You are on page 1of 7

FACULDADES INTEGRADAS ESPRITA BACHARELADO EM FSICA

LABORATRIO DE FSICA EXPERIMENTAL VII: USO DE OSCILOSCPIO INSTALADO EM COMPUTADOR PROPAGAO DE PULSOS ELETROMAGNTICOS - FSICA MODERNA.

Relatrio: Utilizao de Osciloscpio Acoplado a Computador Para Verificao da Propagao de Pulsos Eletromagnticos e a Lei do Inverso do Quadrado da Distncia. Professor: Fabiano Thomazzi Equipe: ngelo A. Leithold, Clarisvaldo Galina de Souza, Gergia Priscila Gastaldi, Mrio Marcos Stacechen, Wanderlei Matricardi. 7 Perodo Junho de 2010

1. OBJETIVO O presente trabalho teve a finalidade de demonstrar que a partir de um computador e sistema operacional obsoletos, foi possvel realizar experimentos didticos de Fsica para o ensino mdio. A experincia escolhida foi a propagao de pulsos eletromagnticos e seu desvanescimento com a distncia. Para tal, foram construdos dois circuitos eletrnicos simples e duas bobinas, uma transmissora e uma receptora. A primeira foi conectada aos dispositivos geradores de Alta Tenso, e a segunda, placa de som do computador que digitalizou os sinais. Estes foram lidos por um programa livre que simula um Osciloscpio, Os dados foram inseridos numa planilha, tambm de programa livre, que os converteu em grficos, cuja interpretao e anlise demonstrou o fenmeno da propagao das ondas hertzianas. 2. INTRODUO Quando uma carga eltrica oscila, a energia se propaga e tem forma sinusoidal, esta recebe o nome de onda eletromagntica. Tal oscilao pode ser produzida de diversas formas: pelo movimento de um condutor dentro de um campo magntico, por um oscilador eletrnico conectado a uma bobina ou antena, pela vibrao mecnica de materiais ferromagnticos que induzem corrente alternada num condutor enrolado em torno de si, pelo fenmeno piezoeltrico, que a vibrao aplicada em certos cristais (Quartzo) que produzem tenso alternada entre duas placas em faces opostas ao movimento mecnico, etc. A propagao de uma onda num plano vertical, referenciada numa linha base horizontal, chamada linha zero, sempre ter uma parte acima e outra abaixo do plano. A linha zero, no caso, considera-se como tempo-distncia, pois, d noo ao afastamento no tempo e no espao da onda eletromagntica, com relao fonte emissora. Aos pontos mais altos da curva sinusoidal denomina-se picos, e so convencionados positivos, os mais baixos vales, negativos. Ao pico positivo, convenciona-se direo positiva, o negativo a direo oposta. A parte mais alta da onda convenciona-se crista, na direo positiva, e a cavada, na direo considerada negativa. A parte frontal, no sentido do deslocamento, bordo anterior, a de trs, bordo posterior, conforme a figura 1.

FIGURA 1: Partes descritivas de uma onda.

Na medida em que uma onda eletromagntica se propaga no espao, esta sofre uma atenuao, que a diminuio da sua intensidade com a distncia, o campo varia inversamente com o quadrado da distncia, ou seja, quanto mais distante do emissor, mais fraco o campo eletromagntico, e esta reduo logartmica, como mostrado na figura 2.

FIGURA 2: Atenuao de uma onda eletromagntica.

Baseado neste fenmeno Maxwell estabeleceu algumas leis bsicas do eletromagnetismo, ou seja descobriu as correlaes do fenmeno da propagao e outros a partir das Leis de Faraday, Coulomb e Ampre, dentre outras, dando assim origem teoria da eletricidade. Michael Faraday j havia afirmado que era possvel produzir um campo a partir de um campo magntico varivel, conforme iloustra a figura 3.

Figura 3: Variando a posio do im induzida uma corrente num anel metlico nas proximidades.

Maxwell provou tambm que um campo eltrico varivel pode gerar um campo magntico e que a velocidade de propagao de uma onda eletromagntica, no vcuo, dada pela expresso (1), e alm disto que a atenuao da onda eletromagntica.:

Assim, possvel, partir de um ''emissor'', e de um ''coletor'' diminuio da intensidade com a distncia.

verificar a

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E DISCUSSO Para a execuo do presente experimento foi construdo um circuito eletrnico em duas etapas, conforme demonstra a figura 4. A primeira, composta por C1, C2, D1, D2, uma fonte dobradora de tenso, a segunda, composta por C3, C4, R1, R2, DIAC1 , SCR1 e L1, um oscilador de relaxao. L1 bobina Tesla-ncleo de FeSi ( Figura 5.1), os pulsos de C4, DIAC1 e R2, aplicados no SCR1, fazem-no disparar, descarregando C3 no primrio de L1. No secundrio aparecem pulsos MAT, (Muito Alta Tenso) que se propagam como PEM (Pulsos Eletromagnticos). Pois o ncleo de L1 gera o campo eletromagntico, e este se propaga semelhana de um ''sistema irradiante''. Uma segunda bobina, L2 com ncleo a ar (Figura 5.2), disposta paralelamente (Figura 5.3), ou perpendicularmente (Figura 5.4) acoplada ao computador, funciona como ''receptora'' e tem induzido em si o PEM de L1, que registrado (Figura 5.6) no osciloscpio virtual.

Figura 4: Diagrama de montagem do experimento.

Figura 5:1-Bobina de Tesla L1; 2- Bobina ncleo a ar L2; 3-Expiras paralelas; 4- Espiras perpendiculares; 5-Montagem do circuito e bobina de Tesla no interior do gabinete; 6-Imagem do pulso no Osciloscpio.

O registro do sinal ocorre porque a placa de som capta a variao de tenso induzida pelo pulso emitido de L1 na bobina L2, a placa de som amplifica e digitaliza o sinal. O Programa (Software Livre) PC-Oscilloscope V-2.51 processa o sinal digitalizado e converte em imagem grfica, alm de fornecer dados numricos no eixo X em milisegundos e no eixo Y como unidades de sinal (Figura 6). A tenso em milivolts pode ser obtida a partir de uma calibrao com um multiteste, contudo, somente ndices de ordem numrica ordinria interessam pois so unidades de diferena de potencial.

Figura 6: Pulso eletromagntico registrado no computador.

A variao numrica do eixo y e a variao da distncia de L2 foram inseridos na Tabela 1. Os dados coletados a partir do procedimento de variao de distncia, conforme sugere a figura 5.6, foram inseridos numa planilha Open Document, e a partir desta foi gerado um grfico (Grfico 1) que demonstrou uma variao de intensidade de campo com a distncia.
Tabela 1: Diferena de potencial x distncia

Grfico 1: Variao da Diferena de Potencial do pulso eletromagntico em relao distncia entre a fonte emissora e receptora

4. CONCLUSO O trabalho realizado teve o objetivo de comprovar a viabilidade do uso de computadores antigos, com sistemas operacionais obsoletos (Windows 98) e programas de leitura ''ultrapassados'' para o ensino da fsica moderna para o ensino mdio e superior. O sistema operacional, por estar trabalhando sem nehum tipo de conexo ou programas desnecessrios, se mostrou extremamente rpido eficiente e estvel. O programa Oscilloscope V- 2.51, escrito para o Windows 3.11, um dos primeiros S.O. da Microsoft, rodou com extrema rapidez e confiabilidade, o que veio a comprovar que muitas mquinas que so ''sucateadas'', podem perfeitamente servir para o ensino em laboratrio. O circuito oscilador que gerou os pulsos de muito alta tenso, emitiu, atravs da bobina L1, um forte pulso eletromagntico, que induziu na bobina L2, uma fora eletromotriz, que por sua vez, foi lida pela placa de som Sound-Blaster 16 do computador. Este, por sua vez digitalizou o sinal, que lido pelo osciloscpio virtual, foi convertido em dados numricos. Estes possibilitaram a construo de uma tabela onde as d.d.p. dos PEMs foram relacionadas com a distncia. A partir da tabela, foi construdo um grfico que demonstrou que a Lei do inverso do quadrado da distncia vlida, ou, diminuio da intensidade de campo sugere uma exponencial (Grfico 1). claro que necessitaria que a fonte emissora fosse puntual, para configurar uma esfera de energia se propagando. O problema foi facilmente resolvido usando um pulso eletromagntico de durao muito curta, que de certa forma simulou uma onda se propagando esfericamente. Trabalhos futuros podero ser elaborados a partir deste, e podero demonstrar com maior preciso, tanto quantitativamente quanto qualitativamente a validade de outras leis do Eletromagnetismo e da Fsica Moderna.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Lei do inverso do quadrado da distncia; Protocolos das Aulas Prcticas 2006 / 2007 Fsica Radiolgica. ( Disponvel em; http://w3.ualg.pt/~cmsilva/documentos/Lei%20do%20inverso%20do %20quadrado%20da%20dist%C3%83%C2%A2ncia.pdf - Acesso: 17/06/2010.) Betioplo, N. F.; Martinazzo, C. A.; AQUISIO DE DADOS VIA COMPUTADOR NO ENSINO EXPERIMENTAL DE FSICA NA VISO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E DIREES DAS ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PRIVADAS DA CIDADE DE ERECHIM/RS EM 2006. ( Disponvel em: http://www.uricer.edu.br/~mclao/RIENFES_1_1_1.pdf Acesso: 11/06/2010.). Borba, J. T.; Leithold, A. A; O Ensino da Fsica Atravs de Computadores Antigos; ( Disponvel em: http://sites.google.com/site/lacecunibempy5aal/home ; Acesso: 11/06/2010.). Coelho, R. O.; O Uso da Informtica no Ensino de Fsica de Nvel Mdio; ( Disponvel em: http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/coelho/inf_ens_fis_med.pdf ; Acesso: 11/06/2010.). Fiolhais,C.; Trindade, J.; Fsica no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das cincias fsicas; ( Disponvel em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=549701 - Acesso: 10/06/2010.).

You might also like