You are on page 1of 5

i R i N TO O L ab SSOS DOS O

SSO R PR OFE DO M E N TO SU P L E

TM

iNcLUi:
RESUMO Da ObRa SUgESTES DE aTiviDaDES

ades stes de ativid suge


1.

Mural da MeMria faMiliar


atividade integrada s disciplinas de histria, portugus e educao artstica

A importncia dos antepassados permeia a srie THe 39 ClueS. leve os alunos a pensar sobre a prpria famlia, tendo em mente a seguinte questo: como os meus antepassados participaram da Histria? Observe que a Histria no feita apenas de grandes eventos, mas tambm de fatos como a mudana de uma cidade do interior para a cidade grande. A ideia que os alunos faam um mural da memria familiar. Os passos do trabalho podem ser os seguintes: Com base em documentos pesquisados (fotos, cartas, passaportes, carteiras de identidade ou imagens que simbolizem de alguma forma a vida dos antepassados), os alunos devem refletir sobre acontecimentos que acompanharam a histria de seus ancestrais (imigrao, crescimento de uma grande cidade, industrializao, ditadura militar etc.) e anotar essas informaes. Depois da pesquisa feita, eles redigem legendas explicativas para as imagens usando os dados que coletaram. finalizados os textos, tiram cpias dos documentos e fotos, escolhem os tipos de papis, estilos e cores e montam o mural. uma boa ideia para valorizar os trabalhos dos alunos organizar uma exposio. Isso vai motiv-los a se engajarem mais nos projetos da escola.

2.

BenjaMin franklin e sua iMportncia para a Histria


atividade integrada s disciplinas de histria e portugus

O que seus alunos sabiam sobre Benjamin franklin antes de ler o livro? e o que eles descobriram aps a leitura? O Labirinto dos Ossos levanta alguns pontos sobre a biografia do cientista, mas seu papel na Histria vai muito alm. Com uma atuao polivalente na sociedade, franklin foi jornalista, editor, cientista, diplomata e poltico. ele foi ainda uma figura muito importante para a abolio da escravatura nos estados unidos. A fim de compreender sua importncia, os alunos poderiam pesquisar sobre realizaes dele que, de algum modo, mudaram a Histria. A classe pode ser dividida em grupos para estudar os seguintes temas: as lentes bifocais, a eletricidade, o para-raios e a harmnica de vidro. As pesquisas podem resultar em um texto ou uma apresentao oral. Os trabalhos devem ressaltar que franklin partiu de uma situao problema para chegar a essas descobertas, descrever o mecanismo de funcionamento de cada uma delas e como elas evoluram e so usadas at os dias de hoje.

3.

paris: seus sons, cHeiros e cores


atividade integrada s disciplinas de geografia, histria e educao artstica

O palco principal dos acontecimentos de O Labirinto dos Ossos Paris. um trabalho que tomasse essa cidade como tema seria, com certeza, instigante. A classe pode se dividir em grupos, cada qual trabalhando com um aspecto da chamada Cidade luz: a histria, os costumes, as artes

plsticas, a arquitetura, a culinria, a lngua etc. Para despertar o interesse dos alunos pode se desenvolver uma atividade mais pontual e prtica. Por exemplo: o grupo que escolheu a lngua pode levar uma msica em francs acompanhada de sua traduo e toc-la para a classe; o que decidiu pela culinria pode cozinhar um prato tpico, contar um pouco de sua histria e prepar-lo para a turma provar; o que optou pelas artes plsticas pode mostrar a reproduo de um artista francs e contar para a classe sobre a obra e seu autor etc. Como nos outros casos, esse trabalho pode contar com a participao dos professores de outras disciplinas.
este suplemento parte integrante da obra O O labirinto dos ossos. No pode ser vendido separadamente. este suplemento parte integrante da obra Labirinto dos Ossos. No pode ser vendido separadamente. Reproduo proibida. Editora tica. elaborao: Adriano Guilherme de Almeida. Reproduo proibida. Editora tica. elaborao: Adriano Guilherme de Almeida.

4.

cidades que nos fazeM sonHar


atividade integrada s disciplinas de portugus e geografia

Depois de acompanhar as aventuras de Dan, Amy e Nellie, os alunos certamente gostariam de comentar sobre lugares que sonham visitar. Proponha a confeco de um texto para um guia de viagem sobre uma cidade que tenham gostado bastante ou que gostariam de conhecer. O primeiro passo pedir para que escolham o local sobre o qual vo escrever. Tente estimular a diversidade, incentivando a seleo tanto de lugares do Brasil como do exterior. Depois, mostre um guia de viagem, distribua cpias de trechos e aponte quais so os elementos que o compem: imagens, caractersticas do local, indicaes geogrficas e breves explicaes sobre os pontos tursticos, dicas de restaurantes etc. Pea para que eles chamem a ateno para as seguintes caractersticas do local: cultura, culinria, clima, atraes tursticas, arquitetura e riquezas naturais. Nesse contexto, vale ressaltar a importncia do respeito s diferenas sociais e culturais.

TM

a coleo tHe 39 cluestM narra as aventuras


dos rfos Amy e Dan Cahill em busca de 39 pistas espalhadas por seus antepassados (importantes personalidades que mudaram a Histria, como Benjamin franklin, Marie Curie, Harry Houdini e Mozart), pelos quatro cantos do planeta. Quando reunidas, as pistas revelaro um segredo que tornar o vencedor a pessoa mais poderosa do mundo. Amy e Dan, acompanhados pela au pair Nellie, iniciam uma grande viagem sem imaginar que o tesouro procurado pode mudar o destino de toda a civilizao. A coleo tem dez livros, todos publicados pela editora tica. O Labirinto dos Ossos o primeiro volume dessa jornada. Os livros aliam narrativa de suspense e aventura o conhecimento sobre a Histria e a cultura de diversos pases, alm de apresentar curiosidades da biografia das mais relevantes personalidades. Para saber mais sobre a coleo, consulte o site www.the39clues.com.br

You might also like