You are on page 1of 3

Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Prof.(a): Aula: Semestre: Anlise de Sistemas III Polyanna P. Gomes Fabris 02 Diagrama de Sequncia Avanado 4 Aula Atividade Objetivo da atividade: Analisar o estudo de caso e elaborar o Diagrama de Sequncia na ferramenta Astah baseado no arquivo ControleOS_Aluno.astah que foi enviado juntamente com a atividade. No arquivo

ControleOS_Aluno.astah, vocs encontraro o Diagrama de caso de Uso e o Diagrama de Classe (desconsidere as classes associativas). A partir desses diagramas j elaborados, vocs devero elaborar o Diagrama de sequncia do Caso de Uso Controlar OS. Segue abaixo o prottipo da abertura da OS.

Caro tutor, 1. Separe em grupos de 3 ou 4 alunos. a. Pea aos alunos que leiam atentamente o estudo de caso e faa o Diagrama de Sequncia. 2. Prezado tutor, estou enviando logo abaixo do estudo de caso, o resultado do trabalho. Favor verificar com o aluno apenas no final da aula.

OBSERVAO: Favor no enviar as respostas dos grupos! Somente envie as dvidas!

Tenham um timo trabalho! Profa Polyanna P. Gomes Fabris

UNOPAR VIRTUAL

Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

SISTEMA PARA CONTROLE DE ORDEM DE SERVIOS A Computer & CIA uma pequena empresa prestadora de servios de equipamentos de informtica, a empresa possui em seu quadro funcional 8 colaboradores, sendo: 3 tcnicos, 2 vendedores, 1 secretria, 1 office boy e 1 assistente administrativo. O proprietrio da empresa Sr. Jos de Castro est preocupado com a falta de controle nos atendimentos tcnicos fornecidos aos seus clientes, sendo assim, o mesmo resolvera informatizar iniciando o processo pelas OS (Ordem de Servios). O Sistema para Controle de Ordem de Servios dever atender aos requisitos: Controlar as OS em execuo, canceladas, abertas e concludas; Controlar os clientes que foram atendidos; Controlar os servios executados e as peas utilizadas. Controlar os fornecedores O cliente solicita a abertura de uma OS para um determinado equipamento, seja um computador, uma impressora ou um perifrico, o tcnico realiza a abertura da ocorrncia. Na abertura da OS, ficar registrado a data de abertura da OS. Todos os servios devem ser executados no perodo mximo de 7 dias teis. Ser registrado o cliente, os dados do equipamento e a ocorrncia (o que aconteceu com o equipamento).

UNOPAR VIRTUAL

Curso Superior de Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas


Segue abaixo modelo de como poder ser realizado, lembrando que o aluno poder ter outra viso, o mais importante conter no diagrama os objetos conforme apresentado no prottipo.

: Tecnico

Form: Cont role de OS Solicit ar nmero da OS PesquisarO s( ) nro OS

: cO S

: cClient es

: cModelo

: cFabricante

Solicit ar Dat a de Abert ura ValidarDat a( ) Solcit ar Dat a de Entrega ValidarDat a( ) data Solicitar Cliente PesquisarClient e( ) codigo client e Solicitar Situacao ValidarSituacao( ) Solicitar Fabricant e PesquisarFabr( ) Solicit arModelo PesquisarModelo( )

Solicitar Limpar Limpar()

Solcit ar G ravar Gravar( )

Solicit arimprimir I mprimir( )

Solicit ar Sair Sair()

UNOPAR VIRTUAL

You might also like