You are on page 1of 4

PACTO PELA SADE 2006 Consolidao do SUS

O Sistema nico de Sade - SUS uma poltica pblica que acaba de completar uma dcada e meia de existncia. Nesses poucos anos, foi construdo no Brasil, um slido sistema de sade que presta bons servios populao brasileira. O SUS tem uma rede de mais de 63 mil unidades ambulatoriais e de cerca de 6 mil unidades hospitalares, com mais de 440 mil leitos. Sua produo anual aproximadamente de 12 milhes de internaes hospitalares; 1 bilho de procedimentos de ateno primria sade; 150 milhes de consultas mdicas; 2 milhes de partos; 300 milhes de exames laboratoriais; 132 milhes de atendimentos de alta complexidade e 14 mil transplantes de rgos. Alm de ser o segundo pas do mundo em nmero de transplantes, reconhecido internacionalmente pelo seu progresso no atendimento universal s Doenas Sexualmente Transmissveis/AIDS, na implementao do Programa Nacional de Imunizao e no atendimento relativo Ateno Bsica. avaliado positivamente pelos que o utilizam rotineiramente e est presente em todo territrio nacional. Ao longo de sua histria houve muitos avanos e tambm desafios permanentes a superar. Isso tem exigido, dos gestores do SUS, um movimento constante de mudanas, pela via das reformas incrementais. Contudo, esse modelo parece ter se esgotado, de um lado, pela dificuldade de imporem-se normas gerais a um pas to grande e desigual; de outro, pela sua fixao em contedos normativos de carter tcnico-processual, tratados, em geral, com detalhamento excessivo e enorme complexidade. Na perspectiva de superar as dificuldades apontadas, os gestores do SUS assumem o compromisso pblico da construo do PACTO PELA SADE 2006, que ser anualmente revisado, com base nos princpios constitucionais do SUS, nfase nas necessidades de sade da populao e que implicar o exerccio simultneo de definio de prioridades articuladas e integradas nos trs componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto do SUS. Estas prioridades so expressas em objetivos e metas no Termo de Compromisso de Gesto e esto detalhadas no documento Diretrizes Operacionais do Pacto pela Sade 2006

O PACTO PELA VIDA:

O Pacto pela Vida est constitudo por um conjunto de compromissos sanitrios, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da anlise da situao de sade do Pas e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Significa uma ao prioritria no campo da sade que dever ser executada com foco em resultados e com a explicitao inequvoca dos compromissos oramentrios e financeiros para o alcance desses resultados.

As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 so: A. SADE DO IDOSO: Implantar a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa, buscando a ateno integral. B. CNCER DE COLO DE TERO E DE MAMA: Contribuir para a reduo da mortalidade por cncer de colo do tero e de mama. C. MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA: Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doena diarrica e por pneumonias. D. DOENAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM NFASE NA DENGUE, HANSENASE, TUBERCULOSE, MALRIA E INFLUENZA Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de sade s doenas emergentes e endemias. E. PROMOO DA SADE: Elaborar e implantar a Poltica Nacional de Promoo da Sade, com nfase na adoo de hbitos saudveis por parte da populao brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prtica de atividade fsica regula,r alimentao saudvel e combate ao tabagismo. F. ATENO BSICA SADE Consolidar e qualificar a estratgia da Sade da Famlia como modelo de ateno bsica sade e como centro ordenador das redes de ateno sade do SUS.

II

O PACTO EM DEFESA DO SUS:

O Pacto em Defesa do SUS envolve aes concretas e articuladas pelas trs instncias federativas no sentido de reforar o SUS como poltica de Estado mais do que poltica de governos; e de defender, vigorosamente, os princpios basilares dessa poltica pblica, inscritos na Constituio Federal. A concretizao desse Pacto passa por um movimento de repolitizao da sade, com uma clara estratgia de mobilizao social envolvendo o conjunto da sociedade brasileira, extrapolando os limites do setor e vinculada ao processo de instituio da sade como direito de cidadania, tendo o financiamento pblico da sade como um dos pontos centrais. As prioridades do Pacto em Defesa do SUS so: A. IMPLEMENTAR UM PROJETO PERMANENTE DE MOBILIZAO SOCIAL COM A FINALIDADE DE:

Mostrar a sade como direito de cidadania e o SUS como sistema pblico universal garantidor desses direitos; Alcanar, no curto prazo, a regulamentao da Emenda Constitucional n 29, pelo Congresso Nacional; Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos oramentrios e financeiros para a sade. Aprovar o oramento do SUS, composto pelos oramentos das trs esferas de gesto, explicitando o compromisso de cada uma delas. B. ELABORAR E DIVULGAR A CARTA DOS DIREITOS DOS USURIOS DO SUS

III

O PACTO DE GESTO DO SUS

O Pacto de Gesto estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competncias concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o qu, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gesto compartilhada e solidria do SUS. Esse Pacto parte de uma constatao indiscutvel: o Brasil um pas continental e com muitas diferenas e iniqidades regionais. Mais do que definir diretrizes nacionais necessrio avanar na regionalizao e descentralizao do SUS, a partir de uma unidade de princpios e uma diversidade operativa que respeite as singularidades regionais. Esse Pacto radicaliza a descentralizao de atribuies do Ministrio da Sade para os estados e para os municpios, promovendo um choque de descentralizao, acompanhado da desburocratizao dos processos normativos. Refora a territorializao da sade como base para organizao dos sistemas, estruturando as regies sanitrias e instituindo colegiados de gesto regional. Reitera a importncia da participao e do controle social com o compromisso de apoio sua qualificao. Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento pblico tripartite: busca critrios de alocao eqitativa dos recursos; refora os mecanismos de transferncia fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relaes contratuais entre os entes federativos. As prioridades do Pacto de Gesto so: A. DEFINIR DE FORMA INEQUVOCA A RESPONSABILIDADE SANITRIA DE CADA INSTNCIA GESTORA DO SUS: federal, estadual e municipal, superando o atual processo de habilitao. B. ESTABELECER AS DIRETRIZES PARA A GESTO DO SUS, com nfase na Descentralizao; Regionalizao; Financiamento; Programao Pactuada e Integrada; Regulao; Participao e Controle Social; Planejamento; Gesto do Trabalho e Educao na Sade.

Este PACTO PELA SADE 2006 aprovado pelos gestores do SUS na reunio da Comisso Intergestores Tripartite do dia 26 de janeiro de 2006, abaixo assinado pelo Ministro da Sade, o Presidente do Conselho Nacional de Secretrios de Sade - CONASS e o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Sade - CONASEMS e ser operacionalizado por meio do documento de Diretrizes Operacionais do Pacto pela Sade 2006.

SARAIVA FELIPE Ministro de Estado da Sade

MARCUS PESTANA Presidente do CONASS

SLVIO FERNANDES Presidente do CONASEMS

You might also like