You are on page 1of 34

Uma viagem

pela

Poesia

Guilherme V. Scarel Leonora de Luca Marcela S. Scatolin Mirian Salvestrin Patrcia C. Carioca

Uma Viagem pela Poesia


Guilherme V. Scarel Leonora de Luca Marcela S. Scatolin Mirian Salvestrin Patrcia C. Carioca

Alunos do curso de Licenciatura em Letras do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) / UNICAMP.

Estgio Supervisionado Orientadora: Profa. Dra. Mrcia Abreu

Campinas 2007

NDICE
Captulo I: Essa tal poesia .................................................................. 03

Captulo II: Caminhando pela poesia erudita ................................... 14 Captulo III: Um passeio pela poesia popular ................................. 26 Captulo IV: Descobrindo a poesia africana de lngua portuguesa ........................................................................... 36 Captulo V: Um salto para o Japo ..................................................... 47 Bibliografia ........................................................................................... 55

CAPTULO I

ESSA TAL POESIA


Voc j deve ter ouvido a cano Monte Castelo, do grupo Legio Urbana. Mas, se voc ainda no conhece a letra dessa msica, vamos conhec-la ou record-la reproduzindo, abaixo, os seus versos:
Monte Castelo (Legio Urbana) Ainda que eu falasse a lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria. s o amor, s o amor Que conhece o que verdade O amor bom, no quer o mal No sente inveja ou se envaidece. O amor fogo que arde sem se ver ferida que di e no se sente um contentamento descontente dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse a lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria. um no querer mais que bem querer solitrio andar por entre a gente um no contentar-se de contente cuidar que se ganha em se perder. um estar-se preso por vontade servir a quem vence, o vencedor um ter com quem nos mata lealdade. To contrrio a si o mesmo Amor. Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem Agora vejo em parte Mas ento veremos face a face. s o amor, s o amor Que conhece o que verdade. Ainda que eu falasse a lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria.

Para ouvir a msica Monte Castelo acesse o link: http://www.kboing.com.br/script/radioonline/radio/player.php?musica=100059&op=1

A msica Monte Castelo, composta por Renato Russo, foi originalmente gravada no LP As Quatro Estaes, lanado em 1989, pela EMI-Odeon. Na fotografia da esquerda, vemos os componentes do Legio: Renato Russo (vocalista) e Dado Villa-Lobos (guitarrista), e, ao fundo, Renato Rocha (baixista, que deixou o grupo antes da gravao de As Quatro Estaes) e Marcelo Bonf (baterista).

O que voc talvez no saiba que os versos da cano destacados foram extrados de um poema (apresentado a seguir) escrito pelo poeta Lus Vaz de Cames, conhecido autor do poema pico Os Lusadas, que narra a saga dos navegadores portugueses na conquista do Oriente.
poema pico um gnero de poema, geralmente extenso, que narra os feitos hericos de um indivduo ou de um povo.

Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos coraes humanos amizade, Se to contrrio a si o mesmo Amor?

http://wm04.allmusic.com

Lus Vaz de Cames (1524 ou 1525-1580) nasceu provavelmente em Lisboa, participou das viagens ultramarinas de Portugal. Publicou Os Lusadas em 1572. Sua poesia lrica foi reunida depois de sua morte, em edies datadas de 1595 e 1598.

Ver Atividade 1

A relao entre poesia e msica, demonstrada aqui pelo vnculo existente entre a msica do grupo Legio Urbana e o poema de Cames, est nas origens do gnero: na Antigidade, por exemplo, a poesia era praticada por rapsodos, poetas populares que iam de cidade em cidade da Grcia, cantando ou recitando poemas com o acompanhamento de uma lira; e, durante a Idade

http://www.revista. agulha.nom.br

3 Mdia, havia trovadores, que percorriam as cortes europias declamando e cantando seus poemas.

Lira um instrumento musical de cordas esticadas e dispostas de maneira que possam ser dedilhadas.

Apesar disto, a tarefa de definir o que vem a ser poesia no muito fcil. Se voc tiver oportunidade de pesquisar sobre o assunto, ver que no existe um consenso, uma definio nica de poesia. Freqentemente, ela definida de acordo com uma viso emocional ou a partir de critrios formais, como a estrutura do verso, rimas, mtricas, ritmos; este tipo de definio de poesia pode ser encontrado em obras como a Grande Enciclopdia Larousse Cultural:
POESIA s.f. (Do gr. poiesis, criao, pelo lat. poesis) Forma de expresso lingstica destinada a evocar sensaes, impresses e emoes, por meio da unio de sons, ritmos e harmonia e utilizando uma seleo de vocbulos essencialmente metafrica.

Mas, esses critrios no devem ser generalizados, pois as funes, os contedos e as formas dos poemas variam conforme a poca e as escolhas dos autores. E, mesmo se considerarmos a produo atual de poesia, constatamos que um esquema rgido e tradicional de composio ainda convive com a produo de textos em versos livres, que no obedecem a um esquema fixo. Ver Atividades 2 e 3

Assim, como voc ir estudar neste captulo, a forma e o contedo dos poemas variam de uma poca para outra, de um contexto cultural para outro. No caso dos poemas que falam sobre o amor, essas diferenas de contedo podem ser percebidas pelo confronto entre poemas que valorizam o amor idealizado e poemas que falam do amor concretizado, em que a atrao amorosa colocada no plano corporal. A idealizao do sentimento amoroso e da pessoa amada pode ser encontrada num poema de Cames:

4
Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; No tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela est minha alma transformada, Que mais deseja o corpo de alcanar? Em si somente pode descansar, Pois comigo tal alma est liada. Mas esta linda e pura semidia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim com a alma minha se conforma. Est no pensamento como idia; [E] o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matria simples busca a forma. semidia subst.fem. feminino de semideus, ser de natureza superior aos homens e inferior aos deuses.

liada adj.fem. ligada, unida.

forma

variante

de

A concepo de Cames sobre o amor essencialmente diferente daquela que encontramos no poema Arte de Amar do escritor modernista brasileiro Manuel Bandeira, no qual constatamos o repdio do amor idealizado, espiritualizado:
Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma. A alma que estraga o amor. S em Deus ela pode encontrar satisfao, No noutra alma. S em Deus ou fora do mundo. As almas so incomunicveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas no.
Veja foto do autor no link http//www.mundocultural.com.br

Manuel Bandeira (1886-1968). Nasceu em Recife, chegou a matricular-se na Escola Politcnica de So Paulo, mas abandonou os estudos quando descobriu que tinha tuberculose. Seu primeiro livro foi A Cinza das Horas (1917), porm, foi com Libertinagem (1930) que se firmou entre os principais modernistas.

Ver Atividade 4

Alguns crticos de literatura procuram definir a poesia por oposio a outros gneros literrios. Dessa forma, a poesia normalmente contraposta prosa, sendo definida como um modo de expresso lingstica que valoriza os sons, o ritmo e a combinao de palavras de maneira diferente das regras usadas na prosa.

No entanto, em certos casos, essas diferenas entre a poesia e a prosa no so ntidas, havendo prosadores que imprimem ritmo e musicalidade sua escrita. Isto ocorre, por exemplo,

5 com autores como Guimares Rosa, que procurava transpor para a sua escrita a musicalidade da fala do homem do interior do Brasil. Esse tipo de ritmo e de sonoridade, bastante prximo da linguagem potica, pode ser identificado no conto O Burrinho Pedrs, includo no seu livro Sagarana veja, aqui, um trecho deste conto, no qual o escritor descreve os movimentos e os sons produzidos por uma boiada:
Veja foto do autor no link http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ literatura

As ancas balanam, e as vagas de dorsos, das vacas e touros, batendo as caudas, mugindo no meio, na massa embolada, com atritos de couros, estralos de guampas, estrondos de baques, e o berro queixoso do gado junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, saudade dos campos, querncia dos pastos, de l do serto (...).

Ver Atividades 5 e 6

Joo Guimares Rosa (1908-1967) nasceu em Cordisburgo, MG. Formou-se em medicina; seu primeiro livro publicado foi o volume de contos Sagarana (1946). Sua obra mais conhecida o romance Grande Serto: Veredas (1956) no qual Rosa oferece ao leitor uma viso particular das paisagens e do povo do serto brasileiro.

Nem mesmo a extenso do texto potico pode ser tomada como critrio para separar a poesia da prosa, pois existem poemas que excedem em tamanho muitos textos em prosa. este o caso do j mencionado Os Lusadas, poema pico escrito com 55.433 palavras, formando 8.816 versos, dispostos em 1.102 estrofes e distribudos, na edio original de 1572, ao longo de 372 pginas; quantos contos e romances (exemplos de escrita em prosa) publicados nos dias de hoje no foram escritos com nmero bem menor de palavras?
CURIOSIDADE Para saber mais sobre Os Lusadas acesse os endereos eletrnicos listados abaixo.

Para ter acesso ao texto integral deste livro clique no link abaixo:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1 870

Se voc quiser consultar um exemplar da edio original, acesse o setor de obras digitalizadas da Biblioteca Nacional de Portugal, no endereo eletrnico: http://bnd.bn.pt

6 Como voc ver nos prximos captulos, o conceito de poesia pode ser aplicado a um conjunto variado de textos, que vo desde poemas ligados tradio popular at poemas de produo erudita; tambm abrange a poesia produzida na frica e no Oriente poesia que bastante diferente da nossa, mas que nem por isso deixa de ser poesia. Alm disso, ao conhecer diversas formas de fazer poesia, voc perceber que a musicalidade no o nico elemento utilizado para estruturar os poemas, existindo tambm um esforo para a construo de imagens e de idias que os poetas procuram transmitir. Por tudo isso, para saber o que poesia, s tem um jeito: aproximar-se dela, conhec-la intimamente, escutar sua msica e apaixonar-se por ela...

Neste captulo, voc aprendeu que a poesia est ligada msica, mas no facilmente definvel, pois suas manifestaes variam conforme a poca e o contexto cultural. Nos captulos seguintes, voc aprender como a musicalidade, as imagens e as idias so produzidas na poesia: primeiro, por referncia aos universos da cultura erudita e da cultura popular; depois, atravs do conhecimento de outros modos de fazer poesia, encontrados na cultura africana e na cultura japonesa.

Captulo II

CAMINHANDO PELA POESIA ERUDITA


No Captulo I, voc aprendeu a observar as relaes entre msica e poesia. A musicalidade um aspecto que depende do modo como os versos de um poema so arranjados. Leia a composio abaixo:
Busque amor novas artes, novo engenho (Lus Vaz de Cames) Busque amor novas artes, novo engenho, para matar-me, e novas esquivanas, que no pode tirar-me as esperanas, que mal me tirar o que eu no tenho. Olhai de que esperanas me mantenho! Vede que perigosas seguranas! Que no temo contrastes nem mudanas, andando em bravo mar, perdido o lenho. Mas, conquanto no pode haver desgosto onde esperana falta, l me esconde Amor um mal, que mata e no se v. Que dias h que na alma me tem posto um no sei qu, que nasce no sei onde, vem no sei como, e di no sei porqu.

Neste poema de Cames, os versos possuem 10 slabas poticas, ou seja, so versos decasslabos. Uma slaba potica diferente de uma slaba comum. Portanto, no pode ser separada da mesma maneira. Atente ao primeiro verso do poema:

"Busque amor novas artes, novo engenho" (Cames). 1 | 2 | 3 |4 | 5|6|7 |8| 9 |10|

Bus/que a/mor/no/vas/ar/tes/no/vo en/ge/nho

Voc encontrou dez slabas poticas, certo? Se contssemos como slabas comuns, teramos encontrado 13 slabas. Isso foi possvel atravs da escanso, ou seja, o ato de separar e contar as slabas poticas (os sons) dos versos de um poema. Na escanso ocorrem alguns fenmenos que permitem a juno de slabas de diferentes palavras. A contrao de vogais chamada sinalefa e ocorre na 2 e na 9 slabas poticas do verso acima: que a e vo en. Nelas, uma vogal une-se com outra que a segue formando um ditongo e, assim, uma nica

slaba potica. A contagem deve ser feita at a ltima slaba tnica do verso, por isso, a dcima slaba potica do verso acima foi ge e no nho.

As slabas poticas so a forma como os versos so pronunciados, ou seja, como seus sons se apresentam. Essa marca do aspecto sonoro (musical) na poesia se deve a seu vnculo com a oralidade, j que muitos poemas so feitos para serem falados e ouvidos desde a poca dos rapsodos. Por isso, a poesia normalmente definida de acordo com alguns padres formais semelhantes musical. aos utilizados pela linguagem
Slaba tnica a slaba mais forte de uma palavra. A slaba tnica pode ser, em uma palavra da lngua portuguesa, a ltima (palavra oxtona), a penltima (palavra paroxtona) ou a antepenltima (palavra proparoxtona).

Tanto os poetas eruditos quanto os populares compem seus versos a partir de certos padres. A musicalidade de seus poemas dada pela utilizao de alguns elementos: a mtrica, a rima e o ritmo. Leia o poema abaixo:
www.kultunderground.org

Versos ntimos (Augusto dos Anjos) Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! Acostuma-te lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miservel, Mora, entre feras, sente inevitvel Necessidade de tambm ser fera. Toma um fsforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, a vspera do escarro, A mo que afaga a mesma que apedreja. Se a algum causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mo vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!

Augusto dos Anjos (1884-1914), poeta paraibano tem sua obra admirada (e detestada) por leigos e crticos literrios. Publicou um nico livro de poesias, intitulado "Eu". Sua obra reflete a superao das velhas concepes poticas e a procura de um novo caminho. Utilizou um vocabulrio cientfico, e sua temtica gira em torno da morte, dos vermes e de uma viso trgica da existncia.

Voc percebeu que a estrutura desse poema de Augusto dos Anjos a mesma utilizada por Cames no poema que vimos anteriormente? Ambos so formados por dois quartetos (estrofes de 4 versos) e dois tercetos (estrofes de 3 versos). Faa, agora, a escanso do verso abaixo, presente nesse poema: Acostuma-te lama que te espera! Quantas slabas poticas voc encontrou?

Pois ! Assim como o poema de Cames, esse tambm possui versos decasslabos! E isso que caracteriza a mtrica de um poema: seu esquema fixo de slabas poticas por verso; nesse caso, 10 slabas poticas em todos os 14 versos do poema.

Tanto o poema de Augusto dos Anjos quanto os de Cames caracterizam um desses modelos de composio: o soneto. Todos os sonetos apresentam 14 versos, que podem ser distribudos em dois quartetos e dois tercetos ou trs quartetos e um dstico (estrofe de dois versos). Este ltimo caracteriza o modelo ingls de composio de sonetos, criado por William Shakespeare:

Soneto XLVII (William Shakespeare) Entre olho e corao um pacto distinto, Bem servir um ao outro deve agora. Quando para ver-te o olho est faminto, Ou a suspirar de amor o corao se afoga,

O modelo que apresenta dois quartetos e dois tercetos surgiu na Itlia e sua estrutura ganhou o mundo, sendo a forma mais conhecida de se escrever sonetos.

http://tudorhistory.org

O olhar desfruta o retrato de meu amor, E o corao ao banquete figurado Convida. De outra vez, ao imaginado amor O olhar a tomar parte convidado. Assim, por meu amor ou tua imagem, s sempre presente ainda que distante, Pois no podes do pensar ir mais alm Se estou com ele em ti a todo instante. Se adormecem, tua imagem na minha viso Desperta ao deleite vista e corao.

William Shakespeare (1564-1616) considerado por muitos o mais importante autor da lngua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. Seus textos e temas permaneceram vivos at aos nossos dias, sendo revisitados com freqncia pelo teatro, televiso, cinema e literatura. Entre suas obras impossvel no ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a histria de amor por excelncia e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da lngua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou no ser, eis a questo).

4 O soneto possui uma estrutura lgica com uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso. A primeira estrofe (1 quarteto) do soneto de
CURIOSIDADE Versos alexandrinos so versos de 12 slabas poticas (raramente de 13) muito difundidos na Idade Mdia. Sua denominao provavelmente procede do Romance de Alexandre, de Lambert le Tort, Alexandre de Bernay e Pierre de Saint-Clouds. Atualmente, existem dois tipos de versos alexandrinos: o francs (12 slabas) e o espanhol (13 slabas), este raramente utilizado pela lngua portuguesa.

Shakespeare apresenta o tema do qual o autor est tratando: a partir de agora, existe um pacto entre os olhos e o corao; eles devem entrar em sintonia e servir bem um ao outro ao verem a mulher amada. No segundo quarteto, o poeta desenvolve esse tema, falando sobre como olhar e corao reagem presena da amada. No ltimo quarteto, ento, o poeta inicia sua concluso ao afirmar que a mulher que ama est sempre presente ainda que distante, pois seu pensamento est sempre nela.

O dstico do soneto (nesse caso ou o ltimo terceto do modelo italiano) ficou conhecido como chave de ouro, pois deve conter a idia principal do poema ou encerr-lo de maneira a encantar ou surpreender o leitor. E o que ocorre nesse poema de Shakespeare. O dstico resume o contedo de todo o soneto: a imagem da mulher amada desperta o deleite (uma admirao acompanhada de contentamento) nos olhos e no corao do poeta.

Ao compor um soneto, o autor desafiado a moldar um tema, uma idia a ser desenvolvida, num espao muito reduzido. Nos trs sonetos que lemos at agora, o contedo muito bem explorado em apenas 14 versos, resultando em belas composies. Ao longo de todo o fascculo, voc tambm ser convidado a encarar esse desafio! Ver Atividade 1 e 2

A rima est presente nos trs sonetos que voc acabou de ler. Mas, afinal, o que a rima? Qual a sua funo no poema? Leia, abaixo, o primeiro quarteto de Versos ntimos:

5
Vs! Ningum assistiu ao formidvel A Enterro de tua ltima quimera. B Somente a Ingratido - esta pantera - B Foi tua companheira inseparvel! A

Nessa estrofe, o 1 e o 4 versos (marcados com a letra A) possuem terminaes com sons semelhante, assim como o 2 com o 3 (marcados com a letra B): formidvel/inseparvel; quimera/pantera. Esse tipo de rima (ABBA) denominado rima oposta ou entrelaada. Leia, agora, essa estrofe do soneto de Shakespeare:
Ao mais raro desejamos que cresa A Que a rosa da beleza nunca morra B Mas o fim do maduro que apodrea A S o doce herdeiro evita que isto ocorra B

Nesse quarteto, os versos quem rimam so: o 1 com o 3; o 2 com o 4. Esse esquema de rimas (ABAB) denominado rima alternada. Assim como compor versos com a mesma mtrica, criar rimas uma tarefa que exige do poeta um bom domnio da lngua. Afinal, o autor no pode apenas rimar palavras com terminaes ou sons semelhantes ao acaso: ele deve ser fiel ao tema que est desenvolvendo. Mais importante do que obedecer forma fixa dos sonetos sugerir ao leitor uma imagem do que est sendo dito. Essa outra caracterstica das composies poticas: permitir a voc, leitor, construir imagens atravs da interpretao das palavras.

Ver Atividades 3 e 4

A rima e a mtrica participam da composio do ritmo. E o ritmo define a sonoridade presente no poema. Nas composies poticas, o ritmo dado pelas slabas tnicas das palavras de cada verso. Releia, abaixo, o 1 quarteto do soneto de Cames musicado pelo grupo Legio Urbana:

6
O amor fogo que arde sem se ver ferida que di e no se sente um contentamento descontente dor que desatina sem doer.

Ao ouvir a msica, voc percebeu que algumas vogais so alongadas marcando o ritmo da msica? O 1 verso do poema, por exemplo, cantado como se fosse assim:

O amor fooogo que aaarde sem se veeer Voc j aprendeu que poesia e msica so intimamente ligadas. Dessa forma, voc tambm pode verificar que as vogais que so alongadas quando cantamos a msica so as vogais tnicas das palavras; e isso que define a sonoridade de um poema. Releia, agora, o segundo quarteto desse soneto com as marcaes das slabas tnicas:
um no querer mais que bem querer solitrio andar por entre a gente um no contentar-se de contente cuidar que se ganha em se perder.

Oua, novamente, a msica Monte Castelo atentando s slabas tnicas de cada verso. Ver Atividades 5, 6 e 7

Se no incio da sua caminhada voc imaginou que a poesia erudita fosse de difcil compreenso, agora voc j est um pouco mais familiarizado com ela. Experimente ir at a biblioteca da sua escola, do seu bairro ou pedir emprestado a seu professor um livro de poesia. Assim, voc conhecer novos autores e poemas e poder se sentir cada vez mais cativado por eles! Neste captulo, voc aprendeu algumas caractersticas das composies poticas eruditas atravs dos sonetos. E pde, tambm, entender melhor como minucioso e elaborado o trabalho de criao de poemas para que ns, leitores, possamos nos deleitar com essas belas composies.

CAPTULO III

UM PASSEIO PELA POESIA POPULAR


Voc acabou de estudar a poesia erudita e algumas de suas manifestaes ao longo do tempo. Que tal, agora, conhecer um pouco sobre a poesia popular? Mas o que seria considerado poesia popular? Nessa categoria podem ser encaixadas as cantigas de roda e de ninar que voc ouviu e cantou durante sua infncia, as canes de capoeira e os poemas da literatura de cordel.

A literatura de cordel, tambm conhecida como literatura de folhetos ou simplesmente folhetos, adquiriu configuraes prprias no contato com a cultura popular do Nordeste brasileiro: aqui, esta forma literria apoiou-se na tradio oral dos poemas cantados e nos desafios poticos praticados pelos cantadores nordestinos. No Brasil, a literatura de cordel assume um aspecto grfico bastante caracterstico, j que os exemplares de cordel, tambm chamados folhetos, so compostos por folhas de papel dobradas em quatro, formando brochuras de, no mnimo, 8 pginas ou em mltiplos de 8 (16, 24, 32 pginas). O nome literatura de cordel se refere ao modo como os folhetos so expostos ao pblico, pendurados em cordis, que funcionam como varais onde os folhetos so dispostos para serem vendidos (ver figura abaixo).

Os cordis so barbantes nos quais so pendurados os poemas para exposio e venda.

http://www.fundaj.gov.br

O tamanho dos folhetos condiciona, por sua vez, o tamanho e o gnero dos poemas veiculados atravs deles: geralmente, os folhetos de oito pginas so utilizados para os poemas que abordam assuntos do cotidiano, fatos jornalsticos ou destinados reproduo de desafios e pelejas; os folhetos de 16 ou mais pginas servem para os

Os desafios e as pelejas so competies entre dois cantadores e visam exibir a prpria habilidade potica e impedir o concorrente de dar continuidade produo de versos.

poemas que contam histrias de valentia e de esperteza ou, ainda, para as narrativas de casos amorosos. Outro aspecto grfico importante de ser mencionado a utilizao de xilogravuras, que ilustram a capa dos folhetos, conforme os exemplos das figuras abaixo.

Xilogravura obtida pelo processo de xilografia, tcnica de impresso que utiliza um pedao de madeira e que funciona assim: primeiro, entalha-se a madeira, criando um desenho, depois espalha-se tinta sobre a madeira e, ento, transfere-se o desenho, para o papel, atravs de presso. Funciona como um carimbo.

No caso do cordel brasileiro, ocorreu tambm uma estruturao dos poemas divulgados por esse meio. Atualmente, a maior parte desses poemas se organiza em estrofes de seis versos, cada um com sete slabas mtricas (redondilha maior), obedecendo ao esquema de rimas ABCBDB (o 2, o 4 e o 6 versos rimam entre si). Um dos principais autores de cordel nordestino foi Leandro Gomes de Barros. Nos seus poemas j era possvel constatar esse padro que se consagrou como preferncia entre os autores de cordel de ontem e de hoje. Observe abaixo as estrofes iniciais de A Fora do Amor, de autoria de Leandro Gomes, e veja como ilustram bem o esquema de mtrica e rima descrito no pargrafo anterior:
Nestes versos eu descrevo A fora que o amor tem, Que ningum pode dizer Que no h de querer bem, O amor como a morte Que no separa ningum. A B C B D B

Marina era uma moa Muito rica e educada, O pai dela era baro, De uma famlia ilustrada, Porm ela amou Alonso, Que no possua nada. Ambos nasceram num stio Num dia e na mesma tarde, Pegaram logo a se amar Com nove anos de idade; Se todos os dois fossem ricos

Leandro Gomes de Barros (1865-1918), paraibano, nascido em Pombal. Iniciou sua produo potica em 1889 e os folhetos de sua autoria comearam a ser publicados em 1893. Tornou-se autor, editor e proprietrio de prensa de folhetos e as edies de alguns de seus livrinhos chegaram a vender cerca de mil exemplares.

http://www.ablc.com.br

Era um casal de igualdade. Alonso era enjeitado Sem ter de famlia o nome, Criado por um ferreiro Trapilho e passava fome Pois quem criado assim Todos os dias no come. enjeitado. rejeitado. adj. masc. abandonado,

trapilho. adj. masc. maltrapilho, aquele que se veste com trapos, esfarrapado.

Ver Atividades 1 e 2 Alm da literatura de cordel, h tambm outros exemplos de manifestaes da cultura popular brasileira, como a capoeira. Historicamente, a capoeira era utilizada pelos escravos como forma de distrao e manuteno da cultura africana. Significava, tambm, um treinamento corporal necessrio para sua defesa contra ataques fsicos, j que os escravos viviam em situao de insegurana e violncia.
CURIOSIDADE No perodo da escravido os negros treinavam capoeira como forma de proteo contra seus senhores. Isso era visto como uma distrao e divertimento dos negros pelos donos da terra. Dessa maneira, os negros treinavam defesa pessoal e creditavam a isso o carter de entretenimento. Da a capoeira ser conhecida como "vadiagem", j que acontecia no perodo de relativa ociosidade dos escravos.

A capacidade de articulao corporal dentro do jogo de capoeira chamada jogo de ginga e a capacidade artstica do jogador de capoeira conhecida como mandinga. Esses dois fatores estruturam a ao do capoeirista.

Os precursores da capoeira foram Mestre Bimba e Mestre Pastinha, responsveis pelos dois principais tipos de capoeira que conhecemos at hoje: a capoeira regional e a capoeira angola, respectivamente.

Veja foto no link http://marron-capo.ifrance.com

Veja foto no link http://www.capoeirabrasil.com.br

Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado, 1900-1974). Sua iniciao ocorreu na Estrada das Boiadas, atual bairro da Liberdade, em Salvador. Sob a instruo de mestre Bentinho, aprendeu a capoeira angola; terminada sua formao, ensinou essa modalidade durante dez anos e depois criou um mtodo prprio, conhecido como Regional Baiana.

Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha, 1899-1981). Dizia no ter aprendido a capoeira em escola, mas com a sorte. Afinal, foi o destino o responsvel pela iniciao do pequeno Pastinha no jogo: um africano, ao v-lo apanhar de um garoto na rua, resolveu ensin-lo como se defender.

Esses diferentes tipos de capoeira tm em comum tanto uma relao com seus antecedentes histricos (africanos) quanto com suas razes musicais. As cantigas de capoeira so contagiantes, fceis de aprender, trazendo sempre algum conhecimento histrico. Leia a letra abaixo:
no balano do mar (Mestre Camisa) no balano do mar, que eu vou voltar pra Angola (coro). no balano do mar, que eu vou voltar pra Angola. (coro) Que eu vou voltar pra Angola. Que eu vou voltar pra Angola. Eu vou ver minha histria, vou voltar pra Angola. (coro) Eu vou ver meu tesouro, vou voltar pra Angola. (coro) Eu vou ver angoleiro, vou voltar pra Angola. (coro) Angoleiro ligeiro, vou voltar pra Angola. (coro) Eu no sou angolano, vou voltar pra Angola, (coro) mas eu sou angoleiro, vou voltar pra Angola. (coro)

CURIOSIDADE Nessa cantiga h uma variao da palavra 'Angola': pode significar o pas Angola e o tipo de capoeira angola.

Na letra acima observamos a presena de um coro que responde a uma afirmao feita por um dos componentes da roda. H nessa letra uma referncia escravido e vinda dos escravos da frica para o Brasil. A utilizao do verbo voltar remete possibilidade de retorno do negro ao seu pas de origem; o refro (repetio do coro) Vou voltar pra Angola a frase que d ritmo ao jogo da capoeira e revela o desejo de superao da condio de escravo e do retorno terra natal.

Esse tema tambm tratado em outras canes de capoeira que tentam mostrar a situao do escravo e as desumanas condies de transporte dos cativos da frica para o Brasil:
Navio negreiro (Mestre Camisa) Que navio esse que chegou agora? o navio negreiro com os escravos de Angola. Que navio esse que chegou agora? o navio negreiro com os escravos de Angola. Vem gente de Cambinda, Benguela e Luanda. Eles vinham acorrentados pra trabalhar nessas bandas. Que navio esse que chegou agora? o navio negreiro com os escravos de Angola. Aqui chegando no perderam a sua f. Criaram o samba, a capoeira e o candombl. Que navio esse que chegou agora? o navio negreiro com os escravos de Angola. CURIOSIDADE Jos Tadeu Carneiro Cardoso, o Mestre Camisa nascido em Jacobina, Bahia, 1956, organizou o grupo ABADA (Associao Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira), tendo sido formado por Mestre Bimba.

(coro) (coro)

(coro) (coro)

(coro) (coro)

(coro) (coro)

Acorrentados no poro do navio muitos morreram de banzo e de frio.

No devemos esquecer que a capoeira uma arte que se baseia na defesa corporal ou seja, apesar de toda sua funo artstica, seu principal interesse a luta e a defesa pessoal. A musicalidade, como j dissemos, um de seus mais importantes fatores de integrao, exemplo disso a presena de coros em todas as msicas, o que evidencia a participao de

todos capoeiristas. Dessa maneira, poderemos ver textos em quadra, outros em sextilha, alguns at de apenas dois versos; enfim, no h um modelo formal a ser seguido, a no ser no que se refere transmisso de informaes histricas e de ensinamentos aos jovens capoeiristas. Ver Atividades 3 e 4

Outros tipos de cantigas que fazem parte do cancioneiro popular brasileiro so as cantigas de roda e de ninar. Essas so nossas conhecidas desde a infncia, pois aparecem nas brincadeiras infantis e nas festas populares.

Leia a cantiga de roda, transcrita abaixo, observando o seu esquema de rimas e a mtrica de seus versos:
Ciranda, Cirandinha (Cancioneiro Popular) Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar. O anel que tu me deste era vidro e se quebrou. O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou. Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Vamos ver dona Maria que est pra se casar. Por isso dona Maria, entre dentro dessa roda. Diga um verso bem bonito, diga adeus e v-se embora.

Constatamos nesta cantiga uma organizao em quadras (estrofes de quatro versos), com um esquema de rima fixa (x a x a) que organiza a primeira e a terceira estrofes, nas quais ocorre o retorno do refro Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. A mtrica regular em toda a cantiga, com o uso do verso de sete slabas que, como voc j sabe, chama-se redondilha maior. A rima e o ritmo, no s aqui mas em toda poesia, fazem parte do processo de memorizao da cantiga, facilitando o aprendizado e a reproduo da letra e do ritmo da brincadeira de roda. Ver Atividades 5 e 6

Nesse captulo voc pde observar uma parte da produo cultural literria brasileira e obteve um maior contato com ela. Isso se deu atravs das explicaes dos folhetos de cordel, da introduo de conceitos e canes de capoeira e da lembrana das cantigas brasileiras.

Captulo IV

DESCOBRINDO A POESIA AFRICANA DE LNGUA PORTUGUESA


Voc sabia que no so apenas os autores brasileiros que escrevem poesias em portugus? Existem outros pases no mundo, alm de Brasil e Portugal, que tm o portugus como lngua oficial. Onde voc acha que so esses pases? Na Europa? Na sia? Nas Amricas? Na frica? A maioria deles se localiza na frica: Cabo Verde, Moambique, So Tom e Prncipe, Angola, Guin-Bissau e Guin-Equatorial.
a lngua que tomada como nica num Estado (pas). Ou seja, a lngua que todos habitantes do pas precisam saber, que todos precisam usar em todas as aes oficiais, ou seja, nas suas relaes com as instituies do Estado. Entre no site http://www.labeurb.unicamp.br/elb/portugues/li ngua_oficial.htm e saiba mais

Pode ser novidade para voc pensar que na frica existem pessoas que falam a mesma lngua que ns, ainda mais que escrevem poesias no nosso idioma. Mas existem. A poesia africana de lngua portuguesa formada por vrios autores.

Antes de voc conhec-los preciso entender alguns aspectos histricos que marcam o continente africano, afinal, eles iro influenciar a produo potica na frica. No incio do sculo XV iniciou-se a ocupao territorial e a explorao econmica desse continente, devido expanso martima europia que buscava encontrar rotas alternativas para o Oriente, alm de novos mercados produtores e consumidores. Durante esta ocupao europia,

2 muitos africanos foram capturados e transportados como escravos para diversos pontos do mundo. Com a expanso do capitalismo industrial no sculo XIX, as potncias europias intensificaram a disputa pela ocupao do territrio na corrida frica. A partilha se concretizou com a Conferncia de Berlim que colocou normas para a ocupao e props que os pases no invadissem reas j dominadas por outras potncias. Os europeus se apossaram de quase todo o territrio africano. O povo africano vivia em tribos e essa partilha no as respeitou: linhas foram traadas em cima de um mapa, desenhando o territrio, porm sem levar em considerao as pessoas que habitavam cada regio, assim, tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas foram passaram a conviver no mesmo espao fsico. O mapa que voc viu acima diz respeito diviso realizada pelos colonizadores e no a real diviso tribal existente na frica. importante entender a colonizao portuguesa da frica, j que nosso assunto a poesia africana de nossa lngua. Portugal iniciou a colonizao com a ocupao das Ilhas Canrias no incio do sculo XIV e estabeleceram feitorias no litoral do oeste africano. Mas a partir do sculo XVI os ingleses, franceses e holandeses expulsam os portugueses das melhores zonas costeiras para o comrcio de escravos, assim, o pas permanece com colnias em Cabo Verde, So Tom e Prncipe, Guin-Bissau, Angola e Moambique, at a dcada de 1970 do sculo XX. Todo o continente africano passou por um processo de independncia muito demorado e que deixou muitas marcas. Um dos resultados disso so os conflitos entre as tribos, alguns dos quais perduram at hoje. Este pode ser um tema interessante para voc conversar com seu professor de Histria. A literatura produzida na frica fruto do conflito entre duas realidades: a sociedade colonial europia e as sociedades africanas. As influncias literrias vindas da Europa e da Amrica so muito fortes, tanto na forma quanto no contedo da escrita.
Algumas das idias presentes neste fascculo foram retiradas do ensaio Poesia Africana de Lngua Portuguesa de Jos Francisco Costa, pesquisador da Bristol Community College. Voc pode ver o ensaio completo no site http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id =1208 http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id =1208 A Conferncia de Berlim ocorreu nos anos 1884 e 1885 e teve o objetivo de organizar, na forma de regras, a ocupao da frica pelas potncias coloniais.

3 Pode-se dizer que existem quatro momentos na literatura africana (no rgidos, os autores podem alternar entre os momentos ou estar em mais de um ao mesmo tempo). O primeiro corresponde quele em que a literatura no possui a identidade africana, seus escritos poderiam fazer parte da literatura de qualquer outra parte do mundo, pois no existem, nesse momento, as caractersticas prprias dessa literatura africana. No segundo momento a literatura ir demonstrar o sentimento nacional, falando do meio em que vive, valorizando seu povo e sua terra natal. Nesse momento ocorre a quebra com os moldes europeus; existe, por parte dos africanos, a conscientizao de que o homo africano to sapiens como o europeu. (Jos Francisco Costa) Aps passar pelo processo da demonstrao de valor de suas origens em suas obras, a literatura encontra a liberdade, pois os autores adquirem a conscincia de que so colonizados e que devem lutar contra a imposio de valores realizada pelos europeus. No quarto momento a literatura se encontra em meio liberdade e a criatividade: quando os autores procuram um novo futuro para a literatura africana. Aqui existe o orgulho e busca pela identidade.

CURIOSIDADE Entre no site http://pintopc.home.cern.ch/pintopc/www/Africa/Africa.html e navegue neste mundo da poesia africana, buscando perceber os diferentes momentos apresentados.

Estes processos pelos quais passou a literatura africana so essenciais para podermos compreender que a estrutura e os temas tm enorme relao com a atmosfera de dupla identidade em que os escritores viveram, ou vivem, que vimos acima, o que dificulta o encontro entre o poeta africano e o universo em que vive. Como um exemplo representativo do conflito entre culturas que vive o autor africano, leia o poema Naturalidade de Rui Knopfli:
Veja a foto do autor no link um-buraco-na-sombra.netsigma.pt

Rui Knopfli, nasceu em Moambique em 1932 e morreu em Londres em 1998. Foi poeta, crtico literrio e de cinema. Morreu em Londres em 1998.

4
Europeu, me dizem. Eivam-me de literatura e doutrina europias e europeu me chamam. No sei se o que escrevo tem raiz a raiz de algum pensamento europeu. provvel ... No. certo, mas africano sou. Pulsa-me o corao ao ritmo dolente desta luz e deste quebranto. Trago no sangue uma amplido de coordenadas geogrficas e mar ndico. Rosas no me dizem nada, caso-me mais agrura das micaias e ao silncio longo e roxo das tardes com gritos de aves estranhas. Chamais-me europeu? Pronto, calo-me. Mas dentro de mim h savanas de aridez e planuras sem fim com longos rios langues e sinuosos, uma fita de fumo vertical, um negro e uma viola estalando. (50 Poetas Africanos,1989) eivar: provocar falha fsica ou moral; infectar, contaminar; aliciar, levar ao vcio

micaia: rvore armada (Acacia nigrescens) da fam. das leguminosas, subfam. mimosodea, de folhas pequenas e escassas, nativa da frica tropical

langue: lnguido, que se encontra em estado de abatimento, de grande fraqueza fsica e psicolgica; sem foras, sem energia

Ver Atividade 1

interessante observar que, ao ler uma poesia africana em lngua portuguesa, voc poder encontrar algumas palavras que sero totalmente desconhecidas e que voc ter dificuldade em encontrar no seu dicionrio escolar. Isso acontece porque na composio do poema, os poetas utilizam palavras relacionadas ao seu universo de trabalho, cultura, ou seja, palavras especficas de uma localidade, carregadas de regionalismo. Pode-se perceber tais especificidades no poema Venho de um Sul de Ruy Duarte de Carvalho:

Vim do leste dimensionar a noite em gestos largos que inventei no sul pastoreando mulolas e anharas claras como coxas recordadas em Maio. Venho de um sul medido claramente em transparncia de gua fresca de amanh. De um tempo circular liberto de estaes. De uma nao de corpos transumantes

Veja a foto do autor no link www.circuloleitores.pt

Ruy Duarte de Carvalho nasceu em 1941, um poeta angolano de origem portuguesa; autor de poesias, ensaios, fico. professor na Universidade de Luanda e Coimbra e tambm cineasta.

5
confundidos na cor da crosta aclea de um negro cho elaborado em brasa. (Cho de Oferta,1972)

Neste poema que voc acabou de ler, h duas palavras que ilustram o regionalismo de Angola: mulolas e anharas. Mulola uma depresso de terreno onde corre o rio, crrego, ou onde existe um pntano e anhara uma plantao rasteira que serve de alimento para gado; erva, pastagem, pasto (ambas definies retiradas do dicionrio Houaiss).Ou seja, ele utiliza palavras prprias de sua regio para dar identidade a seu poema, o qual trata de diferentes pontos da frica, do sul e do leste, por exemplo. Pode-se perceber tambm o desejo de demonstrar seu povo atravs do verso de nao de corpos transumantes confundidos. Agora voc entrou em contato com alguns autores da poesia africana de lngua portuguesa, aprendeu e viu como eles utilizam suas produes literrias para homenagear seu povo, sua nao e sua histria. Ver Atividades 2, 3 e 4

Neste captulo voc aprendeu um pouco sobre a histria da colonizao da frica e como este processo afetou a literatura deste continente. Descobriu, tambm, que l existem pases de lngua oficial portuguesa e entrou em contato com alguns autores de tais lugares.

Captulo V

UM SALTO PARA O JAPO


Depois de ver poemas eruditos, populares, africanos e suas formas, voc diria que cada trs linhas dessas, abaixo, so um poema?
Chuva de primavera Uma criana Ensina o gato a danar. Issa No perfume das flores de ameixa, O sol de sbito surge Ah, o caminho da montanha! Bash

Voc j ouviu falar sobre haicai, ou haikai? Se sua resposta for no, pode alter-la para sim, pois o que voc acabou de ler logo acima so dois haicais! O haicai uma forma de poema japons. Assim como o soneto possui algumas caractersticas, essa forma tambm apresenta muitas que fazem parte da sua composio.

Ele , geralmente, composto por um total de 17 slabas poticas, divididas na seqncia de 5, 7 e 5 slabas. Mas, se neste exato momento, voc fizer um teste e contar as slabas poticas dos haicais acima, no encontrar essa mtrica. Ficou confuso? Ento atente a um detalhe importante: a contagem de slaba potica em japons no igual contagem em portugus. A durao do som naquela lngua diferente da durao na nossa lngua. Por isso, se voc contar as slabas poticas de um haicai japons traduzido para o portugus (que o caso acima), provavelmente encontrar um nmero diferente do que aquele encontrado pela
http://www.nippo.com.br/zashi/2.haicai.mestres/093.shtml

leitura do poema na lngua original.

Observe mais um detalhe: foi dito que o haicai geralmente apresenta essa composio. Portanto, isso no uma regra. H haicais que possuem um nmero de slabas maior. H tambm a possibilidade de outras disposies: ao invs de ser dividido em trs linhas, por exemplo, sua diviso pode ser feita em uma linha, duas linhas, ou quatro... Um dos fatores que contribuem para a definio dessa disposio a nfase que o poeta deseja dar a alguma frase ou palavra.
Traduo: Doente da viagem Meus sonhos perambulam Pelo campo seco

Outra questo de destaque na organizao dessa forma de poema o uso da chamada palavra de estao: um termo ou expresso presente no haicai que faz referncia a uma estao do ano. Os haicais so construdos dentro de uma temtica das estaes do ano que, de acordo com a cultura japonesa, alm das quatro que conhecemos (primavera, vero, outono e inverno), englobam tambm o Ano Novo, totalizando, portanto, cinco estaes. Ou seja, h haicais que se encaixam no grupo dos de Ano-Novo, outros, no grupo dos de primavera e assim por diante.

CURIOSIDADE As comemoraes do Ano Novo so o maior evento do calendrio japons. Dezembro o ms em que as pessoas fazem uma grande limpeza em suas casas, dentre outras coisas, para aguardarem o novo ano que se aproxima. Assim, os haicais de AnoNovo trazem a imagem desse perodo. No final do ano, a estao climtica vigente no Japo o inverno. A estao do Ano-Novo, portanto, est dentro do inverno, mas os preparativos e as comemoraes para essa data so to importantes para eles, que o perodo mereceu destaque numa estao prpria.

No haicai de Issa, que voc leu acima, a palavra de estao clara: trata-se da expresso chuva de primavera. J no de Bash, a expresso flores de ameixa. Ambos pertencem ao grupo de haicais de primavera. Assim, a palavra de estao d um tom ao poema (no haicai de Issa, por exemplo, h uma imagem de leveza e alegria, tpica dessa estao do ano) e contribui para que o leitor se localize no ponto especfico em que a estao tratada no poema se encontra. No haicai de Bash, o leitor informado de que esse poema no se refere a qualquer momento da primavera, mas quele em que h flores de ameixa. Da mesma forma, no de Issa, o leitor sabe que esse haicai se refere ao momento em que chove na primavera.
Veja foto do autor no link http://bp2.blogger.com/ www.yunphoto.net

Flores de ameixa branca Local: Tquio, Japo Estao: primavera

Issa (1763 1827) est entre os grandes mestres do haicai japons.

Ver Atividade 1

Os poemas de diversos poetas so, tradicionalmente, reunidos em coletneas de acordo com a estao do ano a qual esto relacionados. Dessa forma, acabam sendo compostas obras coletivas, j que as composies desses poetas, de diferentes tempos, de diferentes regies, convivem lado a lado. Isso contribui para que o leitor perceba os aspectos comuns da natureza e da emoo causada pela sucesso das estaes, presentes na construo do haicai. Com isso, no h destaque da histria ou do desenvolvimento do gnero e dos temas, como ocorre no campo literrio ocidental. Ver Atividade 2

O haicai se concentra nos temas rurais, rsticos e na referncia vida solitria. bem difcil deparar, num poema desse, com o tema do amor sexual, ou o desejo carnal.

Bash levou a forma do pequeno poema japons a ser vista como uma maneira de ver e de viver o mundo, uma maneira que conduz disciplina e ao exerccio espiritual.

Veja foto do autor no link http://www.sonic.net

Bash um importante poeta que viveu no Japo de 1644 a 1694. um dos mais conceituados poetas do haicai japons

Ao lermos e estudarmos haicai, precisamos ter em mente que conceitos estticos da literatura ocidental, familiares para ns, no fazem parte da tradio japonesa. Nesta, no h critrios estticos independentes da religio budista. Desde o sculo XV se estabeleceu uma ligao entre a esttica literria e o pensamento religioso. Assim, a reflexo sobre a literatura e a prtica literria geralmente abrange a reflexo sobre a religio e a prtica religiosa.

No podemos, portanto, retirar o haicai de seu contexto cultural e deixar de refletir sobre as diversidades culturais que existem entre ns e esses textos (diversidades estas minimizadas se voc tem ascendncia nipnica ou convive com pessoas que a tem ou, ainda, tem um bom conhecimento sobre a cultura japonesa).

CURIOSIDADE O Budismo prope o mergulho eterno em nossa prpria essncia, tornar-se senhor do prprio esprito; entender que no h ida nem volta e sim a renovao de um ciclo da vida, onde se aprende que tudo simplesmente por si s. Definir o Budismo no uma tarefa fcil. Para saber mais sobre essa religio, voc pode procurar a antologia organizada por R. M.

O que necessrio para fazer essa forma de poema, segundo Bash, a

Gonalves: Textos Budistas e Zen-Budistas. So Paulo, Cultrix, 1976, ou o livro de Osho, V com calma - Discursos sobre Zen-Budismo, traduo de Swami Anand Udbuddha. So Paulo, Editora

espontaneidade, a intuio e o aperfeioamento espiritual. Dizia o poeta:

Gente,1999. O que diz respeito ao pinheiro, aprenda do pinheiro; o que diz respeito ao bambu, aprenda do bambu.

a observao direta do poeta que permite a aprendizagem sobre o objeto a ser tratado no poema e sobre o prprio haicai. Para isso, necessrio que haja uma espcie de treinamento: ele deve imitar seu mestre, estudar os antigos, meditar e registrar sensaes e sentimentos no momento exato em que ocorrem. Ver Atividade 3
Veja foto do autor no link http://br.geocities.com

cortinas de seda o vento entra sem pedir licena Paulo Leminski (1944-1989) trabalhou como professor em cursinhos prvestibular e tambm como publicitrio. Publicou romances e poesias. Foi membro do jri do 1 Encontro Brasileiro de Hai-kai, em 1986, e do 2, em 1987. O autor foi um estudioso da cultura e da lngua japonesa; publicou uma biografia de Bash em 1983.

Este haicai que voc acabou de ler de Paulo Leminski, autor brasileiro de quem voc provavelmente j ouvir falar alguma vez. Sim, h poetas brasileiros que escrevem haicais.

Atualmente, h vrios outros poetas, de diversas regies do Brasil, que se dedicam prtica dessa forma de poema.

Os dois haicais abaixo so de poetas brasileiros e tambm trazem a temtica das estaes do ano:
Outono Folhas. Ventania. Cajus se despencam nus: apodrece o dia. Adriano Spinola

O beija-flor leva o beijo da primavera ao pousar na flor. Bernadete Soares

Porm, os haicastas brasileiros no se detm na temtica japonesa. Eles tambm trabalham temas ligados cultura brasileira.

Ver Atividade 4

Atente ao nmero de slabas poticas e forma desses dois haicais. Eles foram construdos, em portugus, de acordo com aquela tcnica do haicai japons mencionada no incio: so 17 slabas poticas, dispostas em 3 linhas, no esquema 5, 7 e 5 slabas.

No incio deste captulo, voc deve ter olhado para aquelas trs linhas com certa desconfiana... Formariam, elas, um poema? No apenas formam um poema: transmitem idias e imagens aos seus leitores. Agora, alm de conhecer o haicai e questes que envolvem sua construo, voc conhece tambm alguns poetas brasileiros que escrevem haicai. Esse talvez tenha sido seu primeiro contato com algumas dessas diversas formas de poesia. A partir dessa aproximao inicial voc deve procurar saber mais sobre esse mundo repleto de musicalidade, sentimentos, novidades, cultura... O restante voc descobre com seus professores e amigos, livros e na internet!

BIBLIOGRAFIA
ABREU, Mrcia. Cultura Letrada: Literatura e leitura. So Paulo: Editora Unesp, 2006. ABREU, Mrcia. Historias de Cordis e Folhetos. Campinas: Mercado das Letras/ALB (Associao de Leitura do Brasil), 1999. ABRIL CULTURAL Guilherme de Almeida. Seleo de textos, notas, estudos biogrfico, histrico e crtico e exerccios por Frederico Ozanam Pessoa de Barros. So Paulo, Abril Educao, 1982, Coleo Literatura Comentada (1981-1982), n 14. O soneto Essa que eu hei de amar est na p. 49. ABRIL CULTURAL Lus Vaz de Cames. Seleo de textos, estudos biogrfico, histrico e crtico e exerccios por Ndia Battella Gotlib. So Paulo, Abril Educao, 1980, Coleo Literatura Comentada (1980-1981), n 8. O soneto Transforma-se o amador na cousa amada... encontra-se nas pp. 28-29 e o soneto Amor fogo que arde sem se ver... est na p. 31. BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. Organizao, estudos e notas de Emanuel de Moraes. 2 ed., Rio de Janeiro, Livraria Jos Olympio Editora, 1975. O poema Arte de amar reproduzido na p. 128. BARBEITOS, Arlindo. Na leveza do Luar Crescente. Editorial Caminho, 1998. BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. 2 ed., So Paulo, Editora Cultrix, 1975. O trecho do conto O Burrinho Pedrs encontra-se na p. 483. CAMPOS, Geir. Pequeno Dicionrio de Arte Potica. Rio de Janeiro, Edies de Ouro, 1965. COSTA, Jos Francisco. Poesia Africana de Lngua Portuguesa in http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=1208 , consultado em 30 de outubro de 2007. DANTAS, Luiz; DOI, Elza Taeko & FRANCHETTI, Paulo (org.). Haikai Antologia e Histria. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. FERREIRA, Manuel. 50 Poetas Africanos. Lisboa: Pltano editora,1989. FORMIGA, Euricledes (org). Cho de Oferta. Editora Poesias, 1972. GOGA, H. Masuda; HANDA, Francisco & SAITO, Roberto (org.). 100 haicastas brasileiros. So Paulo: Aliana Cultural Brasil-Japo/Massao Ohno Editor, 1990. LAROUSSE CULTURAL. Grande Enciclopdia. So Paulo, Edio Larousse-Nova Cultural, 1998, 24 volumes. Foram consultados os seguintes verbetes: linguagem, constante das pp. 3.6123.613 do vol. XV, poema e poesia constantes das pp. 4.662-4.663 do vol. XIX.

Pgina 56

MENEZES, Raimundo de. Dicionrio Literrio Brasileiro. 2 ed., revista, aumentada e atualizada. Rio de Janeiro, LTC (Livros Tcnicos e Cientficos Editora), 1978. MOISS, Massaud. A Criao Literria: Poesia. 10 ed., So Paulo, Editora Cultrix, 1987. SARAIVA, Antnio Jos & LOPES, Oscar. Histria da Lngua Portuguesa. 16 ed., Porto, Porto Editora, s/d (circa 1992). http://www.abadacapoeira.com.br/ http://www.ablc.com.br/ http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm http://www.ic.unicamp.br/~stolfi/realwork/babelbabble/SpiritMinePolite-p.html http://www.nippobrasil.com.br http://paginas.terra.com.br/arte/PopBox/skspr.htm http://www.palavreiros.org/criticaliteraria_busqueamornovasartesnovoengenho.html http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/arcadismo http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/simbolismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira http://pt.wikisource.org/wiki/Eu_(Augusto_dos_Anjos) http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_bimba http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_camisa http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_pastinha http://www.releituras.com/aanjos_versos.asp http://www.revista.agulha.nom.br/abf01.html, consultado em 06 de novembro de 2007. http://www.viniciusdemoraes.com.br/

You might also like