You are on page 1of 32

ndice

Contributo para uma leitura do Programa de Lngua Portuguesa ............................................................................... Projecto pedaggico Onula no Planeta das Palavras ....................................................................................................... Quadro de referncia para o desenvolvimento da planificao ................................................................................... Grelhas de avaliao .................................................................................................................................................................... Explicitao de Actividades/Solues Ficheiro de Lngua Portuguesa
2 4 6 8

................................................................................................................................... 10

................................................................................................................................................. 19

Verbos ser e estar ............................................................................................................................................................................... 19 Formas de tratamento, saudao e agradecimento .................................................................................................................................. 20 Avaliar atitudes .................................................................................................................................................................................. 21 Preparao da apresentao de um resumo oral ...................................................................................................................................... 22 Noes de espao e tempo .................................................................................................................................................................. 23 Pesquisar informao num texto ........................................................................................................................................................... 24 Texto dramtico ................................................................................................................................................................................. 25 Leitura e recitao .............................................................................................................................................................................. 26 Treino do dicionrio (ordem alfabtica) .................................................................................................................................................. 27 Treino do dicionrio (consulta do dicionrio) ........................................................................................................................................... 28 Expresso escrita (guia para uma histria) ............................................................................................................................................. 29

Guio de explorao das transparncias ...............................................................................................................................

30

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

COMPETNCIAS ESPECFICAS
MODO ESCRITO
LEITURA Processo interactivo entre o leitor e o texto em que o primeiro reconstri o significado do segundo. Implica a capacidade de descodificar cadeias grafemticas e delas extrair informao e construir conhecimento. Implica processos cognitivos e lingusticos complexos, nomeadamente os envolvidos no planeamento, na formatao lingustica, na reviso, na correco e na reformulao do texto. Produto dotado de significado e conforme gramtica da lngua, resultante de um processo que inclui o conhecimento do sistema de representao grfica adoptado. Conhecimento reflectido, explcito e sistematizado das unidades, regras e processos gramaticais da lngua. Implica o desenvolvimento de processos metacognitivos, quase sempre dependentes da instruo formal, e permite aos falantes o controlo das regras que usam e a seleco das estratgias mais adequadas compreenso e expresso em cada situao de comunicao. EXPRESSO ESCRITA

MODO DO ORAL
EXPRESSO ORAL

COMPREENSO DO ORAL

CONHECIMENTO EXPLCITO DA LNGUA

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Capacidade para atribuir significado a discursos orais em diferentes variedades do Portugus.

Capacidade para produzir cadeias fnicas dotadas de significado e conformes gramtica da lngua.

D E F I N I O

Envolve a recepo e a decifrao da mensagem por acesso a conhecimento organizado na memria, o que implica prestar ateno ao discurso e seleccionar o essencial da mensagem.

Esta competncia implica o recrutamento de saberes lingusticos e sociais e supe uma atitude cooperativa na interaco e o conhecimento dos papis desempenhados pelos falantes em cada tipo de situao.

Contributo para uma leitura do

O B E C T I V O S

Alargar a compreenso a discursos em diferentes variedades do Portugus, incluindo o Portugus-padro, e dominar progressivamente a compreenso em gneros formais e pblicos do oral, essenciais para entrada na vida profissional e para o prosseguimento de estudos.

Criar autonomia e hbitos de leitura, com vista fluncia da leitura e eficcia na seleco de estratgias adequadas finalidade em vista. Apropriar-se das tcnicas fundamentais da escrita, com vista desenvoltura, naturalidade e correco no seu uso multifuncional.

Desenvolver a conscincia lingustica, tendo em vista objectivos instrumentais e atitudinais, e desenvolver um conhecimento reflexivo, objectivo e sistematizado da estrutura e do uso do Portugus-padro.

COMPETNCIAS ESPECFICAS DO 2.o CICLO


Autonomia e velocidade de leitura e criao de hbitos de leitura Capacidade para ler com autonomia, velocidade e perseverana. Capacidade para produzir textos escritos adequados ao objectivo, situao e ao destinatrio. Conhecimento das tcnicas fundamentais da escrita compositiva. Automatismo e desenvoltura no processo de escrita Alargamento e sedimentao da conscincia lingustica com objectivos instrumentais e atitudinais Capacidade de reflexo lingustica com objectivos instrumentais e atitudinais. Conhecimento sistematizado de aspectos fundamentais da estrutura e do uso do Portugus-padro.

Alargamento da compreenso a gneros formais e pblicos do oral

Domnio progressivo de gneros formais e pblicos do oral

Capacidade de seleccionar e reter informao necessria a um determinado objectivo, na compreenso de diferentes gneros do oral. Conhecimento de estratgias diversificadas para procurar e seleccionar informao a partir de material escrito.

Capacidade para utilizar recursos prosdicos e pragmticos adequados ao objectivo visado.

Programa de Lngua Portuguesa

Conhecimento do voca-bulrio e das estruturas gramaticais do Portugus-padro que permitam seleccionar e reter informao em funo do objectivo visado.

Conhecimento de vocabulrio preciso e da complexidade gramatical requerida para narrar situaes vividas e imaginadas, elaborar relatos e formular perguntas.

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

Projecto pedaggico
Fundamentao do projecto
O presente projecto pedaggico faculta respostas a necessidades diferenciadas de um universo escolar heterogneo quanto a capacidades e motivaes, quer ao nvel da integrao escolar quer ao nvel da aprendizagem do Portugus. composto por um manual pedaggico estruturado em 8 unidades, denominadas Provas, e por uma colectnea de textos e guies de leitura. No sentido de promover a aprendizagem, tornando-a mais apelativa e motivante, estruturou-se o projecto em torno de uma histria e de uma personagem Onula, anagrama de Aluno. Onula e a sua misso no Planeta das Palavras (o Planeta Terra) so o fio condutor e integrador das unidades do manual e da relao de complementaridade manual-colectnea. So tambm um pretexto para que Aluno e Onula se aliem numa grande misso a favor da Lngua Portuguesa.

Manual
A organizao do manual em unidades correspondentes a competncias facilita a sua utilizao instrumental, relativamente a competncias gerais de operacionalizao transversal e competncias especficas da disciplina de Lngua Portuguesa. Facilita tambm a gesto adequada das mesmas s necessidades da turma e a sua explicitao no respectivo Projecto Curricular de Turma.

Colectnea
A colectnea tem a finalidade de motivar para a leitura, estruturando-se em torno do Planeta das Palavras que o Aluno, por solicitao de Onula, lhe apresenta. Contm textos que falam da Terra, da sua histria e de problemticas actuais. A colectnea inclui ainda um conjunto de textos integrais, dos aconselhados no programa, e respectivas orientaes de leitura, assim como indicaes de leitura recreativa. O vocabulrio referente aos textos est organizado num glossrio final.

Guio do professor
O guio contm um Ficheiro de Lngua Portuguesa, destinado ao cumprimento de outras actividades referenciadas nos Espelhos Mgicos das Provas 1 a 7 do manual. Pode, no entanto, ser objecto de outra utilizao, em contexto de aula ou fora dela.

Gesto dos materiais


O manual e a colectnea so de utilizao autnoma, permitindo, no entanto, programaes complementares. As unidades do manual, embora passveis de gesto sequencial, permitem uma utilizao integradora de actividades/contedos das diversas competncias programticas. O Espelho Mgico que finaliza cada Prova utilizado nos limites temporais estabelecidos pelo professor e combinados com os alunos. Para a obteno da totalidade dos Lexicais a constar do Diploma, contabilizam-se os Lexicais obtidos nas Provas do manual, no Tesouro referente colectnea e ainda nos Monstrinhos Vencidos. 4
LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Onula no Planeta das Palavras


Sntese da estrutura do manual
Unidade Introduo Prova 0 Competncia / Sntese de contedos A Histria de Onula. O Portugus e a disciplina de Lngua Portuguesa. Avaliao diagnstico. Integrao, hbitos e mtodos de trabalho.

Bola de cristal Portugus que tal?


Prova 1 Quem v caras v coraes! Prova 2 Um errus, dois errus, trs errus Prova 3 Quem conta um conto Prova 4 O mundo do faz-de-conta Prova 5 Abracadabra! Poesia para sempre! Prova 6 No laboratrio de Lexicus: experincias consentidas Prova 7 Longe da vista, longe da maldio: escrever sem errus! Final

O patrimnio oral. A oralidade.

O texto narrativo.

O texto dramtico.

O texto potico.

Actividades de prtica e sistematizao de contedos gramaticais. Conhecimento explcito da lngua. Actividades de aprendizagem explcita de escrita compositiva.

Histria de Onula Concluso. Mapa do Sucesso. Diploma

Sntese da estrutura da colectnea


Unidade Introduo O Planeta das Palavras Competncia / Sntese de contedos A Histria de Onula Continuao Excertos e textos integrais abordando temticas do patrimnio natural e cultural da Humanidade. Obras integrais recomendadas no programa oficial.

Os Arquivos da Terra

Decifrar os Arquivos

Guies de leitura orientada das obras includas em Os Arquivos da Terra. Sugestes de leitura recreativa e ficha de leitura de obras. Vocabulrio dos textos.

Glossrio

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

Quadro de referncia para


UM PERCURSO INTEGRADOR
DIAGNOSE DE COMPETNCIAS

EU E OS OUTROS

AUTONOMIA CRIATIVIDADE

REALIDADE E FICO

DIAGNOSE DE COMPETNCIAS
Testes de avaliao inicial: Compreenso do oral Compreenso escrita Expresso escrita Expresso oral Conhecimento da lngua Critrios de avaliao na disciplina de Lngua Portuguesa Manual: Prova 0

Manual: Prova 0

TEMA INTEGRADOR: EU E OS OUTROS


Competncias Integrao/Socializao Contedos Identificao Horrio Organizao dos materiais de estudo Vocabulrio de estudo Sentimentos e emoes Interaco verbal na aula Normas de comunicao Unidades Manual: Introduo Prova 1

Modo oral

Manual: Prova 1 Prova 2 Colectnea: Decifrar os Arquivos Manual: Prova 7

Modo escrito Motivao leitura fichas de leitura A caligrafia O plano de texto Reconto e produo de texto Auto-avaliao dos textos produzidos Conhecimento da lngua Noes de fontica Enriquecimento do lxico Noo de classes de palavras

Manual: Prova 6

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

o desenvolvimento da planificao
TEMA INTEGRADOR: REALIDADE E FICO
Competncias Integrao/Socializao Contedos Representao do texto dramtico Unidades Manual: Prova 4 Manual: Prova 2

Modo oral

O patrimnio oral: provrbios adivinhas lengalengas Texto narrativo

Modo escrito

Manual: Prova 3 Colectnea: O Planeta das Palavras Os Arquivos da Terra Manual: Prova 6

Conhecimento da lngua

Classes de palavras (sistematizao) Funes sintcticas

TEMA INTEGRADOR: AUTONOMIA CRIATIVIDADE


Competncias Organizao Contedos Prtica autnoma de: diferentes formas de leitura (recreativa, consulta de obras para pesquisa de informao, utilizao de guies de leitura) diferentes tipos de registo (sumrios, fichas de leitura, vocabulrio especfico) Recitar poesia Unidades Colectnea: Decifrar os Arquivos

Modo oral

Manual: Prova 5 Manual: Prova 5 Manual: Prova 6

Modo escrito

Texto potico: recursos expressivos

Conhecimento da lngua

Sistematizao de noes

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

Grelhas de Avaliao
AVALIAO DIAGNSTICO
Competncias diagnosticadas Aluno Compreenso do oral Expresso oral Tempo de leitura Leitura oral Expresso escrita Conhecimento Observaes da lngua

COMPETNCIA: EXPRESSO ORAL


Aluno Voz Clara Audvel I Expresso de ideias S B I Vocabulrio S B Outras situaes Obs.

I Insuficiente

S Suficiente

B Bom

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

COMPETNCIA: LEITURA
Aluno S Soletra N Articula correctamente S N Faz a pontuao S N Faz pausas correctamente S N expressivo S N Obs.

S Sim

N No

COMPETNCIA: EXPRESSO ESCRITA


Aluno Estrut. texto I S B Organiz. ideias Corr. fontica I S B I S B Vocabulrio I S B Pontuao I S B I Ortografia S B Obs.

I Insuficiente

S Suficiente

B Bom

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

Explicitao de Actividades/Solues
Pg. 11 Palavras cruzadas sobre a Lngua Portuguesa
1

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

1 2 3 4 5 6 7 8 9 A C T C O M O M A N P T H E E E E S C R I T A C R E I I R N A M O C O E S I N A T E X P R E S S O F O R M A T I V
D

A
L

I N G U A

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 R I I V I D A D E S E N C O R R E C A O G T R E R L E I T U R A S N P C S R O I B E M M P R E E N S A O T U O M A N I A O S A C O U V I R O V A A M L A A D I A G N O S T I C O T O A I E V S U S O A A T R E V I S A O R C O M P O S I A O L P R E N D I Z A G E M N O T A I C I E N T E

25 C L A S S I F I C A A O

S U

F I C I E N T

I N S U F

E X C E L E N T E

Pg. 12 O Conselho do Urso (texto para audio)


Dois amigos acertaram em ir caa a um grande urso que andava a assustar os rebanhos. Foram para o mato e ambos prometeram um ao outro que mal vissem o urso o cercariam, um pela frente, outro por trs, porque nisto de ursos duas lanas valiam mais do que uma. Apareceu o urso. Um dos amigos, esquecido do prometido, logo trepou por uma rvore acima, deixando o companheiro sem ajuda. O que ficara em terra quase desmaiou de susto. Desmaio, no desmaio... Pelo sim pelo no, lanou-se ao comprido no meio do cho, onde se deixou ficar, muito quietinho. Ouvira uma vez dizer que os ursos se agoniavam com carne morta. Fazer de conta que tinha morrido talvez resultasse. O urso mirou-o, virou-o com as patonas, cheirou-o dos ps cabea, com especial predileco pelos ouvidos e, depois, sem lhe fazer um arranho sequer, deixou-o em paz. Abalou. O caador de ursos, por pouco caado, ainda se deixou ficar quieto mais um tempo, at o amigo saltar da rvore e vir ter com ele. No ganhmos para o susto disse-lhe o amigo, limpando da testa o suor do medo. Eu ganhei redarguiu o caador, levantando-se do cho. 10
LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

O outro estranhou: O que que ganhaste? Um conselho do urso disse. O qu? O urso falou-te? Pois falou. No o viste segredar-me ao ouvido? De facto, ele esteve que tempos com o focinho encostado tua orelha. E o que que ele te disse? Disse-me que, daqui para diante, em ocasies de perigo, no me fiasse mais nas promessas de ajuda dos companheiros de caada. Ele disse isso? Garantes? Garanto. At acrescentou que mais me valia caar sozinho do que na companhia de falsos amigos. E, dizendo isto, o caador pegou na lana e avanou pelo caminho do mato. O companheiro, que saltara para a rvore, seguiu-lhe os passos, muito enfiado e arrependido.
Antnio Torrado, Conto e Reconto As Fbulas (adaptado)

Pormenores errados:
1 Rebanho 2 Urso a assustar as pessoas 3 Caador deitado a apontar a espingarda ao urso 4 Ovelha a falar-lhe ao ouvido 5 Caador, corajoso, a trepar para a rvore 6 Urso a tentar subir atrs dele 7 Primeiro caador a fazer uma festinha ao urso 8 Segundo caador a rir-se, satisfeito 9 Urso a agredir o segundo caador 10 Segundo caador a ir-se embora com uma espingarda ao ombro

Pg. 19 Mensagem descodificada:


1. Manter-me sempre limpo, organizado e com os sumrios em dia. 2. Fazer sempre letra legvel, escrever sem erros e respeitar as margens da folha. 3. Utilizar lpis ou caneta de cor azul ou preta nos registos. 4. Arquivar todos os materiais e ter os testes assinados pelo encarregado de educao.

Pg. 37 As Botas de Jorge IV


At essa altura, a forma dos sapatos era igual para o p esquerdo e para o p direito. Foi o rei Jorge IV quem calou, pela primeira vez, botas com forma adaptada a cada p. A finalidade desta actividade estimular a expresso oral. Os alunos vo dando as suas sugestes de resposta, formulando perguntas. Exemplo: Eram de salto alto?
LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

11

Pg. 40
Adivinha 1: pulga Adivinha 2: meia meia Adivinha 3: rio Adivinha 4: letra A Adivinha 5: sapatos Adivinha 6: letra U Adivinha 7: Zebedeu Adivinha 8: massa do po

Pg. 42
Provrbio: De livro fechado no sai letrado. Explicao: Quem no l, no aprende. Provrbio: Quem no quer ser lobo no lhe veste a pele. Explicao: Quem finge ser o que no , sujeita-se a ser descoberto. Provrbio: Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo. Explicao: As mentiras descobrem-se depressa. Provrbio: Faz o mal espera outro tal. Explicao: A maldade traz sempre castigo. Provrbio: Depressa e bem h pouco quem. Explicao: Para as coisas ficarem bem feitas preciso tempo.

Pg. 44 A Supercaneta (texto pontuado)


Senhoras, cavalheiros, estudantes, professores, jornalistas, escritores, poetas, esta a caneta ideal, a melhor caneta do mundo! E custa apenas 1 euro. Esta uma caneta especial que escreve de baixo para cima, de cima para baixo, de trs para diante e de diante para trs! Observem! Escreve em qualquer idioma, sem o menor erro de gramtica esta caneta no congela com o frio nem ferve com o calor; resiste humidade e presso, pode ir Lua e ao fim do mar, sendo a caneta preferida pelos cosmonautas e escafandristas. Uma caneta para as grandes ocasies: inaltervel ao salto, carreira, ao mergulho e ao voo! A caneta dos craques! Nas cores mais modernas e elegantes: verde, vermelha, roxa Apreciem! Para combinar com o seu automvel! Com a sua gravata! Com os seus olhos! Por 1 euro!
Ceclia Meireles, Escolha o Seu Sonho

12

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Pg. 45
Expresso idiomtica J a formiga tem catarro. Dar com os burrinhos na gua. Dar com a lngua nos dentes. No ter papas na lngua. Perder tempo. Falar pelos cotovelos. Passar pelas brasas. Chover a potes. Dar gua pela barba. Fazer uma tempestade num copo de gua. Fazer ouvidos de mercador Levar a gua ao seu moinho. A cavalo dado no se olha o dente. Explicao Pretender ser mais do que se . Deitar tudo a perder. Revelar um segredo. Dizer o que se pensa sem rodeios. Deixar passar o tempo sem fazer nada. Falar demasiado, sem parar. Dormitar. Chover torrencialmente. Ser difcil de resolver. Zangar-se sem motivo. Fingir que no se ouve. Conseguir o que se quer. No pr defeitos ao que nos dado.

Pg. 46
Teste: Sabes estudar? Cotao: a) 3 pontos b) 2 pontos c) 1 ponto Retrato de aluno: 1. Entre 19 e 21 pontos 2. Entre 16 e 18 pontos 3. Entre 10 e 15 pontos 4. At 9 pontos

Pgs. 56-57 O Leo e o Rato (reconto a partir de imagens)


Um leo estava a dormir no seu covil em certa tarde de Vero, quando um rato lhe passou por cima do focinho e o acordou. O leo rosnou furioso, e j ia esmagar o rato com a pata enorme quando: Oh, poupai-me, senhor guinchou o rato. Na verdade eu no mereo ser morto. No vos fiz mal... e tambm no presto para comer. O leo tornou a rugir, ensonado. Alm disso continuou o rato , se me poupardes agora, talvez um dia possa fazer qualquer coisa por vs. O leo rugiu uma enorme gargalhada, mas levantou a pata e o rato escapou-se a correr. Passado algum tempo, o leo andava a caar na floresta quando caiu numa ratoeira. Os caadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leo costumava passar, de maneira que, quando o leo tropeou na corda, a rede caiu-lhe em cima e fechou-se, deixando-o preso at ao dia seguinte.
LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

13

O leo deu voltas e sacudiu-se, e arranhou e mordeu a rede, mas quanto mais lutava mais preso ficava nela. Por fim no podia nem mexer-se. Sem qualquer esperana de fuga, comeou a rugir, e a sua voz ecoou em todos os recantos da floresta. Mas aconteceu que o rato tambm sara para caar nessa noite. claro que depressa reconheceu a voz do leo e correu logo para o stio onde ele estava. E vendo o que se passava, disse: No vos preocupeis, senhor, eu tiro-vos da num instante. E comeou a roer e a mordiscar as grossas malhas da rede. Passado pouco tempo, o leo j tinha as patas da frente de fora; depois, a cabea; a seguir, as patas traseiras; por fim, a cauda. O rato tinha feito qualquer coisa pelo grande leo, conforme prometera. De facto, salvou-lhe a vida. No julgues a utilidade das pessoas pelo seu aspecto.
Verso de Ricardo Alberty

Pg. 59 O Burro, o Galo e o Leo (texto reordenado)


Um burro e um galo viviam na mesma quinta. Certo dia passou um leo esfomeado. Viu o burro gordo e luzidio no ptio e resolveu com-lo ceia. Diz-se que a nica coisa de que os lees tm medo do cacarejar do galo. E justamente quando o leo ia j saltar para cima do burro, o galo comeou a cantar com toda a fora dos seus pulmes. O leo voltou logo as costas e, com um rugido de susto, afastou-se da quinta a correr o mais que podia. Quando o burro viu que o grande rei dos animais tinha medo de um galo domstico, sentiu-se tambm muito valente, e correu atrs do leo, berrando e zurrando: Um leo com medo de um galo!. Um leo com medo de um galo! Mas ainda no iam muito longe, quando passou o medo ao leo. E, voltando-se rapidamente, saltou para cima do burro em pleno galope. E afinal sempre o comeu. No se deve tirar vantagem da fraqueza dos outros.
Fbulas de Esopo (verso de Ricardo Alberty), Editorial Verbo

O Lobo na Pele do Cordeiro (texto reordenado)


Um lobo imaginou certa vez que, disfarando-se de cordeiro, poderia comer as ovelhas vontade, sem ser perseguido e caado onde quer que fosse. Por isso embrulhou-se na pele de um cordeiro e meteu-se no meio de um rebanho de ovelhas que andava a pastar ali perto. Esteve assim todo o dia, a fingir que trincava as ervas, como elas faziam, e, quando anoiteceu, foi fechado tambm no redil. J se preparava para comer uma das ovelhas quando ouviu uns passos na sua direco. O pastor tambm resolvera comer uma ovelha ceia e, puxando da navalha, matou a maior que viu. Imagine-se como ele ficou espantado quando lhe ia tirar a pele e, em vez da ovelha, viu um enorme lobo cinzento morto. Por sorte, o pastor tinha escolhido aquela ovelha entre todas. O disfarce do lobo era demasiado perfeito! Fingir aquilo que no se traz sempre problemas.
Fbulas de Esopo (verso de Ricardo Alberty), Editorial Verbo

14

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Pgs. 62-63
1 imagem (pg. 62): Observao da imagem e enumerao dos elementos; Organizao dos elementos enumerados (conjuntos de elementos - pessoas, animais, seres fantsticos, natureza, planos); Concluso sobre o que descrever; Leitura e anlise dos primeiros trs pargrafos. Imagens das pgs. 62 e 63: Constatao de que estas imagens contam uma histria, correspondendo cada uma a um momento dessa histria; Noo de narrar/narrao por contraponto com a descrio da imagem da pgina anterior. A incluso do texto nas pginas seguintes permite ao professor programar outras actividades diferenciadas em trabalho colectivo ou de grupo.

O Jardim das Palavras


Era uma vez uma casa cor-de-rosa, toda cercada de muros e de sebes altas. L dentro havia um jardim, selvagem e maravilhoso, onde se abrigava toda a espcie de aves e de seres pequenos: fadas, duendes e anes, que se escondiam no tronco das rvores, pois aquela casa e o jardim denso protegiam-nos de olhares indiscretos. (...) Na casa cor-de-rosa, que dava para a praia por uma longa escadaria, vivia uma menina, chamada Mafalda, com os pais e uma empregada. Mafalda era uma menina engraada e tinha duas longas tranas, sardas no rosto e uns olhos cor de espanto azul, sempre surpreendidos com os acontecimentos do quotidiano, passando o tempo a saltitar e a tentar descobrir segredos no jardim. (...) Um dia, Mafalda desceu ao jardim com um livro de histrias e ps-se a l-lo debaixo de um carvalho que dava uma sombra enorme. (...) Estava mergulhada na leitura quando, de repente, ouviu o som de um galho a partir-se. Uma borboleta colorida esvoaava sua volta e, no meio daquele silncio e da sua concentrao, assustou-se e gritou: Ai, Jesus!. Logo a seguir, ouviu uns passinhos pequeninos a fugir. Pensou ser um pssaro e no ligou. Afinal, ela ainda no o sabia, mas era um ano pequeno que tinha escorregado e que voltava a correr apressadamente para dentro do seu buraco da rvore para que Mafalda no desse por isso. Mas como era muito desajeitado, quando estava a entrar no pequeno buraco, escorregou novamente e foi cair em cima da cabea da rapariga. (...) Ficaram ambos to atordoados, a olhar um para o outro, que no reagiram logo. Ele esfregava os olhos e ela abria imenso os seus, cor de espanto azul, pois no acreditava no que via. Ele levantou-se e fugiu imediatamente. Mafalda ainda o viu desaparecer no interior da rvore e foi espreitar, a ver se via alguma coisa. (...) De manh, ela correu at praia e brincou imenso na gua, perseguindo pequenos peixes, metendo a cabea em todos os buracos, espreitando para ver se via polvos ou caranguejos. Por fim, extenuada com tanta brincadeira, correu para a areia e deixou-se cair. (...) Enquanto estava deitada, viu surgir ao longe, como num sonho, uma figura alta e magra, um homem de certa idade e com o cabelo todo branco, que avanava pela praia, em ritmo lento. (...) Mafalda sentou-se e contemplou-o, enquanto ele se aproximava. Ele chegou e ajoelhou-se, ao p dela, dizendo-lhe: Minha linda menina, h dias que venho a caminhar e a minha estrela disse-me que iria encontrar aqui a resposta s minhas questes A sua voz era calma e grave, como a voz de um sbio que muito medita antes de falar.
LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

15

Mas eu no sei nada, sou uma simples rapariga no te posso ensinar nada! Gostava que me dissesses onde fica o jardim das palavras. Sabes onde fica? S conheo jardins de flores, de rosas, malmequeres, lrios Ento caminharemos juntos e em silncio, at descobrirmos ambos o jardim das palavras. (...) Mas eu nunca ouvi falar de nenhum jardim das palavras. Ser que ele existe? E que espcie de jardim esse? o jardim que o nosso pensamento cria pelas palavras e que se confunde com o mundo dos sonhos. Havia uma firmeza to grande no olhar dele que Mafalda no se atreveu a duvidar. O nico jardim que conheo aquele onde vivo. Apontou com o dedo para a sua casa. Mas aqui h dias pareceu-me Jura que no conta a ningum? Ps um dedo na boca, em gesto de silncio. Um ano pequenino caiu-me em cima da cabea e eu fiquei sem saber se era sonho ou verdade. Ainda chamei por ele, para dentro da rvore para onde fugiu, mas no me respondeu. (...) O jardim das palavras um lugar? Quero dizer, um stio? perguntou Mafalda. Talvez! Depende do modo como acreditamos nesse jardim. Cada palavra uma flor preciosa que s ganha corpo, cheiro e som quando dita. Antes disso, elas so flores fechadas para o olhar, no libertam o seu encanto mgico. E cheiram como as flores? Sim, se esse jardim existir, as palavras libertam toda a sua luz e som, o seu odor. Combinam-se entre si, dando origem a belas formas, alm de serem mais musicais do que as flores. Elas so flores com msica dentro, como s os poetas sabem captar. (...) Tenho de ir para casa. Virs amanh? Virei todos os dias at que compreendas como todas as palavras se encontram umas com as outras neste jardim. At que comeces a acreditar nos teus sonhos como verdadeiras histrias que contars a outras crianas e, assim, a esperana nesse jardim ficar viva como o teu corao jovem. (...) Pouco a pouco, Mafalda aprendeu a linguagem das aves, dos duendes e das fadas e, finalmente, compreendeu que toda a Natureza fala apenas uma linguagem, de uma alegria imensa e inesgotvel. Essa linguagem era mais rica do que aquela que ela havia aprendido com os seres humanos, pois permitia-lhe comunicar com as estrelas, com as rvores, com os peixes, com o mar e com as flores. O seu som era to mgico que abria clareiras de luz volta das palavras e todo o jardim iluminava. (...) O sbio homem parecia ter mergulhado num longo sono. Finalmente, abriu os olhos e disse-lhe: Minha querida amiga, agora terei que partir. Encontrei o jardim das palavras que procurava e tu aprendeste a entrar nesse jardim, como s os poetas podem entrar. Cumpri a minha misso. (...) E assim como tinha aparecido, eclipsou-se no ar, sem mais nem qu. O ano, a fada, o tentilho e Mafalda sentiram-se muito tristes, pois nem tinham tido tempo para se despedirem do seu velho amigo. A fada, habitualmente to alegre, no parava de soluar, at que Mafalda a guardou no seu pequeno bolso e lhe limpou as lgrimas com a pontinha do dedo mnimo. No bolso coube tambm o ano e ficaram os dois muito quentinhos. (...) Depois correram todos at praia. O ano e a fada ficaram tontos com o cheiro a maresia. Mafalda tirou-os com muito jeitinho do bolso e p-los em cima de uma rocha pequenina para que eles pudessem espreitar o mar sem se molharem. Estavam todos to felizes, nessa tarde!
Adaptado de O Jardim das Palavras, Maria Joo Cantinho, Revista Aprender a Olhar (MC/IPLB)

16

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Pg. 84
Cenrio

Bastidor

Luzes da ribalta

Actor/actriz Camarote

(Caixa de) ponto Cenrio Espectadores Palco Plateia

Pg. 91
Personagem do acrstico: Coelho

Pg. 94 A Rainha D. Urraca e a Sua Vaca (reconstruo da rima)


A rainha Dona Urraca Viajava numa vaca. Em vez de gua da fonte Bebia leite do monte. Em vez de hospedaria Em cima dela dormia. E quando a chuva caa Sob a vaca se escondia. A rainha Dona Urraca Viajava numa vaca. Nos seus cornos espetava As malas que transportava. A sua telefonia Era a vaca que mugia. A rainha Dona Urraca Viajava numa vaca. O pior um dia foi Quando apareceu um boi E a vaca apaixonada No quis viajar mais nada

Lusa Ducla Soares, Arca de No, Livros Horizonte

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

17

Pg. 95 Uma Palmada Bem Dada (reconstruo do poema)


a menina manhosa Que no gosta da rosa, Que no quer a borboleta Porque amarela e preta, Que no quer ma nem pra Porque tm gosto de cera, Que no toma leite Porque lhe parece azeite, Que no almoa nem janta Porque cansa a garganta, Que no toma banho frio Porque sente arrepio, Que no quer banho quente Porque calor sente, Que a unha no corta Porque sempre fica torta, Que no escova os dentes Porque ficam dormentes, Que no quer dormir cedo Porque sente imenso medo, Que tambm tarde no dorme Porque sente um medo enorme menina levada, Quer uma palmada? Uma palmada bem dada Para quem no quer nada!

Ceclia Meireles, Ou Isto Ou Aquilo, Editora Nova Fronteira

18

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Ficheiro de Lngua Portuguesa


Verbos ser e estar
Ele ingls. nacionalidade Eles so professores. profisso Ns somos amigos. nomes (substantivos) Tu s vaidoso. adjectivo Os meus irmos esto no estrangeiro. local O leite est quente. adjectivo ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS Ficha n.o 1

1. Completa com as formas correctas dos verbos ser ou estar: a) A tua escola .................. uma boa escola, mas ........................ a precisar de obras. b) Ele ................. do Sporting, mas agora no lhe apetece assistir ao jogo. c) A Vernica .............................. muito alegre, mas hoje .................... triste. d) O James ......................... americano, mas ........................... a viver em Frana. e) Os tios do Paulo ......................... de Faro, mas ........................ a trabalhar em Coimbra. f) Quando ...................... a ver televiso, desligo a luz. g) .................. Inverno, mas o tempo ..................... agradvel. h) O portugus .............................. uma lngua difcil, mas tu .................. a aprender a falar muito rapidamente. i) ....................... ou no .................................., eis a questo. 2. Descreve-te e ao teu melhor amigo:

Eu sou

O meu melhor amigo

3. Escreve frases utilizando os adjectivos e o verbo ser ou estar na 3.a pessoa. Segue o exemplo:
cansado guloso triste contente vaidoso simples bicho-do-mato

a) O Lus trabalhou muito hoje. Est cansado. b) A Paula pinta-se muito. ............................................................................ c) O Fernando come demasiados chocolates. ............................................... d) O lvaro ganhou na lotaria. ...................................................................... e) A Vanda no fala com ningum. ............................................................... f) A Ana no sai, porque teve ms notas. ........................................................ g) O Nuno o melhor aluno da turma, mas nunca fala disso. ........................

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

19

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS

Formas de tratamento, saudao e agradecimento


Em Portugus, utilizamos formas diferentes de tratamento, de acordo com o grau de intimidade que temos com a pessoa a quem nos dirigimos. Entre amigos, falamos de modo informal. Com pessoas com quem temos menos intimidade, falamos de um modo mais formal.

Ficha n.o 2

Formas de saudao

Formas de tratamento Tu

Ol! Como ests? Ests bom? Ests boa? Viva, como esto? Bom dia. Como est? Est bem? Boa tarde. O senhor como est? Como est V. Ex.a? Como est o senhor ministro?

Voc O senhor O senhor doutor O senhor professor O Antnio A D. Maria V. Ex.a O senhor ministro O senhor presidente

Em portugus, a mulher agradece, dizendo: Obrigada ou Muito obrigada. O homem diz: Obrigado ou Muito obrigado.

Exemplo de dilogo informal: Ol, viva. Ests boa? Estou ptima, obrigada. E tu, como vais?

Exemplo de dilogo formal: Boa tarde. Como est a senhora? Estou bem, muito obrigada.

1. Segue os exemplos e cria os dilogos entre: a) Tu e um amigo. b) Tu e um professor. c) O mdico e a doente. d) Um ministro e o presidente da Repblica. 2. Escreve as falas de agradecimento para as situaes seguintes: a) A Joana agradece aos avs a prenda de Natal. b) O Joo agradece Rita e Ana a explicao de Matemtica. c) O Hugo agradece a boleia me do amigo. d) A Lusa agradece a prenda ao Manuel.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

20

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS

Avaliar atitudes
L a crnica seguinte:

Ficha n.o 3

Ainda no foi h muito tempo que presenciei na Baixa esta cena: um gato correu para o meio de uma rua de intenso trfego e logo um automvel, em alta velocidade, o atropelou, e seguiu. No passeio, uma mulher idosa, de tipo rstico, ao v-lo estendido, aparentemente inanimado, ps-se, resoluta, a caminhar para ele, serpenteando por entre os veculos velozes e acenando com o brao, para que abrandassem e a deixassem passar. Levantou o gato e trouxe-o para o passeio. Ali, deitou-o, acocorou-se junto dele e apalpou-o da cabea aos ps. Depois virou-se para ns, que nos encontrvamos ali, e disse: Ainda est vivo. Ergueu-o de novo nos braos e afastou-se, caminhando no sei para onde. H poucos dias, deu-se na Foz do Douro um caso oposto. Um automvel parou na Avenida do Brasil. O homem ao volante abriu a janela e atirou com um cozinho para fora. Depois partiu, com to grande velocidade que parecia recear ser perseguido. O cozinho, pela aparncia, de muito pouca idade, ficou, dir-se-ia, atnito. Olhou em sua volta e desatou a uivar. Decerto deu-se conta de que, dum instante para o outro, passara categoria dos expulsos, dos abandonados. A pergunta que se impe : por que razo se adquire um animal domstico para, no primeiro embarao neste caso, deviam ser frias fora de casa , se livrar dele de um modo to impiedoso?
Crnica de Ilse Losa, Jornal Pblico, 03-09-90

1. Esta crnica fala de duas situaes opostas. Reconta-as, completando o texto: A 1.a situao passa-se numa ............... com muito .................. . Um gato foi .................................., porque ............. para o meio da rua. Mas uma ............... socorreu-o e levou-o ainda ................... . A segunda situao passa-se na ......................... : um ...................... parou o .......................... , atirou para ................ um cozinho e partiu a grande ............... . O cachorro, quando se viu ............................, comeou a ................................ . 2. Compara as duas personagens humanas: a senhora que socorre o gato e o senhor que abandona o co. Que caractersticas morais atribuis a cada um? 3. Consegues responder pergunta que a autora coloca no ltimo pargrafo? 4. D um ttulo a esta crnica. 5. O que uma crnica? Procura o significado da palavra no dicionrio. 6. Pesquisa: a) informao que regulamenta os direitos dos animais; b) instituies de proteco dos animais.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

21

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS

Preparao da apresentao de um resumo oral


1. Observa as imagens seguintes, destacando as cinco de que mais gostas:

Ficha n.o 4

2. Inventa uma histria em que entrem as cinco imagens que seleccionaste. Escreve a histria. O tipo de narrador deve ser ausente. 3. Agora conta a histria que criaste, mas no entres em pormenores: s assim fazes um resumo oral. No te esqueas de falar com voz clara e audvel por todo o auditrio. Evita pausas desnecessrias e hesitaes. Cuida tambm da tua postura.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

22

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS

Noes de espao e tempo


L o texto:
Aces de apanha subaqutica de lixo

Ficha n.o 5

Em cinco anos foram realizadas cerca de quinze aces de apanha subaqutica de lixo em zonas costeiras sensveis (importantes em termos de conservao e/ou sujeitas a grandes presses humanas). Estas aces decorreram no Continente, Aores e Madeira, com a colaborao de mergulhadores interessados, associaes locais, centros de mergulho e clubes nuticos. Em 1999 foi realizada uma primeira campanha fora de territrio nacional. Tratou-se de uma campanha na Ilha do Sal, em Cabo Verde, composta de vrias aces e que teve bastante adeso por parte da populao local. Uma aco de apanha subaqutica de lixo consiste na recolha de resduos slidos encontrados por mergulhadores nos primeiros 10 metros de profundidade em zonas balneares, esturios, portos e marinas. Em seguida, estes resduos so separados por categorias (vidro, plstico) e so pesados. Este procedimento de separao e pesagem dos resduos recolhidos apenas teve incio em 1997.
Com base em Geota

1. Completa: O texto fala das .................... de apanha subaqutica de .............. que se realizaram nas ........................ costeiras do Continente, Aores e Madeira. A primeira campanha fora do territrio nacional ...................... em 1999, em ..........................., na .................................. . A recolha dos ................................... slidos feita por ................................... at ............................................. de 10 metros. Os resduos recolhidos so ............................. por categorias e .................................. . 2. As expresses sublinhadas no texto referem-se a ideias de espao (lugar) e de tempo. Organiza-as em dois conjuntos:

QUANDO? TEMPO

ONDE? ESPAO

3. Pesquisa e regista expresses que indicam tempo e expresses que indicam espao.
(identificao do aluno) ___/ ___/ ___ (data)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

23

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS Ficha n.o 6

Pesquisar informao num texto


1. Passa os olhos pelo texto e, sem o leres, descobre o pargrafo que fala do modo como so utilizadas as rvores. 2. Depois l esse pargrafo e descobre o nome das rvores que, de um modo geral, embelezam as cidades.

O Homem deve usar a floresta sem danificar, garantir a sua sobrevivncia e explorar, de uma forma equilibrada, os seus recursos. A madeira utilizada como combustvel, como matria-prima para o fabrico de mobilirio, de pasta de papel e de inmeros objectos do nosso dia-a-dia. As suas propriedades fsicas e a sua beleza tornam-na insubstituvel em numerosas aplicaes. Durante sculos, o Homem usou indiscriminada e incontroladamente os recursos que a floresta oferece. A partir de determinada altura foi necessrio repensar os espaos florestais numa perspectiva de concertar a sua preservao com as actuais crescentes necessidades de consumo. Proteco, recreio e produo so as trs vertentes a integrar. A floresta pode ser usada como fonte: de madeira, que foi utilizada como combustvel desde os primrdios da Histria do Homem, e, desde cedo, constituiu matria-prima essencial para o fabrico de instrumentos de trabalho e construo de habitaes e meios de transporte; de frutos e sementes utilizadas na alimentao dos animais e do Homem (bolotas, castanhas, pinhes, nozes, medronhos); de plantas usadas no fabrico de perfumes (alfazema), como tempero (oregos e alecrim) e para fins medicinais (erva-cidreira); de cortia (sobreiro): isolador trmico e acstico (rolhas, palmilhas, cortios de abelhas); de resina (pinheiro bravo); de pasta de papel (eucalipto). Algumas rvores podem ser usadas para fixar as dunas costeiras (pinheiro-bravo) ou para embelezar e ensombrar, por exemplo, os espaos livres e pblicos de uma cidade, como as suas avenidas (pltanos, freixos, choupos). Todos os anos, milhares de hectares de floresta so destrudos pelo fogo. O calor e a secura do Vero, difceis acessos a reas montanhosas e plantaes contnuas de uma nica espcie dificultam a preveno e o combate aos incndios.
In A Floresta - Guia de Explorao, Ipamb, Instituto do Ambiente

3. Sublinha, no texto, as palavras/expresses que te do as seguintes informaes: As pessoas podem utilizar as florestas, mas no as devem estragar. Durante muito tempo, o homem utilizou a floresta a seu bel-prazer. O fogo consome grandes reas florestais. 4. Transcreve a frase que refere os aspectos que dificultam a preveno e o combate aos incndios. 5. Pesquisa, com o teu grupo, informao sobre: a) as espcies florestais caractersticas das vrias zonas de Portugal; b) as causas e as consequncias do fogo na floresta.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

24

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Texto dramtico
1 Acto Cena II (No dia seguinte, pela manh, o menino regressa praia. Anseia encontrar a Menina do Mar e os seus amigos. Encontra-os e rapta a Menina.) Menina polvo, caranguejo, peixe! (Estes recuam assustados. Ela insiste.) Menina polvo, caranguejo, peixe! (Estes correm em seu auxlio e atacam o rapaz. Este afasta-os com pontaps e liberta-se.) Rapaz No grites, no chores, no te assustes. Eu no te fao mal. Menina (chorando) Eu sei que me vais fazer mal. Rapaz (admirado) Que mal que eu hei-de fazer a uma menina to pequenina e to bonita? Menina Vais-me fritar. Rapaz (espantado) Eu fritar-te?! Para qu? Que ideia to esquisita! Menina Os peixes dizem que os homens fritam tudo quanto apanham. (Entram os cozinheiros cantando Esta Vida de Marinheiro, adaptao de uma msica do grupo OS SITIADOS. Entretanto o rapaz vai acalmando a menina. Os cozinheiros saem de cena, cantando.) Menina Vamos sentar-nos ali e eu conto-te tudo. Rapaz Prometes que no foges? Menina Prometo. (Sentam-se os dois, um em frente do outro, e a Menina conta.) Menina Eu sou a Menina do Mar. No sei onde nasci. Um dia uma gaivota

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS Ficha n.o 7

1.

2.

3.

1. O texto a adaptao para texto dramtico de um excerto do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen A Menina do Mar. a) Identifica, no excerto os aspectos da estrutura de um texto dramtico assinalados com 1. 2. e 3. b) Como reage a menina ao seu rapto? c) Copia a frase imperativa com que o rapaz sossega a menina. d) Por que que a menina sentia medo do rapaz? e) Quem que contara menina ideias erradas sobre os homens? 2. Procura no conto A Menina do Mar a parte referente a este excerto: a) Descreve o cenrio para esta cena. b) Compara este excerto dramtico com o conto, assinalando as diferenas de contedo e de forma. 3. Escolhe uma parte do conto A Menina do Mar e converte-a em texto dramtico. 4. Informa-te sobre as peas teatrais juvenis que esto actualmente em cena.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

25

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS

Leitura e recitao
1. L o poema As Vozes dos Animais, reconstituindo-o a partir das palavras do quadro.

Ficha n.o 8

Balidos Guinchos Cantar Geme Ladra Berra Zurrar Zune Vagidos Relincha Berros Grunhir Ruge Palram Grasna Cantam Zumbir Chiar Cacareja Arrulham

As Vozes dos Animais ______ pega e papagaio E ______ a galinha; Os ternos pombos ______, ______ a rola inocentinha. Muge a vaca, ______ o touro, Grasna a r, ______ o leo; O gato mia, uiva o lobo, Tambm uiva e ______ o co. ______ o nobre cavalo, Os elefantes do urros, A tmida ovelha bale; ______ prprio dos burros. Regouga a sagaz raposa, Brutinho muito matreiro; Nos ramos ______ as aves, Mas pia o mocho agoureiro. Sabem as aves ligeiras O canto seu variar; Fazem gorjeios s vezes, s vezes pem-se a chiar. O pardal, daninho dos campos, No aprendeu a ________; Como os ratos e as doninhas, Apenas sabe _________. O negro corvo crocita, ______ o mosquito enfadonho; A serpente no deserto Solta assobio medonho. Chia a lebre, ______ o pato, Ouvem-se os porcos a ______; Libando o suco das flores, Costuma a abelha ______. Bramem os tigres, as onas, Pia, pia, o pintainho; Cucurita e canta o galo, Late e gane o cachorrinho. A vitelinha d ______; O cordeirinho ______; O macaquinho d ______, A criancinha ______. A fala foi dada ao homem, Rei dos outros animais: Nos versos lidos acima Se encontram em pobre rima As vozes dos principais.
Pedro Dinis

2. Memoriza duas estrofes do poema e recita-as.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

26

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS

Treino do dicionrio (ordem alfabtica)


1. Escreve as letras do alfabeto portugus, a partir da sua pronncia:

Ficha n.o 9

2. O alfabeto seguinte est incompleto. Descobre as letras que faltam:


A B C D E F G I J K M N P Q R S T V W X Y Z __N__ __klmnop__

3. Escreve a letras que faltam nas seguintes sequncias:


__gh__ __OPQR__. __f__

4. Ordena alfabeticamente as palavras seguintes:

Palavras por ordenar paz luz sol lua galxia planeta espao

Palavras ordenadas

Palavras por ordenar Ernesto Evaristo Ernestina Ermelinda Engrcia Eduardo Eugnio

Palavras ordenadas

2. Nas palavras seguintes as primeiras letras so iguais. Ordena-as alfabeticamente:


Calor Canto Campo Carro Carroa Carta Caspa

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

27

Treino do dicionrio (consulta do dicionrio)


L o texto:

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS Ficha n.o 10

Conhecem-se actualmente mais de 13 000 espcies de mamferos e aves, alm de milhares de rpteis, anfbios e peixes, milhes de invertebrados e cerca de 25 000 plantas com flor. Muitas destas espcies tm sofrido uma significativa reduo dos seus efectivos devido destruio do seu habitat e ao incremento da explorao local dos recursos naturais medida que a a populao humana cresce. O comrcio transformou-se num importante factor desse declnio, j que o desenvolvimento dos meios de transporte tornou possvel deslocar animais vivos, plantas, ou os seus produtos para qualquer parte do mundo. Este comrcio internacional gera um assombroso lucro e envolve uma grande variedade de espcies, tanto espcimes vivos como seus produtos. Milhes de plantas e animais so transaccionados todos os anos para satisfazer a procura de animais de estimao e de plantas ornamentais. Tambm peles e madeira, bem como artigos manufacturados a partir destes materiais, so comercializados em grandes quantidades. Este negcio atingiu um nvel tal que os Estados tomaram conscincia da enorme ameaa que o mesmo constitui para a sobrevivncia de algumas espcies, o que determinou, em 1973, a assinatura de uma conveno internacional para proteger a vida selvagem do livre comrcio dessas espcies.
Frum Ambiente n 48 Abril/Maio de 1988

1. Algumas palavras no se encontram no dicionrio com a mesma forma que tm no texto. Recorda as regras de consulta de dicionrio na pgina 132 do teu manual.
Os nomes e os adjectivos esto no dicionrio no gnero ....................... e no nmero ................. . Os verbos esto no ................. ...................................................... .

2. Consulta o dicionrio e completa o quadro:


Palavras no texto Espcies Efectivos Incremento Recursos Declnio Gera Assombroso Transaccionados Ornamentais Manufacturados Conscincia Determinou Conveno Livre Forma das palavras no dicionrio Classe gramatical Significados adaptados ao texto

3. Escreve de novo o texto, substituindo as palavras por outras de significado equivalente, de acordo com o dicionrio.
(identificao do aluno) ___/ ___/ ___ (data)

28

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Espresso escrita (guia para uma histria)


Esta ficha ajuda-te a organizar as ideias para a tua histria e a construir correctamente as frases. Utiliza-a como guia. No escrevas nela.

ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS Ficha n.o 11 I N T R O D U O (Apresentao da personagem principal) D E S E N V O L V I M E N T O (Apresentao da personagem adversria e do problema) C O N C L U S O (Como termina a histria)

Era uma vez um/uma ........................................... (pessoa) que vivia .......................... com ............................... . O/A ....................................(nome da personagem), assim se chama a nossa personagem, tinha ..........anos e andava na escola ..................... . Era um/uma ............... simptico/a, de cabelo ................. e de olhos .......................................... . Vestia normalmente ................................................................. e.......................................................... . Gostava muito de ...............................................................................................................................e de .............................................................................................. .

Havia, no entanto, um/uma jovem rapaz/rapariga/menino/menina, chamado/a......................... que andava sempre a aborrec-lo/la e a meter-se com ele/ela. Era uma pessoa ............................................ e .......................................... que gostava de ....................................................................................... e de ............................................................................. . Um dia, quando ............................................... ia para a escola, apareceu .............................................. e ............................................................................................................................... ............................................................................................................................... ............................................................................................................................... ...............................................................................................................................

Conclui a histria contando como que a personagem principal conseguiu vencer a personagem adversria.

(identificao do aluno)

___/ ___/ ___ (data)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

29

Guio de explorao das transparncias


Transparncia 1. Mapa de distribuio da lngua portuguesa Transparncia 2. Atitudes 1: Ambiente urbano Transparncia 3. Atitudes 2: Ambiente campestre Transparncia 4. Atitudes 3: Ambiente escolar Transparncia 5. Histrias 1 A estrela Transparncia 6. Histrias 2 Macaquinhos de imitao Transparncia 7. Histrias 3 O sonho Transparncia 8. Descrio 1: Paisagem Transparncia 9. Descrio 2: Frutos

Transparncia 1. Mapa de distribuio da lngua portuguesa


Contedo Reconhecer a pertena comunidade nacional e transnacional de falantes da lngua portuguesa e respeitar as diferentes variedades lingusticas do portugus e as lnguas faladas por minorias lingusticas no territrio nacional. O portugus no mundo. Os pases de lngua portuguesa. Os falantes de lngua portuguesa. A literatura portuguesa no mundo. A cultura portuguesa. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Portugal e a epopeia dos descobrimentos. A expanso da lngua portuguesa. O mito do quinto imprio. Os pases de lngua portuguesa: a CPLP e os PALOP. A situao de Macau. A emigrao e as comunidades portuguesas no mundo. Portugal e a imigrao: as minorias. O portugus como L2 e como LE. O portugus falado no Brasil e em frica. O portugus no contexto das lnguas mundiais (6.o lugar) e europeias (3.o lugar). A histria do portugus. Os Lusadas de Lus de Cames a adaptao juvenil, de Joo de Barros, Livraria S da Costa. O fado.

Transparncia 2. Atitudes 1 Ambiente urbano


Contedo Participao na vida cvica. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Deteco das formas de relacionamento e de participao cvica aceitveis e das condenveis.

Transparncia 3. Atitudes 2 Ambiente campestre


Contedo Conscincia ecolgica. Preservao do patrimnio natural. Valorizao da dimenso relacional. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Os alunos imaginam-se sentados na mesa do casal de comportamento normal e vo comentando o que vem, ao mesmo tempo que apontam formas de solucionar alguns dos problemas ambientais e comportamentais.

30

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

Transparncia 4. Atitudes 3 Ambiente escolar


Contedo Princpios que regulam o relacionamento com os outros. Tpicos para o desenvolvimento da explorao A partir das situaes representadas na imagem, os alunos fazem uma anlise comparativa do que se passa na sua escola, apresentando formas de interveno (ex.: formar uma Brigada de Interveno), fomentando assim uma participao livre, responsvel, solidria e crtica na vida escolar.

Transparncia 5. Histrias 1 A estrela


Contedo Inventar histrias para as mesmas imagens, alterando apenas a sua ordem. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Projeco das imagens e indicao de trs sequncias possveis. Distribuio de uma sequncia por grupo. Elaborao do texto, pelos grupos. Comparao dos textos produzidos.

Histrias possveis: 1. Uma estrela ficou presa no telhado do prdio onde vivia o Joo. O vento, vendo-a a perder o brilho, resolveu libert-la. Mas aproximava-se o Natal e a estrela queria dar aos homens a sua luz: ento deixou-se cair, de mansinho, no jardim da casa do menino. Ele encontrou-a pela manh e, a transbordar de alegria, pediu me que o deixasse coloc-la na rvore de Natal. A estrela foi, para o Joo e para a irm, o melhor presente de todos os seus Natais. 2. A estrela da rvore de Natal resolveu fugir, pois queria a liberdade do cu. Mas no aguentou o voo e acabou cada num canteiro do jardim. O menino, que conhecia o desejo dela, apanhou-a meigamente e foi contar a sua deciso me e irm. A estrela foi libertada e, como recompensa, brilhou para sempre no mesmo pedao de cu, sobre o telhado da casa do menino. 3. Era uma vez uma flor que queria ser estrela. Veio uma fada e encantou-a. E a flor, transformada em estrela, passou a brilhar num canteiro do jardim. Surpreendido, o menino apanhou-a e mostrou-a me e irm e os trs enfeitaram como ela a rvore de Natal. Passado o Natal, libertaram a estrela-flor que subiu para o cu.

Transparncia 6. Histrias 2 Macaquinhos de imitao


Contedo A narrativa. O espao. O tempo (implcito). As personagens. A aco: os acontecimentos (ordenao) e a estrutura narrativa. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Questionrio orientador do reconto do texto: Onde se passa a histria? Quando? Com quem? O que aconteceu? Elaborao de um plano estruturado por: Introduo Desenvolvimento Concluso Elaborao do reconto em trabalho colectivo/grupo. Avaliao do trabalho Lista de verificao. Leitura docente, ou pelos elementos de cada grupo, do conto tradicional: Os Macacos, de Atade de Oliveira, Iniciativas Editoriais. Comparao dos dois textos: aspectos comuns e diferentes. (continua na pg. seguinte)

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o AN O

31

Guio de explorao das transparncias


Havia um homem que negociava em barretes encarnados. De uma vez atravessava um serto, com grande calor, e resolveu dormir sombra de uma rvore, pondo um barrete na cabea para evitar algum raio de sol, atravs dos ramos das rvores. Ps ao lado a mala onde transportava a sua mercadoria e adormeceu. Horas depois, quando acordou, ergueu-se e pegou na mala. Qual no foi o seu espanto, quando a viu vazia sem um barrete! Ps-se a pensar quem seria o ladro e a procurar onde o encontraria. Ergueu os olhos para a rvore sob a qual se tinha deixado adormecer, e viu-a coberta de macacos, que faziam momices, com os seus queridos barretes na cabea. Julgou perdida a sua mercadoria, mas pensando que se via perdido, desesperou-se e deitou ao cho o seu barrete. Ento os macacos imitaram-no e fizeram o mesmo. O negociante apressou-se em apanhar os barretes e fech-los na mala. Salvou-se.
Atade Oliveira in Contos Tradicionais Portugueses, escolhidos e comentados por Carlos Oliveira e Jos Gomes Ferreira, Iniciativas Editoriais

Transparncia 7. Histrias 3 O sonho


Contedo A realidade. O sonho. O mundo da fantasia. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Explorao oral das imagens. Distinguir duas histrias e dois mundos: A realidade: a histria da menina e o seu sonho. A fantasia: o assunto do sonho. Escrita compositiva. Contar uma das duas histrias.

Transparncia 8. Descrio 1 Paisagem


Contedo Descrio de paisagem. Os elementos. Os planos. A linguagem das sensaes. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Observao da imagem. Levantamento de elementos. Organizao dos elementos por planos. Os sentidos e as sensaes.

Transparncia 9. Descrio 2 Objectos


Contedo Descrever frutos. Enriquecimento vocabular. Vocabulrio das sensaes. Tpicos para o desenvolvimento da explorao Observao orientada das imagens: Objecto. Forma, tamanho, material, cor. Descrio objectiva. Descrio subjectiva. A linguagem das sensaes (o sabor das castanhas, o aroma das flores ...). A descrio como uma pausa da histria.

32

LNGUA PORTUGUESA ONULA NO PLANETA DAS PALAVRAS 5. o A NO

You might also like