You are on page 1of 14

Escola E,B 2/3 de Paredes

Doenas Sexualmente Transmissveis


Sfilis / Herpes Genital
Sociedade, Tecnologia e Cincia

Afinal o que so as DSTs?

Doenas sexualmente transmissveis so patologias antigamente conhecidas como doenas venreas. So doenas infecciosas que se transmitem essencialmente pelo contato sexual, porm no de forma exclusiva.

Atualmente conhecidas :
Sfilis - [1] Cancro mole Clamdia Gonorria SIDA ou AIDS Tricomonase Linfogranuloma venreo Herpes - [2] Condiloma acuminado ou HPV ou verruga Genital Hepatite B

Fizemos um pequeno estudo sobre a Sfilis e o herpes genital.

O que a sfilis?
uma doena de transmisso sexual causada pela bactria Treponema pallidum

Como se transmite?

Esta bactria penetra no organismo atravs das membranas mucosas, como as da vagina ou da boca, ou ento atravs da pele. Horas depois chega aos gnglios linfticos e em seguida propaga-se por todo o organismo atravs do sangue. A sfilis tambm pode infectar um feto durante a gravidez, causando defeitos congnitos ou outros problemas.

Quais os sintomas?
Os sintomas costumam comear de 1 a 13 semanas depois do contgio; a mdia de 3 a 4 semanas. A infeco com Treponema pallidum passa por vrios estado: o primrio, o secundrio, o latente e o tercirio. A infeco pode durar muitos anos e raramente provoca leses cardacas, cerebrais ou a morte. estdios primrio e secundrio transmitem a infeco, devem evitar o contacto sexual at que elas e os seus parceiros sexuais tenham completado o tratamento. No caso da sfilis no estdio primrio, todas as pessoas com quem tenham mantido relaes sexuais nos trs meses anteriores correm perigo. Com a sfilis no estdio secundrio, todos os parceiros sexuais do ltimo ano podem ter-se contagiado. Estas pessoas precisam de ser controladas com uma anlise de pesquisa de anticorpose, se o resultado for positivo, devem receber tratamento.

Formas de tratamento:

A penicilina, que em geral o melhor antibitico para todos os estdios da sfilis, habitualmente administrada por via intramuscular durante o estdio primrio Uma pessoa que tenha sido curada de sfilis no fica imune e pode voltar a infectar-se.

Como se pode prevenir?

O meio mais seguro de evitar contrair doenas sexualmente transmissveis, incluindo sfilis, abster-se de contato sexual ou ter um relacionamento monogmico de longa durao com um parceiro testado que voc sabe no estar infectado.

O que o Herpes Genital?


uma infeco recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vrus que determinam leses genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, provoca ferida seguida de cicatrizao espontnea do tecido afectado. As leses com frequncia so muito dolorosas e precedidas por eritema local. A primeira crise em geral, mais intensa e demorada que as seguintes. O carcter recorrente da infeco aleatrio (no tem prazo certo) podendo ocorrer aps semanas, meses ou at anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por factores tais como stress emocional, exposio ao sol, febre, baixa da imunidade, etc.

Como as pessoas o contraem?

Os vrus do herpes podem ser encontrados nas feridas que eles causam. Geralmente a pessoa s pode contrair infeco do vrus tipo 2 durante contacto sexual com algum que tenha infeco genital por esse vrus.

Quais so os sintomas?

A maioria das pessoas com HSV-2 no sabe que est infectada. Porm, se os sintomas ocorrerem, a primeiras erupo pode ser bem pronunciadas. A primeira erupo geralmente acontece dentro de duas semanas depois da transmisso do vrus e as feridas tipicamente saram entre 2-4 semanas.

H forma tratamento?

No h tratamento que cure herpes, porm medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupes. Adicionalmente, terapia diria de represso ao herpes sintomtico pode reduzir o risco de transmisso para o parceiro sexual. Os contrados devem ter cuidado pois as crises podem ser desencadeadas por factores tais como stress emocional, exposio ao sol, febre, baixa da imunidade, etc.

Como pode ser feita a preveno do herpes genital?


O mtodo de preveno mais seguro para evitar qualquer doena sexualmente transmissvel, incluindo herpes genital, abdicar de contacto sexual.
Pessoas com herpes genital no devem ter relaes sexuais com parceiros no infectados quando as leses e outros sintomas estiverem presentes. importante saber que mesmo que a pessoa no apresente sintomas ela ainda assim pode infectar seu parceiro sexual, desta forma ele deve ser alertado do risco. O parceiro sexual de uma pessoa com herpes genital pode procurar fazer teste de sangue para determinar se foi infectado.

Realizado por:

Manuela Silva
Patrcia Barros Lus Sousa

You might also like