You are on page 1of 8

ESCOLA ESTADUAL PROF.

NILO PVOAS TCNICO EM INFORMTICA


DISCIPLINA: Introduo a Informtica PROFESSORA: Jssica S. Carvalho SRIE: 1 EMIEP I e II 1.INTRODUO A INFORMTICA O homem utiliza o computador para resolver problemas especficos, ou seja, o homem desenvolve programas (softwares) que sero executados pelos computadores, ganhando assim em eficcia, eficincia, produtividade e na qualidade de servios e produtos desenvolvidos. Ao desenvolver programas para serem executados pelo computador o homem no faz mais do que torn-lo til para a resoluo de problemas concretos em reas cujo a automatizao de aes benfica e reduz o esforo humano. Abaixo segue algumas reas que so utilizados os computadores: Indstria: a informtica aplica-se no controle de produo; segurana industrial; planejamento de gesto da qualidade, entre outras reas; Comrcio: Registro de produtos, gesto automtica de vendas e pagamento, entre outros. Bancos: Automao na projeo financeira, gesto de contas e controle de terminais automticos para atualizao de informao; Ensino: Apoia a atividade escolar, setor administrativo como o cadastro de alunos, professores, clculo de notas, presena de alunos, entre outros. Gesto empresarial: A informtica tornou-se fundamental no planejamento de projetos, na anlise financeira, contabilidade, gesto de recursos humanos, administrao e secretariado.
1.1 Informtica

Definio: A palavra Informtica derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira informao e a segunda automtica. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informao de forma automtica, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilizao de informtica so os computadores que tratam informaes de maneira automtica. Informtica a informao automtica de dados.
1.2 Computador

Definio: uma mquina capaz de variados tipos de tratamento automtico de informaes ou processamento de dados. um conjunto de dispositivos eletrnicos interligados e orientados por programas que nos auxiliam na execuo de tarefas.
1.3 Organizao Computacional

Os sistemas Computacionais so compostos por hardware e software; Hardware: a parte fsica do computador (mouse, teclado, placa de vdeo e rede, cabos, entre outros). Softwares: toda a parte lgica do computador, so os programas que o compe, sistema operacional e aplicativos em geral.
1.4 Dado x Informao

Apesar de as palavras dado e informao serem muito usadas como sinnimos, h uma diferena importante entre elas. Dado Representam um ou mais significados que isoladamente no podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento, ou seja, so sinais brutos e sem significado individual. So os cdigos que constituem a matria prima da informao, logo, dado a informao no tratada que os computadores manipulam para produzir informaes.

Em uma pesquisa eleitoral, so coletados dados, isto , cada eleitor entrevistado e fornece a sua opinio sobre determinados candidados, mas essas opinies no significa muita coisa no mbito da eleio. S depois de ser integrada com as demais opinies que teremos algo significativo. Cada letra desse texto um dado, j que, Informao As Informaes so dados tratados. As informaes tem significado, transmite uma mensagem, representa algum conhecimento, podem ser tomadas decises ou fazer afirmaes considerando as informaes. No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retm dados dos entrevistados, mas quando inseridos no sistemas e processados produzem informaes. Essas informaes diz que tem mais chance de ser eleito, entre outras. Cada uma das letras desta pgina um dado, j que, se tomados individualmente, cada letra no nos dizem nada, porm juntas essas mesmas letras formam um texto, transmitindo uma informao, um significado, um conhecimento, sendo assim se transformam em uma informao.
1.5 Processamento de dados

A converso de dados em informaes, uma parte to fundamental do que os computadores fazem que preciso saber como a converso ocorre para compreender como o computador funciona. De modo geral, um processamento se realiza de acordo com o esquema abaixo :

Entrada Dados

Processamento CPU

Sada Informaes

Assim como um escritor transforma as letras do alfabeto em palavras e frases significativas, o computador transforma dados sem significado em informaes teis. Entrada: Se refere a algum dado de entrada do processamento, so valores sem significado. Como por exemplo , quando clicamos em algum arquivo para fazermos download, ou digitamos nmeros para fazermos um clculo matemtico. Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornce-los a ele. Para isso, o computador utiliza os dispositivos de entrada (teclado, mouse, CDs, joystick, scanner, e outros) que permite a nossa comunicao com o computador. Processamento: onde os dados de entrada sero processados transformando-se em informaes, gerando um determinado resultado.Onde realizado clculos, downloads de arquivos , entre outros. A unidade central de processamento (CPU) o local que executa todas as tarefas solicitadas na entrada. A CPU se comunica tanto com os dispositivos de entrada quanto os de sada, a fim de executar tarefas, ou seja, realiza uma srie de operaes que se aplica a um conjunto de dados (entrada) para obter uma informaao, resultado (sada). Sada: o resultado de todo o processamento, em todo processamento temos a informao gerados como resultado, sendo assim, exibido o resultado do clculo digitado como entrada, mostrado o arquivo clicado anteriormente para download. Para exibir a informao so utilizados os dispositivos de sada do computador (monitor, impressora, entre outros), permitindo a comunicao do computador com voc.

2. UNIDADE DE MEDIDA DO COMPUTADOR Assim como a gua medida em litros, o acar medido em quilo, a distncia em kilmetro, os dados de um computador so medidos em bits e bytes. Toda informao inserida no computador passa pelo processador e jogada na memria do computador para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informao armazenada no em sua forma legvel (por ns), mas sim na forma de 0 (zero) e 1 (um). Essa linguagem chamada linguagem binria. Na verdade, se pudssemos entrar no computador e ver seu funcionamento, no haveria letras A, nem B, nem C, nem nmeros, nem smbolos, pois dentro do computador existe apenas eletricidade, e esta pode assumir apenas dois estados: ligado e desligado (convencionou-se que 0 representa desligado e 1 representa ligado). Cada caractere tem um cdigo binrio associado a ele. Vamos supor que a letra G seja 01000001, sendo assim, nenhum outro caractere ter o mesmo cdigo. Este cdigo de caracteres formado pela unio de 8 zeros e uns. Cada 0 e 1 chamado de BIT, e o conjunto de oito deles chamado BYTE. Um BYTE consegue armazenar apenas um caractere (letras, nmeros, smbolos, pontuao, espao em branco e outros caracteres especiais). Exemplo: Caractere ou Letra Bit BYTE G GATO 01011101 01011101 00011000 11010011 00000011 1 BYTE 4 BYTE

Mas no necessrio decorar esses nmeros para saber usar o computador. importante que voc saiba que, por exemplo, quando voc pressiona a tecla "G", o teclado transmitir para o computador um cdigo que representa esta letra (este cdigo, que voc no precisa decorar, 01010100). No importante saber qual o cdigo, mas importante saber que formado por 8 bits, e que ficaro armazenados na memria do computador, ocupando exatamente 1 BYTE. Essa arquitetura numrica no parou a, pois a medida em que os dados iam ficando maiores, era necessrio aumentar os padres de medida, como mostrado abaixo:
Unidade de medida 1 byte 1 Kilobyte (Kb) 1 Megabyte (Mb) 1 Gigabyte (Gb) 1 Terabyte (Tb) 1 1.024 1.048.576 1.073.741.824 1,099511628 x e12 Nmero de caracteres 8 bits 1024 bytes Aproximadamente 1.000.000 bytes. aprox. 1.000.000.000 bytes. aprox. 1.000.000.000.000.000 bytes. Espao

3.SISTEMA DE NUMERAO E CONVERSO


3.1 Sistema de numerao Desde os anos 2000 AC, o homem tem calculado com 10 dgitos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), o que

chamamos de sistema decimal, esse sistema construdo sobre a base 10, pois como j dito anteriormente possui 10 dgitos. No entanto, no mundo da computao, os sistemas digitais operam com mais de um sistema de numerao ao mesmo tempo, no qual o mais utilizado o sistema binrio que utiliza dois dgitos (0 e 1), por isso possui base 2. Para ns seres humanos, o sistema decimal bastante satisfatrio. No entanto para uma mquina, como o computador, esse sistema no muito prtico, visto que os dados precisam ser interpretados utilizando 0 e 1. Para resolver esse impasse foi elaborado o sistema de numerao binria, que utiliza 0 e 1 em sua representao. Embora o sistema binrio resolva o problema das mquinas eletrnicas, para ns o sistema decimal continua sendo o preferido. Ento o que fazer para que possamos conviver harmoniosamente com os dois sistemas numricos? Precisamos saber como converter nmeros de binrio para decimal e vice e versa.

3.1.1 Tipos de sistemas de numerao

Abaixo esto alguns tipos de sistemas de numerao: decimal, binrio como j citado anteriormente, e outros como o octal e hexadecimal, alm do romano.

3.2 Converso Binrio Decimal Decimal Binrio

3.2.1 Converso binrio para decimal

Consiste em multiplicar o algarismo do nmero binrio pela base elevada ao expoente de sua colocao no nmero, lembrando que a base do nmero binrio 2.

3.2.2 Converso decimal para binrio

consiste em dividir o nmero decimal pela base 2, obtendo um resultado e um resto. Caso o resultado possa ainda ser divido pela base, repete-se a operao at termos um resultado que no possa mais ser dividido pela base. Feito isso, teremos o nmero em questo, sendo o primeiro dgito igual ao ltimo resultado, seguido dos restos das divises, no sentido ascendente.

4.TABELAS DE CDIGOS
4.1 ASCII

American Standard Code for Information Interchange (ASCII), que em portugus significa "Cdigo Padro Americano para Intercmbio de Informao", um conjunto de cdigos para o computador representar nmeros, letras, pontuao e outros caracteres. ASCII uma padronizao da indstria de computadores, onde cada caractere manipulado na memria sob forma de cdigo binrio. O cdigo ASCII formado por todas as combinaes possveis de 8 bits, sendo que 8 bits = 1Byte = 1caracter. Todo e qualquer computador tem esta tabela no seu hardware de modo que, quando utilizamos o teclado, a mquina saiba quais foram as teclas digitadas e, assim coloque as letras certas no monitor e assim por diante.
Binrio 0010 0000 0010 0001 0010 0010 0010 0011 0010 0100 0010 0101 0010 0110 0010 0111 0010 1000 0010 1001 0010 1010 0010 1011 0010 1100 0010 1101 0010 1110 0010 1111 0011 0000 0011 0001 0011 0010 0011 0011 0011 0100 0011 0101 0011 0110 0011 0111 0011 1000 0011 1001 0011 1010 0011 1011 0011 1100 0011 1101 0011 1110 0011 1111 D 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 H G Binrio 20 vazio 0100 0000 21 22 23 24 25 26 27 28 29 2A 2B 2C 2D 2E 2F 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 3A 3B 3C 3D 3E 3F ! " # $ % & ' ( ) * + , . / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 : ; < = > ? 0100 0001 0100 0010 0100 0011 0100 0100 0100 0101 0100 0110 0100 0111 0100 1000 0100 1001 0100 1010 0100 1011 0100 1100 0100 1101 0100 1110 0100 1111 0101 0000 0101 0001 0101 0010 0101 0011 0101 0100 0101 0101 0101 0110 0101 0111 0101 1000 0101 1001 0101 1010 0101 1011 0101 1100 0101 1101 0101 1110 0101 1111 D 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 H 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 4A 4B 4C 4D 4E 4F 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 5A 5B 5C 5D 5E 5F G Binrio @ 0110 0000 A 0110 0001 B 0110 0010 C 0110 0011 D 0110 0100 E 0110 0101 F 0110 0110 G 0110 0111 H 0110 1000 I 0110 1001 J 0110 1010 K 0110 1011 L 0110 1100 M 0110 1101 N 0110 1110 O 0110 1111 P 0111 0000 Q 0111 0001 R 0111 0010 S 0111 0011 T 0111 0100 U 0111 0101 V 0111 0110 W 0111 0111 X 0111 1000 Y Z [ \ ] ^ _ 0111 1001 0111 1010 0111 1011 0111 1100 0111 1101 0111 1110 D 96 97 98 99 H 60 61 62 63 G ` a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z { | } ~

100 64 101 65 102 66 103 67 104 68 105 69 106 6A 107 6B 108 6C 109 6D 110 6E 111 6F 112 70 113 71 114 72 115 73 116 74 117 75 118 76 119 77 120 78 121 122 123 124 79 7A 7B 7C

125 7D 126 7E

4.2 BCD
DECIMAL BCD 8421 BINRIO

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

0000 0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 1000 1001 0001 0000 0001 0001 0001 0010 0001 0011 0001 0100 0001 0101

0000 0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 1000 1001 1010 1011 1100 1101 1110 1111

Do ingls Binary Coded Decimal ou Cdigo decimal codificado em binrio, este cdigo BCD um sistema de representao dos dgitos decimais desde 0 at 9 com um cdigo binrio de 4 bits. utilizado em aparelhos digitais, tais como: relgios, fornos de microondas, frequencmetros, multmetros, calculadoras e, muitas vezes, em interfaces, monitorando dados de computadores. Os computadores e quipamentos digitais utilizam internamente o sistema numrico binrio. Desta forma, sempre que esses equipamentos forem representar um nmero em decimal, utilizam o cdigo BCD. Por exemplo, o nmero decimal 15 ocupa 4 dgitos binrios formando 1 1 1 1. Para mostrar esse nmero, necessrio separ-lo em 2 partes: o nmero 1 e o nmero 5, o que forma tambm dois nmeros em binrio: o nmero 0001 e nmero 0101, respectivamente. Somente aps essa separao o sistema digital mostrar o nmero para o usurio. Outro exemplo, o inteiro decimal 834 em BCD 1000 0011 0100. Cada dgito decimal representado pelo seu cdigo BCD 8421 equivalente. Este mtodo de representao tambm se aplica as fraes decimais, Como exemplo, converter o nmero BCD no seu equivalente decimal. 0110 0010 1000.1001 0101 0100 = 628,954

You might also like