You are on page 1of 2

Voc dever ler os dois fragmentos abaixo e atender ao proposto no enunciado: Texto 1: A Revoluo de 1930 ps fim hegemonia do caf,

, desenlace inscrito na prpria forma de insero do Brasil no sistema capitalista internacional. (FAUSTO, Bris. A revoluo de 30) Texto 2: Os vencedores de 1930, no s se apropriaram da linguagem revolucionria dos comunistas, como desqualificaram a ao autnoma do operariado no Brasil, proibindo a sua organizao partidria e sua independncia sindical. De um s golpe os vencedores liquidaram as duas vertentes mais atuantes do movimento operrio, os comunistas porque o espao de presena partidria lhes foi negado, e os anarquistas porque tinham na independncia sindical o eixo de suas aes. (DECCA, Edgar de. O silencio dos vencidos) a) Vrios fatores sociais determinaram este processo revolucionrio. Localize-os e comente em forma textual como os dois autores se opem a alguns desses fatores. b) Analise os desdobramentos da Revoluo de 1930 na industrializao brasileira e na formao da classe operria, segundo o ponto de vista de Edgar de Decca e Boris Fausto. Dentre os fatores que desencadearam a Revoluo de 1930 pode-se citar o tenentismo e Aliana Liberal. Em relao ao declnio poltico da burguesia cafeeira, Fausto afirma que os tenentes procuraram capitalizar a seu favor esta conjuntura desfavorvel, e identifica com limitador da ideologia oposicionista o carter moralista da classe mdia (1994, p.95). E foi essa mesma classe mdia que, segundo o autor, apoiou outras oligarquias no cafeeiras e possibilitou que se aglutinassem. Decca (1995), por sua vez, faz uma avaliao sobre o desempenho da poltica comunista durante a revoluo, argumentando como o processo de alianas e rearranjos polticos, mesmo aps a crise da hegemonia cafeeira, excluram os comunistas e o movimento operrio, que por si s j possuam um programa vacilante, de qualquer manobra de chegada ao poder. A partir do fim desta hegemonia, o Estado procurou reorientar a economia para o desenvolvimento da indstria pesada, de modo a superar a dependncia do pas das exportaes do caf. Observada a dificuldade de manuteno de uma economia dele dependente, bem como o alinhamento das foras vitoriosas com a burguesia industrial, o governo rumou nova conjuntura econmica. Seguindo o pensamento de Fausto e Decca, percebe-se que as pretenses de comunistas, anarquistas ou operrios, aspirantes a coadjuvantes nesse novo cenrio que se abria, no entanto, caiu por terra pois, com a revoluo, se manteve o carter repressor, a reforma social esperada foi mascarada sob a gide do progresso, e o suposto avano comunista, contrrio aos ideias da burguesia industrial, foi contido e suprimido. REFERNCIAS: DECCA, Edgar Salvadori De. Memria Histria e Crise do Comunismo. Cadernos da AEL. v.2. n.2. Campinas, 1995, p. 37-46. Disponvel em: <http://segall.ifch.unicamp.br/site_ael/index.php? option=com_content&view=article&id=76&Itemid=97>. Acesso em: 19.10.2010. FAUSTO, Boris. A Revoluo de 1930: Historiografia e histria. 12. ed. So Paulo: Cia das Letras, 1994.

Atravs dessa atividade, busca-se compreender o contedo da disciplina, por meio do contato com terias histricas e historiogrficas divergentes.

Aps a leitura, seleo e anlise voc dever redigir um texto de no mximo 20 linhas (+ ou - 10 para cada item A e B) e postar na plataforma. O texto deve estar nas normas, conforme ABNT e ser enviado em formato doc ou rtf. Observaes: Em um editor de texto, digite o que se pede abaixo. Salvar o arquivo com o seu nome e no TIPO do formato em .RTF (rich text format) Exemplo: fulano.rtf Depois anexar o arquivo nesta atividade.

You might also like