You are on page 1of 3

Revoluo Inglesa

Foi um conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alternaram o quadro poltico e social da Frana.Comea com a Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumrio de Napoleo Bonaparte.A Revoluo Inglesa do sculo XVII representou a primeira manifestao de crise do sistema da poca moderna, identificado com o absolutismo. O poder monrquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece at hoje. O processo comeou com a Revoluo Puritana de 1640 e terminou com a Revoluo Gloriosa de 1688. As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionrio, da a denominao de Revoluo Inglesa do sculo XVII e no Revolues Inglesas. Esse movimento revolucionrio criou as condies indispensveis para a Revoluo Industrial do sculo XVIII, limpando terreno para o avano do capitalismo. Deve ser considerado a primeira revoluo burguesa da histria da Europa: antecipou em 150 anos a Revoluo Francesa. A Revoluo considerada com o acontecimento que deu incio Idade Contempornea.Aboliu a servido e os direitos feudais e proclamou os princpios universais de liberdade, Igualdade e Fraternidade.Como conseqncia desta revoluo acontece a abolio e substituio da monarquia francesa, com uma repblica democrtica radical social para formulrios com base em princpios iluministas.Conflitos armados com outros pases europeus.Mantinha diviso em trs ordens ou Estados: Clero ou primeiro Estado, Nobreza ou Segundo Estado, e o Povo.As causas da revoluo francesa so remotas e imediatas.A Frana passava por um perodo de crise financeira, devido a participao francesa na Guerra da Independncia dos EUA (derrota), na Guerra dos Sete Anos, os elevados custos da corte de Luiz XV. Os privilegiados estavam isentos de pagar impostos, deixando a balana comercial negativa diante de sucessivas guerras.No meio do caos econmicos, e do contentamento geral Lus XVI da Frana no consegue promover reformas tributrias.As riquezas eram mal distribudas; a crise produtiva manufatureira estava ligado ao sistema corporativo, que fixava quantidade e condies de produtividade.Com o aumento populacional, a quantidade de alimentos produzidas eram insuficientes e as geadas abatiam a produo alimentcia.

A revoluo Francesa pode ser dividida em quatro perodos:A Assemblia Constituinte (1791), Legislativa (1791 1792), a Conveno (1792 1795) e o Diretrio (1795 1799). A Revoluo Francesa foi um importante marco na Histria Moderna da nossa civilizao. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilgios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significantemente, por outro lado a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domnio social.As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revoluo, que foi influenciou com seus ideais iluministas, a independncia de alguns pases da Amrica Espanhola e o movimento de Inconfidncia Mineira no Brasil. A Revoluo Cientfica o perodo que se d a partir de quando Galileu, Kepler, entre outros pensadores do sculo XVII iniciaram suas descobertas a partir desse perodo, a Cincia, que at ento estava atrelada Filosofia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prtico. Houve muitas teorias revolucionrias que diferem na intensidade com que influenciaram o pensamento humano.Algumas representaram profundas modificaes na forma do homem examinar a natureza, como por exemplo, a introduo de um tratamento matemtico na descrio dos movimentos dos planetas, introduzida pelos babilnios e depois aperfeioada pelos gregos.Outras representaram micro-revolues como o sistema de classificao de seres vivos, introduzidas por Aristteles.A maior revoluo Cientfica aconteceu no incio do sculo XV.As causas principais da revoluo podem ser resumidas em: renascimento cultural, a imprensa, a reforma protestante e o hermetismo. Com a referida revoluo, a cincia mudou sua forma e funo, passando a ser repensada nos moldes na nova sociedade que estava emergindo nesta poca. Os objetivos do homem da cincia acabaram sendo redirecionados para uma era livre das influncias msticas da idade mdia.

A base de todo desenvolvimento cientfico do sculo XVII est no uso da razo.A mesma racionalidade do Renascimento artstico foi usada compreender a natureza de forma objetiva.A natureza foi o objeto de estudo, passando a ser observada com mais mincia, analisada em partes, sendo formuladas hipteses explicativas: experimentao. Ao verificar a veracidade das hipteses, chega-se uma concluso objetiva.Assim uma compreenso melhor das leis prprias que regem a natureza, atingindo um guia seguro para conduzir a razo e a verdade nas cincias: mtodo cientfico. Cientistas importantes desta poca: Francis Bacon ( 1561 a 1626), Nicolau Coprnico (1473 a 1543), Louis Pasteur (1822 a 1895), Francesso Redi (1626 a 1698).

You might also like