You are on page 1of 18

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

91

8. MANCAIS DE DESLIZAMENTO 8.1 Introduo Existem dois tipos bsicos de movimento relativo entre superfcies: Rolamento e escorregamento. O movimento entre um eixo e a bucha de um mancal escorregamento. Entre os dentes de uma engrenagem existem ambos os tipos de movimento. Tipos de Lubrificao: a) Hidrodinmica: As superfcies da rvore e do mancal so separadas por uma pelcula relativamente espessa de lubrificante, evitando o contato metal-metal. A pelcula lubrificante formada pelo movimento da rvore. Este tipo de lubrificao no requer injeo de leo sob presso. b) Hidrosttica: A lubrificao alcanada atravs da injeo do lubrificante sob presso. Assim, as superfcies em movimento so separadas por uma pelcula espessa de lubrificante. c) Elasto-hidrodinmica: a lubrificao de superfcies em movimento de rolamento. d) Limite: As superfcies da rvore e do mancal so separadas por uma pelcula extremamente fina de lubrificante. A espessura da pelcula lubrificante de escala microscpica. A perda da camada espessa de lubrificante (lubrificao hidrodinmica) pode ser causada por diversos fatores, tais como: Aumento da temperatura de servio, queda da velocidade do eixo, aumento da fora atuante, etc... e) Slida: Em aplicaes onde a temperatura de servio muito alta, exige-se o uso de lubrificantes slidos tais como grafite e bissulfeto de molibdnio. 8.2 Viscosidade Considere a Fig. 8.1. A placa A move com velocidade (U) sobre uma pelcula de lubrificante de espessura (h). A velocidade do lubrificante varia proporcionalmente com a distncia (y) da placa estacionria B.

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

92

U A

h y

B Fig. 8.1: Representao esquemtica de filme lubrificante A tenso cisalhante do fluido () :

F du U = = A dy h

(8.1)

a viscosidade absoluta ou viscosidade dinmica. A viscosidade um parmetro que


define a resistncia interna ao cisalhamento do lubrificante. Unidades da viscosidade (): Sistema Internacional: Pa.s Sistema Ingls: psi.s = reyn 1 Pa.s = 6890 reyn Ainda bastante usada a viscosidade no sistema CGS: Poise (P) ou centipoise (cP). Quando a viscosidade expressa em poise ou em centipoise, ela designada com a letra Z. Neste caso no se usa a letra grega . A converso de unidades :

(Pa.s) = 10-3 Z (cP) (reyn) = Z (cP) (6,89x106)


Viscosmetro Universal Saybolt (SUV): A viscosidade determinada atravs da medio do tempo necessrio para que 60 ml do lubrificante escorram em um viscosmetro padronizado. A temperatura do ensaio e as dimenses do viscosmetro so padronizadas pela ASTM. O resultado a viscosidade cinemtica, cuja unidade cm2/s ou stoke. A viscosidade pode ser determinada pela equao:

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

93

180 Z K = 0,22t t
Zk a viscosidade em 10-3 stokes (S), ou centistokes(cSt).

(8.2)

t o tempo necessrio para o lubrificante escorrer no viscosmetro SUV. SISTEMA INTERNACIONAL (SI): (m2/s) = 10-6 Zk (cSt)

= 0,22t

180 6 10 t

(8.3)

Para calcular a viscosidade dinmica ou absoluta () basta multiplicar a densidade do lubrificante (), ou seja:

= 0,22t
Densidade de lubrificantes:

180 6 10 t

(8.4)

Para clculos de projetos pode-se usar o valor mdio 860 - 900 kg/m3. 8.2 Equao de Petroff A equao de Petroff foi desenvolvida considerando-se um eixo concntrico em uma bucha, como est mostrado na Fig. 8.2. A equao (8.5) a equao de Petroff.
Chaveta Entrada de leo Bucha

Seco A-A

Fig. 8.2: Mancal Bucha, eixo

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

94

f = 2 2
f = Coeficiente de atrito

N r
P c

(8.5)

N = Rotao da rvore ou do eixo r = Raio da rvore ou do eixo c = Espessura da camada de lubrificante P = Presso projetada. l = Comprimento do mancal O nmero caracterstico do mancal ou nmero de Sommerfeld (S) :

P=

W 2rl

r N S = c P

(8.6)

O nmero de Sommerfeld adimensional. Ele muito importante na anlise de lubrificao, j que vrios parmetros especificados pelo projetista esto contidos na Eq. (8.6). Multiplicando ambos os lados da Eq. (8.5) pela razo (r/c) obtm-se:

r = 2 2 S c
f r N r P c c

(8.7)

Existem trs grupos de parmetros adimensionais:

Aquecimento do lubrificante:

O lubrificante se aquece devido ao atrito e conseqente gerao de calor. A quantidade de calor gerado no mancal (QGER) :

Q GER = lcrNC P (T )
CP = Calor especfico do lubrificante. N = Rotao do eixo ou rvore. = Densidade do lubrificante A temperatura mdia do lubrificante (Tf) :

(8.8)

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

95

Utilizando-se valores comuns das propriedades para lubrificantes de petrleo: = 860 kgf/m3, CP = 428 cal/kgf 0C e J = 4,19 J/cal (Equivalente mecnico do calor), o acrscimo de temperatura do lubrificante (T), a cada passagem no mancal, pode ser calculado pela Eq. (8.9):

rf 0 ,120 T c = P 1 Q S Q 1 2 Q rcNl

(8.9)

No desenvolvimento da Eq. (8.9) foram utilizadas as propriedades do lubrificante no sistema internacional de medidas. Assim, a presso projetada deve ser usada em Mega Pascal
(MPa) e a temperatura em graus Celsus.

O acrscimo de temperatura tambm pode ser determinado usando a Fig. 8.15, a qual foi determinada a partir da Equao acima.
Anlise de Estabilidade da Lubrificao

A variao de alguns parmetros operacionais pode alterar o comportamento da lubrificao do mancal. A diferena entre lubrificao limite e lubrificao hidrodinmica pode ser analisada atravs da Fig. 8.3. Um acrscimo da Temperatura do lubrificante pode provocar o dano do mancal se se estiver trabalhando no lado instvel. Ao contrrio, esta variao da temperatura automaticamente compensada, caso esteja trabalhando no lado estvel, ou seja, quando se estiver usando a lubrificao hidrodinmica.

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

96

Lubr. Limite: INSTVEL Coeficiente de Atrito (f)

Espessura espessa: ESTVEL

N Caracterstica do mancal P
Fig. 8.3: Anlise de Estabilidade da lubrificao
8.3 Lubrificao Hidrodinmica

Neste tipo de lubrificao ocorre a formao de uma camada espessa de lubrificante. A nomenclatura deste tipo de lubrificao est mostrada na Fig. 8.4.

h0

Fig. 8.4: Nomenclatura de mancais e eixos h0 = Espessura mnima do filme lubrificante. h

= Espessura do filme lubrificante (varivel ao longo do abraamento da bucha). = ngulo de abraamento do mancal.

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

97

c e

= Folga radial entre eixo e bucha (Calculado com o eixo concntrico com a bucha). = Excentricidade = Distncia entre o centro do eixo e o centro do mancal. = razo de excentricidade.

e c

8.4 Projeto do Mancal

Existem dois grupos de variveis no projeto de mancais de deslizamento: 1. Variveis conhecidas ou adotadas pelo projetista: - Viscosidade (). - Presso projetada ou fora atuante dividida pela rea projetada (P). - A rotao da rvore/eixo (N). - As dimenses do mancal: Raio do eixo (r), Folga radial (c), ngulo de abraamento () e Comprimento do mancal (l). 2. Variveis dependentes. Este grupo define o rendimento do mancal: - Coeficiente de atrito (f). - Acrscimo de temperatura (T). - Vazo de leo (Q). - Espessura mnima do filme lubrificante (h0). No projeto de um mancal utilizam-se os grficos de Raimondi e Boyd para determinao das dimenses e variveis.

Grficos de Viscosidade
O dimensionamento realizado baseando-se em uma viscosidade constante. A temperatura mdia (TMd) :

TMd = TEntr +

T 2

(8.10)

T o acrscimo de temperatura ocorrido no lubrificante devido ao atrito gerado no


mancal. Exemplo de uso dos grficos de viscosidade: Usar leo SAE30 Tentr = 80 0C. Acrscimo de temperatura T = 30 0C. Usando a Eq. (8.10), TMd = 95 0C.

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

98

Fig. 8.5, com TMd = 95 0C, leo SAE30, Viscosidade () = 8mPa.s.. Com este valor de viscosidade, deve-se calcular o acrscimo real de temperatura atravs da Eq. (8.9). Aps recalcular a temperatura mdia, entra-se novamente no grfico de viscosidade.

Fig. 8.5: Grfico de Viscosidade Temperatura: Sistema Internacional

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

99

Fig. 8.6: Grfico Multiviscosidade Temperatura: Sistema Ingls

Grficos da Espessura mnima do filme lubrificante (h0)

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

100

Fig. 8.7: Espessura mnima do filme lubrificante e razo de excentricidade

Fig. 8.8: Posio da mnima espessura do filme

lubrificante

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

101

Fig. 8.9: Diagrama polar da distribuio de presso.

Coeficiente de Atrito (f)

Fig. 8.10: Coeficiente de atrito varivel adimensional (fr/c)

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

102

Vazo e perda de lubrificante

Fig. 8.11: Vazo de lubrificante Varivel adimensional (Q/rcNl)

Fig. 8.12: Perda de lubrificante - Vazo Lateral de lubrificante - (QS)

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

103

Presso do filme lubrificante


Fig. 8.13: Relao entre a Presso e a Presso mxima do filme lubrificante (P/Pmx)

Fig. 8.14: Posio da presso mxima do filme lubrificante

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

104

Acrscimo de Temperatura

Fig. 8.15: Acrscimo de temperatura do lubrificante ao passar pelo mancal. O acrscimo de temperatura tambm pode ser determinado usando-se a Eq. (8.9).
Exemplo de dimensionamento de Mancal de deslizamento:

Dados conhecidos: = 2,0 mPa.s c = 0,04 mm Soluo: Presso projetada P = N = 30 Hz l = 50,0 mm W = 2000 N r = 25 mm

= 3600

W 2000 = = 0,80MPa 2rl 2.25.50


2
2

3 r N 25 2 x10 30 Nmero de Sommerfeld Eq. (8.6) S = = = 0,03 6 c P 0,04 0,80 x10

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

105

Espesura mnima da pelcula lubrificante - h0/c = ?


Com l/d = 50/50 = 1 e S = 0,03 Com l/d = 50/50 = 1 e S = 0,03 Fig. 8.7: h0/c 0,15. Figura 8.8: 320. Posicionamento da espessura Com c = 0,04 mm, h0 = 0,006 mm Espessura mnima do filme lubrificante. mnima da pelcula lubrificante. Esta posio fica esclarecida analisando-se a Fig. 8.9.

Excentricidade do eixo em relao ao mancal e = ?


Com l/d = 50/50 = 1 e S = 0,03 Fig. 8.7: = 0,85 (Lado direito da Figura). A excentricidade e = .c = 0,85.0,04 = 0,034 mm. OBS.: 1. O eixo estaria centralizado se e = 0 e h0 = c = 0,04 mm. 2. O projeto de um mancal pode ser feito para maximizar a carga atuante no mancal ou para ter a mnima perda de potncia. As linhas tracejadas da Fig. 8.7 determinam as regies para carga mxima e para mnimo atrito. A regio compreendida entre as linhas tracejadas pode ser considerada a melhor regio de projeto.

Coeficiente de atrito f = ?
Com l/d=50/50=1 e S = 0,03. Fig. 8.10: fr/c 1,2. Assim: f=c.1,2/r=0,04.1,2/25. f = 0,002. Torque devido ao atrito na rvore: T = fWr = 0,002.2000.(25x10-3) = 0,1N.m Potncia dissipada devido ao atrito Pot = T.N = 0,1.30 = 3 Nm/s=3 W 0,004 cv

Vazo do lubrificante Q = ?
Com l/d = 50/50 = 1 e S = 0,03. Fig. 8.11: Q/(rcNl) 4,7 Q = 4,7.25.0,04.30.50 = 7050 mm3/s = 7,0 m3/s. Perda de lubrificante ou Vazo lateral QS: Fig. 8.12: QS/Q = 0,88. QS = Q.0,88 = 7.0,88 = 6,2 m3/s.

Presso do lubrificante pmx = ?


Fig. 8.13 P/pmx 0,28 - pmx = P/0,28 = 0,80/0,28
pmx = 2,86 MPa.

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

106

Localizao do ponto de presso mxima Fig. 8.14 - Pmx = 110. A posio onde a presso se anula p0 = 440. Estas posies ficam esclarecidas analisando-se a Fig. 8.9A.

Acrscimo de temperatura do lubrificante T = ?


Com l/d = 50/50 = 1 e S = 0,03 Fig. 8.15:

0,120.T = 0,50 P

T =

0,5.P 0,5.0,8 = = 3,33 0 C 0,120 0,120

Utilizando-se a Eq. (8.9) obtm-se 0,120.T/P = 0,48. Este valor muito prximo daquele obtido acima atravs da Fig. 8.15. O acrscimo de temperatura calculado atravs da Eq. (8.9) seria T = 3,20 0C.

Dados conhecidos ou pr-determinados pelo projetista: Viscosidade do lubrificante = 2,0 mPa.s. Rotao do eixo N = 30 Hz. Fora atuante no mancal W = 2000 N. ngulo de abraamento do mancal = 3600. Raio do eixo r = 25 mm. Folga radial c = 0,04 mm. Comprimento do mancal l = 50,0 mm. Propriedades calculadas: Espessura mnima do filme lubrificante h0 = 0,006 mm; Posicionamento da espessura mnima (h0) 320. Excentricidade e = 0,034 mm. Coeficiente de atrito f = 0,002. Vazo do lubrificante Q = 7,0 m3/s. Perda de lubrificante (Vazo lateral) QS = 6,2 m3/s. Presso mxima do lubrificante pmx = 2,86 MPa. Localizao do ponto de presso mxima Pmx = 110. A posio onde a presso se anula p0 = 440. Acrscimo de Temperatura do lubrificante T = 3,3 0C.

Caractersticas do mancal - Resumo do exemplo

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

107

8.4 Materiais e Montagem de Mancais

No projeto de mancais de deslizamento, o tipo de leo deve ser selecionado em conjuno com as caractersticas do mancal (P, N, r, c,l). Montagem: A Folga radial (c) exerce influncia, j que folgas muito estreitas podem levar a desgastes excessivos e conseqentes aumentos de temperatura. Usam-se geralmente acoplamentos H8/f7 e/ou H9/d9. Materiais: Os seguintes materiais so usados em buchas: Babitts, Bronzes, Ferro fundido cinzento, Aos, Materiais Sinterizados e ligas de alumnio.
Babbitts: Ligas baseadas em chumbo e estanho, em combinao com outros elementos.

Usados em mancais de eixos manivela e de comando de vlvulas de motores de combusto interna. Estas ligas tm temperatura de fuso baixa. Eixos para mancais de babbitt devem ter dureza mnima de 150-200 HB e rugosidade RA = 0,25-0,30 m. Algumas propriedades destes materiais esto na Tab. 8.1. Tab. 8.1: Materiais usados em mancais Material da bucha Babbitt de Chumbo Babbitt de Estanho Ligas de Bronze Bronze-Estanho Liga de alumnio Dureza (kg/mm2) 15-20 20-30 40-80 60-80 45-50
EXERCCIOS 1. O motor do sistema abaixo transmite 7,0 kW a 1200 rpm. Engrenagens: mdulo m = 3 mm e ngulo de ao = 200. N1 = 24; N2 = 32 dentes Polias e correias FFROUXA = 0,2. FTENSA; Polia no eixo AB Dimetro = 75 mm Mancal: 40 l 60 mm; Montagem: H8/f7 ou H9/d9 leo: Temperatura de entrada = 80 0C. Acrscimo de temperatura T = 30 0C. Dimensione as buchas dos mancais A e B. Mancal completo.

Dureza mnima do eixo (kg/mm2) 150 150 300 300-400 300

Elementos de Mquinas I Mancais - Deslizamento

108

Faa todas as estimativas necessrias

N1 Motor

Polia

75mm

B A
N2

100 mm

200 mm

100 mm

2. Um mancal de deslizamento tem 40 mm de comprimento e 40 mm de dimetro. A relao r/c = 1000. A rvore gira com 1150 rpm. A fora atuante de 3 kN. O lubrificante utilizado SAE 40 na temperatura de admisso = Temperatura ambiente. Determine: a) A espessura mnima da pelcula lubrificante e a temperatura de sada do leo. b) A grandeza e a localizao da presso mxima do leo. 3. Um mancal de deslizamento de 70 mm de dimetro e 70 mm de comprimento lubrificado leo SAE 30 na temperatura de admisso de 40 0C. O mancal suporta uma carga radial de 4 kN e a rvore tem uma velocidade de 1120 rpm. A folga radial de 0,050 mm. Calcule: 3.1) O acrscimo de temperatura e a temperatura mdia da pelcula do leo. 3.2) O coeficiente de atrito. 3.3) A presso mxima da pelcula do leo e sua localizao. 3.4) A posio em que termina a pelcula do leo.

You might also like