You are on page 1of 5

Definio Pessoal

Acreditamos que como a Filosofia uma atividade que surge do pensamento, para exerc-la necessrio no somente ler as obras dos grandes filsofos, mas assumir uma atitude questionadora perante qualquer dado imposto pelo senso comum, o que exige uma reflexo rigorosa, envolvendo um pensar contnuo. A Filosofia uma atividade que se exerce em busca do saber, criticando nossas crenas mais fundamentais. Portanto, preciso analisar o conhecido, com o objetivo de chegar a um conceito prprio, tendo como base seus conhecimentos e apoiandose em argumentos lgicos.

Texto
O conceito do objeto de estudo fundamental em vista da apresentao de seu objetivo, de seu papel, de sua importncia e dos passos que devero ser dados na sua realizao. Porm, os conceitos clssicos de Filosofia esto muito distantes da linguagem mais utilizada, o que dificulta a compreenso imediata do sentido que carregam. Isso significa que aquele que ouve a explicao do conceito de Filosofia, sem conhecer a prpria teoria filosfica que o formulou, dificilmente o considera, a princpio, claro ou at mesmo compreensvel. No h uma nica definio para Filosofia, mas sim, distintos conceitos:
Quanto ao motivo que me impulsionou foi muito simples. Para alguns, espero, esse motivo poder ser suficiente por ele mesmo. a curiosidadeem todo o caso, a nica espcie de curiosidade que vale a pena ser praticada com um pouco de obstinao: no aquela que procura assimilar o que convm conhecer, mas a que permite separar-se de si mesmo. [...] Mas o que filosofar hoje em dia- quero dizer, a atividade filosfica- seno o trabalho crtico do pensamento sobre o prprio pensamento? Se no consistir em tentar saber de que maneira e at onde seria possvel pensar diferentemente em vez de legitimar o que j se sabe? Existe sempre algo de irrisrio no discurso filosfico quando ele quer, do exterior, fazer a lei para os outros, dizer-lhes onde est a sua verdade e de que maneira encontr-la, ou quando pretende demonstrar-se por positividade ingnua; mas seu direito explorar o que pode ser mudado, no seu prprio pensamento, atravs do exerccio de um saber que lhe estranho. (FOUCAULT, 1985 apud SOLIS, 2009). Os filsofos no devem mais contentar-se em aceitar os conceitos que lhes so dados, para somente limp-los e faz-los reluzir, mas necessrio que eles comecem por fabric-los, cri-los, afirm-los, persuadindo os homens a utiliz-los. At o presente momento, tudo somado, cada um tinha confiana em seus conceitos, como num dote miraculoso vindo de algum mundo igualmente miraculoso. (NIETZSCHE, apud DELEUZE; GUATTARI, 1992). S possvel aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razo, fazendo-a seguir os seus princpios universais em certas tentativas filosficas j existentes, mas sempre reservando razo o direito de investigar aqueles princpios at mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os. (KANT, 1983 apud SOLIS, 2009). O filsofo amigo do conceito, ele conceito em potncia. Quer dizer que a filosofia no uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos no so necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, a disciplina que consiste em criar conceitos [...] Criar conceitos sempre novos o objeto da filosofia. (DELEUZE; GUATTARI, 1992).

Talvez, essa dificuldade em conceituar a filosofia, seja essencial para o seu entendimento. J que esta surge a partir da reflexo, necessria uma reflexo profunda para se aproximar de um conceito para esta atividade. Portanto, o ideal procurar o prprio conceito de Filosofia com o apoio de slidos argumentos, assim, j se est filosofando antes mesmo de se chegar a uma concluso. Considerando a afirmao de Deleuze e Guattari de que a atividade do filsofo consiste em criao de conceitos, podemos concluir que essa criao de conceitos se deve ao fato de a base da filosofia ser o pensar, pois como esta uma atividade exercida pelo filsofo, nada mais natural do que este criar e modificar conceitos a partir de sua reflexo, de suas indagaes. E, alm disso, de acordo com Nietzsche, deve-se desconfiar de conceitos de outros, j que ao criar um conceito imprime-se uma marca pessoal. Logo, os filsofos deveriam buscar suas prprias definies, suas prprias verdades. No deveriam se conformar com o estabelecido, o conhecido, pois este um pensamento de outro, ou seja, deve-se agir com desconfiana ao que outros criaram. Sendo assim, filosofia aqui seria analisar o existente e buscar uma transformao, a fim de criar seus prprios conceitos, fundamentados em seus questionamentos, com o apoio coerente de justificativas. Os problemas filosficos no podem ser resolvidos recorrendo experimentao cientfica, observao, autoridade ou ao clculo matemtico. Embora se possam utilizar informaes originadas destes, para tentar resolver os problemas filosficos, recorremos exclusivamente ao pensamento. Sendo uma busca da verdade sobre todos os conceitos, todas as questes fundamentais, pelos que amam o saber (philos sophos), e sendo apoiada por argumentos, a Filosofia torna-se importante para qualquer pessoa, no somente ao filsofo que se especializou nisso. Pois, esta busca pela verdade est relacionada a todos os conceitos que nos so impostos, uma busca pelo real significado do que conhecemos. uma busca por saber o motivo que nos faz ter determinada opinio, em que nos baseamos para isso. Portanto, passa-se por uma reflexo profunda, onde se examina os dados conhecidos com rigor, faz-se uma anlise crtica do prexistente, criando questes a serem debatidas. Porm, o mais importante no a resposta a que se chega, mas sim, as perguntas elaboradas, j que a Filosofia no consiste basicamente em achar respostas, mas sim, achar a verdade atravs de razes e justificativas sensatas.

Para filosofar necessrio trabalhar a indagao, com a finalidade de revolucionar os conceitos, os ideais estabelecidos. O conformismo nada tem a ver com filosofia, pois esta incita a viso crtica a tudo o que for apresentado, um pensar intensamente. Sendo assim, pode-se dizer que Filosofia : Um modo de refletir onde se busca pela verdade, necessita de uma curiosidade constante, mantendo-se uma viso crtica ao estabelecido; A transformao de valores atravs da busca constante em esclarecer questes que a maioria das pessoais julga normais; A criao de conceitos sobre qualquer acontecimento, baseando-se sempre em argumentos convincentes. Ou seja, a Filosofia inevitvel porque uma procura sistemtica de justificativas sensatas para as nossas ideias mais bsicas.

Referncias Bibliogrficas

CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: Ed. tica, 2000. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. O que a filosofia? Traduo de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. GALLO, Slvio. Chegou a hora da Filosofia. Disponvel em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12008>. Acesso em: 16 de setembro de 2010. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. O que so paradigmas filosficos. Disponvel em: < http://portal.filosofia.pro.br/>. Acesso em: 19 de setembro de 2010. ROSAS, Vanderlei de B. Afinal, o que a filosofia? Disponvel em: <http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei21.htm>. Acesso em: 16 de setembro de 2010. SOLIS, Dirce E. N. O ensino de filosofia, a leitura e a escrita filosfica. Rio de Janeiro, RJ. 2009. Disponvel em: <http://llpefil.net/index.php? option=com_content&view=article&id=73:o-ensino-de-filosofia-a-leitura-e-a-escritafilosoficas&catid=37:filosofar&Itemid=58>. Acesso em: 19 de setembro de 2010.

You might also like