You are on page 1of 3

Rede de rea de armazenamento Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_rea_de_armazenamento

Rede de rea de armazenamento


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Na computao, uma Rede de rea de armazenamento (em ingls Storage Area Network ou SAN) uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador. As SANs so mais comuns nos armazenamentos de grande porte. Existem duas variaes de SANs: 1. Uma rede na qual o propsito principal a transferncia de dados entre computadores e dispositivos de armazenamento. Uma SAN consiste em uma infra-estrutura de comunicao que prov conexes fsicas com uma camada de gerenciamento, que organiza as conexes, os dispositivos de armazenamento e os computadores, tornando a transferncia de dados robusta e segura. 2. Um sistema de armazenamento formado por dispositivos de armazenamento, computadores e/ou aplicaes, e todo um controle via software, comunicando-se atravs de uma rede de computadores.

ndice
1 Definio 2 Benefcios 3 Tipos 4 Nveis de Raid 5 Ligaes externas 6 Ver tambm

Definio
Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo mtodo de acesso em baixo nvel que eles apresentam. O trfego de dados nessas redes bastante similar queles usados internamente em discos, como ATA e SCSI. Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos especficos ou segmentos de dados de discos especficos. Esse mtodo conhecido como block storage (armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco especfico e enviando a resposta atravs da rede. Em alguns mtodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermedirio. O intermedirio, ento, determina o local fsico do tal arquivo abstrato, obtm acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede. A maioria das SANs usam o protocolo SCSI para a comunicao entre servidores e dispositivos, embora no usem o baixo nvel da interface SCSI.444.

Benefcios
Compartilhar o armazenamento normalmente simplifica a administrao e proporciona flexibilidade, uma vez que cabos e dispositivos de armazenamento no precisam ser movidos fisicamente para mudar

1 de 3

30/10/2011 19:33

Rede de rea de armazenamento Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_rea_de_armazenamento

armazenamento de um servidor para outro, por exemplo. Note que, no entanto, com a exceo do sistema de arquivos SAN e clusters, a SAN ainda de relao um-a-um. Ou seja, cada dispositivo na SAN de propriedade de um nico computador. Oposto a isso, o NAS (Network-Attached Storage) permite que vrios computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede. As SANs tendem a aumentar a capacidade de armazenamento, uma vez que mltiplos servidores podem compartilhar a mesma reserva de crescimento. Outros benefcios incluem a habilidade de permitir que servidores efetuem boot pelo prprio SAN. Isto permite uma rpida e fcil reposio de servidores defeituosos, uma vez que o SAN pode ser reconfigurado para que o servidor de reposio use o LUN (Logical Unit Number, ou nmero lgico de unidade) do servidor defeituoso. Esse processo pode levar pouco mais de 30 minutos e uma idia relativamente nova que est sendo implantada em novos data centers. As SANs tambm tendem a ser mais eficazes em processos de recuperao de dados. Uma SAN pode replicar dados de vrios servidores para uma rea de armazenamento secundria, que pode ser remota ou local.

Tipos
As SANs normalmente so construdos em uma infra-estrutura especialmente projetada para comportar grande trfego de dados originados de armazenamento. Assim, eles proporcionam um acesso mais rpido e estvel do que protocolos de alto-nvel como os NAS. A tecnologia mais comum para SAN a rede de fibra ptica com o conjunto de comandos SCSI. Um canal de fibra ptica SAN padro feita de alguns switches que esto interligados, formando uma rede. Uma alternativa, e mais recente (2003), de protocolo SAN o iSCSI, que usa o mesmo conjunto de comandos SCSI sobre TCP/IP (e, tipicamente, Ethernet). Nesse caso, os switches, cabos e hubs seriam de protocolo TCP/IP. Conectados SAN estaro um ou mais servidores (hosts) e uma ou mais colees de discos, arquivos de fita ou outros dispositivos de armazenamento. Existem dois tipos de SANs - SAN centralizado ou SAN distribudo.

Nveis de Raid
As implementaes mais comuns so as que dispem de Raid padro, como os nveis 1, 5, 6 e 1/0. Algumas famlias apresentam modelos especiais como o vRaid da HP, na linha EVA e o Raid DP, nos equipamentos da NetApp.

Ligaes externas
FreeNAS (http://freenas.org/) , Soluo Open Source para armazenamento em rede. Soluo de Storage Global Crossing (http://www.globalcrossing.com/LATAM/pr/enterprise /data_storage/data_storage.html) , em Global Crossing Site Oficial do Storage EMC (http://www.emc.com) , em EMC Site Oficial do Storage NetApp (http://www.netapp.com) , em NetApp Site Oficial do Storage Hitachi (http://www.hitachi.com) , em Hitachi Fibre Channel e Storage Area Network (http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/) , em GTA/UFRJ Site Oficial do Storage Supermicro (http://www.supermicro.com) , em Supermicro

2 de 3

30/10/2011 19:33

Rede de rea de armazenamento Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_rea_de_armazenamento

Ver tambm
Rede de armazenamento Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Rede_de_%C3%A1rea_de_armazenamento& oldid=26922223" Categoria: Redes de computadores Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 12h38min de 15 de setembro de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

3 de 3

30/10/2011 19:33

You might also like