You are on page 1of 8

O AMIGO do Pastor

Um Peridico em Prol da Pregao do Evangelho de Jesus Cristo - VOL. 1 - N 2 - MAR/ABR 91

Nesta Edio:
"Loucura" - Pgina 4 "Transtorno, Uma Epidemia" - Pgina 6 E mais, Poema e ilustraes

"...Deus...manifestou a sua palavra mediante a pregao..." Tito 1:2,3

Pgina 2

o AMIGO do pastor

MAR/ABR 91

Prezado Irmo Pregador, Est nas suas mos a segunda edio do boletim "o AMIGO do pastor". Nosso desejo que seja uma bno para o irmo. Este nmero saiu um pouco melhor do que o primeiro mas reconhecemos que nosso servio no do nvel profissional. Mas tenha pacincia conosco, estamos aprendendo! Vamos pedir um favor do irmo. Mande-nos um artigo para a gente publicar; os outros pastores esto esperando SEU artigo. Precisamos de esboos para sermes e tambm ilustraes que o irmo poderia repartir conosco. A mensagem pode ter a cerca de 1.000 palavras e por favor de dactilografar ou escrever em letra de forma. VOC, meu irmo, pode ser uma bno aos leitores da prxima edio! Queremos agradecer todos aqueles que tm nos ajudado at aqui. Um "OBRIGADO" especial para o pastor Clber Rodarte Neves da I.B.I. em Campo Belo - MG por ter nos ajudado com a parte do arte. Foi ele que desenhou o pregador na primeira pgina deste boletim. Obrigado tambm aos irmos que mandaram seus artigos e esboos; o que chegou at agora est includo neste nmero. Um aviso sobre "OS SIMPSONS". Recebi a pouco tempo um jornal evanglico que tem um artigo escrito por Dr. Hugh Pyle, evangelista Norte Americano. Ele avisa os pastores sobre o programa em desenho animado chamado "Os Simpsons". Este programa vai comear logo na Rede Globo de televiso. Ele diz que a popularidade do programa mostra o colapso moral da Amrica do Norte. At alguns escritores descrentes esto reclamando a contra o nvel to baixo do programa. Diz-se que o programa "irreverente, profano e ensina desrespeito aos pais." Os membros da famlia usam palavres. Um exemplo que o evangelista citou foi uma "orao" oferecido por Bart Simpson, o menino de ten anos no show. Antes de comer ele "orou": "Querido Deus, ns mesmos pagamos toda esta comida, ento, obrigado por nada!" O show "Os Simpsons" to triste como pecaminoso. Talvez mais triste ainda o fato que alguns crentes em nossas igrejas vo assistir e achar bonitinho. Estamos passando estas informaes para o irmo para que possa avisar seu povo antes do incio do programa na Globo.

o AMIGO do pastor
Um Peridico em Prol da Pregao do Evangelho de Jesus Cristo Batista, Fundamentalista EXPEDIENTE: Diretor-Redator: Pr. Jaime King CORRESPONDNCIA: Caixa Postal, 351 17.200 Ja - SP

"A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graa de pregar aos gentios o evangelho das insondveis riquezas de Cristo." O apstolo Paulo em Ef.3:8

MAR/ABR 91

o AMIGO do pastor

Pgina 3

MANH DA RESSURREIO
Ismael Alves Pires

Andorinhas e tesoureiros, se irmanaram em bandos Borboletas multicores, vagueavam qual buqu Os cedros do Lbano e as faias, sorriam felizes A Estrela da manh espargia as cores do Arco-Iris.

O Mestre dos mestres, o Verbo que se fez carne O Prncipe da Paz, o Deus Homem - JESUS Derramara o seu precioso sangue em resgate de muitos Morrera de modo ignbil, no cimo do Calvrio.

Que manh maravilhosa foi aquela! Eu vi... "Por que to lindo arvorecer assim?"

Na terra houve silncio, luto e ansiedade Dois dias de cu escuro, tristonho e nublado Na terceira noite soprava um vento oriental De brisa refrescante, amena e deleitvel.

O cu em festa, e a luz raiou na terra Os anjos, arcanjos, serafins e querubins Rodearam ajoelhados o trono de JAVE, e cantavam: "JESUS o Emanuel, o Verbo que se fez carne RESSUSCITOU!!!

Uma linda madrugada, garbosa despontava O espao sideral vestia-se de deslumbrante purpurina Permanecendo claro, lmpido e admirvel Ao sibilar do vento, gargalhavam ciprestes e olivais.

Surgia no horizonte da esperana O Leo da tribo de Jud, o Sol da Justia O unignito do Pai, o Alfa e o mega.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x. Os astros faiscavam em esplendor brilhante As estrelas cadentes rasgavam os fundes do espao Parecendo fachos em zigue-zague brincando Clareira degrad e escarlate surgia do horizonte.

Mulheres piedosas foram ao sepulcro de madrugada Acharam-no aberto, sim, o tmulo estava VASIO... Jesus de Nazar, havia ressuscitado triunfante Anjos resplendentes guardavam o tmulo aberto.

Via-se vislumbres dos raios do Astro Rei surgindo Ouvia-se trinados no parque da floresta Coral de passarinhos, louvava o Criador Cantavam e danavam com grande animao.

E disseram elas: "Porque buscais o vivente entre os mortos? No est aqui, j ressuscitou. Ide avisar seus discpulos." E assim aconteceu.

Melodia diferente nunca ouvida, ecoava no ar As marcegas silvestres floresceram nas escarpas Cascatas e cachoeiras conversavam em murmrio Galos batiam as asas, cantando em louvao.

De repente uma voz autorizada ultrapassou o "som festivo" Dizendo "Tragada foi a morte na vitria, onde est morte o teu aguilho? Onde est inferno a tua vitria?" Eu sei que o meu REDENTOR VIVE! Glria a Deus!

Flores acetinadas de todos as matizes se abriram E se abraaram, num misto de ardente louvor Os lrios do campo danavam sorriam e batiam palmas As saracuras cantaram no mangue.

aut r di c

da I B

ria e

Para agu PR

"...No vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno que foi crucificado; ele ressuscitou, no est mais aqui;" (Marcos 16:6)

Pgina 4

o AMIGO do pastor

MAR/ABR 91

LOUCURA
Pr. Oscar de Barros

Depois de sua brilhante auto defesa, o apstolo Paulo, ouve do potentssimo Festo, as seguintes palavras: "Ests louco, Paulo. As muitas letras te fazem delirar." (Atos 26:24) Paulo havia acabado de pregar o puro e santo evangelho de Jesus ao potentssimo Festo, em defesa de sua f e honra tambm, j que os judeus haviam formalizado inmeras acusaes contra ele. Quando Paulo, perseguia os crentes antes de sua converso Cristo, jamais fora chamado de louco. As autoridades deram-lhe carta branca para aprisionar, matar se necessrios todos quantos professavam a f em Cristo. Se fosse em nossos dias, Paulo teria sido chamado de FANTICO pois vivia ele 24 horas por dia, para Cristo. Chegou mesmo a dizer: "Estou crucificado com Cristo, e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim." Tinha verdadeira loucura em viver somente para o Senhor, e graas seu esprito aguerrido que o Evangelho chegou ao ocidente. Mas Paulo, no foi o nico homem ser chamado de louco, por causa das coisas de Deus. No um crente do Velho Testamento, pregou por 120 anos a Palavra de Deus, anunciando que viria um dilvio, mas que Deus queria ao mesmo tempo salvar os que se arrependessem de seus pecados. No acreditaram em sua mensagem. Certamente foi chamado de louco, pois somente algum fora de si acreditaria que Deus havia de mandar chuva por 40 dias e 40 noites sobre a terra, visto que nunca houvera chovido antes. Mas choveu...e os nicos salvos do dilvio foram No e sua famlia. Enquanto o mundo for mundo, o homem natural ser incrdulo no que tange as coisas de Deus. Mas a sabedoria de Deus loucura para o homem natural, pois diz a Bblia que Deus usa as coisas fracas deste mundo, para confundir as fortes, usa os ignorantes para confundir os sbios. A verdadeira sabedoria pois, no reside nas cabeas dos expoentes da cultura. Dav foi outro homem considerado louco, por sua iniciativa em servir Deus, e defender sua causa. A histria da luta entre ele e Golias, mostra com

absoluta clareza sua audcia, seu arrojo, o que para muitos na poca foi considerado uma loucura. Mas Dav sabia que a loucura maior seria deixar o gigante Golias zombar, e destruir os homens de Israel. Ele no se intimidou. Foi luta, e venceu. O gigante Golias, ironizou a presena de Dav, al pronto para lutar com ele, chegando dizer que sua carne seria entregue aos abutres. Mas o louco Dav com apenas uma pedra, derrubou, lanou ao cho, o impotente Golias. Como vemos, Paulo, No, e Dav foram considerados loucos, fanticos de Deus, mas graas Eles, o Evangelho chegou at ns, vidas foram preservadas, e a vontade de Deus realizada, Como disse o Apstolo S. Paulo: "A Palavra da cruz, loucura para os homens, mas para ns o poder de Deus." Amem! Jesus se apaixonou tanto pela humanidade perdida, que chegou morrer por ela. AMEM!
Evangelista Oscar de Barros reside em Ribeiro Preto - SP e apresentador do programa evanglico "Sons de Esperana."

ALGUMAS PROMESSAS DE DEUS


I Reis 8:56; Rom.4:18-21; II Ped.1:3,4 1. A promessa da salvao. Atos 16:31 2. A promessa da segurana. Joo 10:28 3. A promessa da paz. Joo 14:27 4. A promessa da proviso. Fil.4:19 5. A promessa da direo. Sl.32:8 6. A promessa da vitria. I Cor.10:13 7. A promessa da certeza de que todas as coisas cooperam para o nosso bem. Rom.8:28 Fugitivo - Aquele que est fugindo de casa. Vagabundo - Aquele que no tem casa. Estrangeiro - Aquele que est fora de casa. Peregrino - Aquele que est caminhando para casa.

MAR/ABR 91

o AMIGO do pastor

Pgina 5

Ilustrando a Verdade
AMOR DE CRISTO
Conta-nos Dr. Gordon a histria de Jorge Matheson, quando soube que estava condenado cegueira. Um jovem estudante atravessava a praa duma das antigas universidades escocesas, indo de caminho para o seu quarto no internato. No se sentia bem. Seus olhos estavam fracos, o que tornava o trajeto difcil. Seguindo o conselho dum amigo, havia consultado um especialista em doenas da vista. O mdico, depois de um exame minucioso, o avisara firmemente que havia de perder a viso em pouco tempo. Um terrvel soco entre os olhos no poderia tonte-lo mais do que esta notcia. O seu corao estava perturbado. Perderia a viso!... Todos os planos que to esperanosamente arquitetara desfaziam-se na sua frente. Com a perda da viso ir-se-iam o ensino na universidade e todos os seus sonhos dourados. Perturbado, confuso, saiu do consultrio mdico apalpando o caminho como um sonmbulo. Jorge era noivo. Encaminhou-se em direo casa da querida noiva, esperando, sem dvida, alguma palavra de conforto para o corao dolorido. Como daria ele a triste notcia moa que ele tanto amava e que prometera ser sua esposa? Seus planos estavam todos mudados; e como receberia ela a notcia?! Quando l chegou, contou-lhe em palavras brandas mas briosas a sua situao, sua mudana de planos, dizendo-lhe que ela teria liberdade para decidir segundo julgasse melhor. A noiva aceitou a liberdade! A rejeio da noiva foi o segundo golpe. Pela segunda vez, saiu tristonho e sem enxergar o caminho em que pisava. O golpe parecia acima de suas foras, e a dor lhe sufocava o corao! Mas no estava s. Algum o aguardava e ternamente fortaleceu seu corao quebrantado, falando-lhe palavras amorosas e dando-lhe o blsamo do conforto e do verdadeiro amor. O moo entregou-se nos braos do Verdadeiro Amigo e todas as dificuldades foram vencidas. Uma nova disposio o dominou, tomando inteira e permanente posse de sua vida. E do seu corao quebrantado, mas cheio de conforto, saram palavras de louvor e gratido a Deus, o Amor que nunca muda sejam quais forem as circunstncias. Estas palavras so cantadas com a msica do hino n 19 do Cantor Cristo. Transcrevemos aqui apenas duas estrofes desse hino traduzido para o portugus: "Amor, que por amor desceste, Amor, que por amor morreste, Oh! Quanta dor no padeceste, Meu corao p'ra conquistar, E meu amor ganhar. Amor que nunca, nunca mudas, Que nos teus braos me seguras, E cerca-me de mil venturas. Aceita agora, Salvador, O meu humilde amor."
Do livro "Coletnea de Ilustraes"

AMOR FRATERNAL
Um irmo estava bem doente e o outro irmo concordou em dar uma transfuso de sangue (um procedimento simples e sem perigo). Enquanto os dois meninos estavam deitados nas mesas o pai deles notou que aquele que doava sangue estava com muita tenso nervosa e perguntou por que. O menino respondeu "Quando que vou morrer?" Ele pensava que tinha que doar TODO o seu sangue e morrer pelo seu irmo - e foi disposto a fazer isso! Realmente este o amor.

SOMENTE CRISTO SALVA


Um bbedo, cambaleando, se aproximou do evangelista D.L. Moody uma vez e disse: "No se lembra de mim, Sr. Moody...sou um dos seus convertidos." Moody respondeu: "Voc parece um trabalho meu; e agora por que no deixe DEUS trabalhar na sua vida?"

Pgina 6

o AMIGO do pastor pelo mundo.

MAR/ABR 91

TRANSTORNO - UMA EPIDEMIA CRESCENTE GLATAS 1:6-11 Pr. Francisco Gomes Sobrinho J na era apostlica havia uma grande preocupao do apstolo Paulo acerca do transtorno do evangelho. Paulo exortava os irmos de Galcia acerca das aderncias dos irmos a estas "inovaes" que surgiam e que estavam produzindo um fascnio todo especial nos irmos, fazendo-os esquecerem-se do bom fundamento com que foram fundamentados pelos apstolos.

C. Como poderemos ns identificarmos os tais? Em Mateus 7:20 Jesus responde: Por seus frutos os conhecereis. Porque temos presenciado tantas aberraes com o santo evangelho? 1. Porque tantas heresias? 2. Porque tantas profanaes? 3. Porque tantas inovaes? III. Porque so ministros de satans A. Transfigurados em ministros da justia, mas no podem exercitar a justia, porque a um senhor que no O Senhor justo e santo. B. A preocupao deste e de outros pastores, principalmente onde o cristianismo tem sido trocado pelo camdombr : 1. Essa peste espiritual que contaminado a muitos cristos fiis. tem

I.

Em Romanos 1:16 Paulo diz: O Evangelho o poder de Deus. A. Principalmente para salvao de todo aquele que cr. B. Como poder de Deus entendemos que o Evangelho deve transformar todos quantos nele creiam e entreguem a Jesus. C. Ns como salvos no Senhor Jesus Cristo devemos lembrar as palavras do apstolo Paulo em Romanos 12:1-2. 1. Devemos fazer um sacrifcio de louvor ao nosso Deus, porque Ele merece. E ns somos morada do Esprito Santo edificados casa espiritual. I Pedro 2:5 2. Somos conhecidos pelo o Senhor como filhos obedientes no Senhor. Romanos 8:29-30. 3. No devemos de maneira nenhuma deixar que a imagem do mundo venha refletir em nossas vidas, para que no venhamos transtornar o plano de Deus.

2. Muitos cristos sinceros, que por sua vez so pego de surpresa, sem estarem vigilantes tem sido surpreendidos. 3. E tem se desviados do intento de servirem ao Senhor com simplicidade, justia, e retido.

Concluso: Oremos por aqueles que esto neste propsito de continuarem firmes na Rocha Eterna. Defendendo a crena Bblica fundamental da Palavra de Deus. Com o propsito de servos visto como obreiros aprovado. II Timteo 2:15 E assim a paz de Deus nos guardar. Filipenses 4:7-8
_________________________________________________ Pr. Francisco diretor do Instituto Batista Bblica da Bahia e pastor auxiliar da Igreja Batista Betel Independente Fundamental, Salvador.

II. Irmos vivemos num mundo de crenas destorcidas. Em I Joo 4:1 o Apstolo Joo exorta: A. Irmos, no creiais a todo o esprito mas provai se os espritos vem de Deus. B. Porque muitos falsos profetas tem saido

MAR/ABR

o AMIGO do pastor

Pgina 7

A HUMILDADE DE JESUS CRISTO


Pr. Phillip Ronald Allen

Por humildade nos referimos quela atitude de mente e corao oposta ao orgulho, arrogncia e a auto-confiana, revelando-se na submisso a Deus e na dependncia deles. Possuir humildade ter esprito e comportamento sem pretenes ou orgulhos e isso caracterizado pela modstia e pela submisso. Jesus disse: em Mateus 11:29, " Tomai sobre vs o meu jogo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas." A primeira prova de um homem verdadeiramente grande sua humildade. Por humildade no quero dizer dvida do seu prprio poder, ou hesitao em expressar suas prprias opinies mas antes uma correta compreenso de relao entre o que Ele pode fazer e dizer e o resto dos feitos e afirmaes do mundo. Todos os grandes homens no apenas conhecem aquilo que lhes competem, mas geralmente sabem que o conhecem, no apenas tem razes, mas tambm costumam saber que esto certos, apenas que no se consideram grande coisa por esse motivo. Jesus Cristo, era submisso de corao e humilde em sua vida. Cristo nos mostra por seu exemplo, o caminho nico para a autntica grandeza. A maioria dos homens reconhece que ningum pode ser verdadeiramente grande sem esse

amor desinteressado e que, por maior que parea um homem, o egosmo sempre faz diminuir ou remover sua coroa e seu trono. Jesus disse: "Eu no busco a minha glria". (Joo 8:50) A paixo suprema de seu ser era glorificar ao Pai. Vez por vez notamos o seu clamor, "Pai, glorifica o Teu nome"! De tal modo obsorto estava Ele pelo desejo de glorificar ao Pai que no ficava lugar disponvel para qualquer disposio de honrar ou exaltar a Si mesmo. Muitos dos seguidores de Jesus Cristo cortejam a notoriedade, a fama, mas Ele a evitava, dava ordem terminante aos que por Ele eram beneficiados, que nada propagassem a seu respeito no tinha escritrio de publicidade. Finalizando, Jesus Cristo mostrou humildade ao procurar a glria de Deus e os melhores interesses dos homens, e no a sua prpria glria ou interesses e isso a custo de grande sacrifcio, sofrimento e vergonha.
Pr.Phillip pastor da 1 I.B. em So Sebastio do Paraso - MG ________________________________________________

OS HUMILDES...
1. So considerados por Deus. Sl.138:6 2. So ouvidos por Deus. Sl.10:17 3. Gozam da Presena de Deus. Isa.57:15 4. So livrados por Deus. J 22:29 5. So exaltados por Deus. Lu.14:11 6. So os maiores no reino de Cristo. Mat.18:4 7. Recebem mais graa. Prov.3:34

A HUMILDADE...
1. Vem antes da honra. Prov.15:33 2. Conduz s riquezas, honra e vida. Prov.22:4 3. Sua falta condenada. 2 Cr.33:23; Jer.44:10 4. As aflies visam produz-la. Deut.8:3; Lam.3:19,20 5. Os crentes devem envolver-se nela. I Ped.5:5 6. Os crentes devem ter cuidado com a falsa humildade. Col.2:18,23 7. Sua bem-aventurana. Mat.5:3

Pr. Sabastio Soberba no seu gabinete

Pgina 8

o AMIGO do pastor

MAR/ABR 91

Munio para o Ministro


A IMPORTNCIA DA RESSURREIO
A ressurreio de Jesus importante: I. Porque ela a garantia do justo juzo de Deus. Atos 17:31 A. Um Cristo morto no poderia julgar o mundo; mas Ele vive e voltar para julgar. B. Rom.2:5 Pecadores perdidos esto "acumulando" contra si mesmos ira para o dia do julgamento deles. II. Porque necessrio crer nela para ser salvo. Rom.10:9 A. A pessoa que no aceita a ressurreio de Cristo no salva. B. "Jesus como Senhor" Aquele que tem a autoridade de mandar em nossas vidas. III. Porque ela garante a nossa justificao. Rom.4:25 A. A ressurreio a garantia que Deus aceitou o Sacrifcio de Jesus e, portanto, nos aceitou tambm. IV. Porque ela nos d segurana. Heb.7:25 A. Jesus em Joo 14:19: "porque eu vivo, vs tambm vivereis." B. Dois tipos de segurana: 1. Certeza da salvao ("vivendo sempre para interceder por eles") 2. Certeza da nossa ressurreio ("porque eu vivo, vs tambm vivereis")

AS PROVAS DA RESSURREIO
Vamos considerar algumas destas provas: 1. A PALAVRA DO SENHOR JESUS Mat.12:39,40 ; 16:21 Antes de Morrer Jesus predisse a sua ressurreio. 2. O TESTEMUNHO DO ANJO. Mat.28:5-7 Lucas 24 revela que houve dois anjos. Os guardas tremeram espavoridos e ficaram como homens mortos de medo. 3. O RELATO HISTRICO DOS QUATRO EVANGELHOS. Todas as tentativas de desacreditar estes relatos falharam. NINGUM duvidava os evangelhos nos dias dos apstolos. 4. O SIGNIFICADO DO TMULO VAZIO. Lc.24:3 Todos concordam que o corpo do Senhor Jesus sumiu. O que aconteceu com o corpo dEle? 5. A EVIDNCIA DAQUELES QUE VIRAM JESUS RESSUSCITADO. I Cor.15:1-8 Jesus foi visto por pelo menos 14 grupos de pessoas depois da ressurreio dEle. Em uma ocasio mais de quinhentos irmo viram Ele. 6. O TESTEMUNHO CORAJOSO DOS APSTOLOS. Joo 20:19 com Atos 4:13,18-20,33 O homem no morre por aquilo que ele sabe mentira. Primeiro os apstolos estavam escondendo-se com as portas trancadas, com medo dos judeus. Depois de ter a certeza da ressurreio eles mostraram muita coragem e intrepidez. 7. A EXISTNCIA DA IGREJA E DO DOMINGO, O DIA DO SENHOR. Jesus ressuscitou num domingo; A igreja comeou num domingo, os crentes se reuniam num domingo. at hoje domingo dia especial porque foi neste dia que Jesus ressuscitou.

You might also like