You are on page 1of 11

DIFERENAS ENTRE ASSISTNCIA JURDICA, ASSISTNCIA JUDICIRIA E JUSTIA GRATUITA

PIERRI, J. C. C.*

SINOPSE

O presente trabalho visa, embora em parcas linhas, trazer a diferenciao entre assistncia jurdica, assistncia judiciria e justia gratuita, muitas vezes mencionadas at mesmo no corpo da lei e em despacho judiciais como sendo sinnimos uma da outra, o que no verdadeiro. Temos ainda a pretenso de demonstrar que o texto constitucional que garante a todos o acesso Justia, muitas vezes no respeitado e assim sendo, o cidado que no consegue comprovar ser hipossuficiente, sendo assim beneficirio da justia gratuita, impedido de ver apreciado o dano a que foi submetido. Embora a legislao extravagante que cuida do tema (Lei 1.060/50) diga em seu art. 4 que a parte obter tal beneficio, bastando para tal mera afirmao nos autos, no esta aplicao prtica que encontramos comumente hoje em dia. Vemos a todo instante exigncias no sentido de que junto com a citada afirmao de hipossuficncia venham tambm os comprovantes de rendimentos e as declaraes de rendas para que seja apreciado o pedido, o que muitas vezes causa um bice e empecilhos de um rpido acesso Justia.

INTRODUO

O presente artigo cientfico procura abordar de forma sucinta o acesso Justia por parte dos carentes de recurso. Iniciando com a exposio dos princpios processuais que do fundamento ao tratamento diferenciado dispensado ao pobre,

Advogado - OAB/RJ 109.391, ps-graduando em Direito Civil, professor universitrio. 7

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

discorremos sobre a extenso dos benefcios e o perfil do beneficirio, fazendo consideraes acerca do rgo prestador de assistncia jurdica e o modo de prestar este servio. Sem maiores pretenses de exibir as razes filosficas da gratuidade, o trabalho tambm contm aspectos histricos e algumas consideraes sobre os princpios que servem de fundamento valorativo para a assistncia jurdica. Analisamos os institutos da Assistncia Jurdica, da Assistncia Judiciria, e da Justia Gratuita. Os trs conceitos so muitas vezes confundidos, de modo que se faz necessria a definio conceitual de cada um deles, a fim de permitir distingui-los adequadamente. Alguma experincia acumulada na prestao da assistncia jurdica populao com o trabalho desenvolvido junto ao NPJ da Faculdade de Direito de Valena tambm serviu de fonte para o presente trabalho. Desta forma, o respectivo tema escolhido envolve conflitos entre o desejo e o realizado. A assistncia jurdica integral e gratuita, promessa constitucional, tem por finalidade tornar as pessoas efetivamente iguais perante o Direito. Mas as dificuldades so muitas, o que talvez torne o tema ainda mais instigante.

1. ASPECTOS HISTRICOS

Desde tempos remotos, o Direito guarda relao com o justo, e isto fez com que ao pobre fossem concedidos graas, favores, proteo. A preocupao de no deixar que o fraco fosse oprimido pelo mais forte j se mostrava presente na Babilnia de Hamurabi. Altavila (apud MORAES, 1987, p.165) menciona a inscrio que Hamurabi mandou fazer em seu monumento:
Eu sou o governador guardio. Em meu seio trago o povo das terras de Sumer e Acad. Em minha sabedoria eu os refreio, para que o forte no oprima o fraco e para que seja feita justia viva e ao rfo. Que cada homem oprimido comparea diante de mim, como rei que sou da justia.

Em Roma, considera-se tenha sido obra de Constantino a primeira insero em texto legal para que fosse dado ao advogado a quem no o tivesse, norma que

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

seria incorporada por Justiniano. Norma esta trazida at nosso dias, eis que nosso Direito, parte dele, cpia do Direito Romano. Surge aqui a tradio do uso da beca nas audincias pblicas, onde na Roma antiga, todos deveriam se apresentar diante do Pretor (o Juiz Romano) cobertos dos ps cabea com uma tnica preta, no se permitindo assim, pelo exame dos trajes, identificar aquele que era rico e o pobre, para que no houvesse tratamento diferenciado entre ambos. A histria da assistncia judiciria, assistncia jurdica ou justia gratuita, no Brasil, pode ter como marco de incio a prpria colonizao do pas, ainda no sculo XVI. Pois verdade que o chamamento da jurisdio para resolver as contendas da poca, j davam incio a situaes em que constantemente as partes viam-se impossibilitadas de arcar com os possveis custos judiciais das lides. A partir de ento, a chamada Assistncia Judiciria Gratuita, Assistncia jurdica gratuita ou como a jurisprudncia e doutrina tm preferido denominar atualmente, Justia Gratuita praticamente evolui junto com o direito ptrio. Sua importncia, atravessou os sculos, sendo garantida nas mais diversas cartas constitucionais, e, no sculo XXI, seu estudo vem acompanhado de aspectos valiosos, que nunca podem ser olvidados. Como garantia constitucional, a assistncia judiciria apareceu somente na Constituio de 1934, em seu art. 113, 32. Excluda da Constituio do Estado Novo, a gratuidade de justia se manteve como norma infraconstitucional, no Cdigo de Processo Civil de 1939. A garantia retornou ao status de norma constitucional em 1946, em seu art. 141, 35, na qual determinava que o poder pblico, na forma que a lei estabelecer, conceder assistncia judiciria aos necessitados. J a Constituio posterior, a de 1967, alterada pela EC no 1/69, em seu art. 153, 32, estabelecida: ser concedida assistncia judiciria aos necessitados, na forma da lei.. A atual Carta alargando o mbito da promessa constitucional, garante a assistncia jurdica integral e gratuita, em seu art. 5, inciso LXXIV. A Constituio de 1988, em seu art. 5, caput, ao tratar dos direitos e deveres individuais e coletivos, dispe que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (...), dispondo ainda, no inciso LXXIV, que o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos.

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

2. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA ASSISTNCIA JURDICA

2.1. A inafastabilidade do controle jurisdicional

A Constituio de 1988, em seu art. 5, inciso XXXV, dispe: A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. O princpio constitucional assegura, ento, que nenhum conflito poder deixar de ser apreciado pelos rgos jurisdicionais, que daro a soluo til e definitiva para todo e qualquer litgio. Trata-se da garantia constitucional do direito de ao. A garantia deve ser entendida no comente como mera afirmao formal de que o Judicirio se encontra de portas abertas, espera dos litigantes> H de se admitir que vrios obstculos so colocados no caminho de uma soluo prtica na resoluo do litgio. Se a ao no exercida por mera impossibilidade material da parte, de nada adianta uma garantia constitucional dizendo que o Judicirio est de portas abertas. Para assegurar plenamente o exerccio do direito de ao, tais obstculos devem ser removidos. De outra banda, ao falar em apreciao, a Constituio quer se referir a uma apreciao til; ou seja, ao Poder Judicirio no se pode furtar a apreciao de caso, aliada possibilidade de entregar uma prestao que definitivamente solucione o conflito, reparando a leso, e protegendo o direito violado. No se pode imaginar que a apreciao se resuma to-somente a conhecer do conflito, sem dela se absorver uma soluo prtica ao caso concreto. Deve ento esta garantia ser entendida no sentido de que nem a lei, nem os fatos alheios vontade do interessado, podem suprimir do Poder Judicirio a apreciao til do conflito de interesses.

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

10

3. ASSISTNCIA JURDICA, ASSISTNCIA JUDICIRIA E JUSTIA GRATUITA

3.1. Conceito, caractersticas e diferenas entre elas

Os conceitos de justia gratuita e de assistncia judiciria so comumente utilizados como sinnimos, sem que, na verdade, o sejam. Como bem anota Castro (1987, p. 25) o equvoco tem origem nos prprios textos legislativos, que empregam as duas expresses indistintamente, como se tivessem o mesmo significado. A Lei n 1.060/50 utiliza diversas vezes a expressam assistncia judiciria ao referir-se, na verdade, justia gratuita. Assim, guisa de exemplificao, cite-se o art. 3, que afirma que: a assistncia judiciria compreende as seguintes isenes: (...) . De outro lado, encontramos a expresso assistncia judiciria em seu sentido correto apenas no art.1, nos 1 e 2 do art. 5, e no art.16, pargrafo nico. E por figura de linguagem, os art.14, 1, e 18, utilizavam a expressam assistncia, que o servio, pra designar o prestador do servio. A Constituio Federal de 1988, em seu art. 5, inciso LXXIV, ao mencionar que dentre os direitos e garantias fundamentais de cada cidado encontra-se a assistncia jurdica , cria um terceiro conceito, que tambm no deve ser confundido como sinnimo de assistncia judiciria ou justia gratuita. Por justia gratuita, deve ser entendida a gratuidade de todas as custas e despesas, judiciais ou no, a serem suportadas pelo cidado para o correto desenvolvimento do processo. . A assistncia judiciria envolve o patrocnio gratuito da causa por advogado. , pois, um munus pblico, consistente na defesa do assistido, em juzo, que deve ser oferecido pelo Estado, mas que pode ser desempenhado por entidades no-estatais, conveniadas ou no com o poder pblico. importante acrescentar que, por assistncia judiciria, devemos entender ali inserido, todo agente que tenha por finalidade principal a prestao do servio, ou que o faa com freqncia, por determinao judicial ou mediante convnio com o poder pblico. Deve ficar claro, portanto, que h uma clara distino entre as relaes assistido/prestador de assistncia judiciria e cliente/advogado. Na primeira, diversamente do que ocorre com a segunda, no h mtua escolha: o assistido no
Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008 11

escolheu seu patrono, mas dirigiu-se ao rgo prestador de assistncia judiciria porque presta este um servio gratuito; o rgo prestador, por sua vez, atender o carente porque sua funo, diversamente do advogado privado, que atende o cliente de acordo to somente baseado no seu interesse. Assim, correto dizer que o que se pede ao Estado, na pessoa do magistrado, to somente a concesso da justia gratuita, e no da assistncia judiciria. Embora possa o Magistrado determinar aos rgos prestadores do servio que seja indicado advogado para patrocinar a parte carente, a inversa no verdadeira: no tem o Juiz poder para indeferir a assistncia judiciria, ou seja, proibir o patrocnio gratuito pelo agente prestador de servio. Assim, em razo de diferentes entendimentos quanto ao que seja a condio de beneficirio, possvel ocorrer concesso de assistncia judiciria e o indeferimento da justia gratuita. Isto se dar, anomalamente, na medida em que a parte seja tida como pobre pelo agente prestador de assistncia judiciria sendo por ele defendida, mas lhe seja negada a gratuidade de justia, por no entender preenchidos os requisitos para a concesso do benefcio. Trata-se do exemplo patolgico, embora eventualmente ocorra na prtica, pois a rigor, o conceito de pobreza que d acesso aos benefcios da justia gratuita, da assistncia judiciria e da assistncia jurdica o mesmo. O exemplo til, porm, para demonstrar a prefeita distino entre os benefcios da justia gratuita e da assistncia judiciria. A hiptese inversa tambm verdadeira: a parte, embora tenha o direito gratuidade de justia por no reunir naquele momento condies de efetuar os pagamentos devidos para manusear uma ao de indenizao, pode contratar advogado que aceite o encargo, visando o recebimento dos honorrios ao final da ao, havendo xito na mesma, tratando-se do chamado contrato de risco, sem que isto implique, no entanto, na perda do direito gratuidade processual, que poder ser pedida e dever ser-lhe concedida pelo Juiz. Todavia, no sendo isto que se v comumente na prtica, onde alguns Magistrados chegam a exigir que o advogado junte aos autos uma declarao de que nada cobra pelo patrocnio da causa. Por sua vez, a assistncia jurdica engloba a assistncia judiciria, sendo ainda mais ampla que esta, por envolver tambm servios jurdicos no relacionados ao processo, tais como orientaes individuais ou coletivas, o esclarecimento de dvidas, e mesmo um programa de informao a toda comunidade.
Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008 12

Estes so os conceitos mais adequados para a assistncia jurdica, assistncia judiciria e justia gratuita. A palavra assistncia tem sentido de auxlio, ajuda. Assistir significa auxiliar, acompanhar, estar presente. Assistncia nos traz a idia de uma atividade que est sendo desempenhada, de uma prestao positiva. E neste sentido, por assistncia judiciria deve ser entendida a atividade de patrocnio da causa, em juzo, por profissional habilitado. A gratuidade processual uma concesso do Estado, mediante a qual este deixa de exigir o recolhimento das custas e das despesas, tanto as que lhe so devidas como as que constituem crditos de terceiros, como exemplo, honorrios de perito. A iseno de custas no pode ser includa no conceito de assistncia, pois no h a prestao de um servio, nem desempenho de qualquer atividade; trata-se de uma postura passiva assumida pelo Estado. Portanto, a gratuidade processual no se confunde com a assistncia judiciria, nem espcie da qual esta gnero. So benefcios perfeitamente distintos a que fazem jus as pessoas carentes de recursos. A assistncia jurdica, mais ampla, um benefcio que compreende tanto a assistncia judiciria como a prestao de outros servios jurdicos extrajudiciais. A distino entre os conceitos no mera questo acadmica ou filigrana processual, podendo ter repercusso prtica no dia-a-dia forense. Um exemplo, que demonstra os problemas que o entendimento equivocado destes conceitos pode trazer, ocorreu com certa freqncia logo aps a entrada em vigor da atual Constituio. que o art. 5, inciso LXXIV, da Constituio dispe que o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. No foram poucos os que entenderam que a citada regra constitucional no teria recepcionado o art. 4 da Lei n 1.060/50, mediante o qual basta afirmar na petio inicial a condio de pobreza. E assim, alguns Juzes, em larga escala, chegaram a indeferir a concesso da justia gratuita, sob o fundamento de no estar provada nos autos a condio de necessitado. Tal hbito no foi de todo abandonado, sendo tal exigncia, para o prosseguimento de determinada ao, feita at hoje por alguns Juzes, conforme acima explanado. A anlise da nossa atual Constituio e do contexto poltico em que foi criada nos leva mesma interpretao. A Carta de 1988 tem clara inteno de ampliar os direitos individuais e sociais como um todo. A insero no texto constitucional do
Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008 13

princpio contido no art.5, inciso LXXIV, por sua vez, teve a inteno de proporcionar um acesso mais efetivo do necessitado Justia, e no de restringir um direito que a lei ordinria j lhe conferia.

4. O BENEFICIRIO

O pargrafo nico do art. 2 da Lei n 1.060/50 define quem tem direito gratuidade de justia, considerando como necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situao econmica no lhe permita naquele momento pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo prprio ou da sua famlia. Uma importante distino h de ser feita entre o conceito de necessitado econmico e necessitado jurdico. Enquanto que, perante a Justia Civil levamos em considerao o conceito de necessitado econmico (aquele que no possa pagar pelo servio, nem pelas despesas do processo, sem prejuzo do sustento prprio e de sua famlia), perante a Justia Penal; devemos considerar o conceito de necessitado jurdico. Como salienta Grinover (1990, p.246) na medida em que o processo penal necessrio para que haja condenao, o acusado rico ou pobre, necessitado de servio jurdico para poder se defender. O conceito de necessitado no determinado mediante regras rgidas, matemticas. Tm direito ao beneficio aqueles que no podem arcar com os gastos necessrios ao desenvolvimento regular do processo, na medida em que, contabilizados os seus ganhos e os seus gastos com o prprio sustento e da famlia, no lhe reste numerrio suficiente para tanto. O direito ao benefcio decorre da indisponibilidade financeira do sujeito. Cada caso deve ser analisado como nico; pois pode acontecer, que um chefe de uma famlia numerosa, que pague aluguel e que tenha filhos em idade escolar, por exemplo, mesmo percebendo o equivalente a dez salrios mnimos pode no ter condies de arcar com as despesas de um processo. De outro lado, um jovem que ganhe um salrio mnimo, mas que viva com os pais que lhe provem o seu sustento, pode ser considerado como um no hipossuficiente, portanto, no merecedor dos benefcios da justia gratuita.

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

14

O patrimnio daquele que postula a gratuidade, no parmetro para se determinar condio de necessitado. Entretanto, no o que se v na prtica; pois at hoje encontramos casos que vo de encontro ao esprito do constitucional, como exemplo, onde o requerente do benefcio da gratuidade de justia possui bens que lhe vieram por herana ou doao, e o mesmo encontrando-se desempregado ou ganhando um salrio mnimo que utilizado na sua subsistncia; e que diante da posse dos bens lhe sendo negado o direito gratuidade de justia por alguns Magistrados que entendem que para exercitar tal direito a pessoa no possa ter qualquer tipo de patrimnio, no sendo isto o que diz a Lei 1.060/50. Ainda que detentor de bens, se os rendimentos da parte no lhe so suficientes para arcar com custas e honorrios sem prejuzo de sustento, tal propriedade no empecilho concesso da gratuidade. No nem um pouco razovel pretender que a pessoa se desfaa do imvel que mora para arcar com os custos do processo. Nem se deve presumir que a propriedade sobre um imvel seja sinal exterior de riqueza, apto a afastar o benefcio.

CONCLUSO

A assistncia jurdica instrumento de destacada importncia para que se possa alcanar a efetiva igualdade jurdica entre os homens. Somente mediante a efetiva prestao de assistncia jurdica possvel fazer valer, na prtica, os princpios constitucionais da isonomia bem como a garantia constitucional do direito de ao e do acesso Justia. Os conceitos de assistncia jurdica, de assistncia judiciria e de justia gratuita no se confundem. A assistncia jurdica definida como a prestao de servios jurdicos, tanto processuais como consultivos, s pessoas necessitadas. A assistncia judiciria muito mais restrita, abrangida pelo conceito da assistncia judiciria, compreendendo somente o patrocnio judicial do necessitado. Por justia gratuita, por fim, deve ser entendida a total gratuidade processual. Nos textos legais, todavia, os conceitos no so utilizados com rigor terminolgico, devendo o intrprete buscar a inteno do legislador ao utilizar a expresso.

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

15

Por fim, nos pontos abordados neste trabalho, observa-se que os construtores do direito, ou seja, aqueles que vivem seu dia-a-dia, devem estar atentos estas realidades amplamente aceitas, seja na jurisprudncia ou doutrina. A instituio da justia gratuita, mais que uma prerrogativa, uma conquista do homem cidado, que mesmo o Estado totalitrio no se furtou a reconhecer, fosse no Brasil, ou nas legislaes alm de nossos limites. Pois a justia gratuita, em sua mais pura concepo, tem de ser resgatada nos seus objetivos. Sua necessidade j reconhecida como indispensvel, mas suas possibilidades, muitas vezes, no so utilizadas em sua totalidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO FILHO, Luiz Paulo da Silva. Deciso que aprecia a questo do direito assistncia judiciria: recurso cabvel. So Paulo: Saraiva, 1989. v 57.

CAHALY, Yussef Said. Honorrios de advogado. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.

CASTRO, Jos Roberto de. Manual de assistncia judiciria. 2. ed. So Paulo: Aide, 1987.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Assistncia judiciria e acesso justia. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. v. 11. LEAL JNIOR, Cndido Alfredo da Silva. A comprovao da insuficincia de recursos para concesso da assistncia judiciria gratuita. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. v. 62. MORAES, Humberto Pena de. Assistncia judiciria pblica e os mecanismos de acesso justia no estado democrtico. So Paulo: Forense Universitria, 1997. v. 18.

RODRIGUES, Walter Piva. Assistncia judiciria: uma garantia insuficiente. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1987. v. 3.

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

16

ZANON, Artemiro. Da assistncia judiciria integral e gratuita. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1990.

Saber Digital: Revista Eletrnica do CESVA, Valena, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar./ago. 2008

17

You might also like