You are on page 1of 1

1.2.3 1.2.

Os requisitos desta Norma se aplicam s exposies ocupacionais, exposies mdicas e exposies do pblico, em situaes de exposies normais ou exposies potenciais. 5.2.3 Deve-se aplicar s fontes e instalaes um sistema de segurana e proteo, do tipo barreiras mltiplas, que esteja em consonncia com a intensidade e a probabilidade das exposies potenciais envolvidas.

1.2.5 1.2.6

5.6.2 O titular responsvel pela monitorao radiolgica e medio dos parmetros necessrios para verificar o cumprimento dos requisitos prescritos por esta Norma. As reas controladas devem estar sinalizadas com o smbolo internacional de radiao ionizante, acompanhando um texto descrevendo o tipo de material, equipamento ou uso relacionado radiao ionizante. 1.2.7 Clnicas odontolgicas com aparelho periapical costumam ter como blindagem 1,0 cm de argamassa baritada aplicada em toda parede at a altura de 220 cm do piso acabado. ,

1.2.8

O que argamassa baritada?

R: A argamassa um composto de areia, cimento e aglomerante, destinada a regularizar ou preencher uma superfcie qualquer na construo civil. A argamassa baritada um composto que por ter agregado um minrio de alta densidade barita ou sulfato de brio hidratado (BaSO4) presta-se proteo radiolgica. A sua alta densidade resultante, se comparada densidade de uma argamassa tradicional, absorve mais radiao e de fcil aplicao. A densidade do produto final fica com cerca de 3,2 g/cm3, sendo radiopaca para feixes de raios-x de mdia e baixa energia. Seu sucesso no mercado de construo civil d-se pelo valor econmico em relao ao custo do chumbo e pela facilidade de aplicao, no necessitando de mo de obra especializada.
ADICIONAL POR IRRADIAO IONIZANTE: 1.2.9 Existem fontes de exposio ao agente nos setores de radioterapia, hemodinamica, radiologia, e aladois sala anexa dentista, durante a operao e/ou manipulao de equipamentos (aparelhos de raio x) esubstancias (radioistopos ).As funes de Tcnico em Radiologia*, Mdico-rea* e Fsico* , mantm contato permanente com o agente, em virtude de operarem direta, obrigatria e habitualmente, fontes de Raios X ou substncias radioativas, devendo perceber o adicional de Gratificao por trabalhos com Raio X ou substncias radioativas correspondente a 10% do vencimento do cargo efetivo, por fora de legislao especfica (Artigos 69, pargrafo nico, 68 a72 e 79, da Lei n 8.112, de 11/12/90 DOU 12/12/90 e Artigo 12, pargrafo 2 da Lei n 8.270, de 17/12/91 - DOU 19/12/91). A funo de Auxiliar de Enfermagem*, Tcnico de Enfermagem*, Enfermeiro*, Tcnico em Radiologia*, Mdico-rea* e Fsico* fazem jus percepo do adicional de Irradiao Ionizante de 20%, em virtude da exposio a fontes diversas de radiaes ionizantes.

You might also like