You are on page 1of 11

As Tecnologias de Informao e Comunicao (T.I.C.) e a pessoa portadora de deficincia motora severa: Construo de um modelo de avaliao.

Maria Eullia Ribeiro Cordeiro Centro de Recursos Tecnolgicos em Reabilitao - Faculdade de Motricidade Humana Universidade Tcnica de Lisboa Portugal

Introduo
A avaliao sempre uma rea exigente, controversa e particularmente difcil na populao com perturbaes severas da motricidade e da comunicao. Se por um lado consideramos que cada caso um caso, necessitando por isso de uma procura especfica de respostas, tambm consideramos que h aspectos gerais, que so comuns e que determinam opes e apontam linhas de trabalho. Nos ltimos 15 anos intensificaram-se os estudos sobre as tecnologias, aplicadas nas reas das deficincias, contudo no encontramos modelos que abarquem a amplitude do processo avaliativo e que o planeiem numa estrutura organizada e sequencializada. Assim, importa a existncia de uma estratgia avaliativa que possa evidenciar em relao aos processos habituais, as seguintes vantagens:

1- Seja um processo integrado e unificado, procurando relacionar os aspectos funcionais das ajudas tcnicas, com as necessidades do indivduo e com as problemticas do ambiente envolvente. 2- Seja um processo que utilize as T.I.C. para avaliar a interaco do indivduo com as T.I.C.. 3- Seja um processo multidisciplinar procurando uma unidade de resposta que integre valncias de vrias reas implicadas no funcionamento do indivduo - aspectos posturais, funcionais, ergonmicos, educacionais...etc. 4- Seja um modelo aberto e flexvel capaz de se adaptar a novas formulaes. 5- Seja um modelo que possibilite um estudo longitudinal da evoluo do indivduo, que opera com as T.I.C.

1- Critrios e objectivos gerais orientadores deste modelo de avaliao:


Neste seguimento proposemo-nos construir um modelo de avaliao que embora genrico e abrangente, fosse capaz de dar resposta especificidade de cada caso. Seguimos um modelo de concepo educacional baseado numa avaliao centrada no indivduo, o qual respeitou os seguintes critrios:

*- Avaliar a pessoa nas suas potencialidades e disfunes, no sentido de se potencializar as capacidades e compensar as disfunes atravs de ajudas tcnicas adequadas; *- Avaliar o indivduo, em termos de realizao de tarefa, procurando determinar as suas reas forte e fracas;

*- Determinar, em relao a uma determinada tarefa relacionada com as T.I.C., qual o nvel de sucesso ou de insucesso, em relao aos padres de comportamento prviamente definidos; *- Criar uma linha de base, referente ao nvel de realizao de indivduo no momento da primeira avaliao, possibitando um acompanhamento longitudinal. *- Criar uma interligao estreita entre a avaliao e a interveno, sendo a reavaliao e a reformulao parte integrante do processo, contrariando a noo de uma avaliao esttica, reduzida a um momento. *- Perspectivar o ambiente pedaggico mais favorvel utilizao das tecnologias de apoio. Como em qualquer contexto avaliativo as opes a tomar sobre o tipo de avaliao a realizar, devero estar de acordo com o que pretendemos dessa avaliao e com as caractersticas da populao alvo. Neste trabalho recorreu-se exclusivamente a uma avaliao informal, composta por testes de referncia a critrio, essencialmente centrados na observao e na anlise de tarefas. Quanto aos objectivos essenciais que se pretendeu alcanar com este modelo apontamos:

1 Saber, se o sujeito que avaliamos tem maturidade mnima para poder utilizar os programas e equipamentos disponveis. 2 Em que base que essas T.I.C. podero ser aconselhadas ao indivduo em causa. Que equipamento hardware e software -, esto de acordo com o nvel de maturidade encontrada; 3- Que tipo de prioridades de trabalho poder ser indicado famlia e/ou tcnicos que trabalham com o sujeito, para este poder vir a usufruir do recurso s T.I.C.

2- Estruturao de um modelo de avaliao, para a utilizao das T.I.C. Domnios contidos neste modelo.
Na estruturao do modelo de avaliao, que constitui o problema central deste estudo, a avalio perspectivada a dois nveis:

2.1- A avaliao global do Sujeito, considerada como avaliao de 1 nvel, pois vocaciona-se para determinar as condies bsicas para operar com as T.I.C, ou atravs delas - vertente habilitativa. No presente trabalho, no so definidos quais os requesitos mnimos, para o indivduo poder utilizar as T.I.C. Parte-se portanto do princpio, que qualquer utilizador poder vir a beneficiar deste meio de interaco, desde que enquadrado na devida estratgia pedaggica. Este aspecto da avaliao pretende ento determinar se as T.I.C. so as melhores respostas de momento para as necessidades do indivduo e tambm obter informaes sobre a melhor forma de organizar a avaliao especfica, ou de 2 nvel.

2.2- A avaliao especfica, considerada de 2 nvel, pois, partindo da primeira, avalia o indivduo em aspectos mais especficos, directamente relacionados com a realizao das tarefas no computador vertente instrumental. Os parmetros referentes s condies habilitativas do sujeito, foram organizados em Domnios, referentes a reas de competncia e em Subdomnios, ou Dimenses, referentes a capacidades dentro desses domnios. No quadro 1- podemos ver em sntese os domnios contidos na vertente habilitativa. O quadro 2 - refere-se aos domnios contidos na vertente instrumental, que de acordo com o que j foi anteriormente referido se relacionam directamente com a operacionalidade directa com o computador. Aqui esto contidos toda a problemtica da acessibilidade, da funcionalidade na digitalizao assim como a determinao dos segmentos corporais

mais funcionais para operar com o computador.

Quadro 1- Quadro sintese da avaliao global - Vertente habilitativa

DOMINIO **- Postural **- Percepo visual **- Percepo auditiva **- Cognitivo **- Comunicao

DIMENSO *- Simetria *- Cruzamento da linha mdia/ movimento num plano diagonal (rotao) *- Controlo dos movimentos involuntrios

**- Emocional

da cabea. *- Controlo ocular *- Discriminao de cores *- Discriminao de desenhos *- Discriminao de simbolos *- Discriminao de slabas *- Discriminao de palavras *- Memria visual de imagens *- Memria visual de sries *- Interaco c/ o meio *- Memorizao *- Sequencializao *- Ateno *- Recepo/compreenso *- Expresso *- Controlo do insucesso *- Motivao *- Autonomia *- Impulsividade

Quadro 2- Quadro sintese da avaliao especfica - Vertente instrumental

DOMINIO **- Funo digitalizadora **- Funcionalidade dos diferentes segmentos corporais **- Acessibilidade

DIMENSO *- Movimentos .... ... Mo ... Cintura escapular ... Cotovelo ... Punho ... Cabea *- Factores temporais *- Factores de preciso *- Factores funcionais dos mov. da cabea. *- Cabea *- Membro superior *- Zona oro-facial *- Membro inferior *- Modo directo ( Funo digitalizadora) ....Teclado .... Rato .... Impressora .... Drive

*- Modo indirecto(Tcnica de varrimento/seleco .... Interruptores (switch) *- Aspectos ergonmicos

3- Construo dos instrumentos de avaliao. Desenho de uma matriz conceptual:


A criao dos instrumentos de avaliao que constituem este estudo, seguiu a estrutura conceptual indicada nos quadros anteriores e procurou assegurar para cada um dos instrumentos a fiabilidade e standardizao que lhes permitisse serem usados em contextos diversificados sem perderem validade. Procurou-se assim, que cada instrumento criado pudesse ser analisado em funo das seguintes variveis:

- Propsito Contendo aqui, o que que o teste se prope medir ou avaliar.

- Destinatrios A que tipo de indivduo se destina.

- Descrio Neste ponto esto contidas as fases fundamentais de cada teste, no referente ao seu protocolo de aplicao

- Limitaes Nas pessoas portadoras de deficincias motoras severas, h grande heterogeneidade no referente s suas disfunes. Assim, nem todos os testes organizados para este estudo, esto adequados totalidade dessa populao e nem todos os testes tm oportunidade de aplicao.

- Tempo: O tempo, dificilmente ser um factor neutro, numa avaliao que tem tambm por objectivo, a determinao da eficcia de realizao do indivduo, quando interage com as T.I.C. Assim, em muitas das provas organizadas, o tempo considerado uma varivel de realizao que importa considerar. H contudo, outro tipo de provas, em que o factor velocidade de concretizao no tem a preocupao primeira. Aqui o factor tempo no ser considerado.

- Nveis de realizao / Valorao: De acordo com as pretenses de cada instrumento, foi previamente prevista a forma de tratamento dos resultados .

Para cada teste, foi elaborada uma hierarquia de nveis, que obedeceram a critrios de optimizao, relacionados com uma aproximao a um padro "normal" de funcionamento, de acordo com a realizao das tarefas propostas em cada prova. Assim:

1)- Criou-se um critrio de valores de 1 a 4 , em que o 4 seria o nvel de melhor realizao ou funcionalidade e o 1 , o que mais se afastava de um padro de optimizao . Para alm desta hierarquizao dos resultados obtidos, esta valorao pretendeu obter um perfil de competncia do indivduo em relao aos parmetros avaliados, comparvel a uma linha de base, que possibilitar estudos longitudinais do caso avaliado. Pretendeu tambm, criar critrios de observao, ou seja, pr - definir pontos crticos quando da realizao das provas. Finalmente, este modelo de avaliao no pretende ser uma bateria de testes a aplicar exaustivamente a todos os indivduos que se propem para avaliao. A sua aplicao est, antes de tudo, condicionada pela problemtica desse indivduo e pela estrutura e objectivos do prprio instrumento. Por exemplo:

- Num indivduo com grandes disfunes dos membros superiores, mas que no tenha problemas de comunicao verbal, - situao frequente nos traumatizados vertebro - medulares com leses altas, - no faz sentido aplicar os instrumentos organizados para a caracterizao da comunicao. Um outro exemplo:

- Num indivduo com leses neuro motoras severas, mas que mantenha no seu dia-a-dia, um razovel funcionamento cognitivo e/ou perceptivo, a seleco dos instrumrntos a aplicar, incidir essencialmente, nas questes da funcionalidade e da acessibilidade. Em sntese:

- Todos estes instrumentos se destinam a sujeitos que, por analogia com os seleccionados neste estudo, apresentam grandes disfunes ao nvel da sua interaco com o meio (objectos e pessoas). - Compete ao avaliador, seleccionar o que adequado para cada caso perante o conjunto de instrumentos que tem disposio, perante a problemtica do indivduo que vai avaliar e perante o objectivo dessa mesma avaliao.

4- Procedimentos na aplicao dos instrumentos:


Para cada instrumento foram estabelecidos os respectivos procedimentos de aplicao, assim como os critrios para atribuio de valores ou de nveis de eficcia, de forma a reflectirem a qualidade de realizao em relao:

- a uma optimizao pretendida - s possibilidades de realizao do prprio indivduo - adaptao das ajudas tcnicas no prprio momento da avaliao, como elementos facilitadores.

4.1 - Procedimentos gerais 4.1.1- No ambiente da avaliao:

A criao de um ambiente relacional favorvel desinibio do indivduo a avaliar de grande importncia, pois poder contribuir para que este consiga mais facilmente manifestar as suas reais capacidades. Assim, torna-se fundamental que o avaliador consiga criar um ambiente informal, mas que, simultneamente, no favorea a disperso.

4.1.2- Na aplicao das Provas:

Os procedimentos ligados a este item, devem respeitar alguns princpios a fim de que:
a- As tarefas a propr, estejam ao alcance das capacidades executivas do indivduo. b- A seleco dos instrumentos a aplicar, tenha o mximo de adequao problemtica do indivduo, a fim de evitar situaes sistemticas de insucesso, por dfice dessa adequao. c- Os instrumentos sejam apresentados de uma forma clara e concisa d-Os instrumentos, vocacionados para avaliar aspectos instrumentais de operacionalizao da tarefa, sejam independentes do nvel acadmico do indivduo. e- Seja previamente considerada e de acordo com as condicionantes de expresso que o indivduo apresenta, qual vai ser a forma de indicao da resposta. Essa forma de indicao poder ser escolhida dentro de vrias hipteses. Assim:

e.1- Indicao directa: e.1.1- Pela digitalizao num teclado tradicional, ou num teclado alternativo. e.1.2- Pelo contacto directo, utilizando um cran tctil e.2- Indicao indirecta ou seleco por varrimento: A utilizao desta forma de indicao, presupe a existncia de um teclado simulado no cran. Esse teclado poder ter as funes totais de um teclado tradicional ou poder ter as funes mnimas adaptadas tarefa em causa.

4.2- Procedimentos especficos para cada prova:


Para cada domnio, foi construdo uma ficha de avaliao, focando os aspectos considerados relevantes e que constituiram os subdomnios ou dimenses j anteriormente referidos (ver quadros n1 e n 2).

4.2.1- Elaborao de um software de avaliao:


Ainda dentro deste estudo, foi elaborado um software o qual pretendeu a realizao de um estudo exploratrio dentro desta rea, com vista a uma maior facilitao ao nvel do avaliador na seleco e organizao dos dados. Construiu-se uma base de dados que aborda 4 reas especficas:

- 1 Area - Ficha da pessoa avaliada -

1- Identificao do sujeito a avaliar

2 Area - Ficha de avaliao da funo digitalizadora da mo -

1- Uma ficha de recolha de dados da funo digitalizadora da mo, contendo referncias: 1.1- Aos dedos mais funcionais 1.2- Aos tipo de preenso mais funcional 1.3- Aos nveis obtidos na funcionalidade do membro superior, em relao a um padro funcional pr definido e relacionado com a funo digitalizadora.

3 Area - Ficha de avaliao da funo digitalizadora da cabea -

1- Uma ficha de recolha de dados da funo digitalizadora, centrada nos movimentos da cabea, utilizando uma ajuda tcnica.( ex: o capacete).

- 4 Area - Ficha de avaliao da qualidade da funo digitalizadora

1- Uma ficha de recolha de dados, referente aos aspectos de preciso e de velocidade, na funo digitalizadora ao nvel da mo. Para alm da base de dados referida, foi tambm elaborado, para as provas de percepo visual - discriminao visual e memria visual - um programa interactivo, de forma a possibilitar uma avaliao mais rpida e mais fiel, para situaes de grande severidade, com a possibilidade de recorrer a mais do que uma forma de acesso. Assim, neste programa, o indivduo a avaliar, pode interagir atravs do :

- Teclado tradicional - Rato - cran tctil - Teclado alternativo, com desenho especfico para o accionamento destas provas. - Modo de varrimento, com trs nveis de velocidade, para situaes onde a indicao directa impossvel. A informatizao desta prova teve, quatro objectivos:

1- Equacionar a hiptese de avaliao da populao com deficincia motora com grave disfuno nos membros superiores, atravs de um programa que possibilite na seleco das respostas, o recurso tcnica de varrimento. 2- Testar a possibilidade de organizar um modelo de avaliao baseado em provas informatizadas, que nos possa fornecer com rapidez, o tratamento de alguns dados quantitativos, como sejam:

- Nmero de respostas certas - Tempo de demora/reaco gasto - Mdia ponderada das respostas obtidas.

3- Possibilitar ao avaliador, observar a forma como o indivduo interage com o computador, pela realizao de uma tarefa concreta neste meio, permitindo simultaneamento uma avaliao qualitativa.

4- Obter intrumentos de avaliao que possam funcionar em dupla situao, no campo da avaliao e no campo da interveno. {Os Instrumentos formalizados para a percepo visual, foram adaptados do processo avaliativo, utilizado por Soro e equipa (1988), na rea da Comunicao Alternativa. Este software, foi elaborado atravs do programa "File Maker Pro", da Apple Macintosh}.

5-Discusso / Recomendaes: Este modelo de avaliao foi aplicado em 8 estudos de caso, numa amostra composta por indivduos portadores de disfuno neuro motora, sendo 5 casos de paralisia cerebral, 1 caso de spina bifida, 1 caso de traumatismo craneoenceflico e um caso de parkinsonismo. Em todos eles havia severos comprometimentos da comunicao e da funcionalidade dos membros superiores. Das avaliaes efectuadas com os instrumentos contidos neste modelo, podemos considerar que na sua globalidade os objectivos foram alcanados. Contudo, consideramos que alguns provas necessitam de alguma reformulao. Assim:

- Os instrumentos aplicados por computador, necessitam de estudos subquentes j que a velocidade do computador e a dimenso do cran, interferem com a aplicao da prova, nomeadamente quando a forma de indicao indirecta e se recorre seleco por varrimento. - A avaliao da vertente emocional, tornou-se por vezes pouco objectiva. Nas situaes de grande disfuno, tornou-se difcil diferenciar nveis de autonomia psicolgica devido ao baixo nivel de autonomia fisica. Como recomendao podemos considerar que uma avaliao com estes propsitos:

*- No dever estar circunscrita exclusivamente funcionalidade e acessibilidade. Importa uma abordagem holstica do indivduo, com focagem nas suas capacidades habilitativas, pois sero elas que iro potencializar o uso das ajudas tcnicas a propr. *- No poder circunscrever-se exclusivamente prescrio de interfaces a adoptar, tendo que avanar para uma perspectiva integrada das tecnologias de apoio em funo do nvel de desenvolvimento e interesse do utilizador e do seu ambiente envolvente. *- Dever envolver o professor e/ou familiares que acompanham o sujeito. *- Envolver, sempre que possvel, o prprio utilizador na procura de solues. *- Finalmente, dever centrar-se mais nas capacidades, do que nas incapacidades do indivduo a avaliar. (Estudo realizado no mbito do Projecto CED-546, apoiado pela Junta Nacional de Investigao Cientifica e Tecnolgica)

Referncias:
*-Basil C., Escon J., Gonzalez I.; "El Ordenador Personal y la Deficiencia Motriz"; 1985; Informtica Test - p.23,60-66. *- Lee K.S.; Thomas D.J.; "Control of Computer-Based Technology for People with Physical Disabilities - An Assessment Manual"; University of Toronto Press; 1990. *-Rodrigues D., Morato P., Martins R., Clara S.H.; "As Novas Tecnologias na Educao Especial: do Assombro Realidade"; IV Encontro Nacional de E.E. - Fundao Calouste Gulbenkian - Servio de Educao; 1989. *- Soro E., Bulte C, Masmitja A., e outros; "Manual de Toma de Decisions y de Evaluacion para el Aprendizje y uso de los Sistemas Aumentativos de Comunicacion"; Direccion General de Accion Social del Ministerio de Trabajo y

Seguridad Social; 1988.

You might also like