You are on page 1of 8

A ANLISE DO SUJEITO INDETERMINADO O PROBLEMA DE CRITRIOS SEMNTICOS NA DESCRIO DE FUNES SINTTICAS Mnica Aparecida Lima Lopes (UERJ) INTRODUO

A questo do sujeito , talvez, uma das mais complexas na Lngua Portuguesa. comum a mistura de critrios na anlise, que, por vezes, se enviesa pelo aspecto semntico-pragmtico da lngua, e por outras pelo morfossinttico. Por isso, o sujeito indeterminado constitui um dos tipos de sujeito em que tal problemtica surge com maior confuso. A proposta do trabalho uma anlise crtica das definies dadas pela Gramtica Tradicional, de modo a aplic-las na realidade de ensino da Gramtica Normativa. Para tal, utilizar-se-o como corpus de anlise alguns livros didticos de ensino da lngua portuguesa em nvel mdio. Alm disso, esse trabalho lana a proposta de aproximar a gramtica ensinada nas escolas de ensino fundamental e mdio situao real de comunicao do aluno. Para aprofundar o assunto serviro de fontes de consulta obras de autores consagrados como: Cunha & Lindley, Rocha Lima, Bechara, dentre outros. Convm ressaltar que este trabalho no tem a pretenso de reformular a gramtica, rejeitando todas as suas definies, mas, sim, aclarar questes que, por uma conceituao enviesada pelo campo semntico, em detrimento da proposta sinttica, causam incoerncias no ensino e problemas de entendimento pelos alunos. AS ABORDAGENS DE SUJEITO INDETERMINADO NAS GRAMTICAS DE ENSINO MDIO Segundo Sacconi (1999: 332), sujeito o ser ou aquilo a que se atribui a ideia contida no predicado. Ainda com Sacconi (1999: 334): indeterminado quando a identidade do sujeito desconhecida realmente ou escondida propositadamente. Ignora-se no s a identidade, mas tambm o nmero de agentes. Ex.: Roubaram minha carteira.

Marisa, falaram mal de voc. Trabalha-se demais no Japo. Como se v, indetermina-se o sujeito de duas maneiras:
a) colocando-se o verbo na terceira pessoa do plural, sem referncia ao pronome eles (e

variao), nem a qualquer substantivo anteriormente expresso, o que o torna, este, sim, um sujeito oculto, desconhecido literalmente em nmero e identidade;
b) colocando-se o pronome se junto de qualquer tipo de verbo na terceira pessoa do

singular, exceto o transitivo direto. Segundo Paschoalin & Spadoto (1996: 167) o sujeito indeterminado quando no possvel determinar que elemento da orao funciona como sujeito. ? /Pegaram meu lpis, professor. Ainda segundo os mesmos autores (1996: 167-168), pode-se construir o sujeito indeterminado de duas maneiras: colocando-se o verbo na terceira pessoa do plural: ? /Mandaram os acidentados para o hospital. colocando-se o verbo na terceira pessoa do singular acompanhado do pronome se: ? /Precisa-se de carpinteiros. Nos dizeres de Faraco & Moura (1998: 37), sujeito o termo que denota o ser a respeito de quem se faz uma declarao, e o predicado o que se declara a respeito do sujeito. Ainda com a palavra, os mesmos autores (1998: 38): indeterminado aquele que, embora existindo, no se pode determinar. Ocorre em trs casos: a) com verbo na 3 pessoa do plural; Ficaram estupefatos com a notcia da morte do encantador. b) com verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligao seguidos do pronome se; Vive-se mal aqui. (V.I) Trata-se de uma morte no muito comum. (V.T.I.) No vestibular, sempre se fica ansioso. (V.L.)

c) quando o ncleo do sujeito um pronome substantivo indefinido. Algum me indicou para o cargo de reprter. AS IMPLICAES SINTTICO-SEMNTICAS O CONTEXTO PRAGMTICO A ANLISE DO SUJEITO INDETERMINADO Conforme descrio acima, segundo Sacconi (1999: 334), indeterminado quando a identidade do sujeito desconhecida realmente ou escondida propositadamente. Ignora-se no s a identidade, mas tambm o nmero de agentes. Afirmar que ocorre sujeito indeterminado quando a identidade do sujeito desconhecida realmente ou escondida propositadamente um argumento contraditrio e complicador para o entendimento do aluno, uma vez que em oraes do tipo Algum roubou sua carteira, a identidade do sujeito tambm desconhecida ou escondida, mas nem por isso o sujeito dessa orao classificado como indeterminado, ao contrrio, o sujeito da orao determinado sintaticamente, sendo marcado pelo pronome indefinido Algum. O que ocorre nesse caso a mistura de critrios na classificao do sujeito, ora encarado do ponto de vista sinttico, ora semntico-pragmtico. Recorrendo-se a Luft (1996: 25) observa-se que o autor tambm se contradiz, pois primeiro diz na orao de sujeito indeterminado, h um sujeito (agente humano) que por no poder ou no querer, no se declara.. Depois o mesmo autor escreve m tcnica gramatical considerar os pronomes indefinidos como sujeitos indeterminados, confundindo-se sintaxe e semntica. O prprio autor confunde sintaxe com semntica, pois primeiro diz que na orao de sujeito indeterminado h um sujeito (agente humano) que por no poder ou no querer, no se declara, contudo numa orao como Algum estava gritando o autor admite a presena de um sujeito. Na orao acima, Algum, do ponto de vista semntico, um sujeito que no se declara, logo indeterminado, embora considerado sujeito simples pelo mesmo autor, que desta forma admite a determinao do sujeito j pelo vis sinttico, uma vez que o termo que exerce a funo de sujeito concorda com a forma verbal. exatamente a que os prprios conceitos contraditrios do autor causam a confuso de sintaxe com semntica.

Para desfazer a confuso e a contradio dos conceitos de Luft, o mesmo deveria ter dito que na orao de sujeito indeterminado no se identifica, por no poder ou no querer, o elemento lingustico da orao que exerce a funo de sujeito. Assim, o autor teria utilizado o critrio meramente sinttico-estrutural em sua anlise, desfazendo a contradio aparente. Faz-se relevante atentar para o fato de que uma anlise puramente estrutural no se faz coerente, j que o ensino da gramtica deve ser fundamentado. No se ensina gramtica, em especial no caso desse trabalho, sujeito indeterminado, somente para que o aluno saiba de cor e salteado as mais diversas classificaes, mas, sim, para que com um conhecimento sinttico, sem detrimento do semntico-pragmtico, ele consiga comunicar-se. Observemos, pois, A cadeira comeu a mesa. Do ponto de vista meramente sinttico, a orao acima est perfeita, porm o que faz com que a mesma esteja errada justamente a carga semntica, pois uma cadeira no pode comer uma mesa. Assim, esta frase incoerente se levarmos em conta os critrios semnticopragmticos da lngua, tornando-se, embora sintaticamente perfeita, incompreensvel ao usurio da lngua. Ento pensar num ensino que utilize o critrio somente sinttico em detrimento da carga semntico-pragmtica torna a aprendizagem improdutiva, seno totalmente ineficaz, j que a razo precpua de usar uma lngua a boa comunicao. Conforme mencionado linhas atrs, segundo (1999: 334), Faraco & Moura (1998: 38) e Paschoalin & Spadoto (1996: 167), a primeira das maneiras de se indeterminar o sujeito colocar o verbo na terceira pessoa do plural. relevante advertir, portanto, sobre os problemas do ensino/aprendizagem meramente de estruturas sem um contexto, pois analisar uma orao isolada, fora de um contexto pode ocasionar interpretaes equivocadas. Observe o exemplo: Falaram mal de voc. O sujeito dessa orao pode ser perfeitamente classificado como determinado, pois a desinncia do verbo permite concluir que existe um sujeito na terceira pessoa do plural (Eles/Elas). Logo, o que vai determinar se o sujeito dessa orao determinado ou indeterminado o contexto semntico-pragmtico no qual ela foi utilizada. A segunda maneira de se indeterminar o sujeito, segundo Paschoalin & Spadoto (1996: 168) colocando-se o verbo na 3 pessoa do singular acompanhado do pronome se.

Ento em oraes do tipo: Vende-se este terreno. Com base no conceito dos autores teria de se considerar que o sujeito da orao indeterminado, porm, todos sabem que nessa orao h um sujeito determinado, ou seja, este terreno. Assim, tal conceito no se sustenta, uma vez que os autores no mencionaram que tipo de verbo na terceira do singular acompanhado do pronome se indetermina o sujeito. No conceito de Sacconi (1999: 334) a segunda maneira de se indeterminar o sujeito colocando-se o pronome se junto de qualquer tipo de verbo na terceira pessoa do singular, exceto o transitivo direto. Faz-se ento uma ressalva quanto a construes com verbo na terceira pessoa do singular mais pronome se. Observe a construo abaixo: Vende-se jornais. Promove-se eventos. Segundo as gramticas normativas, as construes acima esto erradas, logo deveriam ser: Vendem-se jornais. (sendo casas sujeito da orao) Promovem-se eventos. (sendo eventos sujeito da orao) Porm, quando o falante constri esse tipo de orao, usando o verbo no singular, ele usa a sua intuio gramatical internalizada, para de fato indeterminar o sujeito da orao, pois o falante que diz Vende-se jornais no tem como inteno identificar que o elemento gramatical que funciona como sujeito da orao jornais, ao contrrio, a inteno (gramtica intuitiva) dele de fato indeterminar qual o elemento gramatical que funciona como sujeito e enfatizar a ao expressa pelo verbo vender. J Faraco & Moura dizem que a segunda maneira de se indeterminar o sujeito com verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligao seguidos do pronome se. Apesar de os exemplos dados por esses autores (conforme descrio anteriormente feita) utilizarem tais verbos na terceira pessoa do singular, essa observao no feita na conceituao. E, para finalizar, destaca-se que, dos autores de livros de ensino mdio analisados no corpus desse trabalho, s Faraco & Moura incluem um terceiro caso de indeterminao do sujeito, ou seja, quando o ncleo do sujeito um pronome substantivo indefinido., dando como exemplo a seguinte construo: Algum me indicou para o cargo de reprter.

Nesse caso, sim, est se fazendo uma miscelnea de critrios na anlise do sujeito indeterminado, ora recorre-se a um critrio semntico, ora a um critrio sinttico. Outro aspecto a ser ressaltado que nenhum dos autores de gramticas voltadas para o ensino mdio acima analisados tomou como marca de sujeito indeterminado a presena do verbo infinitivo dito impessoal como em: Navegar preciso, viver no preciso. (F. Pessoa) Provavelmente, a omisso de tal caracterstica deve-se confuso de critrios bastante comuns na descrio convencional da Lngua. No exemplo acima, nota-se a perfeita concordncia entre os elementos lingusticos que exercem a funo de sujeito expressa pelos verbos infinitivos impessoais Navegar e viver e os respectivos verbos do predicado preciso. Assim, de acordo com o critrio sinttico, o verbo infinitivo impessoal exerce plenamente o papel de sujeito. Apesar disso, pelo critrio semntico-pragmtico, alm do carter discursivo da Lngua, tal apropriao do verbo como sujeito seria incoerente, j que ele no estaria apresentado como algo ou algum do qual se informa algo na lgica do falante. Em suma, para se fazer uma anlise sensata, deve-se estabelecer qual o critrio a ser utilizado. Porm, sem se esquecer de que, mesmo que o critrio utilizado seja o sinttico, deve-se levar sempre em considerao a carga semntica e o contexto pragmtico em que tal construo foi utilizada, e isso no confuso de critrios, mas, sim, a utilizao de um recurso de extrema relevncia para uma anlise coerente da lngua, que preconiza no s a estrutura, mas tambm o bem-comunicar. CONSIDERAES FINAIS O que se pretendeu com este trabalho no foi criar mais teorias com pretenses de ensinar aos professores como ensinar gramtica, mas, sim, fazer uma anlise crtica acerca da noo de sujeito indeterminado e com isso trazer contribuies para melhoria e eficincia do ensino/aprendizagem do aluno e/ou falante de lngua portuguesa. Busquei revelar incoerncias e contradies nos conceitos e marcas de sua classificao, devido confuso de critrios bastante comum na descrio lingustica, que ainda no se definiu pelo semntico ou o morfossinttico. Meu trabalho, portanto, foi uma avaliao crtica de como o sujeito indeterminado apresentase nas gramticas utilizadas em sala de aula e uma proposta de revisitao dos conceitos, de forma a torn-los mais didticos para o aluno, permitindo uma viso crtica da Lngua. Dessa

forma, podemos entender que uma anlise gramatical no pode ser suficiente apenas por rotular termos e funes. O professor no pode manter o seu estudo estanque, reproduzindo um contedo ultrapassado, recheado de exemplos que s funcionam para confirmar uma teoria j pr-estabelecida. Uma anlise gramatical no pode ser suficiente apenas por rotular termos e funes. Deve-se, antes de tudo, trabalhar com uma situao real de comunicao. Cabe a ns, professores, enquanto estudiosos da lngua e usurios, rediscutir alguns critrios de anlise lingustica de modo a torn-los mais racionais e coerentes no ensino. Enquanto a gua do rio/lngua, por estar em movimento, se renova incessantemente, a gua do igap/gramtica normativa envelhece e s se renovar quando vier a prxima cheia (BAGNO, 1999: 10)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGNO, Marcos. Preconceito lingstico: o que , como se faz. So Paulo: Loyola, 1999. BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. 37 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. . Lies de portugus pela anlise sinttica. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. CUNHA, Celso & CINTRA, Lus F. Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. FARACO, Carlos Emlio & MOURA, Francisco Marto de. Lngua e literatura. 21 ed. So Paulo: tica, 1998. V. 3. LUFT, Celso Pedro. Moderna gramtica brasileira. So Paulo: Globo, 1996. PASCHOALIN, Maria Aparecida & SPADOTO, Neuza Terezinha. Gramtica: teoria e exerccios. So Paulo: FTD, 1996. SACCONI, Luiz Antnio. Nossa gramtica: teoria e prtica. 25 ed. So Paulo: Atual, 1999.

You might also like