You are on page 1of 8

Criar o fluxograma

O Visio inclui uma ferramenta Conector que voc pode usar para conectar formas automaticamente medida que as adiciona ao fluxograma, e para manter formas conectadas medida que voc as movimenta. A ferramenta Conector economiza tempo quando voc est criando e revisando fluxogramas. Observao O mtodo a seguir para criar fluxogramas no se aplica a diagramas de fluxo de dados nem a diagramas de causa e efeito. Para obter mais informaes sobre estes diagramas, consulte a Ajuda do Visio. Para criar um fluxograma de processo empresarial 1. No menu Arquivo, aponte para Novo, aponte para Processo Empresarial e clique em Fluxograma Bsico. 2. Arraste uma forma Processo do estncil Formas de Fluxograma Bsico para a pgina de desenho. 3. Na barra de ferramentas Padro, clique na ferramenta Conector. Se a ferramenta Conector no for exibida, aponte para Barras de Ferramentas no menu Exibir e clique em Padro. 4. Arraste uma segunda forma Processo para a pgina de desenho. As formas so conectadas automaticamente. 5. Continue adicionando as formas Processo, Deciso, Documento e outras at todas as formas desejadas estarem na pgina. Cada nova forma adicionada pgina de desenho se conecta forma que selecionada quando voc a adiciona. 6. Na barra de ferramentas Padro, clique na ferramenta Ponteiro. 7. Para adicionar texto a uma etapa do processo, clique na forma que representa a etapa e digite. 8. Para alterar a direo do fluxo de processo entre duas etapas, clique no conector entre as etapas. Em seguida, no menu Forma, aponte para Operaes e clique em Reverter Extremidades. 9. Para examinar o layout do fluxograma, clique na forma que voc deseja mover e arraste-a para o novo local. Dica Para conectar uma srie de formas simultaneamente, clique na seta ao lado da ferramenta Ponteiro e clique em Vrias Selees . Em seguida, selecione as formas que voc quer conectar na ordem desejada. Para isso, no menu Forma, clique em Conectar Formas. Observao Embora usar o mtodo de conexo descrito acima geralmente seja a melhor forma para criar fluxogramas no Visio, essa no a nica maneira. Para saber mais sobre tipos de conexo e como controlar o comportamento de formas conectadas, consulte Conectar as etapas do processo.

Adicionar texto, links e nmeros


Um fluxograma de processo empresarial mostra o quadro geral, mas voc pode facilmente fornecer mais detalhes sobre cada etapa do processo adicionando texto e links. Alm disso, possvel formatar texto e conectores para tornar o fluxograma mais til e atraente. Por exemplo, voc pode alterar o estilo e o tamanho da fonte do texto, criar listas numeradas ou com marcadores em etapas do processo e numerar essas etapas. Voc pode at criar links nas etapas para dar suporte a documentos que mostram a complexidade real das etapas.

Tornar as etapas do processo mais interessante com texto, links e nmeros


Use este mtodo Adicionar e formatar texto em formas de fluxograma Quando Voc deseja adicionar mais detalhes a etapas do fluxograma e otimizar a aparncia do diagrama. Detalhes Voc pode adicionar e formatar texto para:

Formas de fluxograma.

Conectores. Voc pode adicionar links de formas para: Voc deseja pular diretamente Adicionar um ou de uma forma para um mais links de diagrama, um documento ou navegao a uma uma pgina da Web que forma de apresente informaes sobre a fluxograma etapa do processo que a forma representa.

Outra pgina no mesmo diagrama. Outro diagrama. Documentos criados em outros programas, como Microsoft Office Word e Microsoft Office Excel.

Pginas da Web. Voc pode adicionar nmeros das seguintes formas:


Numerar formas de fluxograma

Voc deseja localizar rapidamente referncias s etapas de processo em um documento numerado.

Manual ou automaticamente adicionando-os s formas em fluxogramas j criados por voc. Configurando com antecedncia as opes de numerao e numerando automaticamente as formas medida que voc as coloca na pgina.

Adicionar e formatar texto

Para adicionar texto a uma linha do conector ou forma de fluxograma

Selecione o conector ou a forma do fluxograma e digite.

Para formatar texto 1. Clique duas vezes na forma e selecione o texto que voc deseja formatar. 2. No menu Formatar, clique em Texto. 3. Na caixa de dilogo Texto, selecione as opes de formatao desejadas. Clique em Aplicar para ver as alteraes antes de sair da caixa de dilogo. Clique em OK quando tiver finalizado.

Adicionar links de navegao


Para adicionar links de navegao a uma forma de fluxograma 1. Clique na forma qual deseja adicionar um link. 2. No menu Inserir, clique em Hiperlinks. 3. Siga um destes procedimentos: Para vincular-se a um site, em Endereo, digite a URL do site ou clique em Procurar. Clique em Endereo da Internet e navegue para o site no navegador da Web. Para vincular-se a um documento, em Endereo, clique em Procurar e, em seguida, clique em Arquivo Local. Navegue para o arquivo no computador ou em um servidor e clique em Abrir. Para vincular-se a outra pgina no mesmo diagrama, deixe a opo Endereo em branco. Em Subendereo, clique em Procurar e escolha a pgina qual voc deseja se vincular. 4. Na caixa Descrio, digite o nome desejado para o link. Este texto exibido quando voc pausa o ponteiro sobre o link. 5. Para adicionar outro link mesma forma, clique em Novo e repita as etapas 1 a 3. 6. Quando tiver terminado de adicionar links forma, clique em OK. Para seguir o link at o seu destino 1. Clique com o boto direito do mouse na forma de fluxograma qual links foram adicionados. 2. Clique no nome do link desejado. Dica Quando voc exibe um fluxograma em tela inteira, ou no modo de apresentao (no menu Exibir, clique em Tela Inteira), links em formas se comportam como hiperlinks em pginas da Web.

Numerar formas de fluxograma


Para adicionar nmeros em um fluxograma existente 1. Exiba a pgina de desenho que contm as formas de fluxograma s quais voc deseja adicionar nmeros. 3

2. Se voc quiser adicionar nmeros apenas a formas especficas, selecione-as. 3. No menu Ferramentas, aponte para Complementos, para Extras do Visio e clique em Numerar Formas. 4. Na guia Geral, em Operao, clique em: Numerao Automtica, para numerar automaticamente formas da esquerda para a direita e de cima para baixo na pgina de desenho. Manualmente por Meio de Clique, para controlar a seqncia em que formas so numeradas manualmente clicando nas formas na ordem que desejar. 5. Em Nmero Atribudo, digite o nmero com o qual voc deseja comear e o intervalo entre os nmeros. Em seguida, clique em OK. Observao Em um diagrama com vrias pginas, voc precisa adicionar nmeros a formas em cada pgina separadamente. Para exibir uma pgina de desenho, clique em uma guia no canto inferior esquerdo da janela de desenho. Para adicionar nmeros enquanto voc cria um fluxograma 1. No menu Arquivo, aponte para Novo, aponte para Processo Empresarial e clique no tipo de diagrama que voc deseja criar. 2. No menu Ferramentas, aponte para Complementos, para Extras do Visio e clique em Numerar Formas. 3. Na guia Geral, em Nmero Atribudo, digite o nmero com o qual deseja comear e o intervalo entre os nmeros. 4. Em Operao, clique em: Numerao Automtica, para numerar automaticamente formas da esquerda para a direita e de cima para baixo na pgina de desenho. Manualmente por Meio de Clique, para controlar a seqncia em que formas so numeradas manualmente clicando nas formas na ordem que desejar. 5. Marque a caixa de seleo Continuar numerando as formas medida que so soltas na pgina e clique em OK. 6. Quando tiver terminado de adicionar nmeros no menu Ferramentas, clique em Numerar Formas. Desmarque a caixa de seleo Continuar numerando as formas medida que so soltas na pgina e clique em OK. Dica Para alterar a seqncia em que formas so automaticamente numeradas, clique na guia Avanadas na caixa de dilogo Numerar Formas.

Conectar as etapas do processo


difcil errar usando o mtodo da ferramenta Conector descrito em Criar o fluxograma. No entanto, til compreender um pouco mais sobre conectores porque o Visio usa mais de um tipo de conexo de forma. Voc poder obter resultados inesperados se misturar acidentalmente tipos de conexo e depois resposicionar as formas. O mtodo de conexo descrito em Criar o fluxograma uma conexo forma a forma. Quando voc move as formas com uma conexo forma a forma, os conectores so reposicionados para manter a conexo a mais direta possvel. Para obter maior controle 4

sobre o local onde os conectores so anexados a formas especficas, use conexes ponto a ponto.

Conexes forma a forma


Quando uma conexo forma a forma, as extremidades do conector so anexadas, ou coladas, a todas as formas, em vez de a pontos especficos em cada forma. Se voc mover as formas, o conector ser ajustado para manter a conexo a mais direta possvel.

Conexes ponto a ponto


Quando uma conexo ponto a ponto, as extremidades do conector so coladas a pontos especficos em cada forma. Se voc mover as formas, o conector permanecer anexado a esses pontos originais.

Como identificar o tipo de conexo


Para ver se uma conexo forma a forma ou ponto a ponto, clique no conector para selecion-lo.

Se as extremidades do conector passarem a ser grandes quadrados vermelhos, a conexo ser forma a forma. Se as extremidades do conector passarem a ser pequenos quadrados vermelhos com smbolos (x ou +), a conexo ser ponto a ponto.

Como mudar de um tipo de conexo para outro

Para mudar de uma conexo forma a forma para uma conexo ponto a ponto, arraste um ponto de extremidade do conector para longe da forma e depois arraste-o de volta para o ponto de conexo, marcado com um x azul, onde voc deseja que ele seja conectado forma. Para mudar de uma conexo ponto a ponto para forma a forma, arraste um ponto de extremidade do conector sobre a forma da etapa do processo at uma caixa vermelha envolver toda a forma.

Trabalhar com fluxogramas grandes


Muitos processos so longos e complexos, portanto, os fluxogramas geralmente se estendem alm dos limites de impresso de uma pgina do tamanho carta. H vrios mtodos para facilitar o trabalho e o compartilhamento de fluxogramas grandes. Descrio Crie um fluxograma de alto nvel em uma pgina. Em cada etapa Abordagem de alto nvel, "faa drill down" para um fluxograma mais detalhada detalhado em uma nova pgina. Desenhe o mximo possvel em seu fluxograma em uma nica Referncias fora da pgina. Em seguida, use uma referncia fora da pgina para criar pgina um link para a pgina em que o fluxograma continua. Desenhe o mximo possvel em seu fluxograma medida que voc Referncias na se move horizontal ou verticalmente na pgina. Em seguida, use pgina uma referncia na pgina para indicar que o fluxograma continua na parte superior ou esquerda da pgina. Alterar o tamanho da Altere o tamanho da pgina de desenho para conter o fluxograma. pgina de desenho e Em seguida, imprima o diagrama. imprimir Para criar um fluxograma detalhado 1. No menu Arquivo, aponte para Novo, aponte para Processo Empresarial e clique no tipo de fluxograma que voc deseja criar. 2. Crie um fluxograma de alto nvel soltando formas na pgina de desenho. 3. No menu Inserir, clique em Nova Pgina. Digite um nome para a nova pasta se quiser e clique em OK. 4. Clique na guia da pgina na parte inferior da janela da pgina de desenho para retornar pgina de fluxograma de nvel superior. 5. Na forma que representa uma etapa do processo que voc deseja definir em detalhes na nova pgina de desenho, crie um link de navegao que salte para a nova pgina de desenho. Mtodo

6. Repita as etapas 3 a 5 para cada etapa do processo de alto nvel que voc deseja analisar. 7. Solte formas nas novas pginas de desenho para criar os fluxogramas que voc deseja analisar. Para criar um fluxograma usando referncias fora da pgina 1. No menu Arquivo, aponte para Novo, aponte para Fluxograma e clique no tipo de fluxograma que voc deseja criar. 2. Crie um fluxograma soltando formas na pgina de desenho. Continue adicionando formas at chegar perto da borda inferior ou direita da pgina de desenho. 3. Arraste a forma Referncia fora da pgina para a pgina e posicione-a prxima borda, como a ltima forma. 4. Clique em OK para adicionar a forma Referncia fora da pgina pgina atual e para criar uma nova pgina de desenho com uma forma Referncia fora da pgina. 5. Com a forma Referncia fora da pgina na nova pgina de desenho selecionada, clique na ferramenta Conector na barra de ferramentas Padro. 6. Continue adicionando formas de fluxograma at concluir o fluxograma ou at chegar ao final da nova pgina de desenho. 7. Se necessrio, repita as etapas 3 a 6 para adicionar outra referncia fora da pgina. Observao Formas de referncia fora da pgina no so includas nos estnceis que abrem com os diagramas de fluxo de dados, de causa e efeito, EPC e de anlise da rvore de falhas no Visio. Para usar formas de referncia fora da pgina em qualquer um desses diagramas, voc poder encontr-las no estncil Formas de Fluxograma Bsico. No menu Arquivo, aponte para Formas, aponte para Processo Empresarial e clique em Formas de Fluxograma Bsico. Para navegar entre pginas usando referncias fora da pgina

Clique duas vezes em uma forma Referncia fora da pgina para navegar at a pgina qual a forma faz referncia.

Para criar um fluxograma usando referncias na pgina 1. No menu Arquivo, aponte para Formas, aponte para Processo Empresarial e clique no tipo de fluxograma que voc deseja criar. 2. Crie um fluxograma soltando formas na pgina de desenho. Continue adicionando formas at chegar perto da borda inferior ou direita da pgina de desenho. 3. Arraste a forma Referncia na pgina para a pgina e posicione-a prxima borda, como a ltima forma. 4. Com a forma selecionada, digite um rtulo de identificao, como um nmero ou uma letra. 5. No menu Editar, clique em Duplicar e arraste a forma duplicada para a parte superior ou esquerda da pgina de desenho.

6. Com a forma Referncia na pgina na nova pgina de desenho selecionada, clique na ferramenta Conector na barra de ferramentas Padro. 7. Continue adicionando formas de fluxograma at concluir o fluxograma ou at chegar ao final da pgina. 8. Se necessrio, repita as etapas 3 a 7 para adicionar outra referncia na pgina. Observao Formas de referncia na pgina no so includas nos estnceis que abrem com os diagramas de fluxo de dados, de causa e efeito, EPC e de anlise da rvore de falhas no Visio. Para usar formas de referncia fora da pgina em qualquer um desses diagramas, voc poder encontr-las no estncil Formas de Fluxograma Bsico. No menu Arquivo, aponte para Formas, aponte para Processo Empresarial e clique em Formas de Fluxograma Bsico. Para alterar o tamanho da pgina de desenho e imprimir o diagrama 1. Com o fluxograma aberto, clique na ferramenta Ponteiro. 2. Coloque o ponteiro sobre uma borda da pgina e pressione a tecla CTRL. Quando o ponteiro passar a ser uma seta de duas pontas, arraste a borda da pgina. 3. Para imprimir o diagrama depois de redimensionar a pgina, no menu Arquivo, clique em Configurar Pgina. Na guia Configurar Impresso, clique em Caber em 1 folha(s) na horizontal por 1 folha(s) na vertical e, em seguida, clique em OK.

You might also like