You are on page 1of 4

18.

Transgresses no Cooperativismo

ILEGALIDADES E TRANSGRESSES NO COOPERATIVISMO BRASILEIRO

TRANSGRESSES LEI FEDERAL- LEI 5764/71 : POLTICA NACIONAL DE COOPERATIVISMO NO BRASIL A ABRACOOP uma associao privada de cooperativas consolidadas no mercado brasileiro, sem fins lucrativos, fundada em 11/04/00, para ajudar a promover o desenvolvimento tcnico e comercial de cooperativas de trabalho e de servios que esto iniciando suas atividades e necessitam de um suporte tcnico e de gesto de profissionais que atuam no cooperativismo com experincias concretas e positivas. Um grupo de cooperativas de So Paulo e do Rio de Janeiro, resolveu fundar uma associao para acelerar a difuso desse grandioso conhecimento suportado pelo sucesso do cooperativismo de suas fundadoras, de modo a colaborar com o crescimento de um cooperativismo tcnico e cientfico, capaz de criar slida capacidade de sobrevivncia e competitividade na era globalizada. Nos ltimos 5 anos viemos estudando os conflitos, os litgios e mazelas existentes no movimento cooperativista nacional e conseguimos levantar um conjunto caracterstico de TRANSGRESSES GRAVES junto Lei Federal 5764/71 e aos Princpios do Cooperativismo: NOTA: Itens Verificveis em Fiscalizao por poderes pblicos constitudos, os quais trazemos luz do discernimento institucional para ao disciplinadora e bloqueadora. Nesses anos conclumos que quando h litgios, ou reclamaes, acolhidos pelo Ministrio Pblico do Trabalho, tem-se como a mais sria causa de fundo a insatisfao do cooperado, sob algum tipo de "abuso trabalhista ou administrativo" decorrente da m pratica de gesto dos dirigentes, ou de grupos de poder que se formam na administrao de uma cooperativa. Ou pela deficiente Educao Cooperativista, praticada pela Cooperativa, que no chega a criar a "conscincia de cooperado - empresrio e dono do prprio negcio".

Transgresses GRAVES junto Lei Federal 5764/71 e aos princpios do Cooperativismo: Itens Verificveis em Fiscalizao por poderes pblicos constitudos.

1. Lei 5764/71 - Art. 47 - No renovao de 1/3 do Conselho de Administrao, perpetuando grupos de poder. 2. Lei 5764/71 - Art. 56 - No renovao de 1/3 do Conselho Fiscal, perpetuando conivncias fiscais junto com o grupo de poder. 3. Lei 5764/71 - Art. 28 - No formao do Fundo de Reservas - FR e do Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social - FATES. 4. Lei 5764/71 - Art. 28 - No aplicao correta do Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social - FATES, em benefcio dos cooperados. 5. Lei 5764/71 - Art. 38 e 43 - Assemblias Gerais viciadas e lesivas, produzindo decises nocivas sociedade. 6. Lei 5764/71 - Art. 52 - Dirigentes que colidem com os interesses da sociedade. 7. Lei 5764/71 - Art. 79 - Atos cooperados entre cooperativas dirigidas pelo mesmo grupo, em que numa o presidente A e o vice-presidente B e na outra cooperativa temos o inverso, o presidente B e o vice-presidente A . 8. Lei 5764/71 - Art. 80 Item II - No distribuio das Sobras Lquidas, nem respeito proporcionalidade em seu rateio quando existe. 9. Lei 5764/71 - Art. 80 Item II - Induo da no consolidao das Sobras Lquidas, para no ter que se proceder a distribuio das mesmas, criando artifcios contbeis para sangria dos "recursos sobrantes" por meios desonestos. 10. Regimento Interno - Desdobramento do Art. 80 - No distribuio das sobras de contratos aos cooperados que neles trabalharam. 11. Seleo de prestadores de servios s cooperativas por "aceitao" de comisses, admitidas e embolsadas pelos dirigentes, contratando servios sem a seleo pelo trinmio: Menor Preo x Melhor Qualidade x Suporte mais profissional no ps venda, e com base em 3 oramentos ou propostas legtimas de prestao de servios.

12. Empresas de fachada, ou mesmo "maquiadas", em nome de dirigentes emitindo Notas Fiscais Frias, que no correspondem a nenhum servio concretamente prestado cooperativa, para absorver os recursos sobrantes e promover o desvio do dinheiro da sociedade e estas cooperativas apresentam quase sempre "prejuzos suportveis". H, inclusive, emisso de Notas Fiscais "superfaturadas". Presena de grandes probabilidades de sonegao fiscal. 13. Ausncia proposital da promoo da Educao Cooperativista e das Prticas Operacionais da Rotina da Cooperativa, segundo as leis aplicveis, de modo a manter hegemonia de gesto e de domnio, sobre os demais cooperados "leigos". 14. Enriquecimento acelerado de dirigentes, em 2 ou 3, por procedimentos no ticos, onde se acumulam grandes patrimnios, ao passo que a sociedade mantm-se em regime recessivo ou de prosperidade tmida. Presena de grandes probabilidades de sonegao fiscal. 15. Dirigentes embolsando as comisses de venda, de contratos, que so fechados em nome da sociedade, em que recursos da cooperativa foram utilizados comercialmente para fins de desenvolvimento de negcios. Inevitavelmente os pedidos de servios, ou trabalho, so canalizados para ao executiva dos dirigentes que j so remunerados, por parte dos demais scios cooperados, para gerenciar a cooperativa. Tal comissionamento deveria ser aplicvel s aes comerciais de qualquer cooperado, o qual tem direito de negociar, tambm, os servios da cooperativa e ter seu devido comissionamento com as vendas de servios. 16. Transformao da cooperativa em "agncia de emprego" em que dirigentes fazem o agenciamento de mo-de-obra em condies desfavorveis ao cooperados, nos processos de terceirizao, ou de prestao de servio, impondo condies extremas de abuso ao trabalho. So cooperativas que transgridem as leis aplicveis. 17. Abertura de cooperativas, por empresas: indstria, servios e escritrios, com o nico objetivo de "reduo do custo Brasil", escapando do excesso de imposto e taxas incidentes nas empresas mercantis, mas que se tornam cooperativas que transgridem as leis aplicveis. 18. Negligenciamento assistncia securitria e previdenciria dos scios cooperados pela no constituio de um Sistema mnimo de Amparo aos mesmos, que propiciaria uma maior segurana social, com o uso de fundos adequados. Em alguns casos parte do Sistema de Benefcios, quando existente, abrange certos benefcios "incuos" e que possuem custo representativo que onera a carga de despesas da cooperativa, sem reciprocidade.

19. Contumaz busca do anonimato, em que dirigentes promovem a operao da cooperativa em endereos de "camuflagem", para fugir das fiscalizaes dos poderes pblicos constitudos, de modo a manter o "status quo" das atividades e preservar interesses fora dos objetivos e dos princpios do Cooperativismo. 20. A negao velada, dos dirigentes, em aceitar orientaes e subsdios tcnicos e cientficos sobre gesto de cooperativas, fundamentada em Monitoramento Cientfico Avaliao ou Auditoria do Sistema Cooperativo, a fim de detectar pontos fracos e pontos fortes para correo de "no-conformidades", com base em Lista de Verificao especfica, que se configura em Norma de Conduta tica e Gerencial, para minimizar procedimentos imprprios de administrao de cooperativas e certificar modelos de Excelncia Cooperativista. 21. Dirigentes de cooperativas, de categorias profissionais reguladas por Conselhos de Classe, a exemplo do CREA, CRM, COREN e etc. que no possuem o devido registro para exercer a administrao de atividades em que, mandatoriamente, se obriga que os mesmos sejam profissionais da rea e registrados nos respectivos conselhos. Nestes termos, manifestamos aos cooperados de cooperativas e aos poderes pblicos constitudos, a expresso de ocorrncias viciosas que afetam Cooperativismo de Trabalho e de Servios no Brasil, para que procurem estabelecer um mecanismo de fiscalizao, de modo a minimizar os abusos aqui relatados e que haja a devida penalidade aos transgressores das Leis Aplicveis e dos princpios do Cooperativismo, e que se venha a favorecer a perpetuao de to nobres princpios, de ajuda mtua, e suas aplicaes em atividades econmicas cooperativadas. COOPERADO VERIFIQUE SE SUA COOPERATIVA EST ISENTA DESTAS OCORRNCIAS! PEA UMA VISITA DA ABRACOOP, PARA INSTRU-LO E FAA VOC MESMO, COM SEUS DEMAIS SCIOS, UMA AVALIAO TCNICA DELA. Para maiores esclarecimentos efetuar contatos com o Eng Lewton Burity Verri Presidente da ABRACOOP, pelo E-mail: abracoop@hotmail.com ou pelos Tels: 24-33236633 - RJ OU 11-3699-0502 - SP. ENDEREO Rua Demetri Sansoud de Lavoud - 40 - Vila Campesina - Osasco - CEP: 06023-030 - Tel: 11-3699-0502 - FAX: 11-3699-2370. E-mail: abracoop@hotmail.com e cooperativismodobrasil@hotmail.com.

Repasse deste artigo feito pelo MCB Movimento dos Clientes (vitimas) da Bancoop

You might also like