You are on page 1of 14

1

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Graduao em Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

TESTE DO PROJETO
FONTE REGULADA INTERFACE COM PC

Celio Carlos Leandro Sergio Lucas Claudiano Robson Teixeira

Belo Horizonte 2011

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Graduao em Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao

TESTE DO PROJETO
FONTE REGULADA INTERFACE COM PC

Trabalho apresentado disciplina de TAI em Eletrnica , do curso de Engenharia de Eletrnica e de Telecomunicao da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, como um relatrio dos testes realizados ao longo do desenrolar do projeto de uma fonte regulada com interface com um computador.

Celio Carlos Leandro Sergio Lucas Claudiano Robson Teixeira

Belo Horizonte 2011

3 SUMRIO

1 INTRODUO............................................................ 5 2 TESTES....................................................................... 7 2.1 Nveis de tenso corretos............................................ 7 2.2Envio de padro de bits.............................................. 9 2.3 Sada da fonte............................................................ 11 2.4 Teste do Software e da comunicao....................... 12 3 CONCLUSO............................................................. 14

4 LISTA DE ILUSTRAES

Figura 1: Sinal padro serial enviado.................................................................................... 8 Figura 2: Sinal padro convertido TTL................................................................................ 9 Figura 3: Sinal enviado pelo circuito via MAX232 ao PC................................................. 10 Figura 4: Sinal de referncia 12 Volts.................................................................................. 11 Figura 5: Interface PC com usurio.................................................................................... 13

5 1 INTRODUO

De acordo com a seqncia prevista no cronograma do projeto, este relatrio apresenta-se como um ponto intermedirio no processo de desenvolvimento, sendo sua funo a de servir como um registro dos resultados obtidos at o momento em que este documento foi escrito. Primeiramente, lembrando a proposta de trabalho sobre a qual trata este relatrio, deseja-se desenvolver uma fonte regulada que possa entregar uma tenso em sua sada que varie em passos inteiros de 0 a 12 Volts, sendo que os valores de tenso devero ser determinados atravs de um comando enviado pelo usurio atravs de uma interface exclusivamente desenvolvida para este projeto e que possa ser executada em um computador pessoal. Alm de enviar os comandos no ambiente computacional, desejvel que se possa monitorar os valores de tenso e corrente medidos atravs de sensores. Observamos que, por enquanto, a questo que se revela como principal dificuldade para o desenvolvimento do projeto a construo da interface que permitir que seja estabelecida uma comunicao de dados entre o computador e o circuito externo. Por interface, entenda-se que nos referimos ao programa desenvolvido no PC, o microcontrolador dotado de um firmware especfico e os componentes intermedirios necessrios para a construo do caminho fsico entre os dois, como o circuito integrado conversor de nveis de tenso MAX232 e o cabo RS232 DB9, por exemplo. Uma vez que o microcontrolador HC08 - entre os componentes do circuito externo - o que pode gerar sinais a serem encaminhados para o computador, podemos simplificar o problema dizendo que necessria uma forma de implementar uma funo que permita com que o microcontrolador estabelea uma conexo bidirecional, para envio e recebimento de dados, com o computador. importante lembrar tambm que muitos microcontroladores j possuem uma funo para comunicao com computadores implementada. Porm, neste projeto, optamos por utilizar o microcontrolador HC08, que foi estudado com maior profundidade em disciplinas anteriores do curso de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicao. Embora esta interface seja a principal dificuldade do projeto, no presente momento j estamos em condies de enviar e receber dados do PC, uma vez que j possumos um software em para desktop, um firmware compatvel e um o caminho fsico. Problemas na lgica dos programas, tanto do microcontrolador, quanto do PC, ainda no permitiram que alcanssemos uma comunicao bidirecional simultnea. Ou seja, s conseguimos enviar ou receber atravs do mesmo microcontrolador. A soluo deste problema est entre os

6 prximos passos do desenvolvimento deste projeto. Por ora, apresentaremos alguns testes realizados na comunicao que j foi estabelecida.

7 2 TESTES

2.1 Nveis de tenso corretos

Um dos primeiros problemas superados durante o desenvolvimento do projeto foi a incompatibilidade de nveis de tenso entre o circuito externo ( onde se encontra o HC08) e o computador. O computador trabalha em nveis de tenso que variam em uma faixa de 3 a 15 Volts para fazer a representao do que ele entende por nvel lgico zero e em uma faixa de -3 a -15 Volts para representar o que ele entende por nvel lgico um. O microcontrolador, assim como o conversor digital para analgico (DAC) que ser utilizado entre o microcontrolador e a fonte , trabalham com a representao do nvel alto por um valor de 5 Volts e o nvel baixo por um valor de 0 Volts. Assim, no podemos enviar dados diretamente do computador para o microcontrolador e vice-versa. O microcontrolador inclusive nem pode receber tenses negativas. A soluo ser utilizar algum circuito capaz de fazer uma converso entre os nveis das tenses apropriadas, tanto no sentido do computador para o microcontrolador, quanto no sentido do microcontrolador para o computador. Depois de avaliar algumas possibilidades, empregamos o circuito integrado MAX 232. Este circuito que necessita de uma polarizao muito simples (realizada atravs de capacitores) promete resolver esta questo. O MAX232 possui dois canais de converso para converter sinais do PC para o microcontrolador (duas entradas RIN e duas sadas ROUT) e dois canais de converso para converter do microcontrolador para o PC (duas entradas TIN e duas sadas TOUT). Para testar este efeito do MAX232, obteve-se a figura 1 e a figura 2.

Figura 1: Sinal Padro Serial enviado

A figura 1, buscada atravs do osciloscpio Tektronix, demonstra o nvel de sinal presente no padro serial RS232, ou seja, a presena de nveis negativos e positivos para representao dos bits. O sinal foi medido na entrada do conector DB9 para o circuito quando se utiliza o MAX232. Observa-se que h nveis positivos e negativos na figura. S para ter uma visualizao melhor da referncia, o canal 1 foi mantido, estando aproximadamente sobre a linha de 0 Volts do osciloscpio. Observa-se tambm que as tenses, embora apaream em dois nveis, possuem amplitude que esto na faixa de 3 a 15 Volts e -3 e -15 Volts. Na verdade, o valor exato das tenses que aparecem no cabo RS232, segundo constatamos, varia de computador para computador, assim como de porta serial para porta serial. A converso inversa tambm necessria. A figura 2 ilustra este processo.

Figura 2: Sinal convertido padro TTL

A figura 2, tambm capturada atravs do osciloscpio Tektronix, demonstra a converso dos nveis de tenso da porta serial RS232 em nveis TTL, ou seja, converte-se valores de tenso na faixa de -3 a -15 Volts para 5 Volts e valores de tenso na faixa de 3 a 15 Volts para 0 Volts. A forma de onda foi medida atravs da sada de um dos pinos do MAX 232 que se conecta a um pino de entrada do microcontrolador. No importa o valor exato da tenso que chegar do computador, se esta tenso estiver entre uma das duas faixas, teremos um dos dois nveis lgicos correspondentes na sada. As figuras 1 e 2 demonstram que o MAX232 realiza seu trabalho conforme o esperado.

2.2 Envio de padro de bits

Para estabelecermos a comunicao entre o PC e o microcontrolador, alm das tenses chegarem em nveis corretos a cada um deles, necessrio que um padro representando os dados seja enviado corretamente. Este padro deve obedecer a um protocolo que seja combinado entre o computador e o microcontrolador. Esta combinao na verdade se d atravs do desenvolvimento de um software

10 para o PC que controle a porta serial e um firmware no microcontrolador que controle suas entradas e sadas. Estas duas programaes devem conter um procedimento de comunicao que o que nos referimos aqui como protocolo de comunicao. Como j explicamos anteriormente, j possvel enviar e receber dados atravs do PC. A figura 3 mostra um padro de bits enviados ao PC pelo microcontrolador, depois que este sinal passa pelo MAX232. Observe que os nveis de tenso j foram devidamente convertidos.

Figura 3: Sinal Serial Enviado pelo Circuito via MAX232 ao PC

Podemos verificar que conjuntos de dados diferentes so enviados em um mesmo padro. Observa-se tambm que quando nada enviado o canal, do ponto de vista do computador est em nvel alto ( tenso negativa). A gerao deste padro responsabilidade do microcontrolador. Portanto, para a comunicao com o computador necessrio que o firmware execute uma seqncia de formao do sinal pr-configurada (funo de escrita do HC08). O padro que chega ao MAX232 em, no importa se do PC para o microcontrolador ou do microcontrolador para o PC, ser reproduzido de maneira idntica, porm em nveis adequadas, em uma sada especfica.

11 2.3 Sada da fonte

Antes de falarmos sobre o software desenvolvido para a comunicao, apresentamos na figura 4, o onda de tenso. O sinal que alimenta a fonte o sinal da rede eltrica. A fonte a mesma fonte desenvolvida no laboratrio de eletrnica analgica do curso e envolve processos de retificao, filtragem e regulao. Esta fonte j foi testada anteriormente e acreditamos que apenas pequenos ajustes podero ser necessrios para trabalharmos com ela. Na verdade, a proposta do projeto utilizarmos uma interface a ser desenvolvida para controlarmos uma fonte que j conhecemos de outro projeto.

Figura 1: Sinal de referncia 12 Volts

Na figura 4 verifica-se a presena do efeito do Ripple, o qual ser reajustado atravs do ajuste do filtro da fonte, que deixar de possuir um capacitor de 220uF e passar a possuir um capacitor eletroltico de 560uF. Pode-se observar ainda que os valores de tenso possuem uma oscilao em torno do valor mdio de 11,5 Volts.

12 2.4 Teste do Software e da comunicao

Do ponto de vista do usurio, a comunicao entre a o computador e a fonte ocorre quando, ao entrar com informaes em alguma tela do computador - seja atravs do mouse, do teclado, ou outro dispositivo de entrada conectado ao PC estas informaes so compreendidas e a fonte apresenta em sua sada o resultado desejado. Portanto, para o usurio no importa saber os processos internos envolvidos na comunicao dos dados, mas apenas que as informaes possam ser enviadas e recebidas e que o sistema responda em suas sadas as estas informaes. Para atender esta expectativa do usurio, muitos sistemas que podem conectar-se a computadores apresentam um software que roda uma aplicao que se destina a conversar com o usurio, simplificando sua interao com o sistema. A fonte do nosso projeto ter uma interface que se baseia na interface de teste que j criamos e est aparece na figura 5.

Figura 5: Interface PC com usurio

13 Atravs da figura 5 podemos explicar alguns testes j realizados. Primeiramente, o bloco Byte a ser enviado foi desenvolvido para podermos, utilizando o canal de comunicao, enviar qualquer valor entre 0 e 255. O protocolo desenvolvido para a comunicao serial no nosso projeto se baseia no envio de pares de bits. A primeira coluna DTR/RTS mostra um conjunto de pares de bits enviados em seqncia para atender ao protocolo de comunicao. Na coluna RGN/RLS aparece os pares de bits que so recebidos como resposta dos pares enviados. O resultado na sada do microcontrolador quando o dado enviado o bloco de 8 bits que aparece ao lado da seta de enviar. Ainda podemos ver valores que aparecem nos blocos denominados TENSO e CORRENTE que so valores entre 0 e 255 e que correspondero aos valores lidos pelos sensores, convertidos em binrio atravs do conversor analgico-digital do HC08. Os blocos contendo a sequencias 00, 01, 10 e 11 so pares que podem ser usados para testar a comunicao enviando par a par, ao invs de mandar uma seqncia de pares. Os valores 120 e 102 que aparecem na figura 5 foram enviados para o PC atravs do HC08. A aba Configurao que est na janela, serve por enquanto - apenas para definir qual porta do PC queremos utilizar (COM1, COM2...). Podemos ver que o programa capaz de enviar e receber. Porm, como j dissemos isto no ocorre simultaneamente. No caso da figura 5, por exemplo, o programa est habilitado para receber. Portanto a seta de enviar s enviar o prximo byte desejado, se o programa parar de receber.

14 3 CONCLUSO

Algumas concluses depois dos testes a que chegamos que necessitamos de aperfeioar a comunicao entre o PC e o microcontrolador, de forma a torn-la bidirecional simultaneamente. Os valores recebidos no programa so exatamente os valores enviados pelo HC08 e os valores que enviamos aparecem na porta B deste ultimo. No h problemas tambm nas tenses recebidas tanto pelo microcontrolador, quanto pelo computador, pois o circuito integrado MAX232 foi capaz de fazer a converso com simplicidade e sem maiores problemas. Os padres de bits enviados sero definidos de acordo com o protocolo e tambm pudemos observar que este padro enviado pelo HC08, atravs de sua funo de escrita. Com relao fonte, teremos que trocar o capacitor utilizado no filtro, sendo que ser retirado o capacitor de 220uF e o filtro passar a possuir um capacitor eletroltico de 560uF, com o objetivo de ajustar o ripple. Por fim, estas concluses se aplicam ao momento atual do projeto. Seguimos uma linha planejada levando em considerao o projeto como um todo. Porm, muitas vezes, durante o desenvolvimento de projetos descobrimos novas possibilidades que podem simplificar e aperfeioar a proposta de trabalho. Assim estes testes apresentam-se como um retrato do cenrio atual do projeto e orientao para as futuras direes que seguiremos no desenrolar do processo de desenvolvimento.

You might also like