You are on page 1of 16

ESCOLA ESTADUAL ZACARIAS DE GOES-LICEU PIAUIENSE DISCIPLINA:FISICA TURMAS: 3 A E 3B PROFESSOR:ANTONIO RODRIGUES BOLSISTA:FRANCISCA MARIA ALUNO(A)________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

FUNDAMENTOS BSICOS DE ELETROESTATICA

1-Principais eventos sobre a historia da eletricidade


Os eventos abaixo relacionados no propiciam como durante os sculos a eletricidade evolui desde de sua propensa observao por Tales de Mileto ate nossos dias.A tabela que se segue mostra apenas um breve resumo dos fatos portanto foram suprimidas alguns eventos tendo em vista que seu objetivo e dar ao aluno uma breve idia de alguns fatos que ocorreram durante essa evoluo.

Ano 6000 a.C 1600 1672 1675

Evento

Tales de Mileto Observao de um pedao de mbar, que atrai pequenos fragmentos de palha, quando previamente atritado. William Gilbert publica De Magnete, usando pela primeira vez a palavra eletricidade. Otto von Guericke publica Experimenta Nova, descrevendo o seu gerador eletrosttico. Robert Boyle publica Production of Electricity. Demonstraes da garrafa de Leyden na Holanda. Benjamin Franklin inventa o pra-raios na colnia britnica da Filadlfia na Amrica do Norte. Joseph Priestley publica The Present State of Electricity Luigi Galvani observa o movimento de pernas de rs mortas ao serem tocadas com objetos metlicos. Alessandro Volta inventa a pilha eltrica. Henry Moyes demonstra que possvel produzir luz atravs do arco eltrico Hans ersted observa deflexo da agulha de uma bssola ao se aproximar um condutor percorrido por corrente eltrica. Michael Faraday produz rotao de condutores e ims por corrente eltrica, lanando os fundamentos dos motores eltricos. Andr-Marie Ampre estuda a corrente eltrica e a atrao entre condutores percorridos por corrente eltrica. Georges Ohm demonstrou que a corrente em um fio aumenta em proporo direta Joseph Henry produz fios isolados com seda e constri eletroms poderosos. Michael Faraday descobre o eletromagnetismo e realiza experincias com um anel metlico e ims. Faz tambm experincias com ims e discos girantes.

1800 1801 1820

1821

1825

1827 1828

1831

Em fim muitos fatos aconteceram durante este processo continui na evoluo da eletricidade ate que 1980 foi realizada a primeira transmisso comercial de sinais a longa distncia por fibra ptica.

2- Diviso do estudo de eletricidade


A eletricidade estuda os fenmenos que envolvem a carga eltrica, estando esta em repouso ou em movimento. De forma geral, divide-se a eletricidade em trs reas menores: eletrosttica: estuda os fenmenos que ocorrem quando as cargas eltricas esto em repouso; eletrodinmica: estuda os fenmenos que ocorrem quando as cargas eltricas esto em movimento, ou seja, dedica-se anlise dos circuitos eltricos; eletromagnetismo: estuda os fenmenos que ocorrem no espao que envolve o circuito eltrico e que foram provocados pela corrente eltrica.

3-Eletrosttica
3.1 Composio da Matria UATION SECTION 2 Todos os corpos so compostos de molculas, as quais so aglomerados de um ou mais tomos, a menor poro da matria. O tomo, mostrado na Figura, composto de um ncleo central muito denso, no qual existem prtons, com carga positiva, e nutrons, que no possuem carga. Em torno do ncleo, existe uma regio envolvente onde gravitam os eltrons, que so elementos de carga negativa. Esta regio denominada eletrosfera. Estas partculas constituintes do tomo so dotadas de massa. O prton e o nutron possuem massas quase iguais, enquanto o eltron dotado de uma massa que chega a ser quase duas mil vezes inferior dos outros dois. No entanto, essas massas so muito pequenas, e no se pode considerar que os eltrons mantm-se em rbita por causa de uma simples fora gravitacional (atrao de massas). Certamente, existe entre o ncleo e o eltron uma outra fora muito mais intensa, responsvel pela manuteno desta rbita elptica do eltron em torno do ncleo. A esta grandeza, denomina-se fora eltrica.

3.2- A carga Eltrica Eltron e o prton so cargas eltricas elementares e componentes do tomo. Por

Conveno , foi estabelecido que a carga do eltron negativa e a carga do prton positiva. Ou seja, estes apresentam polaridades opostas. Por outro lado, os nutrons no apresentam carga. Verificou-se experimentalmente que prtons e eltrons possuem a mesma quantidade de eletricidade, diferenciada unicamente pelo sinal. Esta quantidade denominada carga eltrica elementar (e), pois representa a menor quantidade de eletricidade encontrada em partculas estveis. Assim, estabeleceu-se uma unidade para medir carga eltrica, denominada coulomb, em homenagem ao fsico francs Charles de Coulomb (1736-1806). Atravs de experincias, foi possvel determinar o seguinte valor: Para se obter o nmero de eltrons que corresponde a 1 C, pode-se empregar a seguinte regra de trs:

1 eltron____________1,6 10 19 C x _________________1 C
Efetuando-se os clculos, obtm-se: x=610 18 eltrons A grandeza fsica carga eltrica tambm denominada oficialmente no Sistema Internacional (SI) como quantidade de eletricidade. Normalmente, emprega-se o termo no oficial quantidade de carga eltrica, representado por Q ou q. Experimentalmente, provou-se que prtons repelem prtons, eltrons repelem eltrons, ao passo que prton e eltron atraem-se mutuamente. O nutron no manifesta nenhuma atrao ou repulso, qualquer que seja a partcula da qual se aproxima. Na Figura, temse a representao destas aes.

Principio de atrao e repulso de cargas eltricas. Em um tomo em equilbrio, ou seja, eletricamente neutro, o nmero de eltrons em rbita ne igual ao nmero de prtons np no ncleo. possvel, porm, retirar ou acrescentar eltrons na eletrosfera do tomo, tornando-o um on. Se um tomo perder eltrons da eletrosfera, o nmero de prtons passa a predominar e o tomo torna-se um on positivo (ction). Por outro lado, se receber um ou mais eltrons na eletrosfera, torna-se um on negativo (nion). Portanto, um corpo estar eletrizado quando o nmero total de prtons for diferente do nmero total de eltrons. Logo, pode-se escrever: - Se np>ne corpo eletrizado positivamente; - Se np<ne corpo eletrizado negativamente; - Se np=ne corpo neutro. Seja n o nmero de cargas eltricas em excesso de um corpo. Para determinar n, deve-se efetuar a diferena entre o nmero de eltrons e de prton e tom-la em valor absoluto: epn = n n

A quantidade de carga eltrica ou eletricidade (Q) de um corpo definida por: Q = ne Sendo que o sinal determinar se o corpo est eletrizado positiva ou negativamente. 3.3 Materiais Condutores e isolantes
O tomo visto conhecido como tomo de Rutherford-Bohr, o qual pode ser comparado a um sistema solar em miniatura. O ncleo do tomo comporta-se como o sol, em torno do qual gravitam os eltrons, como se fossem os planetas, em rbitas circulares ou elpticas. Atravs de vrias experincias cientficas, concluiu-se que a massa do prton cerca de 1.840 vezes maior que a do eltron, de modo que praticamente a massa do tomo se concentra no ncleo. Entretanto, deve-se lembrar que a carga eltrica do eltron a mesma do prton, embora os sinais sejam opostos. Assim, existe uma fora atrativa entre o ncleo e o eltron em rbita, a qual inversamente proporcional distncia entre os

mesmos. Baseado nesta afirmativa, convenciona-se: - Materiais condutores: so aqueles onde, mediante um estmulo apropriado (atrito, contato ou
campo magntico), pode-se retirar os eltrons mais externos dos tomos. Desta maneira, quando um corpo condutor eletrizado, as cargas eltricas em excesso distribuem-se pela superfcie externa, o que se justifica em termos do princpio de repulso entre cargas de mesmo sinal. Como exemplos tpicos, pode-se citar a platina, o ouro, o cobre e o alumnio. - Materiais isolantes: so aqueles onde os eltrons esto to rigidamente ligados ao ncleo que somente podem ser retirados do tomo com grandes dificuldades atravs de um estmulo exterior. Assim, os eltrons no conseguem se movimentar, ou apresentam muita dificuldade ao faz-lo. Como exemplos tpicos, pode-se citar a porcelana, o vidro, a madeira e a borracha.

3.4 PRINCPIO DE CONSERVAO DAS CARGAS ELTRICAS Em um sistema eletricamente isolado, a soma algbrica das cargas eltricas positivas e Negativas permanece sempre constante. Este processo ilustrado na Figura:

Antes Logo, pode-se escrever:

Depois

antes

=Qaps

4- PROCESSOS DE ELETRIZAO Eletrizar um corpo neutro consiste, basicamente, em acrescentar ou retirar eltrons do mesmo. H trs formas elementares para isto, discutidas a seguir: - Atrito; - Contato; - Induo.
4.1 Eletrizao por atrito

Ao se atritar duas substncias de naturezas diferentes, inicialmente neutras, uma destas cede eltrons e a outra recebe. Ao final, ambas estaro eletrizadas com cargas eltricas opostas. A substncia que ceder eltrons ficar eletrizada positivamente, e aquela que os recebe permanecer eletrizada negativamente. A prtica mostra que mais fcil eletrizar por atrito um corpo de natureza isolante que um condutor. Alm disso, no corpo isolante, as cargas eltricas em excesso devidas ao atrito tendem a permanecer na regio, ao passo que no corpo condutor acabam escoando para o ambiente. Atravs de experincias com diversos tipos de materiais, percebe-se que, sempre que dois corpos de substncias diferentes so atritados entre si, aparecero cargas eltricas opostas nas regies de contato. Alm disso, nota-se que algumas substncias cedem eltrons mais facilmente que outras. Assim, pode-se estabelecer uma relao ordenada de substncias isolantes e condutoras em termos da facilidade de ceder eltrons, denominada srie triboeltrica, representada na Tabela Atritando-se duas substncias, aquela que aparecer em primeiro na tabela permanecer eletrizada positivamente, e a outra ficar eletrizada negativamente. Por exemplo, atritando-se vidro com seda, eltrons migraro do vidro para seda, portanto o vidro ficar eletrizado positivamente, e a seda negativamente.

4.2- ELETRIZAO POR CONTATO A eletrizao por contato um processo em que um corpo eletrizado A colocado em contato com um corpo neutro B. Preferencialmente, deve-se empregar dois corpos condutores de eletricidade. Quando um corpo neutro posto em contato com um corpo eletrizado, eletriza-se com cargado mesmo sinal. Se A estiver eletrizado positivamente, em contato com B, atrair eltrons deste, o qual se carregar positivamente, como mostra a Figura. Se A estiver eletrizado negativamente, seus eltrons em excesso se repelem e passam em parte para B, que se carregar negativamente. Aos condutores A e B, aplica-se o princpio de conservao das cargas eltricas, isto , a carga total permanece constante antes e aps o contato.

H um caso particular que merece destaque. Se houver dois condutores esfricos e de mesmo raio como na Figura, o excesso de carga eltrica se distribui igualmente pelas duas superfcies esfricas.

4.3-- ELETRIZAO POR INDUO

Induo eletrosttica um fenmeno de separao de cargas eltricas opostas sobre um condutor, sem que este entre em contato com o corpo eletrizado. Quando um corpo neutro colocado prximo a um corpo eletrizado, sem que exista contato, o corpo neutro tem parte das cargas eltricas separadas (induo eletrosttica), podendo ser eletrizado. Como exemplo, considera-se a Fig. 2.6. Ao atritar um pente e aproxim-lo de um filete de gua, a gua ser atrada pelo pente por induo.

O processo de induo, simplesmente, no eletriza um corpo. O que ocorre um rearranjo no posicionamento das cargas, como pode ser visto na Figura.

Pode-se, dentro deste procedimento, conectar o corpo induzido terra e eletriz-lo, como na Figura . Ligando o corpo induzido terra tem-se, neste caso, o deslocamento de eltrons da terra para o corpo. Como o corpo estava neutro, basta um nico eltron para que este se torne negativo. Caso a regio ligada terra seja negativa, haver deslocamento de eltrons do corpo para a terra, de modo que o corpo torne-se positivo.

5- Eletroscpio Para constatar se um corpo est ou no eletrizado, utiliza-se dispositivos denominados eletroscpios. Existem dois tipos bsicos: o pndulo eltrico e o osciloscpio de folhas (lminas). O eletroscpio do tipo pndulo, mostrado na Fig. 2.9, baseado no processo de induo para detectar se um corpo est ou no eletrizado. Este possui um fio isolante amarrado a uma esfera metlica.

Eletroscpio tipo Pndulo O eletroscpio de folhas tambm utiliza o processo de induo para detectar se um corpo est ou no eletrizado. Caso seja aproximado um corpo eletrizado positivamente da esfera condutora, as cargas negativas sero atradas para a esfera, j as cargas positivas se acumularo nas lminas metlicas que iro abrir, devido repulso entre cargas de mesmo sinal.

Eletroscpio de Folhas

6-LEI DE COULOMB

Denomina-se carga eltrica puntiforme um corpo eletrizado cujas dimenses so desprezveis em relao s distncias que o separam dos corpos. No fim do sculo XVIII, o fsico francs Charles Augustin Coulomb realizou uma srie de experincias que permitiram medir o valor da fora eletrosttica que age sobre uma carga eltrica puntiforme, colocada uma em presena de uma outra. Para duas cargas puntiformes Q1 e Q2, separadas por uma distncia d, Coulomb concluiu: A intensidade da fora eltrica diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separa. Dependendo do sinal destas cargas, h atrao ou repulso. A intensidade da fora F entre duas cargas puntiformes depende: - do mdulo das cargas eltricas Q1 e Q2; - da distncia d entre as mesmas; - do meio ambiente em que se encontram as cargas puntiformes. Pode-se ento escrever:

onde: Q1, Q2 cargas eltricas [C]; d distncia entre as duas cargas [m]; k constante eletrosttica [Nm2/C2]. A constante k mostra a influncia do meio onde a experincia realizada. No vcuo, utilizando as unidades do sistema internacional (SI), seu valor ser.

Enquanto grandeza vetorial, a fora entre duas cargas possuir no apenas mdulo, mas tambm direo e sentido. A direo da fora coincidente com a direo da reta que une as cargas. O sentido da mesma depende dos sinais das cargas. Se as cargas possuem sinais iguais, como na Figura , tem-se uma fora de repulso. Caso contrrio, h uma fora de atrao.

7-CAMPO ELTRICO
A principal caracterstica de uma carga eltrica sua capacidade de interagir com outras cargas, atraindo-as ou repelindo-as, dependendo dos seus sinais. Esta capacidade est relacionada ao campo eltrico que estas cargas geram ao seu redor, como se fosse uma aura envolvendo-as. Na prtica, uma carga Q sempre gera um campo eltrico ao seu redor, que invisvel. Este pode ser percebido colocando-se outra carga q, denominada carga de prova, nas proximidades de Q. A carga q ser atrada ou repelida, dependendo do seu sinal, e a fora eltrica responsvel por isso pode ser calculada utilizando-se a lei de Coulomb. Pode-se tambm calcular o valor do campo eltrico presente em uma regio do espao. Primeiro, inserese uma carga de prova q de valor conhecido em uma regio do espao onde existe um campo eltrico. Esta certamente ser atrada ou repelida, ou seja, em ambos os casos haver uma fora eltrica F que agir sobre a pequena carga q. Conhecendo-se o valor desta fora, pode-se calcular o valor do campo eltrico usando a seguinte expresso:

onde: E campo eltrico [N/C]; F fora eltrica [N];

q carga de prova [C]. Para entender o conceito de campo eltrico, pode-se estabelecer uma analogia com o campo gravitacional. Sabe-se que a Terra cria um campo gravitacional em torno de si, e em cada ponto deste campo existe um vetor campo gravitacional g. Assim, um corpo posicionado em um ponto do campo fica sujeito a uma fora de atrao gravitacional chamada peso. Esta situao representada figura abaixo.

Com as cargas eltricas, o fenmeno semelhante, uma vez que um corpo eletrizado cria em torno de si um campo eltrico. Cada ponto deste campo caracterizado por um vetor campo eltricoE r. Qualquer carga colocada em um desses pontos estar submetida a uma forca eltrica, como na Figura. A grande diferena que a fora poder ser de atrao ou repulso.

Para determinar o mdulo do vetor campo eltrico, pode-se recorrer analogia com o campo gravitacional. Sabe-s que a acelerao da gravidade local pode ser calculada como sendo a razo do peso e da massa de um corpo colocado na regio do campo gravitacional, isto :

Portanto, o campo eltrico de uma carga de prova q colocada em um ponto desse mesmo campo ser dado pela razo da fora de natureza eltrica que age sobre a mesma e o valor desta carga. Ou seja, pode-se escrever novamente a expresso

8- CAMPO ELTRICO GERADO POR UMA CARGA PUNTIFORME

Considera-se uma carga puntiforme Q. Coloca-se uma carga de prova q a uma distncia d dacarga geradora Q. Supondo que as duas cargas sejam positivas, tem-se a situao representada na figura.

Partindo da lei de Coulomb e da definio de campo eltrico, dadas pelas expresses dadas respectivamente, pode-se chegar equao que define o campo eltrico para a situao tem-se:

Logo, a expresso pode ser simplificada da seguinte forma:

Como conseqncia, pode-se concluir que o campo eltrico no ponto estudado no depende da carga de prova, mas sim da carga que gera o campo. Como conseqncia, pode-se concluir que o campo eltrico no ponto estudado no depende da carga de prova, mas sim da carga que gera o campo. 9 - VETOR CAMPO ELTRICO Para definir o vetor campo eltrico, supe-se que uma carga de prova q colocada em um ponto P de uma regio do espao. Se nesta regio existir um campo eltrico, uma fora F atuar sobre a carga, conforme a figura :

Nestas condies, por definio, o campo eltrico em P :

Assim, os vetores Ee F possuiro sempre a mesma direo. O sentido depender do sinal da carga de prova q. Se q for positiva, E e F possuiro mesmo sentido. Do contrrio, possuiro sentidos opostos.

10 Linhas de Foras

Quando se deseja visualizar a distribuio de um campo eltrico atravs do espao, deve-se empregar o contorno das suas linhas de fora que, por definio, so linhas imaginrias construdas de tal forma que o vetor campo eltrico seja tangente a elas em cada ponto. As linhas de fora so sempre orientadas no mesmo sentido do campo, e constituem uma forma geomtrica de se visualiz-lo.

No caso de um campo eltrico gerado por uma carga puntiforme isolada, as linhas de fora sero semi-retas radiais. Caso a carga geradora seja puntiforme e positiva, gera-se um campo eltrico de afastamento, e as linhas de fora so centrfugas, conforme a situao ilustrada na Figura abaixo.

Se a carga geradora for negativa, tem-se um campo eltrico de aproximao, e as linhas de fora so centrpetas, conforme a situao ilustrada na Figura abaixo.

A figura abaixo apresenta-se o aspecto do campo eltrico resultante gerado por duas cargas puntiformes iguais e positivas. Como foi mencionado anteriormente, duas cargas eltricas positivas geram campo eltrico de afastamento.

J no campo eltrico da figura seguinte apresenta-se o aspecto do campo eltrico resultante gerado por duas cargas puntiformes iguais e de sinais opostos. Como foi mencionado anteriormente, a carga eltrica positiva gera um campo eltrico de afastamento, enquanto a negativa causa um campo de aproximao.

11-CAMPO ELTRICO NO INTERIOR DE UM CONDUTOR CARREGADO Supe-se que um condutor esfrico seja eletricamente carregado com o auxlio de um gerador eletrosttico e, em seguida, isolado do meio ambiente. As partculas portadoras de carga eltrica iro se distribuir pelo condutor quase instantaneamente, at encontrar uma configurao de equilbrio. Assim, conclui-se que o campo eltrico no interior do condutor nulo. Caso contrrio, o condutor no estaria em equilbrio, pois haveria partculas carregadas movendo-se em seu interior. Para pontos no exterior do condutor, o vetor campo eltrico pode ser determinado admitindo, por simetria, que toda a carga contida no condutor esteja concentrada no centro da esfera. Assim, pode-se afirmar que o mdulo do vetor campo eltrico gerado por um condutor esfrico de raio r, carregado com carga eltrica Q, :

Estas concluses so vlidas para condutores macios ou ocos. Por isso, o campo eltrico gerado por uma casca esfrica condutora carregada em equilbrio o mesmo gerado por uma esfera macia condutora carregada de mesmos raio e carga. Da mesma forma, o campo eltrico no interior de um condutor carregado em equilbrio nulo. Estes resultados so sintetizados no grfico da Figura seguinte.

12-CAMPO ELTRICO UNIFORME Um campo eltrico dito uniforme quando o vetor campo eltrico possuir a mesmaintensidade, mesma direo e mesmo sentido em todos os seus pontos. As linhas de fora so retas paralelas, orientadas em um mesmo sentido e uniformemente distribudas pela regio que ocupam. Este tipo de campo pode ser obtido atravs da eletrizao de uma superfcie plana,infinitamente grande e com uma distribuio homognea de cargas, como mostrado.

13-DENSIDADE SUPERFICIAL DE CARGAS E PODER DAS PONTAS Para um condutor eletrizado em equilbrio eletrosttico, onde Q a quantidade de carga eltrica distribuda em uma rea A de sua superfcie, define-se densidade superficial de cargas como sendo:

cuja unidade no SI C/m2. Quanto maior a densidade superficial de cargas em uma dada regio de um condutor, mais intenso o campo eltrico nas proximidades desta regio. Este fato conhecido como poder das pontas. Ou seja, se houver uma regio pontiaguda em um condutor eltrico eletrizado, mais intensa ser a densidade superficial de cargas, como mostrado na Fig. 2.28. Se sua carga for negativa, poder at ocorrer emisso de eltrons, devido alta intensidade do campo eltrico.

Em avies a jato, instalam-se hastes metlicas finas voltadas para trs nas extremidades das asas, justamente para permitir a descarga do excesso de cargas eltricas (eletricidade esttica) que se forma sobre a superfcie da fuselagem devido ao atrito com o ar durante o vo. O campo eltrico nas proximidades da ponta da haste torna-se to intenso que ioniza os tomos dos elementos que compem o ar (que naturalmente comporta-se como isolante), tornando condutor. 14-APLICAES PRTICAS DE ELETROSTTICA A atrao e a repulso entre corpos carregados tm muitas aplicaes industriais, tais como a pintura eletrosttica, os precipitadores de cinza em suspenso, impressoras e copiadoras eletrostticas. A seguir, apresenta-se cada um dos casos supracitados. PINTURA ELETROSTTICA A pintura eletrosttica um processo de acabamento que utiliza o princpio eltrico bsico de que cargas eltricas de sinais opostos se atraem para aplicar tinta em p sobre a superfcie de metais. A pea a ser revestida eletricamente aterrada enquanto as partculas de tinta so energizadas com carga negativa. A pea ento atrai as partculas de tinta de maneira uniforme, o que cria uma camada de espessura nica sobre toda a superfcie, mesmo nas partes mais escondidas. Depois deste estgio de aplicao da tinta, a pea colocada em um forno com temperatura controlada por determinado tempo. A camada de partculas independentes de tinta se transforma ento em uma camada contnua, uniforme, com excelente aderncia ao metal base e com boa resistncia abraso e ao risco. PRECIPITADOR ELETROSTTICO Precipitador eletrosttico um equipamento que utiliza foras eltricas para movimentar as partculas desde o fluxo de gases at eletrodos coletores. A remoo de partculas contidas em correntes gasosas por meio de precipitadores eletrostticos ocorre pela passagem destas atravs de um forte campo eltrico, produzido pela aplicao de alta tenso, com polaridade positiva ou negativa, a um sistema de eletrodos de descarga, conforme a Fig. 2.30. Quando as partculas passam por esse campo eltrico, adquirem cargas eltricas e so atradas para os eletrodos de coleta. Aps sua deposio nas placas coletoras, perdem suas cargas e so removidas por mecanismos de limpeza.

EXERCCIOS PROPOSTOS 1) Atrita-se um basto de vidro com um pedao de l, de forma que ambos fiquem eletrizados. A seguir, os dois corpos so colocados em suportes isolantes e ali deixados at que se apresentem neutros. a) Por que eles ficaram neutros? b) Quais transferncias de eltrons desde a eletrizao at o instante em que ambos se tornam novamente neutros? 2) Um eletroscpio est carregado positivamente. Qual o sinal da carga de um corpo que, ao aproximar-se do eletroscpio, provoca maior afastamento das lminas? Justifique. 3) dado um corpo eletrizado com carga 6,4 C. Determine o nmero de eltrons em falta no corpo. A carga do eltron -1,610-19 C. 4) Explique de que maneira pode-se s carregar positivamente e negativamente a esfera condutora de um eletroscpio, usando um basto de vidro carregado positivamente. 5) Toca-se momentaneamente com a mo uma esfera metlica montada num suporte de plstico para descarreg-la. Em seguida, toca-se a mesma esfera com um basto de vidro eletrizado positivamente. Em que sentido h transferncia de eltrons nesse segundo contato? 6) Um corpo possui 41020 eltrons e 3,51020 prtons. Quanto carga eltrica desse corpo, determine: a) O sinal b) A intensidade 7) Um corpo A, com carga QA=8 C, colocado em contato com um corpo B, inicialmente neutro. Em seguida, so afastados um do outro. Sabendo que a carga do corpo B, aps o contato, de 5 C, calcule a nova carga do corpo A. 8) Quantos eltrons so necessrios para haver uma carga eltrica de -20 C? 9) Duas cargas eltricas puntiformes de 510-5 C e 0,310-6 C, no vcuo, esto separadas entre si por uma distncia de 5 cm. Calcule a intensidade da fora de repulso entre as mesmas. 10) A intensidade da fora entre duas cargas eltricas puntiformes iguais, situadas no vcuo a uma distncia de 2 m uma da outra, de 202,5 N. Qual o valor das cargas? 11) Uma pequena esfera recebe uma carga de 40 C, e outra esfera de dimetro igual, localizada a 20 cm de distncia, recebe uma carga de -10 C. a) Qual a fora de atrao entre as esferas? b) Colocando as esferas em contato e afastando-as 5 cm, determine a nova fora de interao eltrica entre as mesmas. A fora aumentou ou diminuiu em mdulo? Justifique. 12) Dois ons positivos e isolados de qualquer ao externa se movem no espao e so repelidos, um do outro, sob a ao de uma fora de intensidade F. Quando, aps certo tempo, a distncia entre os mesmos triplicar, qual ser o mdulo da fora repulsiva? 13) Uma carga de prova q=-3 C, colocada na presena de um campo eltrico E, fica sujeita a uma fora eltrica de intensidade 9 N, horizontal, da direita para a esquerda. Determine as caractersticas do vetor campo eltrico E. 14) Sobre uma carga de 4 C, situada num ponto P, atua uma fora de 8 N. Substituindo a carga de 4 C por uma outra de 5 C, qual ser a intensidade da fora sobre essa carga quando colocada no ponto P? 15) Considere uma carga puntiforme fixa de -5 C, no vcuo. a) Determine o vetor campo eltrico criado por essa carga em um ponto A localizado a 0,2 m da carga. b) Determine o vetor fora eltrica que atua sobre uma carga de 4 C, colocada no ponto A. 16) Determine a intensidade da carga eltrica que cria, a uma distncia de 4 cm, um campo eltrico de intensidade E=7200 N/C. 17) Uma partcula com massa de 2 g permanece estacionria no laboratrio , quando submetida a um campo eltrico uniforme vertical, de sentido para baixo e com intensidade igual a 500 N/C. Calcule a carga eltrica d

You might also like