You are on page 1of 3

Universidade de Braslia Faculdade de Direito Direito Penal 1 Professor: Carlos Frederico Aluno: Pedro Diniz Costa 10/0049036

Desistncia voluntria em crime contra o patrimnio

O instituto da desistncia voluntria est descrito no artigo 15 do Cdigo Penal que diz o seguinte: o agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. Como expresso no artigo, a desistncia dever ter carter voluntrio, ou seja, no dever ter por causa alguma outra que no seja apenas a vontade livre e consciente de o agente no querer provocar o resultado do seu ato. No h desistncia voluntria e sim tentativa punvel se, por exemplo, a vtima se desvencilha da situao, se o agente desiste por risco de ser surpreendido em flagrante diante do funcionamento do sistema de alarme, se fica atemorizado porque pessoas se aproximam, pelos gritos da vtima, por sua reao, pela interveno de terceiros, etc. Incorre desistncia voluntria se o agente, depois de ter dado incio execuo do ato, perceber os riscos que assumir caso o ato seja completamente consumado. A desistncia ser voluntria quando no forada por elementos circunstanciais. O ttulo II da parte especial do Cdigo Penal trata dos crimes praticados contra o patrimnio. Patrimnio o complexo de relaes jurdicas de uma pessoa que tiverem valor econmico, segundo definio de Clvis Bevilcqua. Para o caso apresentado logo a seguir importante a explicao do artigo 155, caput, do citado cdigo. Trata o artigo 155 do CP Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia movel. Essa a tipificao do crime de furto. Existem quatro teorias principais, de acordo com o livro Manual de Direito Penal II de Julio Fabrini Mirabete, que tentam explicar a consumao desse crime: a concretatio (a consumao se d apenas quando existe o contato do agente ativo com a coisa furtada); a apprehensio rei (no basta apenas tocar, mas tambm segur-la, apreend-la); a amotio (onde necessrio o toque, a apreenso e tambm a remoo da coisa do lugar de origem); e a ablatio (que exige a

remoo da coisa de forma que h a inverso da posse da coisa). A jurisprudncia da maioria dos tribunais aceita como vlida a consumao do crime de furto quando a res furtada desaparece do campo de poder do legtimo proprietrio, mesmo que seja por apenas alguns instantes. Se for a coisa furtada de mnimo valor pode ser aplicado o princpio da insignificncia para a descaracterizao do tipo penal. Vamos casustica. Trata-se de um acrdo (o de N 487.914) da 1 Turma Criminal do Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios. O acrdo sobre a Apelao Criminal 20080210045399APR que trata, entre outras coisas, sobre a alegao e a rejeio do instituto da desistncia voluntria. A vtima do crime de furto chama-se Gomes da Costa e teve como res furtada um aparelho celular de marca LG. Segundo o relato da vtima, o furto se deu em sua casa quando ela tinha se ausentado e deixado a residncia aberta, visto que estaria fora por um curto perodo de tempo e que no encontrou motivos para acreditar que algum pertence seu seria roubado quando da sua ausncia. Quando retornou sua casa, Gomes da Costa percebeu a falta do aparelho. Gomes logo suspeitou do possvel autor do crime: um sobrinho de sua ex-namorada que dividia o mesmo lote em que ele construra sua casa. Segundo Gomes, ele jamais acreditaria que o sobrinho da ex-namorada, Daniel da Silva Rodrigues, seria capaz de tal ato j que Gomes supria ainda um relacionamento amigvel com a tia de Daniel. A razo que levou Gomes da Costa a suspeitar de Daniel foi, a uma primeira vista, o fato de ele j ter antecedentes criminais: 2 sentenas transitadas em julgado e 1 em andamento acerca de crimes contra o patrimnio. O que levou Gomes a ter certeza do autor do furto foi o fato de ele, por meio do celular de um amigo, ter realizado uma ligao para o seu nmero de celular e quem atendeu a essa chamada foi a namorada de Daniel. A namorada de Daniel, Cleonice Maria de Jesus, explicou em juzo que, quando ela recebeu o celular furtado de Daniel, duvidou da sua procedncia lcita pois o ru estava desempregado e indispunha de recursos para adquirir tal aparelho. Apesar da dvida Cleonice aceitou de bom grado o presente. Independente do que realmente tenha acontecido o que importa que o celular de Gomes desapareceu e no foi restitudo e que, apesar de no haverem provas fsicas concretas alm dos prprios depoimentos de vtima e testemunhas, as evidncias apontavam para Daniel como autor do crime. O advogado de Daniel deu entrada na apelao supracitada alegando inmeras causas: absolvio por inexistncia de provas, princpio da insignificncia, crime impossvel, desistncia voluntria e posterior reduo da pena por presena de crime tentado. Percebemos a ocorrncia de alegaes em demasia e, por vezes, contraditrias.

Como o que importa aqui a anlise de desistncia voluntria em caso concreto ento desconsiderarei comentrios quanto s alegaes de Daniel e apresentarei apenas a discusso da alegao da desistncia voluntria. Para que ocorra a desistncia voluntria, fundamental que o agente interrompa o prosseguimento do inter criminis. No caso em questo, o agente no interrompeu o ato de modo que realmente houve consumado o fato tpico. A jurisprudncia do tribunal que produziu o acrdo no sentido de que a consumao do crime de furto se d quando h a inverso da posse da res furtada, mesmo que seja por um perodo de tempo curto. Como houve a leso ao bem jurdico de Gomes ento no h o que se discutir a respeito da alegao da desistncia voluntria de Daniel. No consigo ver motivos racionais para uma alegao dessa natureza. O crime consumado e a desistncia voluntria so coisas que so recprocamente excludentes. Julgo a desembargadora Leila Arlanch, a relatora do acrdo, competente quando escreveu: igualmente inaplicvel a tese de desistncia voluntria, considerando-se que a vtima sofreu prejuzo, por no ter-lhe sido restitudo o aparelho celular, ou seja, o crime produziu resultado.

Bibliografia Manual de Direito Penal , volume 1: parte geral, arts. 1 a 120 do CP/ Jlio Fabrini Mirabete, Renato N. Fabrini. 24 ed. Ver. E atual. At 31 de dezembro de 2006. So Paulo: Atlas, 2008. Manual de Direito Penal, volume 2: parte especial, arts. 121 a 234 do CP, 23 ed. So Paulo : Atlas, 2005.

You might also like