You are on page 1of 2

O processo de seleo comea no mesmo momento em que o candidato encaminha seu currculo.

Recrutadores sabem que o currculo no substitui o contato pessoal, porm utilizam o documento como apoio para tomar decises. Um bom currculo no garante emprego, mas leva o candidato ao prximo passo do processo de seleo, geralmente representado pela entrevista pessoal.

Depois de seu nome e informao de contato atualizados, escreva sobre sua formao acadmica, incluindo nome da instituio de ensino, curso e ano de incio e concluso. Siga com sua experincia profissional, indicando nome da empresa, ramo de atuao, cargo exercido, principais atribuies e atividades desenvolvidas. Experincias profissionais muito antigas devem ser excludas. No obrigatrio informar ltimos salrios e pretenso salarial. Para finalizar, informe seus conhecimentos em outros idiomas, informtica e cursos extra-curriculares pertinentes vaga concorrida.

Especifique seu objetivo profissional. Comunique claramente suas expectativas e necessidades. Especifique as atividades que desempenhou, os resultados que obteve e as responsabilidades e atribuies alcanadas durante o tempo em que esteve contratado. Inicie as frases com verbos de ao que remetem instintivamente ao ato de executar e realizar, mas no utilize o pronome pessoal "eu". A composio do texto deve ser moderna, arrojada e positiva.

O alinhamento do texto, tipo e tamanho da letra so importantes. Se voc no trabalha em setores relacionados criatividade, opte por letras padro, como Arial ou Tahoma, no abuse de cores, e atenha-se na organizao e formatao dos dados apresentados. Aproveite os recursos de sublinhar, negrito, itlico e letras maisculas para enfatizar o que voc deseja que no passe despercebido.

Mesmo que voc ainda no possua experincias profissionais, seu currculo pode ser atraente para muitas empresas. Escreva sobre sua experincia acadmica ou tcnica, e interesses que possam ser relevantes ao processo seletivo em questo. As qualificaes tcnicas tambm contam muito na hora de selecionar um "novato". Indique seus conhecimentos e valorize seu interesse em aprender mais!

Leia diversas vezes seu currculo e certifique-se de que no h nenhum erro de ortografia. Portugus impecvel fundamental. Organizao, texto conciso e informaes atualizadas garantem veracidade ao documento. Um currculo ideal tem um mximo de duas pginas. Destaque suas qualidades, mas no minta em seu currculo! Alm de falta de tica, voc poderia comprometer novas oportunidades. Mantenha sempre seu currculo atualizado. importante para o recrutador conhecer suas experincias atuais! Tambm um timo exerccio de autoanlise.

You might also like