You are on page 1of 3

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Curso Tecnologia em Gesto Hospitalar Perodo Letivo 2011/1 Semestre 3 Disciplina Contabilidade Geral e Custos Nome Tutor Presencial:Jorge Adolfo Cypriano Nome Professor EAD Luiz Miguel Renda Nome Aluno: Eliane Rita da Conceio Espndola RA 240365 Atividade Avaliativa Questionrio Disciplina: Contabilidade Geral e Custos Questes Dissertativas Tema 1 Questo 3 (0,25) Discorra sobre a definio de custos e despesas. Resposta:Custo o gasto com a fabricao do produto (processo produtivo). O custo s afetar o resultado com a parcela do gasto que corresponde aos produtos vendidos. Despesas so fatores identificveis administrao, financeiras e relativas as vendas, que reduz a receita. A despesa afetar diretamente o resultado do exerccio. Tema 2 Questo 5 (0,25) Quais as principais diferenas entre custeio por absoro e custeio direto? Quais podem ser os impactos com a adoo de um ou de outro? Resposta: O Custeio por absoro aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da rea de fabricao, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variveis, de estrutura ou operacionais. O prprio nome do critrio revelador dessa particularidade, ou

seja, o procedimento fazer com que cada produto ou produo (ou servio) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados fabricao. O custeio direto, ou custeio varivel, um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produo do perodo apenas os custos variveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que no haja produo, no so considerados como custo de produo e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do perodo. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaborao e produtos acabados s contero custos variveis. Os mtodos de Custeio atribuem para cada custo uma classificao especfica, na forma de custos fixos ou custos variveis. Tema 4 Questo 1(0,25) Defina o conceito de cadeia de valor. Resposta: Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organizao desde as relaes com os fornecedores e ciclos de produo e de venda at a fase da distribuio final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985. Tema 5 Questo 7 (0,25) Explique o conceito de margem de contribuio em valor e em taxa e sua importncia para o clculo do PE. Resposta: Margem de Contribuio, nada mais do que os resultados positivos, obtidos atravs da Receita, menos os Custos Variveis. Este resultado, que a Margem de Contribuio, dever ser igual aos Custos Fixos para que se chegue ao Ponto de Equilbrio.

Tema 6 Questo 6 (0,25) Explique o que um mapa de mercado e uma pesquisa de campo. Resposta: Mapa de mercado uma visualizao imediata do mercado de capitais como um todo. Com diferentes tonalidades, ele mostra os setores e o desempenho dos papis de cada empresa listada em bolsa. A pesquisa de campo procede observao de fatos e fenmenos exatamente como ocorrem no real, coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, anlise e interpretao desses dados, com base numa fundamentao terica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Questo 8 tema 7 Explique detalhadamente a colaborao que o profissional de custos pode dar para a determinao das necessidades de capital de giro. Resposta: Como os custos representam um importante componente dos desembolsos e como uma adequada gesto das compras, eles podem ajudar a aliviar as necessidades de caixa. O profissional de custos pode colaborar para reduzir as necessidades de desencaixe, tanto na reduo de custos como nos processos de maior eficincia da compras.

You might also like