You are on page 1of 4

Publicao da Secretaria Municipal de Polticas Pblicas para a Pessoa Idosa (SEMPI) Secretaria Municipal de Sade Prefeitura Municipal de Bag-RS.

. Vol. 1, N. 1 (out. 2011), EDIURCAMP, 2011. ISSN: 2237-2253.

A Neuropsicologia no tratamento da Doena de Alzheimer.


LEITE, A.O.F.; MARQUES-DIAS, M.H.S.S.
Amanda de Oliveira Ferreira Leite (Autora) - Psicloga; Mestre em Neurocincias; concluinte de especializao em Neuropsicologia Clnica [IPAF-RS]; M Helena Marques Dias (Co-autora) - Coordenadora do Instituto de Psicologia Aplicada do Rio Grande do Sul [IPAF-RS].

Palavras-chave: Envelhecimento; Neuropsicologia; Doena de Alzheimer; avaliao neuropsicolgica.

I. Introduo

O envelhecimento da populao no sculo XX propiciou a alta incidncia de doenas senis, entre elas a Doena de Alzheimer, que agride bruscamente a vida do idoso e dificulta um envelhecimento saudvel e ativo. As pesquisas da Neuropsicologia se destacam, contribuindo para aprimorar o tratamento e qualidade de vida desses pacientes. II. Problemtica

Quais as principais contribuies da Neuropsicologia para o tratamento da Doena de Alzheimer?

III. Objetivos

1.

Realizar

um

levantamento

bibliogrfico

sobre

as

principais

contribuies

neuropsicolgicas no campo do Alzheimer;

2. 3. 4.

Abordar o avano da avaliao neuropsicolgica como ferramenta diagnstica; Relatar o funcionamento neuropsicolgico do paciente; Ressaltar a relevncia da reabilitao neuropsicolgica como recurso teraputico.

IV. Referencial terico

O envelhecimento normal apresenta inmeras transformaes bioqumicas, sociais e psicolgicas, implicando em perda gradual da adaptao ao meio e diminuio da capacidade de sobrevivncia (MOI, 2004). A Doena de Alzheimer afeta 5% dos indivduos com mais de 65 anos e 20% daqueles acima de 80 anos, sendo a forma mais comum de demncia (TUPPO e ARIAS, 2005). Clinicamente, o indicador mais notvel a perda progressiva da memria, prejuzo na linguagem, na capacidade cognitiva, laborativa e social. Nos estgios mais avanados observam-se: sintomas depressivos e ansiosos; comportamentos agressivos; desinibio sexual e idias delirantes (ABREU et al., 2005). A Neuropsicologia uma disciplina dentro das Neurocincias, ocupando-se do estudo das relaes entre funes cerebrais (preservadas ou alteradas), cognio e comportamento (CAPOVILLA et al., 2007). Os mtodos de avaliao consistem principalmente em entrevistas, questionrios e testes (ANDRADE et al, 2004). Algumas funes cognitivas avaliadas so: ateno, raciocnio, memria e linguagem (LEZAK et al, 2004; STRAUSS et al 2006). A reabilitao neuropsicolgica um processo ativo que objetiva capacitar pessoas com dficits cognitivos a adquirirem um bom nvel de funcionamento social, fsico e psquico (VILA, 2003).

V. Metodologia

Esta pesquisa do tipo bibliogrfica documental. A reviso sistemtica foi realizada nas bases eletrnicas nacionais da CAPES, no site Google Acadmico e no banco de dados norte-americano Pubmed. Em portugus utilizou-se como palavras-chave: neuropsicologia e Alzheimer, avaliao neuropsicolgica e Alzheimer; em ingls: neuropsychology and Alzheimer, neuropsychological avaliation and Alzheimer. Os critrios de incluso foram: a) estudos que enfoquem a Neuropsicologia e o Alzheimer; b)

trabalhos escritos na ltima dcada. VI. Resultados Finais

A avaliao neuropsicolgica do idoso colabora no diagnstico diferencial entre depresso, demncias e deficincias de memria associadas idade. Confirmada a hiptese de demncia, o perfil neuropsicolgico fundamental para a diferenciao entre aquelas do tipo frontotemporal; dos corpos de Lewy; ou Alzheimer (ARGIMON et al, 2008). Dentre os testes mais sensveis para detectar alteraes precoces do Alzheimer esto: Aprendizagem de Listas de Palavras; Figura de Rey, Trail Making, Fluncia Verbal, e o subteste Semelhanas do WAIS-III (ANDRADE et al, 2004). A reabilitao neuropsicolgica capaz de contribuir para a melhora das funes cognitivas e da independncia, o que traz enormes benefcios tanto para o idoso quanto para sua famlia (VILA, 2003). Por fim, a unio dos achados neuropsicolgicos s interpretaes clnicas pode oferecer uma compreenso mais adequada do caso (SIRI et al., 2001).

VII. Concluso

A Neuropsicologia vem destacando-se como uma cincia de suma importncia na rea da sade. No campo de estudo do envelhecimento, especialmente do Alzheimer, os profissionais envolvidos tem na avaliao neuropsicolgica uma ferramenta indispensvel, na medida em que possibilita um diagnstico clnico mais preciso e estratgias mais eficientes de preveno, tratamento e reabilitao.

Referncias

ABREU, I.D.; FORLENZA, V.O.; BARROS, H.L. Demncia de Alzheimer: correlao entre memria e autonomia. Rev. Psiq. Clin., 32 (3): 131-136, 2005.

ANDRADE, et. al. (2004). A Neuropsicologia hoje. So Paulo. Artes Mdicas, 2004.

ARGIMON,

I.I.L.;

WENDT,

G.W.;

SOUZA,

S.G.

Contribuies

da

avaliao

neuropsicolgica na investigao da doena de Alzheimer. RBCEH, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 70-79, jan./jun. 2008. VILA, R. Resultados da reabilitao neuropsicolgica em paciente com doena de Alzheimer leve. Rev. Psiq. Cln. 30 (4): 139-146, 2003.

CAPOVILLA, A.G.S. Contribuies da Neuropsicologia cognitiva e da avaliao neuropsicolgica compreenso do funcionamento cognitivo humano. Cadernos de Psicopedagogia, 6 (11), 2007. LEZAK, M.D.; HOWIESON, D.B.; LORING, D.W. Neuropsychological assessment. (4th ed.). New York: Oxford University Press, 2004.

MOI, R.C. Envelhecimento do sistema tegmentar: reviso sistemtica de literartura. Dissertao de Mestrado apresentada Escola de Enfermagem USP-Ribeiro Preto. Ribeiro Preto, 2004.

SIRI, S. et al. A brief neuropsychological assessment for the differential diagnosis between frontotemporal dementia and Alzheimers disease. European Journal of Neurology, v. 8, n. 2, p.125-132, Mar. 2001.

STRAUSS, E.; SHERMAN, E.M.S.; SPREEN, O. A Compendium of Neuropsychologial Tests. Oxford University Press EUA, 2006. TUPPO, E.E.; ARIAS, H.U. The role of inflammation in Alzheimers disease. The International Journal of Biochemistry & Cell Biology, 37: 289-305, 2005.

You might also like