You are on page 1of 33

CENTRO EDUCACIONAL ROBERTO PORTO UNIDADE DE JOO MONLEVADE MG

RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR

CURSO TCNICO EM METALURGIA

RAFAEL MESSIAS ROSA - MTA IX

Joo Monlevade-MG 2010

AGOSTO DE 2010 ESTGIO SUPERVISIONADO

Relatrio

de

estgio

curricular

supervisionado apresentado ao Centro Educacional Roberto Porto como requisito para obteno do Certificado de Tcnico em Metalurgia.

Centro Educacional Roberto Porto Rafael Messias Rosa Aqua Ambiental Ltda

AGRADECIMENTOS

Agradeo... Ao poderoso Deus, pois tal conhecimento e virtude no provm de mim mesmo. Devo minha existncia a Ele. Aos meus pais por no medir esforos para minha felicidade. Aos meus amigos, porque sempre que preciso, esto dispostos a me ajudar. empresa por permitir a realizao do estgio, agregando valor vida profissional.

Obrigado a Todos

INTRODUO
Esto aqui relatados os principais ensaios realizados nas matrias primas para a produo do ao. No podendo deixar de citar, resumidamente, a funo a que cada matria prima desempenha no processo. Erros e/ou falhas nos teste pode acarretar complicaes no processo, por isso foi descrito todo cuidado com as atividades no Laboratrio, especialmente a limpeza. O Laboratrio est em expanso, portanto podem surgir outros ensaios que no esto descritos aqui, j que temos diversos ensaios para a verificao da qualidade. O conhecimento que o Laboratrio fornece ao estagirio no se limita somente quando ele est ali, pesquisas e trabalhos podem ser realizados para um maior conhecimento na sua rea; pois o laboratrio no somente trabalha na rea metalrgica, como tambm na minerao e qumica. O interessante a troca de informaes que acontece entre o estagirio e o funcionrio prprio. Detalhes no processo podem ser adicionados, j que os envolvidos esto sujeitos a receberem materiais de um conhecimento menor. O Laboratrio Fsico tem as certificaes para garantir aos seus clientes que os ensaios e testes sero realizados segundo normas internacionais, garantindo qualidade. Nota-se que a descrio de alguns ensaios vai sendo completada ao citar o mesmo em outra matria prima.

NORMAS DE SEGURANA
Antes de serem admitidos no Laboratrio Fsico, os candidatos passam por um treinamento de segurana, cuja finalidade conhecer as normas e os deveres a serem cumpridos na usina de Joo Monlevade. No permitida a entrada no Laboratrio se o funcionrio (ou mesmo visitante e estagirio) no estiver usando o capacete, botinas ou sapato de segurana, culos de segurana e protetor auricular. Tais EPIs (Equipamento de Proteo Individual) so fornecidos pelo Tcnico de Segurana da rea. Nos procedimentos das atividades, encontra-se a descrio dos riscos identificados e as medidas de segurana. Em algumas atividades, ser necessria a utilizao de EPIs adicionais, como por exemplo, luvas de raspa. Encontram-se no Laboratrio dispositivos de segurana, para o caso de emergncia. Extintores, chuveiro de emergncia, lava olhos, so alguns exemplos. Diariamente, antes de qualquer atividade, realizado o DDS (Dilogo Dirio de Segurana), um comentrio onde todos os funcionrios da empresa participam, falando e expondo idias sobre segurana. O intento do DDS fazer com que o funcionrio realize suas atividades sempre priorizando a segurana. Um Dialogo Especial de Segurana (DES) realizado envolvendo a participao de um funcionrio prprio da Arcelor Mittal, fazendo com que todos da usina comente sobre um mesmo tema. Encontrando alguma anormalidade na rea (seja em equipamentos, procedimentos, indisciplinas, etc), o funcionrio (ou visitante e estagirio) dever comunicar ao responsvel, fazendo um registro. O formulrio de registros de anlise de riscos est sempre disponvel no Laboratrio Fsico. Mensalmente os funcionrios da empresa participam da CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes). A CIPA um instrumento que os trabalhadores dispem para tratar da preveno de acidentes do trabalho, das condies do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua sade e segurana.

SOBRE A EMPRESA
A AQUA RPS foi fundada em 20/05/1991, perodo marcado pelo incio do programa de terceirizao implantado na poca pela Cia. Siderrgica Belgo Mineira (hoje ArcelorMittal Aos Longos Monlevade). A terceirizao objetivada pela Siderrgica vinha de encontro abertura de mercado, iniciada no governo Collor, que culminou com programas de melhoria da qualidade e reduo de custos nas empresas brasileiras com vistas concorrncia internacional. Na poca, a filosofia da Companhia Belgo Mineira era de repassar a ex-funcionrios, prestaes de servios. Fundada pelo ex-funcionrio Antonio A. Quaresma, a AQUA RPS iniciou suas atividades em 23/05/1991 com 4 empregados, atuando na rea de analise e controle de combusto. Para aumentar sua rea de atuao, em 11/04/1994, mudou seus objetivos passando a prestao de servio de meio ambiente, em medio atmosfrica e hdrica, anlise de gases e controle de combusto, operao e equipamentos industriais, treinamentos tcnicos industriais e auditorias. Em 15/08/1994, assumiu a rea de preparao de amostra para corte de fio-mquina com dimetro de 5,5 a 25,4 mm e aumentou o quadro de funcionrios para 32. Esta nova atividade necessitou da implantao de 3 turnos dirios de 8h, formando assim 5 turmas de trabalho. Assumindo o controle de tarugos em 20/01/1995, aumentou seu quadro de funcionrios para 60. Em 05/05/1995, assumiu o laboratrio e o monitoramento do meio ambiente da Cia. Siderrgica aumentando o quadro para 66 funcionrios. Em 1996 assumiu a rea de laboratrio piloto, elevando no nmero de funcionrios para 83. Em dezembro de 2000 assumiu a rea de estoque, armazenamento e distribuio de GLP, elevando o quadro para 88 funcionrios. Em 2005 assumiu a embalagem de fio - maquina aumentando seu quadro para 102 funcionrios (AQUA RPS, 2007) (Hoje, porm, essa rea no mais pertence AQUA). Em fevereiro de 2009, a empresa foi subdividida para conquista de novos mercados com o nome de AQUA AMBIENTAL LTDA trabalhando na prestao de servios em monitoramento ambiental (hdrico atmosfrico e de qualidade do ar, anlise fsico-qumico de matria prima e controle da qualidade de produo), controle da combusto com anlises de gases, medies de temperatura, vazes, presses, etc. e gerenciamento operacional em caldeiras, estaes de tratamento de guas (ETAs), potvel, industrial e utilidades. Atravs de sua infra-estrutura a empresa atende as mais variadas solicitaes, resguardando as normas governamentais e exigncias por parte dos contratantes. A AQUA RPS possuem certificados SGI Sistema de Gesto Integrada (ISO 9001 Qualidade, ISO 14001 Meio Ambiente, e OHSAS 18001 Segurana e Sade) submetendo-se a auditorias constantes para manuteno do sistema, que asseguram a total qualidade de seus servios. Atualmente a empresa se encontra em fase de preparao para obteno da certificao da Norma NBR ISO/IEC 17025 (Especfica para Laboratrios de Ensaio e Calibrao, capacitao tcnica).

Matrias Primas

1. RECEPO DE AMOSTRAS NO LABORATRIO FSICO


As amostras recebidas no Laboratrio Fsico da Aqua Ambiental devem ser devidamente identificadas. O objetivo para que o Preparador/Analista tenha conhecimento de algumas informaes importante como, por exemplo: Nome da Amostra; Data da amostragem ou qualquer outra data fornecida pelo cliente; Numero da amostragem; Ensaios solicitados pelo cliente; Responsvel pela amostragem e envio; E outras informaes adicionais (peso da amostra, origem, etc.).

Sendo conhecidas tais informaes, o responsvel transcreve os dados para um formulrio prprio. No Laboratrio encontramos etiquetas, para que, ao realizar os mtodos de preparao, todos envolvidos no processo possam saber o tipo de amostra trabalhada. As amostras chegam ao Laboratrio geralmente por veculos terceirizados, principalmente no caso da Arcelor Mittal; outras podem ser trazidas pelo prprio cliente que solicita os testes no departamento comercial da Aqua Ambiental. Esse departamento envia uma ordem de servio ao Supervisor da rea que d o direcionamento das atividades a serem realizadas.

2. MATRIAS PRIMAS
A rea de matrias primas minerais de uma usina siderrgica corresponde etapa inicial de um ciclo produtivo, cujo produto final o ao. Neste contexto, deve funcionar garantindo o suprimento destas matrias primas em qualidade, operacionalidade e custo. Podemos dizer que a qualidade e custo do produto final, em princpio, se comprometem nesta etapa inicial do processo siderrgico. O Laboratrio Fsico da Aqua Ambiental visa fornecer esse servio aos seus clientes. A sinterizao (parte da usina que tem o objetivo de sinterizar as matrias primas tendo como produto o sinter) exige qualidade em todo o seu processo, pois deve atender as exigncias especificadas no alto forno. Veja o fluxograma reduzido de uma usina integrada:

2.1 MINRIO DE FERRO (SINTER FEED) a principal matria prima para a produo do sinter produto. So aquelas portadoras do principal elemento que o ferro, normalmente este aparece combinado com o oxignio na forma de xido (composto qumico). Esta combinao pode ocorrer de vrias formas originando minrios de composio qumica e caractersticas diferentes. Dentre eles pode-se citar: Hematita (Fe2O3) e Magnetita (Fe2O4).

A Arcelor Mittal explora da Mina do Andrade o minrio de ferro utilizado em seu processo. Este minrio denominado na sinterizao de SFAN, Sinter Feed Andrade, transportado ao longo de 11km onde recebido e estocado na rea 2.

Figura 1: Mina do Andrade (vista area)

2.1.1 PREPARAO DAS AMOSTRAS DE SFAN Direto da Mina do Andrade, as amostras coletas chegam ao Laboratrio Fsico e so preparadas para que os ensaios solicitados (granulometria, qumica e umidade) sejam realizados. A britagem realizada para facilitar o processo de homogeneizao, quarteamento e a moagem, porm nem sempre necessria a realizao do mesmo, pois a amostra pode estar numa frao menor que 10,00mm (como geralmente vem as amostra de SFAN).

Figura 2: Fragmento de Hematita Irilizada, aqui >10,00mm

Ao utilizar o britador de mandbulas, devem-se verificar as condies do britador, incluindo limpeza das mandbulas, utilizando ar comprimido.

A prxima etapa ento a homogeneizao. A amostra colocada numa chapa de ao e deve se formar uma pilha tipo cone, dando trs a quatro tombos, garantindo uma boa homogeneizao. Aps a homogeneizao, utilizamos o quarteamento por cone, fazendo uma cruz sobre a amostra aplainada, dividindo-a em quatro partes iguais, coletando as partes opostas. Assim a amostra deve ser reduzida, e as partes coletadas, arquivada. Para secagem A secagem das amostras para a anlise qumica pode ser feita colocando a numa bandeja identificada e lev-la fogareiro eltrico (com controle de temperatura). O ideal obter 1kg de amostra seca para a moagem. Nas amostras de SFAN, alm de anlise qumica, tambm realizado o ensaio de granulometria. Esse ensaio tem como objetivo determinar representativamente o tamanho mdio. Previamente identificado, o material levado estufa, + 3kg e na temperatura de 105 + 5 c esperar por no mnimo uma hora, pode ser preciso deixar mais tempo at que toda a amostra esteja seca.

Figura 3: Estufa usada no Laboratrio Fsico. Na esquerda, podemos ver o fogareiro, abaixo ainda, os arquivos de SFAN

2.1.2 PREPARAO PARA A ANLISE QUMICA (MOAGEM E PULVERIZAO) O Laboratrio Fsico faz a devida preparao das amostras para que possam ser analisadas toda sua composio qumica. O pedido, ou melhor, quais os elementos a serem analisados nas amostras, solicitado pelo cliente. Moagem A moagem tem por objetivo facilitar a etapa de pulverizao. Esse procedimento ocorre quando temos partculas maiores que 4,00mm, sendo assim toda amostra deve ficar abaixo dessa frao, caso contrrio, regular o disco do equipamento e repassar a amostra. Logo aps, so realizadas as operaes de quarteamento para que se obtenham duas amostras de aproximadamente 30g + 5g. O quarteador usado o tipo Jones 05. Aps a moagem e quateamento dos SFANs, o restante arquivado por um ms. Por solicitao do cliente, preparada ainda 100gramas da amostra moda e pulverizada para uma anlise exclusiva atravs do processo de Raio X. Por isso entendemos a importncia de tal processo.

Pulverizao As amostras de SFAN so um pouco frgeis, o que a torna fcil de pulverizar. Sendo assim, com um pouco mais de 3 minutos, numa panela com mbolo, anel e tampa que faz leves esforos mecnicos, a obtemos totalmente pulverizada. Mas para garantir melhor reao aos ataques qumicos (no processo de via mida, atravs da lixiviao, que o processo da hidrometalurgia que consiste em se dissolver a substncia visada no minrio em um solvente apropriado, separar-se a fase lquida da fase slida residual e promove-se a precipitao daquela substncia), o material corrigido na malha (pequena peneira circular 8x1) 0,075mm ou 200mesh. Caso ainda fique acima dessa frao, pulverizar novamente, pois importante que toda fique <0,075mm. Uma amostra de 30g enviada ao Laboratrio Qumico e a outra arquiva no Laboratrio Fsico.
Componente Fe SiO2 Al2O3 P Teor (%) 65,45 5,78 1,20 0,053

Tabela 1: Aqui a composio mdia do SFAN

Nota-se um cuidado em toda a preparao das amostras no laboratrio. Os pincis usados na correo so separados para evitar contaminao e limpos com ar comprimido, tal procedimento tambm realizado nas panelas de pulverizao, onde usam grafite para limpeza das mesmas (o grafite untoso, assim lubrificante, que faz o material garrado desprender do anel e mbolo da panela). 2.1.3 O ENSAIO DE GRANULOMETRIA Como dito, esse ensaio determina o tamanho mdio das partculas; no caso do sinter feed da Arcelor Mittal, 0,15 e 6,3 mm, sendo esse valor tolervel no processo. Porm encontramos geralmente valores entre 1 e 3mm. A produo de uma mquina de sinter est intimamente relacionada com o poder de aglomerao a frio dos minrios uma vez que a o processo de sinterizao consiste em mistura e homogeneizar finos de minrio de ferro, finos de carvo ou coque, finos de fundentes (cal, etc.) e umidade e atear fogo ao carvo, de modo que a temperatura atinja 1200 a 1400 c, condio essa suficiente para que a umidade evapore e as partculas se soldem por caldeamento. Um valor alto no tamanho mdio poderia dificultar a aglomerao a frio. Com amostra seca, reduzida-la atravs do processo de quarteamento em duas amostras (pois o teste realizado em duplicata) entre 300 a 400gramas. O granulometro o aparelho onde so inseridas as peneiras montadas na ordem crescente. O preparador coloca a amostra e ajusta o granulometro num tempo de 15min/ 30hz.

Logo aps, cada frao pesada e registrada para que posteriormente possam ser realizados os clculos: Porcentagem retida
Pr % Retida = ------------ x 100 Pt

Tamanho Mdio Numa relao entre a porcentagem retida e o valor de abertura, obtem-se o tamanho mdio. Geralmente utiliza se a planilha eletrnica para a realizao de tal clculo.
Tabela 2:

ABERTURA DAS MALHAS

MASSA RETIDA M1 M2 M3 M4 M5 Mf Mt = M1+ M2+ M3 + ... + Mf

% RETIDA P1 = 100 x M1/Mt P2 = 100 x M2/Mt P3 = 100 x M3/Mt P4 = 100 x M4/Mt P5 = 100 x M5/Mt Pf = 100 x Mf/Mt Pt = P1 + P2 + P3 + ... Pf P1 x (...+1)/2 + P2 x (1+2)/2 + P3 x (2 + 3)/2 + P4 x (3 + 4)+ P5 x (4 + 5)/2 + Pf x (fundo)/2 / 100

1 2 3 4 5 Fundo Total

Tamanho mdio (mm)

Uma tabela semelhante usada pelos analistas para realizarem os clculos de TM e %, no s dos SFAN, como tambm em qualquer outra matria prima.

2.2. FUNDENTES So matrias primas utilizadas para reduzirem o ponto de fuso da ganga, escorificando as impurezas introduzidas pelos minrios e dando condio para posterior retirada do produto desejado, no nosso caso, o ferro gusa.Os principais fundentes empregados na atual sinterizao da Arcelor mittal so: Calcrio Calctico, Dolomita, Serpentinito e Cal. Fornecendo (entre outros elementos, como alunima): CaO (Calcrio); MgO e SiO2 (Dolomita); MgO e SiO2 (Serpentinito); E Cal tambm portador de CaO.

Sendo todas elas amostradas, assim no Laboratrio Fsico so realizados os ensaio para verificao da qualidade do produto. 2.2.1 PREPARAO DO CALCRIO CALCTICO, DOLOMTICO E SERPENTINITO Sendo feita a recepo das amostras, o analista se prepara para realizar os testes, segundo a solicitao do cliente. Atualmente, so realizados os ensaios de granulometria e preparao para anlise qumica. Essa solicitao no somente nos fundentes, vale tambm para os aditivos. Como em qualquer momento o cliente pode solicitar o teor de umidade e densidade, relatamos os ensaios aqui.

Figura 4: Calcrio Dolomtico Arcos

2.2.2 O ENSAIO DE GRANULOMETRIA E TEOR DE H2O Verificada a amostra, vir-la em uma banca, limpa, livre de contaminaes, para realizar as etapas de homogeneizao e quarteamento, reduzindo a 1kg (podendo ser mais, porm anotando, claro, o valor inicial que ser usado no clculo de umidade). Assim tal procedimento ocorre quando temos uma matria prima com um valor granulomtrico baixo ou como expressamente dito: finos. Umidade Pesar a amostra retirando exatamente 1kg, identific-la na bandeja e lev-la a estufa com temperatura de 110(+/-5)C por no mnimo 2hs. O teste pode ser realizado em duplicata, fazendo mdia entre os valores. O teor de umidade representativo, ou seja, a amostra com seu valor especfico poder determinar a quantidade de H2O, por exemplo, em uma tonelada! Depois de 2horas (ou mais, se preciso), pes-la ainda um pouco quente para evitar absoro da umidade do ar e anotar a massa final.

Pi-pf %de unidade= ------------ x 100 Pi


SendSendo Pi peso inicial; Pf peso final

Granulometria Com o material seco, 1kg da amostra, montar a srie de peneiras na ordem crescente, atualmente a sinterizao solicita as seguintes srie: 0,105mm/0,125mm/0,150mm/0,250mm/0,500mm/1,00mm/2,00mm/3,00mm/4,76mm/ 6,30mm/8,00mm/9,52mm.

O granulometro vibra cerca de 7 min. preciso ter ateno, pois as presilhas devem pressionar bem as peneiras. Logo aps a vibrao, pesar as fraes retidas e lanlas no formulrio prprio. O Supervisor da rea verificar a coerncia dos resultados, repassando os para os demais envolvidos no processo. Na tabela 2, temos os procedimentos para realizar os clculos. Densidade Nas matrias primas podem ser solicitado o ensaio de densidade. Consiste em determinar massa por volume. Com um recipiente onde se sabe o seu volume (m3), levemente (sem compactao) inserimos a amostra at completar o recipiente. Com a relao massa por volume (Kg/m3), determina se a densidade aparente. Preparao para Anlise Qumica Seguindo semelhantemente as preparaes das amostras do sinter feed, so preparadas as anlises qumicas das amostras para serem enviadas via mida. Porm essas amostras j esto na faixa abaixo de 4.00mm, assim no sendo necessrio a etapa da moagem. Como vimos, esses ensaios nos do valores representativos. Assim da amostragem at a o resultado final, fica importantssimo seguir todas as normas de procedimentos descritos no Laboratrio Fsico. A outra preocupao com relao contanimao de amostra, sendo assim, cada etapa da preparao exige rigorosa limpeza. 2.3 ADITIVOS, COMBUSTVEIS SLIDOS E OUTRAS MATRIAS-PRIMAS DE GERAO INTERNA Mangans O Minrio de mangans adicionado ao sinter para fornecer ao gusa Mn que age como elemento dessulfurante, participando de vrias reaes qumicas no processo de fabricao do ao. Seguindo as mesmas etapas das preparaes das matrias primas, no mangans so realizados os ensaios de granulometria e qumico.

Figura 5: Estocagem de minrio mangans

Coque Interno e Antracito O coque interno, antracito ou outro combustvel slido o responsvel direto pela continuidade do processo de sinterizao, aps a ignio.

Qualquer amostra que recebida no laboratrio deve vim bem lacrada, principalmente no caso de solicitao de umidade. Nessas amostras, so realizados os ensaios de granulometria, qumico e anlise imediata. Logo aps seguir as etapas de homogeneizao, quarteamento e secagem, realizar o ensaio granulomtrico. Lembrando importante calcular o teor de H2O, contido na amostra. A srie de peneiras que a sinterizao exige para o peneiramento dos combustveis slidos usado em seu processo so: 0,125mm/0,250mm/0,500mm/1,00mm/2,00mm/3,00mm/4,76mm/8,00mm. Para granulometria, deve se dividir a massa de 1kg seca em trs partes o mais igual possvel. Colocar na srie de peneiras uma parte, peneirar no granulometro, pesar e fazer o mesmo com as demais; depois calcular a porcentagem retida e o TM. Para anlise imediata, obter representativamente 1kg da amostra seca, que deve ser moda( se necessrio). Pulverizar a amostra para reduzi-la (100 %) menor que 0,250 mm. Homogeneizar e quartear a amostra < 0,250 mm 3 vezes, para reduzi-la a aproximadamente 30 g. Descartar o material excedente, segundo a PDR.

Figura 6: Mtodo Convencional para deternimao de Carbono Fixo, Materiais Volteis e cinzas.

A anlise qumica realizada nos combustveis realizada atravs das cinzas sendo assim devemos introduzir a amostra (cerca de 500g) numa mulfa com temperatura de 900C, at obter a queima total da mesma. MPR (Matrias primas reciclveis) e Retornos Internos O MPR reutilizado no processo assim reduzindo significadamente os impactos ambientais, j que anteriomente no havia um fim ecologicamente correto para esse subproduto. So realizados os ensaios de granulometria, qumica e anlise imediata. Os Retornos so finos de sinter que retornam novamente para o processo, contm ento elementos importantes como Fe. Os Analistas realizam a granulometria, observando atentamente o tamanho mdio, verificando a porcentagem na faixa maior que 4,00mm. Essas amostras vm em coletores especiais. So trs os tipos de retorno 3031,7001 e 8005, identificao segundo sua correia transportadora. FRAF (Finos de retorno do Alto Forno), P Coletor e Cal Finos A granulometria do alto forno no deve ser baixa, assim os finos no entram; mas podem ser reutilizados na sinterizao o caso do FRAF, sendo composto basicamente de finos de sinter e minrio de ferro. De igual forma, o tamanho mdio para a sinterizao no deve ser alto, por isso torna se importante a granulometria do FRAF. Tambm a anlise qumica bem observada j que tem elementos do sinter.

O P Coletor so basicamente finos de material combustvel proveniente de uma das etapas de tratamento dos gases do alto forno. Contendo carbono, torna se vivel o teste de anlise imediata. O ensaio de granulometria tambm realizado. Os finos de Cal oriunda a aciaria chegam ao Laboratrio para que sejam realizadas as preparaes para Reatividade e Qumica. Atravs do processo homogeneizao e quarteamento, chega se a 200g para reatividade, 50g para anlise qumica e 400 a 500g para granulometria. A Aqua Ambiental tem diversos clientes, por isso os tipos de matrias primas que chegam a Laboratrio so diversos, como quartzo, fluorita, etc. O procedimentos citados se aplicam tambm a esses produtos.

Sinter Produto

3. QUALIDADE DO SINTER PRODUTO


Alm de ensaiar as matrias primas, o Laboratrio Fsico realiza testes para verificar a qualidade do produto final da sinterizao. Tais testes simulam o comportamento do sinter no transporte ao alto forno, reduo, desintegrao entre outros. A rea destina a realizao de ensaios no sinter antes era conhecida como sinter piloto, agora faz parte do Laboratrio Fsico da Aqua Ambiental.
Calor de ignio Minrio de Fe Fundentes Adies gua Combustvel Fumaas Homogeneizao Sinterizao Beneficiamento Mecnico Snter Produto ProdutoProPro duto Finos de retorno

3.1 RECEPO E GRANULOMETRIA A caixa de coleta do sinter transportada at a sinterizao, atravs de veculos terceirizados. A ponte rolante transfere a caixa at a peneira Renard, onde segue as etapas de preparao do sinter produto.

Figura 7: Essa atividade realizada em seis amostras de sinter, a cada 4 horas realizada uma amostragem.

Com o auxlio de um martelo de borracha, o Preparador/analista realiza a granulometria passando e desgarrando levemente a amostra na peneira renard. Logo aps, ele anota o valor da massa retida nas malhas no formulrio especfico. Podendo ento obter o tamanho mdio, a porcentagem retida e a mediana (clculos realizados na planilha eletrnica). No vivel que aja muitos finos de sinter no alto forno, devendo ento haver bastante ateno nos resultados dos ensaios do sinter produto. 3.1.1 A PREPARAO PARA ANLISE QUMICA Terminada a granulometria, a prxima etapa compor para qumica. No prprio formulrio existe o espao destinado a anotar a massa que dever ser retirada de

cada malha. Tambm dever ser anotado os valores para compor outros testes a serem realizados.
Malhas (mm) 50,80 > 40,00 25,40 9,52 5,00 4,00 Fundo Total Massa (kg) 6,140 6,400 23,700 45,620 31,520 0,310(prop.) 6,170 113,150 Retida % 5,43 20,95 40,32 27,86 Qumica 1,085 4,189 8,064 5,571 1,091 20,000 6,838 13,162 3,881 11,119 Shatter Tumbler

100,00

20,000

15,000

Tabela 3: Uma tabela semelhante usada pelos analistas. Aqui somente um exemplo, para esclarecer o que est sendo relatado

Britar o material retido na malha 50mm, para homogeneizao da amostra. Logo em seguida quartear a amostra para obter 2 fraes de 10Kg. Reservar 10Kg para arquivo e novamente quartear os 10Kg para obter 5Kg. Os 5Kg so modos e corrigidos na malha 3,36mm (todo o material dever ficar abaixo dessa frao). A amostra dever ser homogeneizada na banca de preparao e transferida para o gabarito de sinter, onde sero feitos 20 divises para retirar incrementos de 10gramas, totalizando 200g. Assim esquematizando a reduo: Tal reduo ocorre em um quarteador de 6,35mm. Trs dessas amostras so enviadas para anlise qumica. Depois ainda so quarteada mais 100g, onde 50g junta com o quateamento anterior e arquivada e a outra amostra (50g) junta para SGS (laboratrio onde so enviadas algumas matrias primas para anlise qumica)
Componente Fe SiO2 Al2O3 CaO MgO P CaO / SiO2 % 59,15 5,70 1,20 9,00 1,09 0,053 1,47

Tabela 4: Composio qumica do sinter produto(mdia)

3.1.2 O ENSAIO DE TAMBORAMENTO (TUMBLER TEST) O teste realizado tambm em minrios de ferro granulados, briquetes entre outros. Este ensaio tem por finalidade medir a resistncia do material abraso, quando submetido ao atrito com as paredes do alto forno e prpria carga. Esta degradao prejudica a permeabilidade da carga no alto forno, conseqentemente reduzindo a produo. Como podemos perceber na tabela 3 o ensaio realizado nas fraes

< 40,0mm e > 9,52mm. Assim a malha >25,00mm deve ser peneirada na malha de 40mm.

Tabela5: Composio tamboramento

Assim obtendo 15kg, com diferena de 1% (1,50g). O aparelho de tumbler test, onde so colocados os 15kg, gira 200 vezes. Logo aps, desligado o aparelho e retirada a amostra (movimentando o equipamento com as mos). Retira-se os finos com auxlio de uma vassoura. Peneirar a amostra que degradou usando malhas de 6,35mm e 4,76mm e repeneirar o material de fundo que e <4,76mm na malha com abertura 0,500mm. Pesar separadamente e somar o peso de cada malha. O clculo final: IT : M6 / Mi x 100 IA: (Mi - M6 - M4 - M0,5) x 100 M1 Onde:
IA: ndice abraso (%) IT: ndice de tamboramento (%) Mi: massa inicial M6: massa retida 6,35mm (Kg) M4:massa retida 4,76mm (Kg) M0,5: massa retida 0,500mm (Kg)
Figura 8: O Material geralmente peneirado na peneira vibratria automtica.

A basicidade e a escria um dos principais fatores que interferem na resistncia do sinter.

Figura 9: Relao IT com Escria

3.1.3 O ENSAIO DE SHATTER (SHATTER TEST) O sinter pode sofrer quedas durante o abastecimento do alto forno, e conseqentemente gerar finos, o que prejuzo no processo. Assim o Shatter Test simula uma queda, onde, ao sofrer tal impacto, gera finos.

Determina-se a distribuio granulomtrica do material nas faixas > 9,52 mm e < 50,80 mm. O clculo para composio semelhante ao tamboramento, porm agora com 20kg.

Tabela 6: Composio do shatter test

A amostra inserida no aparelho de shatter, onde sobre 4 quedas sucessivas em uma altura de 2 metros. Logo em seguida, peneirar a amostra na malha de 10mm. Assim finalizando o teste: Shatter Test = M1 / M x 100 M1 = massa 9,52 onde:

M = massa inicial da amostra

Resultado ideal para minrio de ferro 90 a 92% e sinter 87 a 89%. Se a diferena entre a massa final e a massa inicial (20 kg) exceder a 2% (400 g), realizar novo ensaio. Ao comparar o resultado com um anterior e verificar que houve diferena superior a 3,8%, realizar teste confirmatrio. O ensaio, assim como o de tumbler test, pode ser realizado em duplicata. 3.1.4 O ENSAIO DE RDI (REDUCTION DEGRADATION INDEX) A degradao durante a reduo a baixa temperatura chamamos de RDI. Tal degradao acontece quando a carga entra em contato com gases redutores no alto forno. Assim para a simulao so utilizados os gases monxido de carbono e nitrognio. A composio para o ensaio no caso do sinter proporcional s seis amostras dias recebida pela sinterizao, trabalhando com o material retido na malha 15,90mm, totalizando 4,500kg. No caso de NPO, pelota, hematita, briquete e outras realizada a composio aps a granulometria, segundo o tamanho mdio (nunca ficando abaixo de 10mm, salvo solicitao do cliente). O ensaio realizado em duplicata, trabalhando com 500g em cada forno de reduo. Coloca-se o material nas retortas, conectando as mangueiras por onde deve passar os gases redutores. A retorna inserida cuidadosamente no forno pr aquecido a 400c. Eleva-se a temperatura do forno de forma a se obter uma temperatura de 550 oc + 10c no interior das retortas (realizando tal controle no set point no forno). Atuando no painel de controle de presses e vazes, injetar, em cada retorta, 2 Nl/min de N 2 presso de 21 Psi at atingir 550 o c + 10c, no interior da retorta. O preparador/analista deve estar sempre atento ao controle de temperatura, presso e vazo. Valores fora do limite padro tm como conseqncia perca da amostra, gases, tempo e um resultado nada eficaz.

Atingindo 550c, prepara-se para ligar o CO: lamparinas acessas para queima do gs, carboxmetro na mesa, ajustar no painel de controle a vazo de 4,5 Nl/min presso de 4 Psi. O N2 passa de 2,0NI/min para 10,5Nl/min. Assim representando 30% de CO e 70% de N2. Nestas condies, a amostra fica por 30 minutos. Para garantir a preciso dessas vazes, realizada a anlise de gs via orsat.

Figura 9: So 2 fornos de reduo para a realizao dos ensaios metalrgicos. So aquecido por resistncia eltrica. Utiliza-se querosene para queima do CO, j que o mesmo agressivo sade. Por medida de segurana, o Analista porta um carboxmetro, cuja finalidade determinar PPM.

Aps 29 minutos de injeo do gs redutor nos fornos fechado o gs CO e aos 30 minutos reduzido a vazo de N2 de 10,5NI/min para 2,0NI/min. Quando a temperatura da retorta chegar abaixo de 180c, o analista pode retirar a amostra deixando a esfriar a temperatura ambiente para logo aps tambor-la (taboramento com 900 voltas num tempo de 30minutos).Para determinar o valor da degradao, deve ser feito a granulometria.

Tabela 7: O valor final do RDI dado na frao menor que 2,83. Sendo duplicata, somar os valores e dividir por dois.

Novos testes devero ser realizados se a diferena da duplicata for superior a 2,5. 3.1.5 O ENSAIO DE REDUTIBILIDADE (INDEX REDUCTION) Este teste mede a facilidade com a qual o oxignio da carga metlica removido sob ao de um agente redutor. Para o sinter produto, a composio para realizao do teste a mesma do RDI. J no caso do NPO e outros amostras, a composio deve ser realizada nas faixas 16 a 20mm (ou segundo solicitao do cliente). O ensaio realizado em duplicata, sendo 500g em cada retorta. de extrema importncia anotar o peso inicial da amostra.

Inserir cuidadosamente a amostra na retorta e lev-la ao forno de reduo. A balana deve ser ajustada para 40g e a temperatura para 900c. No formulrio, anotar os seguintes horrios: final de aquecimento a 900c, estabilizao (somandose trinta minutos a este), incio de reduo e leituras das balanas. Aps quinze minutos de estabilizao a 900c, determinar o P (variao do peso) durante o aquecimento a 900c e anot-lo. Liberando os gases CO e N2 para o painel com 2,5 Kgf/cm, injetar 10,5Nl/min de nitrognio por 20minutos. Zerar novamente em 40g os dois fornos, acender as lamparinas em frente sada dos gases e aps 30 minutos injetar o CO com 4,5Nl/min e 4psi de presso mantendo 10,5Nl/min de N2 com presso 21psi.

Figura 10: Cilindro dos gases redutores. De vermelho o CO e cinza N2.

O Preparador/analista mantem essas condies por 180 minutos, fazendo leituras parciais na balana a cada 30minutos. As anotaes das leituras so importantes (especialmente a ltima), pois atravs dela o preparador acompanhar o comportamento da reduo. Assim como no RDI realizada a anlise de gs via orsat
Figura 11: No painel, as temperaturas dos fornos devem ser ajustadas de modo a obter 900c no interior das retortas.

Para o resultado final, preciso ter os valores FeT e FeO da amostra, assim enviado 30g da amostra pulverizada para anlise qumica. Realiza-se os clculos na frmula abaixo para obter o grau de reduo:
10 P GR = PI (%Fet x 0,430 - % FeO x 0,112)
4

A diferena entre os dois GRs no podero ultrapassar 2,5 pontos. Se caso houver diferena de 3 pontos de um ltimo resultado oficial dever ser realizado outro teste. Esses ensaios so realizados seguindo normas padronizadas. A segurana tambm observada por todos os envolvidos no processo. Principalmente porque envolve alta temperatura, gases txicos e at mesmo choque eltrico (por isso, antes de inserir a retorta, o forno desligado).

ALTO FORNO E OUTRAS AMOSTRAGENS

4. RECEPO DAS AMOSTRAGENS DO ALTO FORNO


Diariamente realizada a granulometria das matrias primas do alto forno. Assim o Laboratrio recebe no turno 23 s 07, as amostras de combustvel (Small Coke, Coke Sol), NPO (Natural Pellet Ore) e o Sinter enfornado. sempre verificado o tamanho mdio e a umidade, podendo ser solicitado outros testes. A coleta feita por um amostrador automtico instalado no sistema da correia transportadora. Isso rotina. O Laboratrio tambm faz a recepo de amostras proveniente do ptio de estocagem. 4.1 GRANULOMETRIA DO NPO ENFORNADO E DO PTIO Recebendo as amostras, o preparador/analista verifica a etiquete e o estado da amostra (se est contaminada e/ou insuficiente para realizar os devidos testes). A etapa da homogeneizao e quarteamento tambm so necessrios nesse processo, j que pode vim uma grande quantidade de amostra, realizando a granulometria por partes. A secagem s ser necessria caso o material esteja muito mido, pois os finos estaro aderidos. O peneiramento manual. Montando a srie de peneiras na ordem crescente sobre a chapa de ao (as peneiras so quadradas, encaixando uma sobre a outra). Com auxlio de uma p, colocar gradativamente a amostra sobre a srie e peneirar peneira por peneira. Logo aps, despejar sobre os baldes coletores separando assim malha por malha, anotar os valores da massa e lanar na planinha de clculo.
GRANULOMETRIA DO NPO Composio para H2O (Kg) 0,000 0,000 0,000 0,000 0,613 2,335 3,231 2,382 0,920 0,307 0,212 10,000 30,90

0,000 0,000 0,000 0,000 0,520 1,980 2,740 2,020 0,780 0,260 0,180 8,480 Tamanho mdio (mm)

Malhas ( mm ) 100,00 90,00 75,00 50,80 40,00 35,00 30,00 25,40 15,00 10,00 < 10,00 Total

Peso ( Kg )

% Retida 0,00 0,00 0,00 0,00 6,13 23,35 32,31 23,82 9,20 3,07 2,12 100,00

Tabela 8: Os envolvidos no processo utilizam um formulrio para anotar os valores da massa, % retida e composio

Feita a composio de 10kg, deve-se ento britar (atingindo 10,00mm), homogeneizar/quatear a 5kg para secar na temperatura de 105 + 5C, por um perodo mnimo de 4 horas. Aps isso, pesar e calcular a umidade seguindo a frmula descrita no item 2.1.3. A anlise qumica do NPO enfornado atualmente realizada uma vez por senama, portanto os 5kg devero ser arquivados, para posteriormente juntar com os outros da senama e assim atravs do processo homogeneizar/quartear seguir as etapas da preparao para anlise qumica.

Nas amostras de NPO que vem do ptio, podero ser tambm solicitado o ensaio de Tumbler test e Shatter test, RDI e IR, e Crepitao. Granulometria e Composio para Ensaios no NPO Ptio Malhas (mm) 50,80 40,00 31,50 25,40 19,05 15,87 12,70 9,52 8,00 6,35 4,76 <4,76 Total Massa (kg) 0,000 1,320 13,650 40,360 30,490 15,930 10,000 5,760 5,390 1,300 0,990 4,310 129,500 % 0,00 1,02 10,54 31,17 23,54 12,30 7,72 4,45 4,16 1,00 0,76 3,33 100,00
Qumica e H2O(kg)

0,000 0,051 0,527 1,558 1,177 0,615 0,386 0,222 0,208 0,050 0,038 0,166 5,000

Tumbler Shatter RDI Crepitao (kg) (kg) (kg) (kg) 0,225 1,762 2,323 5,210 6,869 3,936 5,189 6,000 2,057 2,711 4,000 1,291 1,702 0,744 0,980

15,000

20,000 4,000

6,000

Tabela 9: Esta tabela tambm usada em amostras espordicas

As amostras, aps compostas, so colocadas para secar e quando seca, o preparador/analista da continuidade nos ensaios. No caso do tumbler, shatter e o RDI e IR, os procedimentos so idnticos ao sinter produto, relatados apartir do item 3.1.2. 4.1.1 O ENSAIO DE CREPITAO Tem como objetivo verificar a resistncia do material no inicio de seu aquecimento no alto forno. O ideal que ao crepitar gere menos finos. Aqui ser relatado o mtodo segundo a norma ISO8371. A secagem dos 6kg deve ocorrer na faixa de 105C 5C, durante um perodo mnimo de doze horas. Aps isso, separar os finos aderentes com o ar comprimido e retornar com o material novamente para a estufa nas mesmas condies por mais doze horas. Feito isso, pesar 10 pores de 500g1 partcula. Preparar os porta amostras levando os a mufla a 700c por 20minutos. Retir los e introduzir a poro-teste de amostra, tamp-lo e introduzi-lo novamente a mufla 700 c 20c por 30minutos. Decorrido este tempo, retir los, deixando esfriar a temperatura ambiente. Montar a srie de peneiras: 9,52 mm - 6,35 mm - 4,76 mm - 3,00 mm - 0,50 mm e fundo; realizando a granulometria de cada uma das pores, anotar e lanar na planilha de clculo:

Tabela 10: Clculo do ndice de Crepitao.

Ao abrir a mufla, os preparadores/analistas devem ser rpidos para evitar queda de temperatura. Segue abaixo os procedimentos segundo o mtodo Usiminas: Peneirar o granulado separar aproximadamente 2,5 Kg de material na faixa granulomtrica 15,87mm a 19,05 mm. Transferir este material para peneira 4,76mm lav-lo em gua corrente esfregando suavemente com as mos todas as partculas uma a uma at remover todo fino aderente. Secar 2,5 Kg de material a 105 C numa estufa por perodo de 12 Hs. Aps secagem guardar em saco plstico ou dessecador fechado para no absorver umidade at o momento do teste. Aps secagem introduzir o porta amostras na mufla a 700 C por 20 minutos e depois retirar o porta amostras e introduzir nele as 500g de amostra para teste colocar novamente na mufla a 700 C por 30 minutos repetir a operao para 10 amostras. Depois calcular seguindo a tabela.

Tabela 11. Clculo de Crepitao, segundo mtodo Usiminas.

Considerar como resultado oficial a medida aritmtica dos 10 valores obtidos de IC6,3 com 01 casa decimal. Diferena entre os 2 valores obtidos de ICs 2,5% considerar medida aritmtica. Havendo diferena entre os 2 valores obtidos de ICs > 2,5% realizar outros 2 testes ou adotar a medida aritmtica dos 4 valores obtidos.

5. DRC (DEPSITO REGULADOR DE COMBUSTVEIS)


No DRC so recebidos e armazenados os combustveis slidos usados na usina. O Laboratrio Fsico da Aqua Ambiental recebe as amostragens provenientes do DRC. So realizados testes de degradao, determinao imediata do carbono fixo, granulometria, densidade, umidade e HGI. As amostra chegam em coletores especiais (bombonas), trazidas por veculos que prestam servios Arcelor Mittal. Os combustveis mantm o alto forno em aquecimento, fornecendo energia suficiente para realizao da fuso do minrio de ferro.

5.1 PREPARAO DO COQUE METALRGICO O coque um tipo de combustvel derivado do carvo betuminoso. As amostras de coque sempre vm identificadas com o nome do navio, data, responsvel e numero de controle da amostragem. Aps verificar esses dados, despeja-se o material sobre a chapa de ao separada para combustveis e homogeneizar com auxlio de uma p. Fazer um cone sobre ele e em seguida uma cruz, dividindo-o em 4 partes iguais. Densidade Retirando as diagonal, inseri-las no densimetro de 0,0064m3 para realizar o ensaio de densidade que consiste em determinar a tonelada por metro cbico. Em seguida, pesa-se o densimetro e anota o valor da massa para realizar o clculo: D=Massa/Volume Granulometria O peneiramento do coque manual, sendo assim monta-se a srie de peneiras e passa-se todo o material; o que ficar retido colocado no coletor (balde), anota-se tambm a massa retida para compor os solicitados testes.

Figura 12: O coque chega a ter partculas acima de 50mm, por ai temos idia de que o tamanho mdio alto.

Teor de Umidade Para verificar a umidade da amostra, compe-se 10kg da amostra. Atravs do processo de homogeizar/quartear reduzir a amostra em 2kg. Colocando 1kg em cada bandeja devidamente identificada, levar a estufa 110c5 por no mnimo duas horas. Aps isso, realiza-se o clculo de H2O (frmula no item 2.2.2). Sendo duplicado, somar os resultados e dividir por dois. Anlise Imediata O teste de anlise imediata consiste em determinar as cinzas, os matrias volteis para encontrar o carbono fixo. O carbono est envolvido nas reaes de combusto, sendo assim quanto maior melhor. So composto 32kg, em seguida reduzido, a 1kg e, quando seco, modo. O preparador/analista monta a srie de peneira 0,250mm e 0,150mm. O material que ficar retido na malha 0,150mm homogeneizado novamente e dele so separados 30g para realizao da anlise.

O ensaio feito em duplicata. Pesa-se ento duas de uma 1g para determinao das cinzas, deixando calcinar na mulfa acima de 900c; e tambm duas de 1g para determinao das volteis, deixando na estufa e logo aps calcinar por 7 minutos. Feito isso, o preparador anota o valor das massas e realiza o seguinte clculo: (MV+Cinzas)-100=CF No coque em mdia obtemos: Carbono fixo(CF) 88%, Materiais volteis(MV) 0,8% e Cinzas 10%. Drum Index (teste de DI) O ensaio de DI determina a resistncia do coque, pois ele sofre impactos at a chegada ao alto forno. As malhas para a composio so: 100mm,75mm,e 50mm, totalizando 11kg. A amostra deve secar na estufa 130 C , durante no mnimo 3 horas. Aps a retirada do material da estufa, pes-lo novamente e compor 10kg (agora para o teste), levar o material para o tambor de degradao (Drum Index) abrir uma das portinholas e colocar o material dentro do tambor, fechar a portinhola e verificar se as outras tambm esto bem fechadas (no total so seis) e ligar o tambor (Rotao 15, durante 10minutos, totalizando 150 voltas), aps o trmino do teste retirar todo o material de dentro do tambor de degradao com o auxlio de uma vassoura, montar o fundo e as malhas 15mm, 25mm e 50mm em ordem crescente de abertura das malhas, peneirar o material. Pesar a massa retida em cada malha e realizar o clculo: DI15150

Mr x 100 Mf

Onde: Mr=Soma das massas retidas 50mm,25mm,15mm Mf=Soma de todas as fraes incluindo o fundo

Havendo diferena de 10% do peso inicial, deve-se repetir o teste. 5.2 PREPARAO DO SMALL COKE 6 A 30MM A recepo do small coke idntica ao coque metalrgico. Os testes realizados nessas amostragens so: densidade, granulometria, umidade, anlise imediata. Para a realizao do ensaio de densidade usa-se um densimetro menor 0,0019m3. A granulometria tambm difere do coque, pois entram malhas com abertura menor. Coke e Small Coke Enfornados Antes do momento de serem enfornados, so realizadas diariamente os ensaios nos materiais combustveis, tais ensaios so: granulometria e umidade. A preparao idntica as amostras do DRC. 5.3 PREPARAO DO ANTRACITO E CARVO MINERAL Antracito um combustvel com alto grau de compactao, tambm denominado carvo duro, contendo um alto valor de Carbono Fixo (>80%) e baixo teor de

materiais volteis. O Carvo mineral uma substncia de origem orgnica, litificada por permanecer soterrada sob camadas de rochas sedimentares, em regies pantanosas, por um perodo geolgico que compreende alguns milhes de anos. A cor do carvo mineral quase sempre escura, a quantidade de materiais volteis e umidade menor (fungos e bactrias) e a quantidade de cinza maior (decantao de substncias inorgnicas). Alm de verificar a identificao, o preparador/analista deve ficar atento ao estado da amostra, se ela est contaminada, insuficiente ou diferente das outras recebidas. Nesse material, deve-se pesar toda a amostra antes dos testes. Para realizar o teste de densidade usa-se o densimetro menor. Despeja-se todo o material na chapa de ao dos combustveis e com auxlio de uma p, fazendo 20 canteiros e retirar incrementos de cada um. Inseri-los com muito cuidado no densimetro. O ensaio feito em duplicata. Antes de realizar a granulometria deve-se verificar a umidade do material; caso esteja muito mida, deix-la ao ar livre para retirar o excesso de umidade, logo aps colocar o material nas peneiras manuais montadas em ordem crescente de abertura, fazendo o peneiramento manual. Todos os valores so anotados nos devidos formulrios, desde a chegada da amostra no Laboratrio at ao resultado final enviado para o cliente. Nessas amostragens, tambm so realizadas os ensaios de umidade e anlise imediata.

6. CONCLUSO
A qualidade total de um produto deve ser observada desde seu inicio de produo. Assim com o Ao. A responsabilidade quanto resistncia, qualidade qumica, tamanho, reduo, umidade das matrias primas fica sobre o Laboratrio Fsico da Aqua Ambiental. Erros aqui tm a conseqncia de um produto final mal acabado. O objetivo de tais testes, ento, evitar prejuzos e perdas. Enfim, a empresa fornece os resultados aos seus clientes que so geralmente usinas de beneficiamento mineral e siderrgicas, como tambm mina extrao mineral.

BIBLIOGRAFIA

Arquivos de praticas operacionais (P.O.) da AQUA AMBIENTAL LTDA. Apostila de siderurgia da matria prima ao ao laminado- coordenaria de engenharia metalrgica, CEFETES Apostila Tecnologia de Minerais - Fabiano, CERP. Figuras 1, 2 e 9 Fonte: Arcelor Mittal Figuras 3, 6, 7, 8, 9,10 e 11 Fonte: Marcelo Xavier Figuras 4, 5, 12 Fonte: Rafael Messias Tabelas 1, 4 Fonte: Arcelor Mittal Tabelas 2, 5, 6, 7, 10, 11 Fonte: Aqua Ambiental LTDA Tabelas 3, 8, 9 Fonte: Rafael Messias

You might also like