada vez mais compostas por especialistas que conhecem mais a respeito de sua especialidade do que qualquer outra pessoa da empresa. O autor ainda salienta que isto significa que todos os membros da organizao devem definir seus objectivos, prioridades e contribuies para cima, para baixo e para os lados. Segundo Freire e Silva (2001), no campo de aco das organizaes, a comunicao, tem importncia essencial, considerando que que utilizada como uma ferramenta que concorre para o planeamento, a implementao, avaliao das actividades, particularmente, para o sistema de desenvolvimento, em todas as etapas do ciclo de vida organizacional, quer se trate de uma organizao pblica ou privada.
8

Consideraes Finais
A comunicao um factor decisivo na aplicao de novas estratgias, reestruturaes internas, e principalmente no que diz respeito ao aspecto de coerncia entre os interesses da organizao, os interesses dos colaboradores e dos pblicos/consumidores. A partir do momento que a comunicao comea a integrar distintos departamentos; desenvolve capacidades significativas que vo valorizar e desenvolver a cultura organizacional medida que o ambiente interno comea a reflectir resultados no ambiente externo. A dinmica da comunicao, bem como seus impactos na produtividade e no sucesso organizacional so princpios essenciais para as organizaes que procuram a adaptao a uma nova realidade do mercado, atravs de estratgias que as transportem para estratgias de bom relacionamento, que

consequentemente espelhem a imagem organizacional desejada. Importa ainda dizer que a comunicao nas empresas de grande importncia no mercado contemporneo, altamente competitivo, que vem testemunhar que para conceber e vender um produto ou servio necessrio que toda organizao tem que actuar dentro da mesma poltica. O grande estmulo da comunicao na organizao procurar a persistente consonncia com a nova economia que se configura, j que impossvel conceber as organizaes sem comunicao. A rapidez dos factos, consequentemente, impe uma gama crescente de necessidades de comunicao de seus diferentes pblicos (GLUER, 2003), garantindo a longevidade e o sucesso organizacional.
9

Bibliografia

CAROLINE TOMASI, JOO BOSCO MEDEIROS. Comunicao Empresarial. So Paulo: Editora ATLAS S.A. 2007. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos.Editora Compactada.So

Paulo: Atlas, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administraco. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000 CHURCHILL, GILBERT A. Marketing: criando valor para. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2003. 626 p. CORRADO, Frank M. A fora da comunicao: quem no se comunica... So Paulo: Makron Books, 1994. DRUKER, Peter Ferdinand.Sociedade Ps-Capitalista. Traduo de Nivaldo Montingelli Jr. So Paulo: Pioneira,1993. REGO, Francisco Gaudncio Torquato do. Comunicao empresarial, comunicao institucional: conceitos, estratgias, sistemas, estrutura,

planejamento e tcnicas. So Paulo: Summus, 1986. TAVARES, Mauricio. Comunicao Empresarial e planos de comunicao: integrando teoria e prtica/ Mauricio Tavares. So Paulo: Atlas, 2007.

Netgrafia
AURLIO, M. Intranets o centro de conhecimento corporativo. Disponvel em: http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=89. Acesso em: 03 de Junho de 2011.

10

You might also like