You are on page 1of 2

LEITURAS O jovem pegando o gosto pela leitura.

. O jovem da 8 srie est passando por diversos conflitos internos: aceitao dos amigos, autoaceitao, aceitao por parte dos pais, so os exemplos mais comuns. Portanto, quando o professor indica como leitura um livro que relata uma dessas problemticas, o interesse deste jovem tende a aumentar diante da leitura. Curiosamente, esses livros se tornam para estes jovens, auto-ajuda disfarados. Me lembro que minha professora passou 'Iracema' de Jos de Alencar, na minha oitava srie. A resposta foi 99,9999999% negativa. Com 14 anos, pensa-se na festa de 15 anos, na formatura, na viagem de formatura, no ensino mdio, nas amizades, nas festas, nos amigos, nas paqueras, enfim. Algo no muito presente na histria da nossa linda ndia dos lbios de mel. Com a sada da professora romntica, e com a entrada de uma professora mais 'p no cho', livros que traziam histrias surpreendentes, dramas da juventude, histrias de jovens que lutam e terminam com um final feliz (ou no), traziam para meus colegas, e at mesmo por mim, maior gosto pela tal leitura. Resultado? Quase todos leram(sim, sempre tem aquele aluno que esqueceu). Acontece que esta tambm uma questo de gerao. Esta gerao que vos cerca, est indo atrs do que mais lhe atrai. Por isso o sucesso da internet: Ela disputa o internauta com ela mesma. Um site quer chamar mais a ateno do outro: colecionar mais seguidores. Alis, falando em internet e gerao, encontramos recentemente na internet um texto com uma afirmao pertinente quanto esta gerao: Qual a diferena do jovem de hoje para o de ontem?
H um contraste grande com os valores yuppies. Os jovens esto mais preocupados em ter prazer no que fazem e estar com os amigos do que fazer carreira a todo custo. Isso pode ser s um ciclo, o da gerao avessa gerao anterior.

Sim, parece ser uma viso egosta. 'O jovem s quer ler sobre aquilo que lhe parea ser semelhante. Livros com crnicas (retratos do cotidiano feitos de forma pertinente utilizando-se muitas vezes da potica e do humor), como o 'Para gostar de ler', prende a ateno do leitor (seja pr-adolescente ou no) de uma forma fantstica. Em suma, o que queremos dizer, que o interesse pela leitura deve ser um caminho minunciosamente indicado pelo professor. Qualquer escolha mal feita, pode causar uma m impresso diante do aluno, da leitura. Dificultando futuramente sua relao com o desenvolvimento intelecto, e sucessivamente, seu ingresso ou concluso em um ensino superior. PROPOSTAS DIDTICAS: 1- Separar as salas em grupos 1.1 Cada grupo escolhe um livro de uma extensa lista que o professor disponibilizar (com ttulo, foto da capa, e breve resumo)

1.2 - Cada grupo escolhe um livro por conta prpria 1.3Estes grupos podero escolher diversas formas de apresentao dos trabalhos. Aqui esto elas: A) Apresentao de trabalho atravs de uma encenao teatral sobre o livro. B) Atravs de um vdeo que ser mostrado para a sala em seguida C)Elaborao de um ludo (jogo de tabuleiro) e, no decorrer deste, a histria do livro ser contada. D)Apresentao de Slide e do grupo; a sala poderia tirar suas dvidas quanto ao livro, em seguida. E) Elaborao de um trabalho cientfico, seguindo as normas da ABNT comparando os aprendizados do livro com a vida real.

PRODUO DE TEXTO Para alunos que gostam de ler, mas no gostam de escrever: -Trabalhos de escrita como resumo, resenha, trabalho cientfico, de algum livro lido. Para alunos que gostam de escrever mas no gostam de ler: -Induzir o aluno a adquirir um dolo para ser admiridado

You might also like