You are on page 1of 5

AUTO DA BARCA DO INFERNO

Adaptado pela turma do 1 ano do ensino mdio da Escola CeiproVif/11 Cenrio: Rafaelle, Jaine, Janaina Sonoplastia: Liuendny, Barbara Figurino: Alysson, Johnatan, Natalhi Produo: Julliana. Marcos, Soraya

Personagens: Diabo Liuendny Companheiro do Diabo - Julliana Anjo Brbara Fidalgo Marcos Onzeneiro - Natalhi Parvo Alysson Apresentadora - Rafaelle Frade Johnatan Brizida Jaine Beata - Jssica Poltica 1 Soraya Politica 2 Jainainna

Cenrio:

Cena I

Disso! DIABO: E pensas em ir pra onde?

DIABO: barca, barca companheiros! Porque hoje eu to de boa mar! Ora Vejam! A barca est indo de r

FIDALGO: Ao Paraso DIABO: hahahahaha (debochado) FIDALGO: deixei algum na outra vida, Que sempre ora por mim!

COMPANEIRO: Feito, feito... DO DIABO Bem est! Vai tu muito rem, Fica atento aquele balano DIABO: E tu! Se ajunte naquele banco, Que tem mais gente pra cheg.

DIABO: Mas tu no mereces ningum assim! (risos) tu viveste para teu prazer,

cuidando apenas do teu pertencer, por que algum iria orar por voc? (impaciente) Cuida pode entrar, mandei fazer a cadeira pra voc sentar!

COMPANHEIRO: Oh! Asinha que quer ir DO DIABO que tempo de partir! Em boa hora... Feito, feito DIABO: Oh! Que caravela esta? Pe bandeira, que hoje dia de festa

FIDALGO: o qu? DIABO: Vai ou no vai? Precisa atravessar o rio FIDALGO: (indeciso) por aqui no teria outro navio? DIABO: No que voc merea! FIDALGO: Mas irei mesmo que no me pertena.

CENA II Entra o Fidalgo e se aproxima da barca do inferno

(O Fidalgo se dirige barca da Glria)

FIDALGO: Ol! Ol! FIDALGO: Para onde vai essa barca? DIABO: Vai para ilha perdida, e j est de Partida! E estamos vosso servio FIDALGO: Isso me parece mais um cortio COMPANHEIRO: Claro! Esta vendo de fora DO DIABO FIDALGO: Mas para que terra vou? DIABO: Para o Inferno Senhor! FIDALGO: Para essa terra sem sabor? Ningum merece, ou melhor, eu Eu no mereo! DIABO: QU?(nervoso) est zombando da Minha barca? FIDALGO: tu achas passageiro? DIABO: Claro! Voc apenas o primeiro! FIDALGO: A eu no vou! Pode ter certeza ANJO: Ol, mas o que isso? FIDALGO: Quero saber se essa vai ao Paraso? ANJO: sim, em que posso ajudar? FIDALGO: quero em seu navio embarcar. Sou o Fidalgo de Solar, muito importante por todas as freguesias ANJO: Aqui na minha barca no entra tirania. FIDALGO: No sei porque no me queres em sua barca, Senhoria? ANJO: Para vossa fantasia, minha barca muito pequena para tanta alegria. FIDALGO: preciso ter mais cortesia! ANJO: De maneira nenhuma... voc no viveu corretamente para entrar nesse navio, procure o outro que est mais vazio.

(O Fidalgo ouve o grito do Diabo e retorna a barca infernal) DIABO: barca, barca, Senhores! Que hoje a mar, ta boa! FIDALGO: que tristeza! Meu destino o inferno Enquanto vivi na outra vida, no cuidei Agora na barca infernal entrarei. DIABO: Embarcai, Senhor! E comece a remar E pare de reclamar Que te servirei como um Rei! FIDALGO: Oh! Barca, como s ardente Maldita seja! E a minha Amada que ainda se desespera por mim! DIABO: quem se desesperaria por ti? (risos) que pattico namorado! FIDALGO: Ela sempre me escrevia... DIABO: quanta mentira lia... e tu morto de prazer! Coitado FIDALGO: Pare de rir, o que est errado? DIABO: ela j prefere outro menos Fidalgo FIDALGO: Mas no velrio ela sofria DIABO: Esqueceu que se chora por alegria! FIDALGO: E as lstimas que dizia? DIABO: Vamos! Conforme-se... este o seu destino, vamos logo, que esta chegando mais freguesia!

DIABO: Ora que espanto! No trouxe seu dinheiro? ONZENEIRO: Ah! verdade deixe-me voltar DIABO: Ver bem drogado idiota, ou melhor, seu Seu agiota. ONZENEIRO: Mas pra onde essa Barca viajar? DIABO: pro lugar que mereces ficar... no inferno. ONZENEIRO: Cruz credo! Hum, acho que vou falar com a Da outra, a barca do anjo! (o Onzneiro chega barca do Anjo)

ONZENEIRO: Ei da barca, tem algum a? ANJO: Aonde queres chegar? ONZENEIRO: Ah! (suspiros) no Paraso eu vou Morar! ANJO: S nos teus sonhos irei te levar ONZENEIRO: Por que no? ANJO: e esse bolso? ONZENEIRO: Eu juro que est vazia ANJO: Agiota com s feio e filho de maldio, Volte para outra embarcao! DIABO: (gritando) Pare de choramingar... entre, Entre, e pegue um remo! ONZENEIRO: Oh! Que tristeza, quem me cegou? DIABO: Eu o Demo que sempre te ajudou!

CENA IV CENA III (entra o onzeneiro com uma bolsa e e dirigi a barca do Diabo) PARVO: Oh! Da barca ONZENEIRO: Para onde essa barca vai? DIABO: Oh! Que pssima hora para chegar agiota, Meu parente. Demoraste muito. ONZENEIRO: preferia ficar no meu mundo. DIABO: Quem ? PARVO: sou eu! DIABO: Eu quem? PARVO: o Parvo, e esse navio o nosso? DIABO: de quem? (entra Joane, o Parvo e se dirigi ao diabo)

PARVO: dos tolos. DIABO: Ah! Claro, entre e se acomode. PARVO: de pulo ou de vo? DIABO: espera a? Morreste de qu? PARVO: u? De caganeira DIABO: H? De caganeira? PARVO: , algum problema? DIABO: entre seu Tolao e comece a remar PARVO: espere, espere, ora! Aonde vamos? DIABO: ao porto de Lucifer, ora! Ao inferno PARVO: Ao inferno? Eita a barca do Chifrudo, do tinhoso, p preto, beiudo, bunda de carrapato do fedorento... (corre em varias direes e para diante da barca do Anjo)

FRADE: Ol senhor da barca! DIABO: o que isso Padre? Sabes o que procura? FRADE: Sim, como no saber? DIABO: Pois entre vamos conversar! Essa dama Vossa? FRADE: Ela minha sim, e sempre a tive ao meu lado! DIABO: Bom... ento fizeste bem, e as pessoas da Igreja, nunca falaram nada? FRADE: Elas no falam tanto DIABO: Nossa, que coisa preciosa! Entrai e o serviremos. FRADE: E para onde nos levaras? DIABO: Para aquele fogo ardente que temers. FRADE: no para este lugar que vou, nem que Me prenda!

PARVO: outra barca? Oh! Da barca! ANJO: o que tu queres? PARVO: posso estrar na barca? ANJO: e quem voc? PARVO: Sou um pobre de Espirito! ANJO: Tu vai entrar, mas s se quiser, porque em todos os seus atos no erraste. PARVO: sou apenas um Z ningum. ANJO: Tua conscincia nunca falhou, tua Simplicidade no se abateu por luxuria. Mas espera um pouco para ver se algum merea mais que voc. (o Parvo entra na barca e aguarda sentado)

DIABO: Gentil padre mundanal, belzebu Encomenda! FRADE: Corpo de Consagrado! Pela F de Jesus Cristo, no entendo isto! Eu hei de ser Condenado por ser um padre enamorado? DIABO: No enrola! Embarcai e Partiremos logo. FRADE: Mas no aceito isso! DIABO: Est dado o veredito! FRADE: E os Salmos que rezei? DIABO: o que isso tem haver? Oh! Mais que abestado voc hein?! FRADE: Oh! Mas que coisa, n? DIABO: Seu Padre... minha pacincia esta Esgotando.

CENA V Apresentadora:

FRADE: Voc sabe que sou uma boa pessoa DIABO: Mas mesmo assim vai comigo. FRADE: Eu no, vou at a barca do cu...

CENA VI ( o frade entra acompanhado e se aproxima da primeira barca)

(pega sua amada e vai at a barca do Anjo)

PARVO: Vixi, roubou esta roupa de frade, foi? Opa, que moa mais apanhada!

FRADE: Essa barca vai para o cu? ANJO: sim, senhor! Quem ? FRADE: Sou Frade namorador, essa Florena, minha Amada ANJO: (risos) eu nem tinha a visto, Mas o que querem? FRADE: Queremos entrar nessa barca ANJO: o que levou a esse desfrute pensar? FRADE: Sou um frade, fiz coisas boas, Rezei por varias pessoas e tenho uma Linda mulher... ANJO: eu acho que seu lugar no aqui, Aquela outra barca h de servir FRADE: No pode ser isto, meu destino o fogo maldito! (dirige-se barca do inferno e embarca)

DIABO: Ainda diz que no tem motivos? BRGIDA: eu vou para o paraso! DIABO: quem te disse tamanha mentira? BRGIDA: eu vou na naquela barca ali....oh! DIABO: hum... se o Anjo te aceitar... No alimente esperanas. (se dirige vai at o Anjo)

BRGIDA: Eu quero ir nessa Barca! ANJO: o qu? BRGIDA: fui uma tima pessoa, levei tantos aoites da vida, suportei tantos

tormentos, ningum foi igual a mim, se eu fosse condenada ao fogo infernal, vai ser muito ruim., ANJO: Imagina se todos fossem iguais a voc? BRGIDA: (ajoelhando-se) por favor deixe-me

CENA VII (entra em cena a sedutora Brgida Vaz)

entrar nessa barca! ANJO: Sinto muito... mas... BRGIDA: Anjo de Deus, a ti entrego minhas

BRGIDA: Oi! Da barca DIABO: Quem me chama? COMPANHEIRO: BRGIDA VAZ DIABO: Algum te chamou na conversa? Pode entrar, que tem um remo A te esperar BRIGIDA: No, no ai no quero entrar DIABO: e por um caso voc tem querer? BRGIDA: No essa barca que procuro. DIABO: Voce tem muitos motivos para Ir para meu mundo escuro BRGIDA: Mas o que eu fiz? (pensativa) Foram apenas, seiscentos hmen Prticos, trs arcas de feitios, Facilidades pra mentir, cofres com dinheiros, cobri de tecidos nobres e vendi algumas virgens.

rosas, minhas pedras preciosas, eram as moas que eu cuidava. Pense em minha F, posso ensinar-te, olha pra mim, fiz coisas muito divinas. ANJO: Divinas? uma Ousadia, v embarcar em outra freguesia. BRGIDA: escute-me por favor, so voc pode me aliviar ANJO: Jamais irei te Salvar.

You might also like