You are on page 1of 8

PICADA DE ARANHA MATA?

Angelina Girell Moraes

pessoas poucoou nadasabesobreesses ammalS,azendoJulgamenf ~


Parao leigo, o que importa o tamanho. Quase todo mundo se assusta" ao ver uma aranha enorme, peluda, como, por exemplo, a carangueje- "

f muito comum ouvirmos esta perguntae, in~eliz,!,ente, m~oriadas a tos errneos quanto periculosidadedesta ou daquela aranha.

"

/ra - dessas que vemos em filmesde terror- e no d a mnimaaten/ o quelas pequeninas que sempre aparecem em casa e no jardim.
O objetivo deste artigo mostrar quo errada essa idia, apresentando as principais aranhas brasileiras que podem trazer problemas ao ho-

mem, bem como o que se deve fazer em caso de acidente.

~ ~
\

Agr8dec'mentos'

,..

textoe ajudando elaborao figuras. na das

Agradeo Dra. Sylvia Marlene Lucas, dretora da Divisode Biologiado InstitutoButantan,pela valiosa colaborao, revisando o

Agradeo tambm Sra. DelmindaVargas Travassos, a Maria Aparecida de Paula a Gilberto R. de Menezes pela confeco dos

Aranh; verdadeir~, Argiope arg'ntata;em sua posio de espera. Esta aranha no sai para caar ou procurar alimento;fica nessa posio esperando que sua presa caia na teia. Quando isto acontece, sai a de seu repousoe atacaa vtima, m geralum inseto,enVOlvend e com fios de seda e picando-a. Dependendo de seu apetite, no momento, a aranha se alimentaou no. Seu veneno no prejudicialpa-

~~'Z~~~

~/

OS DOIS TIPOS DE ARANHAS


As aranhas dividem-se em dois grandes grupos: Aranhas Caranguejeiras (Orthognatha) e Aranhas Verdadeiras (Labidognatha). O reconhecimento desses dois grupos se faz pela maneira como os ferres se movimentam: se a aranha, ao picar, movimenta os ferres verticalmente, de cima para baixo, uma aranha caranguejeira; se os movimenta horizontalmente, fechando-os como uma tenaz, uma aranha verdadeira. Todas as aranhas que so nocivas ao homem pertencem ao grupo das verdadeiras, da a importncia desse reconhecimento. Convm notar, entretanto, que nem todas as aranhas verdadeiras so nocivas.

Fig. 1.A - Aranha Caranguejeira. Vista ventral.

Fig. 1.B - Aranha Verdadeira. Vista ventral. Ferres como uma tenaz.

COMO VIVEM AS ARANHAS As aranhas verdadeiras so cosmopolitas, vivendo algumas sobre o solo, onde procuram abrigo sob pedras, troncos cados, folhas, etc.; outras, em rvores ou arbustos, construindo belas teias; outras, ainda, debaixo da terra, cavando tneis, os quais so revestidos com uma substncia sedosa e se comunicam com o exterior atravs de uma tampa. Possuem, em geral, hbitos noturnos, so ovparas e constrem uma bolsa para guardar os ovos (a ooteca). A cada ecloso nascem desde algumas dezenas at:mais de mil filhotes. As aranhas, em geral, vivem apenas alguns meses, mas h certas espcies que podem durar anos. So carnvoras, alimentando-se preferencialmente de animais vivos (insetos, pequenos roedores, comundongos recmnascidos, etc.); seus inimigos naturais, alm do homem e das prprias aranhas (que se devoram mutuamente), so: o sapo; rpteis, como o lagarto, a lagartixa e o camaleo; os pssaros; a galinha e pequenos mamferos roedores. Antes do acasalamento, h uma espcie de dana, onde o macho espera o momento apropriado para a cpula, fugindo logo aps, sob pena de ser atacado pela fmea e at morto. Geralmente, as aranhas no so agressivas, picando apenas quando molestadas.

12

ARANHA ARMADEIRA (Phoneutria

nigriventer)

a mais agressiva de todas e por isso os acidentes so muito freqentes. Mede mais ou menos 3,5 cm de corpo e tem pernas longas, de aproximadamente 5 cm de comprimento. Seu colorido geralmente cinza-escuro, destacando-se no dorso do abdomem fileiras de manchas claras, dispostas obliquamente. comum na natureza, principalmente em bananeiras (nos vos dos caules e nos cachos verdes) e, eventualmente, pode entrar nos quintais e esconder-se em pilhas de tijolos, telhas, amontoados de lenha, etc. Ao penetrar nas casas, pode alojar-se dentro de sapatos, atrs de mveis, procurando sempre locais escuros onde o perigo de acidente aumenta. O nome "armadeira" deve-se ao modo como ela reage ao ser molestada, erguendo as pernas dianteiras, como que enfrentando o inimigo e logo em seguida saltando na direo do mesmo, picando-o. A dor da picada violenta, persistindo por algumas horas e irradiando-se por toda a regio da parte afetada. A ao do veneno, no homem, neurotxica, atingindo primeiramente o sistema nervoso perifrico e, depois, o sistema nervoso central. Queda de presso, prostrao, tonturas, vmitos, dispnia, sudorese abundante (principalmente na nuca), aumento de secrees glandulares e espasmos so os sintomas caractersticos apresentados por um paciente picado pela Armadeira. Para crianas pequenas ou debilitadas, uma picada de aranha armadeira pode ser fatal, sendo necessria a aplicao do soro anti-aracndico logo nas primeiras horas aps a picada. O adulto geralmente no precisa tomar soro; dependendo da gravidade de seu estado, faz apenas aplicaes locais com algum anestsico para aliviar a dor. Sendo tratada adequadamente, tanto para crianas como para adultos, a picada da armadeira no deixa sequelas. Animais domsticos como o co, por exemplo, podem morrer rapidamente devido ao do veneno dessa aranha.

I'm ~~! 1'\1 1'1>/

L I,Oem

I .i~

Fig. 2 - Aranha Armadeira. Vista dorsal, mostrando as ,manchas no dorso do abdomem.

Fig. 3 - AranhaArmadeiraem sua posio caracteristica dos momentosem que se v em perigo.

13

-,

ARANHA TARNTULA (Lycosa erythrognatha)


uma aranha de ndole mansa que, ao ser descoberta, prefere fugir, sendo que, s vezes, aps frustadas tentativas de fuga, coloca-se numa posio semelhante da armadeira, sem no entanto atingir o grau de agressividade desta. Seu comprimento total vai at 2 cm, tendo pernas de 2,5 a 3 cm. Apresenta uma colorao acinzentada, tendo na face dorsal do abdomem uma seta preta, caracterstica dessa aranha. Conhecida tambm como aranha de jardim e aranha de grama, vive nos gramados, jardins, campos e prados, nas proximidades de lagoas, etc. A picada da tarntula no muito profunda, causando uma dor tolervel. O veneno age apenas a nvel de tecido (ao proteoltica), no ocorrendo intoxicao de espcie alguma. Na regio, aparece uma tumefao, seguida de vermelhido e arroxeamento e, finalmente, ma pequena ferida. Aps alguns dias, h uma necrose do tecido, que custa a sarar, deixando uma cicatriz indelvel. No h, portanto, perigo de vida e a aplicao de soro no se faz necessria. Deve-se apenas tratar o local com pomadas antinflamatrias, anti-histamnicas e antibiticas.

ARANHA MARRON (Loxosceles)


Tambm uma aranha de ndole mansa, noturna, sedentria, que se esconde em ambientes escuros e pode conviver com o homem dentro de sua residncia sem causar problemas. uma aranha pequena, insignificante at, medindo 1 cm de corpo e tendo pernas de 1,3 cm. Seu colorido j vem expresso no nome, sendo as pernas um pouco mais claras. Na natureza, vive sob cascas desprendidas dos troncos das rvores, sob pedras, em barrancos cobertos com alguma vegetao e sob pilhas principalmente de telhas e tijolos, onde constri teias irregulares. Em ambiente domstico, ocorre em cantos escuros de garagens, atrs de cortinas e mveis, assim como entre o forro e o telhado das casas. Pode penetrar em roupas de vesturio ou de cama; quando a pessoa veste a roupa ou comprime a aranha contra o corpo, ao se deitar, acontece a picada. Esta extremamente delicada, praticamente indolor, pois os ferres penetram pouqussimo na pele, mesmo quando a picada ocorre em regies sensveis como rosto, pescoo, axilas, seios e parte interna das coxas.

Fig. 4 L
I
-.J

\. O em

Aranha Tarntula, ou aranha de grama. Vista dorsal, mostrando a seta preta caracterstica.

14

Apesar disso e da pouca freqncia de acidentes, pode-se dizer que, para o organismo humano, o veneno da aranha marrom o mais ativo que se conhece; alm de ocasionar problemas graves, pode levar uma criana e at mesmo um adulto morte. A ao desse veneno necrosante e hemoltica, produzindo no s chagas cutneas como tambm comprometimentos internos tais como ictercias, graves complicaes renais e hepticas e anemias hemolticas galopantes. Dependendo da gravidade do caso, o indivduo apresenta os seguinte sintomas: dor intensa aps algumas horas ou no decorrer do primeiro dia depois do acidente; formao de bolhas, seguida de ferida cutnea nq. regio picada; febre, nuseas, vmitos, diminuio da quantidade de urina e modificao da colorao da mesma, que se torna cor de coca-cola. Estes dois ltimos sintomas so considerados como indicativos de que a intoxicao interna grave, havendo srio risco de vida.

Socorrendo-se a vtima nas primeiras 14 ou 24 horas aps o acidente, com aplicaes de soro anti-Ioxosclico (3 a 8 ampolas para adultos e at 1O ampolas para crianas), pode-se evitar todos esses transtornos e salvar a vida do acidentado. Se eventualmente a chaga cutnea for grave, poder ser necessrio recorrer-se a uma plstica para correo do local picado.

Fig. 5 - Aranha Marron. Vistadorsal, destacando-se as pernas longas e finas.

di ~I A

1,0

em ,.... 15

ARANHA VIVA-NEGRA (Latrodectus)


Esta ,talvez, a aranha mais temida popularmente. Quando se fala em aranha perigosa, todos pensam imediatamente na viva-negra, como a mais terrvel e mortfera, aquela que, de to "malvada" e "perversa", mata impiedosamente seu marido aps o acasalamento. Devido a isso e a seu colorido negro (com uma mancha vermelha, el11forma de ampulheta no ventre), que todos a conhecem como "viva-negra". Essa crena popular devida ao fato de serem encontrados, freqentemente, machos mortos nas teias da viva-negra. Entretanto a agressividade dessa aranha no um caso especial, nem se dirige somente ao macho. Todas as aranhas se agridem umas s outras, independentemente de serem de sexos opostos ou no. As aranh9.Sso seus prprios inimigos naturais. Quase sempre, quando duas aranhas se aproximam, na natureza, ou so colocadas juntas num ambiente pequeno, se atacam e a mais forte mata a mais fraca. No caso da viva-negra, se o macho cai na regio de caa da teia, atacado pela fmea, que sai vitoriosa facilmente, pois muito mais forte, medindo de 8 a 12 mm, enquanto o macho geralmente no ultrapassa 3 mm. Entretanto o que ocorre mais freqentemente que o macho, que tem vida efmera, morre logo aps o acasalamento, ficando seu corpo pendurado na teia. Na natureza, encontramos a viva-negra em refgios elevados, feitos com folhas secas, envoltas em fios de seda tecidos por ela, ou em buracos no cho, ou dentro de troncos ocos, ou sob razes, formando tocas, as quais so revestidas por teias irregulares. Em ambiente domstico, procura lugares sombrios.

/--~
/ /

~-

-----~
",;

~
',"

/' /

------------

:; " a.

"

CD "O

~I

.'" i

J; "I

,,:

=>1

~"''--"-..

Fig. 6 - Aranha viva-negra em sua teia. Vista ventral, evidenciando a mancha em forma de ampulheta. ..'" 16

A picada da viva-negra extremamente dolorosa e seu veneno, neurotxico, tem efeitos semelhantes ao da armadeira. O tratamento soroterpico indicado se o caso for grave ou se o picado for uma criana ou ainda se, na regio, j ocorreu algum acidente fatal, provocado por essa aranha. Se for este o caso, importante que se faa

uma comunicao ao Instituto Butantan, pois, no Brasil, no se conhecem, at hoje, casos fatais documentados. Segundo estudiosos do assunto, as espcies brasileiras no oferecem grande perigo ao homem, ao contrrio de espcies de outros pases. onde o temor que inspiram se justifica, conhecendo-se muitos casos fatais.

ARANHA CARANGUEJEIRA
Apesar de seu aspecto aterrorizante e de seu porte avantajado, as caranguejeiras brasileiras possuem um veneno pouco ativo no homem, exceo feita Trechona, que experimentalmente mostrou um veneno de ao neurotxica. Portanto, em caso de picada por uma caranguejeira que no seja a Trechona, o tratamento com soro no necessrio. Ao ser molestada, a aranha caranguejeira se defende, produzindo uma "chuva" de pelos (raspando a perna trazeira no abdomem) em direo ao inimigo, plos estes urticantes, que provocam uma forte irritao mecnica na pele, pois os mesmos possuem minsculos espinhos. Essa irritao se caracteriza pela formao de pequenas bolinhas e por uma coceira, assemelhando-se a um cobreiro; por isso as pessoas menos esclarecidas acreditam que a aranha, ao tocar a pele humana. provoca o mesmo. Essa irritao pode ser tratada apenas com pomadas antialrgicas ou similares. no havendo risco algum para a regio atingida. A aranha caranguejeira, ao invs de ser temida, deve ser considerada de grande utilidade, pois, alm de possuir um veneno que no perigoso para o homem, alimentase de outras aranhas (inclusive de algumas que so nocivas) e ainda come insetos, ajudando assim. a manter o equilibrio ecolgic.

Fig. 7 - Aranha Caranguejeira.Vistadorsal. Note-sea abundnciade pelos.

17

'I

"
COMO PREVENIR ACIDENTES COM ARANHAS A maneira mais fcil de prevenir acidentes dentro de casa vedar todas as entradas possveis para as aranhas. Aconselha-se a colocao, ao anoitecer, daqueles saquinhos compridos de areia atrs das portas, pois as aranhas penetram facilmente por baixo delas. Se a residncia se localiza na proximidade de terrenos baldios, estes devem ser desmatados com freqncia. Deve-se tambm evitar o acmulo de lixo e entulho. Muros speros no so aconselhveis pois permitem s aranhas subirem e alcanarem vos e fendas de janelas e outras entradas. Nas casas em que as aranhas costumam ser vistas, principalmente em casas de campos e stios, nunca se deve calar sapatos ou vestir roupas sem antes examin-Ios. A dedetizao geral das moradias no aconselhada, pois a concentrao necessria de inseticida para matar aranhas muito alta, prejudicando os moradores da residncia. O inseticida eficiente em pequenas doses, apenas quando aplicado diretamente sobre a aranha. L a aranha ser identificada e o caso ser avaliado por mdicos e especialistas que indicaro o tratamento conveniente. Se o acidente ocorrer em local distante, que no disponha dos recursos necessrios para socorrer a vtima, deve-se procurar as autoridades mdicas da regio, para que tomem as devidas providncias. A FAB muito tem colaborado, transportando pessoas acidentadas at o Instituto Butantan, salvando assim muitas vidas.

COMO AGIR EM CASO DE ACIDENTES COM ARANHAS


O Instituto Butantan, em So Paulo, mantm um planto de 24 horas atravs de seu hospital, para atender pessoas picadas por animais peonhentos. aconselhvellevar ao Instituto, o mais rapidamente possvel, a pessoa que sofreu a picada (principalmente se for criana) bem como a aranha que ocasionou o acidente.

COMO COLABORAR COM O INSTITUTO BUTANTAN O Instituto Butantan fabrica o soro anti-aracndico e, para tanto, necessita de aranhas vivas para a extrao do veneno utilizado na produo do soro. Portanto, ao encontrar uma aranha, tente captur-Ia da seguinte maneira: pegue um vidro de boca larga, desses que compramos com conservas, emborque-o sobre a aranha, passe uma folha de papel por baixo e desvire-o. Coloque no interior do frasco um chumao de algodo embebido em gua, fure a tampa para permitir a entrada de ar e remeta-o SEO DE ARTRPODES PEONHENTOS do Instituto Butantan (Av. Vital Brasil, 1500 - CEP 05503 - So Paulo - SP). Junto com o frasco, mande seu nome e endereo para correspondncia. Informe tambm qual foi o local de captura da aranha. Dependendo do nmero de aranhas vivas que voc enviar, o Instituto Butantan fornece ampolas de soro, num processo de permuta.

Prio da biblioteca e vista parcial do parque do ~Jstituto Butantan. 18

You might also like