You are on page 1of 70

Bombas & Instalaes de Bombeamento

1. Definies 2. Grandezas envolvidas no clculo das bombas 3. Clculos da altura manomtrica e potncia de acionamento das bombas 4. Curvas 5. Cavitao 6. Arranjo de bombas

Bombas & Instalaes de Bombeamento


1. Definies : as mquinas hidrulicas so divididas em dois grupos :
1.1 Mquinas geratrizes : transformam a energia hidrulica em energia mecnica, quando o fludo impelido contra as suas ps e produz um conjugado no eixo : A. Turbinas Hidrulicas : a. Francis : de reao, radiais e de ps fixas

b. Propeller : de reao, axiais e de ps fixas


c. Kaplan : de reao, axiais, de ps orientveis d. Pelton : de impulso, jato tangenciais

B. Rodas dgua : o fludo vem por um canal, sendo impelido contra as ps, provocanto um conjugado no motor, a gua atua por peso ou por velocidade, em geral prevalecendo uma delas

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Turbina Francis

Turbina Kaplan

Turbina Pelton

Turbina Propeler

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Esquema de funcionamento de uma turbina hidrulica

Bombas & Instalaes de Bombeamento

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Rodas dgua

Fora

Velocidade

Bombas & Instalaes de Bombeamento


1.2 Mquinas Motrizes : transformam o trabalho mecnico em energia hidrulica, comunicando ao lquido um acrscimo de energia na forma de energia potencial de presso e cintica: Bombas : a) Deslocamento positivo b) Bombas centrfugas c) Bombas especiais

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Bombas de deslocamento positivo Possuem uma ou mais cmaras, em cujo interior o movimento de um rgo propulsor comunica energia de presso ao lquido, provocando o seu escoamento. Proporciona entyo as condies para que se realize o escoamento na tubulao da aspirao at a bomba e desta para a tubulao de recalque (sada).

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Algumas bombas de deslocamento positivo

Bomba de pistes

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Bomba de palhetas

Bombas & Instalaes de Bombeamento

Bombas & Instalaes de Bombeamento


B- Bombas Centrfugas : tambm conhecidas como bombas rotodinmicas possuem um rotor com ps que imprimem uma acelerao ao lquido

Bombas & Instalaes de Bombeamento

Rotores fechados de turbobombas

Rotor aberto de turbobomba

As turbobombas, tambm chamadas bombas rotodinmicas, so caracterizadas por possurem um dispositivo rotatrio dotado de ps, chamado de rotor, que exerce sobre o lquido foras que resultam da acelerao que lhe imprime. A finalidade do rotor, ou impelidor,, comunicar massa lquida acelerao, para que adquira energia cintica e presso. O rotor pode ser: -Fechado, quando, alm do disco onde se fixam as ps, existe uma coroa circular presa s ps. Pela abertura desta coroa, o lquido entra no rotor. Usase para lquidos sem substncias em suspenso. -Aberto , quando no existe essa cora circular . Usa-se para lquidos contendo pastas, lamas, areia, esgotos...

Bombas & Instalaes de Bombeamento


As turbobombas necessitam de um outro dispositivo, o difusor, onde feita a transformao da maior parte da elevada energia cintica com que o lquido sai do rotor, em energia de presso. Desse modo, ao atingir a boca de sada da bomba, o lquido capaz de escoar com velocidade razovel, equilibrando a presso que se ope ao seu escoamento. Esta transformao operada de acordo com o teorema de Bernoulli, pois o difusor sendo de seo gradativamente crescente, realiza uma contnua e progressiva diminuio da velocidade do lquido que por ele escoa, aumentando a presso.

Bomba centrfuga com ps guias Bomba centrfuga em caracol

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Dependendo do tipo de bomba, o difusor pode ser: -De tubo reto troncnico nas bombas axiais -De caixa com forma de caracol (voluta), para os demais tipos de bombas. Entre a sada do rotor e o caracol, colocam-se palhetas devidamente orientadas, as ps guias para que o lquido que sai do rotor seja conduzido ao coletor com velocidade, direo e sentido tais que a transformao da energia cintica em energia potencial de presso se processe com um mnimo de perdas por atrito ou turbulncia.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Classificao das bombas 1) Segundo a trajetria do lquido no rotor. a) Bomba centrfuga (ou radial): o lquido penetra paralelamente ao eixo, sendo dirigido pelas ps para a periferia, segundo trajetrias contidas em planos normais ao eixo. As trajetrias so, portanto, curvas praticamente planas contidas em planos radiais. Estas bombas, pela sua simplicidade, se prestam a fabricao em srie, com construo generalizada, e utilizao estendida grande maioria das instalaes comuns. Quando se trata de descargas grandes e pequenas alturas de elevao, o rendimento das bombas centrfugas baixo.

Bomba centrfuga de rotor fechado e aberto

Bombas & Instalaes de Bombeamento


b) Bomba de fluxo misto ou diagonal. b1) bomba hlico-centrfuga. O lquido entra no rotor axialmente. Atinge as ps cujo bordo de entrada curvo e inclinada em relao ao eixo. Segue uma trajetria que uma curva reversa, pois as ps so de dupla curvatura, e atinge a borda da sada que paralela ao eixo ou ligeiramente inclinada em relao a ele. b2) bomba helicoidal ou semi-axial. O lquido atinge a borda das ps que curvo e bastante inclinado em relao ao eixo. A trajetria uma hlice cnica, e as ps so superfcies de dupla curvatura. As bombas deste tipo prestam-se a grandes descargas e alturas de elevao pequenas e mdias.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


c) Bomba axial ou propulsora. Nestas bombas, as trajetrias das partculas lquidas comeam paralelamente ao eixo e se transformam em hlices cilndricas. Forma uma hlice de vrtice forado. So empregadas para grandes descargas e elevao de at 40 m.

Rotor de bomba axial

Bombas & Instalaes de Bombeamento


2) Classificao segundo o nmero de rotores empregados. Bombas de simples estgio. Com apenas um rotor, e, portanto, o fornecimento da energia ao lquido feito em um nico estgio. Um rotor e um difusor. Devido as dimenses excessivas e alto custo, no se faz bombas centrfugas de simples estgio quando se deseja elevaes grandes. Bombas de mltiplos estgios. Quando a altura de elevao grande, faz-se o lquido passar sucessivamente por dois ou mais rotores fixados ao mesmo eixo e colocados em uma caixa cuja forma permite esse escoamento. A passagem por cada rotor um estgio. O difusor colocado entre dois rotores. So prprias para alta presso. A altura final , teoricamente, igual a soma das alturas parciais de cada rotor.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Funcionamento de uma bomba centrfuga.

A bomba centrfuga precisa ser previamente enchida com o lquido a ser bombeado, isto , deve ser escorvada. Devido a folga entre o rotor e o coletor e o restante da carcaa, no pode haver a expulso do ar do corpo da bomba e do tubo de aspirao, de modo, a ser criada a rarefao com a qual a presso, atuando no lquido no reservatrio de aspirao, venha a ocupar o vazio deixado pelo ar expelido e a bomba possa bombear. Logo que inicia o movimento do rotor e do lquido contido nos canais das ps, a fora centrfuga cria uma zona de maior presso na periferia do rotor e, consequentemente, uma de baixa presso na sua entrada, produzindo o deslocamento do lquido em direo a sada dos canais do rotor e boca de recalque da bomba. Gradiente hidrulico. Presso na entrada do rotor menor do que o recipiente de aspirao. A energia na boca do recalque torna-se superior a presso esttica na base da coluna de recalque da bomba, obrigando o lquido escoar para uma parte superior.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Funcionamento de uma bomba centrfuga.

na passagem pelo rotor que se processa a transformao da energia mecnica em energia cintica e de presso, que so aquelas que o lquido pode possuir. Saindo do rotor, o lquido penetra no difusor, onde parte aprecivel de sua energia cintica transformada em energia de presso, e segue para a tubulao de recalque. O nome de bomba centrfuga se deve ao fato de ser a fora centrfuga a responsvel pela maior parte da energia que o lquido recebe ao atravessar a bomba.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Campo de emprego das bombas

Bombas & Instalaes de Bombeamento

Bombas & Instalaes de Bombeamento


PERDA DE CARGA EM CONDUTOS O lquido ao escoar em um conduto submetido a foras resistentes exercidas pelas paredes da tubulao e por uma regio do prprio lquido. Nesta regio denominada camada limite h um elevado gradiente de velocidade e o efeito da velocidade significante. A conseqncia disso o surgimento de foras cisalhantes que reduzem a capacidade de fluidez do lquido. O conceito de camada limite foi desenvolvido em 1904 por Ludwig Prandtl. O lquido ao escoar transforma (dissipa) parte de sua energia em calor. Essa energia no mais recuperada na forma de energia cintica e/ou potencial e, por isso, denomina-se perda de carga. Trata-se de perda de energia devido ao atrito contra as paredes e dissipao devido viscosidade do lquido em escoamento. Para efeitos de estudo e de clculos para dimensionamentos em engenharia, a perda de carga, denotada por h, classificada em perda de carga distribuda denotada por: hd; e perda de carga localizada por: hl. A perda de carga distribuda ocorre em trechos retilneos de tubulao, enquanto que a localizada, so devidas trechos curvos, peas e dispositivos especiais instalados na linha.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


PERDA DE CARGA DISTRIBUDA

Frmula universal, onde f o fator de atrito, L o comprimento do tubo, v a velocidade do escoamento, g a acelerao gravitacional e D w o dimetro da tubulao

PERDA DE CARGA LOCALIZADA


2 mtodos:

K tabelado para cada acessrio;


Comprimento equivalente: trabalha-se com a mesma equao da perda de carga distribuda, sendo a obstruo representada por uma tubulao de comprimento equivalente (L) tabelado.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Curvas Caractersticas de Bombas Centrfugas

As curvas caractersticas de bombas centrfugas traduzem atravs de grficos o seu funcionamento, bem como, a interdependncia entre as diversas grandezas operacionais.
As curvas caractersticas so funo, principalmente, do tipo de bomba, do tipo de rotor, das dimenses da bomba, da rotao do acionador e da rugosidade interna da carcaa e do rotor. As curvas caractersticas so fornecidas pelos fabricantes das bombas, atravs de grficos cartesianos, os quais podem representar o funcionamento mdio de um modelo fabricado em srie, bem como, o funcionamento de uma bomba especfica, cujas curvas foram levantadas em laboratrio. Estas curvas podem ser apresentadas em um, ou mais de um grfico e representam a performance das bombas operando com gua fria, a 20o C. Para fluidos com outras viscosidades e peso especfico, devem-se efetuar as devidas correes nas mesmas. Apresentamos a seguir os diversos tipos de curvas caractersticas das bombas centrfugas.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Altura Manomtrica X Vazo ( HB X Q )

A carga de uma bomba, ou altura manomtrica (HB) definida como a Energia por Unidade de Peso que a bomba fornece ao fluido em escoamento atravs da mesma; sendo funo do tipo de ps do rotor, gerando vrios tipos de curvas, as quais recebem diferentes designaes, de acordo com a forma que apresentam.

Estas curvas, fornecidas pelos fabricantes, so obtidas atravs de testes em laboratrio; com gua fria a 20 C; entretanto as mesmas podem ser reproduzidas em uma instalao hidrulica existente, de acordo com o fluido em operao.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Altura Manomtrica X Vazo ( HB X Q )

Seja a instalao esquematizada abaixo:


Aplicando a Equao da Energia entre a entrada e sada da bomba (local de instalao dos manmetros), tem-se:

Reserv. de Distrib.

Pe

Ps

Pe

Ve 2g

Ze

HB

Ps

Vs 2g

Zs

Portanto:

HB

Ps

Pe

Vs

Ve 2g

Zs

Ze

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Altura Manomtrica X Vazo ( HB X Q )

Operando a bomba com diversas vazes (por volta de 7), desde vazo zero at vazo mxima operacional, possvel obter-se para cada uma dessas vazes, a correspondente altura manomtrica e ento a partir destes pontos, traar a curva H X Q.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Curva de Potncia X Vazo ( NB X Q )

Esta curva representa a potncia total necessria no eixo da bomba nas condies de operao.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Curva de Potncia X Vazo ( NB X Q )

Esta potncia a soma da potncia til com a potncia dissipada em perdas, inerente a todo processo de transferncia de energia. As perdas nas bombas incluem perdas hidrulicas, mecnicas, pelo atrito hidrulico, e por vazamentos. Diante disto, nem toda a potncia utilizada para gerar presso e fluxo. Uma parte da energia transformada em calor (devido ao atrito) dentro da bomba. A energia pode tambm ser perdida em virtude da recirculao de fluido entre o rotor e a voluta. O esquema abaixo ilustra o processo de transferncia de energia para o fluido de trabalho, em uma bomba:
potncia dissipada em perdas viscosas no interior da bomba: perdas hidrulicas ordinrias, perdas por choque, etc. potncia dissipada em perdas volumtricas

potncia disponibilizada pelo motor (eltrico, comb. interna, etc)

Bomba

potncia til (efetivamente transferida ao fluido de trabalho)

potncia dissipada em perdas mecnicas: atrito em mancais, gaxetas, selos de vedao, etc.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Curva de Potncia X Vazo ( NB X Q )
Assim temos as seguintes potncias envolvidas: Potncia entregue pela bomba ao fluido:

Q HB

Potncia fornecida pelo motor eltrico no eixo da bomba:

NB
Potncia eltrica retirada da rede eltrica pelo motor eltrico:

Q HB B

N el

Q HB B el

A potncia retirada da rede eltrica pode ser obtida, tambm, pela seguinte expresso:

Nel
Onde:

3 V I cos

3
V
I

Para sistemas trifsicos Tenso entre fases (Volts) Corrente eltrica (Ampres) Fator de potncia do motor eltrico

cos

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Partida de Bombas Centrfugas Analisando a curva de potncia x vazo, podemos notar que a potncia mnima para a vazo zero (Q = 0), ou seja, quando a vlvula de descarga da bomba est fechada. Nesta condio a bomba consome potncia apenas para seus atritos internos e para as perdas de atrito do rotor girando na massa fluida. Por esta razo deve-se partir as bombas centrfugas com a vlvula de descarga fechada. A situao de uma bomba operando com vazo zero (Q = 0) denomina-se Shut-off e importante se conhecer o valor de HB para Shut-off. As bombas hlico-centrfugas e as axiais no devem ser partidas com a vlvula de descarga bloqueada, pois nesta condio a potncia , consideravelmente, maior do que para a descarga normal.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Sobrecarga da Bomba
Quando um liquido mais viscoso que a gua comea a ser bombeado, normalmente ocorre aumento de presso, elevando-se, em conseqncia, a corrente do motor eltrico, ocorrendo a possibilidade de haver desligamento do mesmo. Os danos causados por se sobrecarregar um motor nem sempre aparecem de imediato. O superaquecimento momentneo, causa apenas um desligamento. Aps um certo perodo, no entanto, o isolamento dos enrolamentos ir se deteriorar (devido ao calor), correndo o risco de queimar o motor, caso o motor no tenha proteo adequada, tendo que ser enrolado de novo. Fator de Servio do Motor Eltrico O fator de servio a margem de segurana inerente ao motor eltrico, em relao a sua potncia nominal. A medida que aumenta a vazo, o motor tende a, continuamente, puxar mais corrente eltrica. Quando a potncia consumida ultrapassar o limite do fator de servio, o motor costuma ser desligado automaticamente.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Curva de Rendimento X Vazo (
B

XQ)

O rendimento da bomba definido como a relao entre a potncia fornecida ao fluido e aquela fornecida pelo motor eltrico bomba. fornecida pelo fabricante, conforme curva abaixo, ou calculada conforme formula: Potncia fornecida ao fluido B Potncia recebida do acionador

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Curva de Rendimento X Vazo (
B

XQ)

A Curva B X Q representa a variao da potncia necessria no eixo de uma bomba centrifuga em funo da vazo, para uma rotao constante. A curva de eficincia (x) vazo a indicao da energia perdida na bomba. Quanto menores as perdas, mais elevada ser a eficincia. Esta curva permite ao operador observar a vazo em que a bomba melhor opera. As bombas devem ser operadas eficientemente para se controlar o custo da energia consumida e para se utilizar as bombas adequadamente. A curva (H x Q) no indica as perdas internas na bomba, as quais so consideradas na curva de eficincia. A eficincia, para cada ponto na curva, relaciona a energia transmitida para o lquido, com a energia suprida pelo eixo da bomba, conforme frmula anterior.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


CURVA CARACTERSTICA DA INSTALAO (CCI) OU CURVA DO SISTEMA (CS)
Seja a instalao representada abaixo:
(2)

(1)

P1 V12 Aplicando a equao da energia, tem-se: Z1 2g

H S

P2 V22 Z2 2g
P2 P 1

HP 1,2

sendo V1 = V2 = 0; e reagrupando as parcelas, tem-se: H S

Z2 Z1 HP1,2

Bombas & Instalaes de Bombeamento


CURVA CARACTERSTICA DA INSTALAO (CCI) OU CURVA DO SISTEMA (CS)
Analisando as parcelas, verificamos que as presses, o peso especifico e o desnvel mantm-se constantes para todas as vazes no sistema, o que no ocorre com a perda de carga, que funo da vazo. Assim podemos fazer:
HEST P2 P 1 Z2 Z1

DIN

HP 1,2

HS = HEST + HDIN

e pode ser representado graficamente, como:

HS = HEST + HDIN

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Obteno da CCI
A construo da curva caracterstica da instalao pode ser feita da seguinte maneira: Fixam-se vrias vazes (em torno de 7), estando entre elas a vazo zero e a provvel vazo da instalao, Calculam-se as alturas manomtricas HS para cada uma das vazes estabelecidas no item anterior, conforme tabela abaixo:

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Ponto de Trabalho de uma Bomba Centrfuga numa Instalao (PT)
O ponto de trabalho (PT), tambm designado por ponto de operao (PO) e ponto de funcionamento (PF), representa as condies operacionais de uma bomba num sistema, isto , indica em que condies uma determinada bomba operar em uma determinada instalao ou sistema. A curva caracterstica da bomba HB = f(Q) indica, para as condies de regime permanente, a energia que a bomba fornece ao fluido para cada vazo de operao, sendo a mesma decrescente com a vazo. J a curva caracterstica da instalao HS = f(Q) indica, tambm para as condies de regime permanente, a energia que deve ser fornecida ao fluido para cada vazo de operao, de modo que o mesmo possa escoar na instalao; sendo a mesma crescente com a vazo. O ponto de operao de uma bomba num sistema, normalmente, obtido por via grfica, sobrepondo-se a curva caracterstica da instalao curva caracterstica da bomba.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Ponto de Trabalho de uma Bomba Centrfuga numa Instalao (PT)
Caracterstica da bomba

Ponto de

funcionamento

Caracterstica da tubulao

O ponto de cruzamento das duas curvas representa o ponto de funcionamento, podendo-se obter nos respectivos eixos, os valores operacionais da altura manomtrica e da vazo. As bombas devem ser selecionadas para operao nas instalaes, de tal forma que o ponto de trabalho, na medida do possvel, corresponda ao ponto de mximo rendimento da bomba.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


CAVITAO
Cavitao um fenmeno de ocorrncia limitada a lquidos, com conseqncias danosas para o escoamento e para as regies slidas onde a mesma ocorre. O estudo da cavitao pode ser dividido em duas partes: o fenomenolgico, que corresponde identificao e combate cavitao e seus efeitos; e o terico, onde interessa o equacionamento do fenmeno, visando a sua quantificao no que se refere s condies de equilbrio, desenvolvimento e colapso das bolhas. Para o perfeito entendimento da cavitao, torna-se necessrio abordar o conceito de presso de vapor.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Presso de Vapor
Presso de vapor de um lquido a uma determinada temperatura aquela na qual o fluido coexiste em suas fases lquido e vapor.

Nessa mesma temperatura, quando tivermos uma presso maior que a presso de vapor, haver somente a fase lquida e quando tivermos uma presso menor, haver somente a fase vapor.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Conceito de Cavitao
Pelo conceito de presso de vapor, vimos que mantendo-se um fluido a uma temperatura constante e diminuindo-se a presso, o mesmo ao alcanar a presso de vapor, comear a vaporizar. Este fenmeno ocorre nas bombas centrifugas, pois o fluido perde presso ao longo do escoamento na tubulao de suco.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Conceito de Cavitao
O esquema abaixo representa duas sees (1) e (2), quaisquer, no sistema de escoamento na suco de uma bomba. Balano de energia:
P1 V1 2g
2

Z1

HP1,2

P2

V2 2g

Z2

sendo: V1 = V2 e Z1 = Z2

P2

P1

HP1,2

Se a presso absoluta do lquido, em qualquer ponto do sistema de bombeamento, for reduzida (ou igualada) abaixo da presso de vapor, na temperatura de bombeamento; parte deste lquido se vaporizar, formando cavidades no interior da massa lquida.

Estar a iniciado o processo de cavitao.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Conceito de Cavitao
As bolhas de vapor formadas so conduzidas pelo fluxo do lquido at atingirem presses mais elevadas que a presso de vapor ( normalmente na regio do rotor), onde ento ocorre a imploso (colapso) destas bolhas, com a condensao do vapor e o retorno fase lquida. Tal fenmeno conhecido como CAVITAO. Normalmente a cavitao acompanhada por rudos, vibraes e com possvel eroso das superfcies slidas (pitting). Deve-se salientar, que a eroso por cavitao no ocorre no local onde as bolhas se formam, mas sim onde as mesmas implodem. Os efeitos da cavitao dependem do tempo de sua durao, da sua intensidade, das propriedades do lquido e da resistncia do material eroso por cavitao. A cavitao, naturalmente, apresenta um barulho caracterstico, acompanhado de reduo na altura manomtrica e no rendimento. Se de grande intensidade, aparecer vibrao, que comprometer o comportamento mecnico da bomba. Em resumo, so os seguintes, os inconvenientes da cavitao: a) Barulho e vibrao. b) Alterao das curvas caractersticas. c) Eroso - remoo de partculas metlicas - pitting.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Regio Principal de Cavitao
Pelo que foi exposto, conclumos que a regio que est susceptvel cavitao a suco da bomba, pois onde o sistema de bombeamento apresenta a menor presso absoluta. Portanto o ponto crtico para a cavitao a entrada do rotor. Nesta regio a quantidade de energia mnima, pois o lquido ainda no recebeu nenhuma energia por parte do rotor. Assim, a cavitao, normalmente, inicia-se nesse ponto, em seguida, as cavidades so conduzidas pela corrente lquida provocada pelo movimento do rotor, alcanando regies de presso superior de vapor do fludo, onde se processa a imploso das cavidades (bolhas).

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSH Net Positive Suction Head
O NPSH um conceito oriundo da escola americana, que predominou entre os fabricantes instalados no pas e na norma da ABNT que trata de ensaios de cavitao em bombas. A condio Peabs Pv necessria mas no suficiente, pois por detalhes construtivos poder ocorrer cavitao no interior da prpria mquina. Em termos prticos, o procedimento usual para analisarmos a operao de determinada bomba num sistema, atravs do conceito de NPSHREQ. e NPSHDISP. O NPSH representa a Energia Absoluta no flange de suco, acima da presso de vapor do fludo naquela temperatura.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSH Requerido (NPSHREQ)
Cada bomba, em funo de seu tamanho, caractersticas construtivas, etc..., necessita de uma determinada energia absoluta (acima da presso de vapor) em seu flange de suco, de tal modo que a perda de carga que ocorrer at entrada do rotor no seja suficiente para acarretar cavitao, quando operada naquelas condies de vazo. A esta energia denominamos NPSH REQUERIDO. Os fabricantes de bombas fornecem o NPSH requerido, atravs de uma curva NPSHreq x VAZO, para cada bomba de sua linha de fabricao, conforme padro abaixo:

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSH Requerido (NPSHREQ)

Esta curva uma caracterstica prpria da bomba, sendo obtida experimentalmente, atravs de testes de cavitao em bancadas do fabricante, com gua fria a 20o C. Assim, em resumo, o NPSH requerido, representa a energia absoluta do lquido, acima de sua presso de vapor, necessria no flange de suco da bomba, de tal forma que garante a no ocorrncia de cavitao na mesma. Para definio do NPSHREQ de uma bomba, utilizado como critrio, a ocorrncia de uma queda de 3% na altura manomtrica para uma determinada vazo. Este critrio adotado pelo Hydraulic Institute Standards e American Petroleum Institute (API-610).

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSH Disponvel (NPSHDISP)
O NPSH disponvel uma caracterstica do sistema e representa, ou define, a quantidade de energia absoluta disponvel no flange de suco da bomba, acima da presso de vapor do fludo naquela temperatura. O NPSH disponvel pode ser calculado de duas formas: - fase de projeto - fase de operao

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSHDISP - Fase de Projeto
O esquema abaixo representa duas situaes de instalaes hidrulicas, a primeira com a bomba succionando de um reservatrio cujo nvel est acima da linha de centro da bomba (bomba afogada) e a segunda com a bomba succionando de um reservatrio com cota inferior linha de centro da bomba. Partindo do balano de energia entre (0) e (e), assumindo que em (e) a presso total igual a de vapor Pv a energia disponvel acima da presso de vapor :
PO PATM PV NPSHDISP ZSUC HPSUC Onde:: Po - presso manomtrica no reservatrio de suco. PATM - presso atmosfrica local. PV - presso de vapor do fludo temperatura de bombeamento. HPSUC - perda de carga total na suco. ZSUC - cota da superfcie do nvel do reservatrio de suco.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSHDISP - Fase de Projeto
Analisando-se esta expresso do NPSHDISP, verificamos que para obtermos valores elevados, devemos tomar as seguintes providencias: a) diminuir a altura geomtrica de suco negativa (-ZSUC), ou aumentar a altura geomtrica de suco positiva (+ZSUC), b) diminuir a perda de carga na suco. Para tal recomenda-se: utilizar tubulaes curtas. baixar a velocidade do fludo na suco, aumentando-se o seu dimetro. reduzido nmero de acessrios (curvas, vlvulas, etc...). c) diminuir a temperatura do fludo bombeado, para diminuir a presso de mesmo. vapor do

Bombas & Instalaes de Bombeamento


NPSHDISP Fase de Operao
Considerando o conceito de NPSHDISP como sendo a energia disponvel na entrada da bomba acima da presso de vapor, ou seja, conhecendo-se a presso na entrada da bomba:

NPSHDISP
ONDE: Pe PATM Pv Ve Ze

Pe

PATM

Ve 2g

Ze

PV

- presso na entrada da bomba, isto , no flange de suco (manomtrica). - presso atmosfrica local. - presso de vapor do lquido temperatura de bombeamento. - velocidade do fluxo na suco da bomba (local da tomada de presso). - distancia entre a linha de centro da bomba e do manmetro.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Anlise da Faixa de Operao de uma Bomba em um Sistema
Esta anlise pode ser feita colocando-se num mesmo grfico as curvas do NPSHREQ e a do NPSHDISP . direita do ponto de encontro das duas curvas observa-se a zona de cavitao.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Presso Atmosfrica em Funo da Altitude:
Apesar da presso atmosfrica ser afetada pelas condies climticas, pode-se utilizar, para fins prticos a seguinte relao entre presso atmosfrica e altitude: PATM = 760 0,081h (mm de Hg) onde: PATM = Presso atmosfrica local em [mmHg]; h = a altitude do local em metros.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Presso de Vapor e Peso Especfico da gua:

Bombas & Instalaes de Bombeamento


ASSOCIAO DE BOMBAS CENTRFUGAS
Dentre as razes que conduzem a necessidade de associarmos bombas citamos: a) a inexistncia, no mercado, de bombas que possam, isoladamente, atender a vazo necessria; b) aumento escalonado de vazes com o correr do tempo; c) inexistncia no mercado de bombas capazes de vencer a altura manomtrica de projeto. As razes (a) e (b) requerem a associao em paralelo, que consiste em fazer duas ou mais bombas recalcarem em uma ou mais linhas comuns, de forma que cada bomba recalque uma parte da vazo. Para satisfazer a razo (c) necessria a associao em srie. Neste caso as bombas recalcam em linha comum, de tal forma que a anterior, bombeia para a suco da posterior, que recebe o fluido com maior quantidade de energia.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao de Bombas em Paralelo
recomendvel neste tipo de associao, que as bombas tenham as mesmas caractersticas, ou pelo menos muito prximas.

Neste tipo de associao tem-se: as bombas operando com a mesma altura manomtrica: HB1 = HB2, a vazo do sistema QS =Q1 +Q2.
Recomendaes para associao em paralelo. a) selecionar bombas com curvas caractersticas do tipo estvel; b) utilizar de preferncia bombas iguais; c) empregar motores cujas potncias sejam capazes de atender a todas as condies de trabalho (bombas operando em paralelo e isoladamente), sem perigo de sobrecarga; d) projetar a instalao, de modo que o NPSHDISP > NPSHREQ em qualquer ponto de trabalho (bombas operando em paralelo e isoladamente).

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao de Bombas em Paralelo
A figura abaixo mostra, esquematicamente, uma instalao com bombas funcionando em paralelo.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao em Paralelo de Bombas Iguais
a associao normal e na maioria das aplicaes a nica aconselhvel. Neste caso, as vazes se dividem igualmente entre as bombas quer tenham duas, trs ou mais bombas operando.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao em Paralelo de Bombas Iguais Na figura tem-se que: a) Igualdade de trechos: A-B = B-C; HBp-D = D-PTp; HBi-PTi= PTi-E b) PTi Ponto de Trabalho das bombas operando isoladamente (uma de cada vz); c) HBi Altura manomtrica de cada bomba operando isoladamente; d) Qi Vazo de cada bomba operando isoladamente; e) PTp Ponto de Trabalho das bombas operando em paralelo; f) HBp Altura manomtrica de cada uma das bombas que esto operando em paralelo; g) Qp Vazo do sistema na operao em paralelo ( o total fornecido pelas duas bombas): h) Q1 e Q2 Vazes de cada uma das bombas na operao em paralelo; Nesta forma de associao observa-se que: a) a vazo total do sistema menor do que a soma das vazes das bombas operando isoladamente; b) se por qualquer razo umas das bombas parar de funcionar, a unidade que permanecer operando ter a potncia absorvida e o NPSHREQ maior do que quando estiver funcionando em paralelo. Por isso, ao projetar uma instalao deste tipo, temos que analisar essas grandezas, quando as bombas esto trabalhando em paralelo, bem como, isoladamente.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao em Paralelo de Bombas com Caractersticas Diferentes
Duas bombas com caractersticas diferentes podem eventualmente trabalhar em paralelo, mas apresentam srios problemas operacionais, conforme veremos adiante.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao em Paralelo de Bombas com Caractersticas Diferentes
Na figura tem-se: a) Igualdade de trechos: A-B = C-D; E-F = G-PTp; H-I=J-K b) PTp Ponto de Trabalho das bombas operando em paralelo; c) HBp Altura manomtrica da associao das bombas 1 e 2 operando em paralelo d) (HBp = HBp1 = HBp2) e) HBp1 = HBp2 Altura manomtrica de cada uma das bombas que esto operando em paralelo; f) Qp = Q1 + Q2 Vazo do sistema na operao em paralelo ( o total fornecido pelas duas bombas): g) Q1 e Q2 Vazes de cada uma das bombas na operao em paralelo; h) a parcela de vazo de cada bomba diferente ou seja Q1 Q2 i) se a altura manomtrica do sistema superar a da bomba 2, somente a bomba 1 recalcar o fluido. Neste caso a bomba 2 ter vazo nula e sofrer sobreaquecimento.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao de Bombas em Srie com Caractersticas Diferentes Se duas ou mais bombas esto operando em srie as vazes se mantm e as alturas manomtricas totais se somam. Nestas aplicaes, deve-se tomar cuidados de verificar se a flange de suco da segunda bomba suporta a presso de descarga da primeira. Para a associao em srie, a curva resultante tem as seguintes caractersticas: HBS = HBs1 + HBs2; QS = Q1 = Q2. A figura abaixo apresenta as curvas da associao de duas bombas com caractersticas diferentes em srie.

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Associao em Srie de Bombas com Caractersticas Diferentes
Na figura tem-se: a) PT1 Ponto de Trabalho da bomba 1 operando isoladamente; b) PT2 Ponto de Trabalho da bomba 2 operando isoladamente; c) PTs Ponto de Trabalho das bombas 1 e 2 operando em srie; d) Qi1 Vazo da bomba 1, quando operando isoladamente; e) Qi2 Vazo da bomba 2, quando operando isoladamente; f) Qs = Q1 = Q2 Vazo do sistema na operao em srie, que a mesma vazo de operao de cada bomba na associao em srie; g) HBi1 Altura manomtrica da bomba 1, quando operando isoladamente; h) HBi2 Altura manomtrica da bomba 2, quando operando isoladamente; i) HBs Altura manomtrica da associao das bombas 1 e 2 em srie (HBs = HBs1 + HBs2) ; j) HBs1 Altura manomtrica da bomba 1, quando operando na associao em srie; k) HBs2 Altura manomtrica da bomba 2, quando operando na associao em srie

Bombas & Instalaes de Bombeamento


Exerccios:
1) Na especificao de uma nova bomba a ser instalada no sistema abaixo calcular, para uma vazo de 20 m3/h de cido sulfrico a 98% em peso a 25oC (=1840 kg/m3, =15 cp, e presso de vapor = 0,0015mmHg): a) a altura manomtrica total. b) NPSH disponvel.

You might also like