You are on page 1of 4

O CREBRO

OBJECTIVO GERAL Compreender as capacidades cerebrais do ser humano ELEMENTOS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA NERVOSO Mecanismos de receo rgos dos sentidos. Mecanismos de coordenao sistema nervoso central ( espinal medula e encfalo) e sistema nervoso perifrico.. Mecanismos de reaco ou efetores msculos e glndulas.

ELEMENTOS BSICOS DO SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso constitudo por dois tipos principais de clulas:

Os neurnios ou clulas nervosas; As clulas gliais : facultam nutrientes, como o oxignio e a glicose, que alimentam, isolam e protegem os neurnios; - So estas clulas que controlam o desenvolvimento dos neurnios ao longo da vida. O NEURNIO : CONSTITUIO ( pg.53 ) 1. O CORPO CELULAR : contm o ncleo e o armazm de energia da clula. Fabrica protenas sob controlo do ADN. 2. DENDRITES: So extenses do corpo celular. Recebem e transmitem informao de e para outras clulas com as quais o neurnio estabelece contacto. 3. O AXNIO : o prolongamento mais extenso do neurnio e transmite as mensagens de um neurnio a outro ou entre um neurnio e uma clula efetora muscular ou glandular. TIPOS DE NEURNIOS 1. AFERENTES OU SENSORIAIS Recebem e conduzem mensagens da periferia para os centros nervosos: espinal medula e encfalo. 2. EFERENTES OU MOTORES Transmitem as mensagens dos centros nervosos para os rgos efetores ( msculos e glndulas ). 3. NEURNIOS DE CONEXO Interpretam as informaes e elaboram as respostas O PROCESSO DE COMUNICAO As dendrites captam o estmulo os sinais so integrados gera-se um impulso nervoso o impulso transmitido ao axnio sada: as ramificaes dos axnios aproximam-se do neurnio vizinho transmitindo o sinal atravs da sinapse.

A SINAPSE uma zona de interaco entre neurnios; uma unidade estrutural e funcional que permite que dois neurnios comuniquem. A energia nervosa de dois tipos : elctrica e qumica. Ao nvel das dendrites, a energia elctrica, passa ao corpo celular e percorre o axnio. Ao nvel da sinapse o impulso nervoso transforma-se em energia qumica por efeito de molculas chamadas neurotransmissores.

FUNCIONAMENTO GLOBAL DO CREBRO Ver Pg.58 e 59

SISTEMA NERVOSO CENTRAL 1. ESPINAL MEDULA ( ver pg.58 ) Funo de coordenao ( Ex. A actividade reflexa) Funo de conduo ( mensagens de e para o crebro ) SISTEMA NERVOSO CENTRAL 2. ENCFALO ( Ver pg.59 ) Est localizado no interior do crnio, protegido por trs membranas chamadas meninges. constitudo por um conjunto de estruturas especializadas que funcionam de forma integrada.

FUNCIONAMENTO SISTMICO DO CREBRO Estrutura diferente do crebro dos outros animais : maior, com mais circunvolues. A sua organizao nica. Especializao funcional : o crebro organiza-se segundo funes a desempenhar.

INTEGRAO SISTMICA Contributo de Brodman (sc.XX) na localizao das diversas funes. Conceito de UNIDADE FUNCIONAL O crebro funciona como um todo. Funo vicariante ou de suplncia: Uma funo perdida devido a leso pode ser recuperada por uma rea vizinha.

HEMISFRIOS CEREBRAIS O crebro do homem est dividido em 2 hemisfrios. 2

Os hemisfrios cerebrais controlam a parte oposta do corpo ( os feixes nervosos cruzam-se). Lateralizao hemisfrica: Cada um dos hemisfrios exerce funes diferentes. No entanto, funcionam de forma integrada.

HEMISFRIO DIREITO FUNES:- Formao de imagens; - As relaes espaciais; - A percepo das formas, das cores, das tonalidades afectivas; Pensamento concreto.

HEMISFRIO ESQUERDO- Pensamento lgico; - Linguagem verbal; Clculo; - Memria. - Pensamento lgico; - Linguagem verbal; - Clculo; - Memria. LOBOS CEREBRAIS Cada hemisfrio cerebral constitudo por 4 lobos:

1. Occipitais ( crtex visual ) processa os estmulos visuais. ( os estmulos passam da rea visual primria para a rea visual secundria). 2. Temporais processa os estmulos auditivos. * rea de Wernicke : localizada na zona de convergncia dos lobos occipital, temporal e parietal, atribui significado ao discurso oral, permitindo a compreenso da linguagem falada. 3. Lobos parietais : - rea somatossensorial primria : recebe estmulos do meio ambiente como as sensaes de dor, tacto, temperatura etc - rea somatossensorial secundria : analisa, interpreta e integra as informaes recebidas na rea primria. 4. Lobos frontais : responsveis pelas actividades cognitivas que requerem concentrao e reflexo. 2 Partes importantes:

- O crtex motor : responsvel pelos movimentos dos msculos. - rea de Broca : responsvel pela linguagem falada e produo do discurso. PAPEL DAS REAS PR FRONTAIS Responsveis pelas funes intelectuais superiores que distinguem o homem dos outros animais. Relaciona-se com a memria : permite-nos recordar o passado, planear o futuro, resolver problemas, reflectir, tomar decises. Tem ainda uma relao com as emoes. ( Ver casos de Phineas e Elliot pg.68 ) 3

AUTO-ORGANIZAO PERMANENTE Corticalizao: construo do crtex cerebral atravs da diviso das clulas; Papel da interaco com o meio; Estabilidade e mudana nos circuitos sinpticos seleco das redes neuronais.

O crebro e a capacidade de adaptao Conceito de lentificao: desenvolvimento lento do crebro humano. Papel da aprendizagem. Individuao cerebral : o crebro assume mltiplas individuaes Cada crebro nico. PLASTICIDADE E APRENDIZAGEM Antigamente pensava-se que a organizao cerebral era definida geneticamente, pelo facto de a estrutura ser semelhante em todos os seres humanos. Actualmente, demonstrou-se que o crebro humano muito mais malevel. Plasticidade cerebral: capacidade de o ser humano se remodelar em funo das experincias do sujeito. ( As redes neuronais modificam-se.) Papel da aprendizagem.

Fim

You might also like