You are on page 1of 7

Como fazer monografia?

Redao da Monografia Fonte: Manual de orientao de monografia da Uniceub Apresentao Parte-se da premissa de que os trabalhos sero realizados com o emprego do programa processador de textos Word, da Microsoft, pois, de acordo com pesquisa feita na comunidade interessada, este o mais. Ademais, referido programa est disponvel nos computadores do laboratrio de informtica da instituio. O manual tem por meta servir como fonte rpida e prtica de consulta aos alunos; assim, somente os tpicos mais comuns sero tratados, buscando-se a conciso e a simplicidade na exposio. Na elaborao do presente manual, foram empregadas como principais fontes de consulta as normas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, especialmente a NBR 6032/1989 e a NBR 6023/2000, alm de outras fontes bibliogrficas indicadas no final deste volume. 1. TERMINOLOGIA No obstante o uso de muitos termos concernentes ao tema no ser uniforme entre os pesquisadores, neste captulo pretende-se estabelecer uma padronizao do emprego dos vocbulos mais comuns, o que, por certo, ser de utilidade geral e para a compreenso deste trabalho. termo Projeto de pesquisa significado Relatrio escrito apresentado ao final da disciplina MONOGRAFIA I, no qual o acadmico especifica o problema que pretende pesquisar, situando-o espacial e temporalmente, expe qual o seu marco terico de referncia (impresses iniciais sobre o problema) e indica os meios e os mtodos a serem empregados.[15] Narrao escrita, ordenada e minuciosa daquilo que foi apurado em um trabalho de pesquisa. Genericamente, qualquer relatrio de pesquisa versando assunto especfico; destarte, ope-se a manual, que trata de toda uma disciplina ou de assuntos amplos. Qualquer relatrio de pesquisa apresentado em disciplinas de cursos de graduao e ps-graduao.

Relatrio de pesquisa Monografia

Trabalho acadmico

Monografia de Relatrio de pesquisa versando assunto especfico como requisito para a concluso de concluso de curso de graduao ou ps-graduao lato sensu. curso Tambm conhecido como trabalho de concluso de curso. Dissertao Relatrio de pesquisa versando assunto especfico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematizao e de domnio sobre o tema, como requisito para a concluso de curso de mestrado. Tese Relatrio de pesquisa versando assunto especfico, no qual o autor deve demonstrar capacidade de sistematizao e de domnio sobre o tema, abordando-o de maneira original e contributiva ao progresso da cincia, como requisito para a concluso de curso de doutorado. Artigo Trabalho monogrfico publicado em revista ou jornal e, por isso, geralmente de pequena extenso. Resenha Trabalho de sntese de obra de terceira pessoa. Abstractou Sntese da monografia (geralmente teses e dissertaes), apresentada resumo em um nico pargrafo, inserida logo aps o sumrio, escrita na lngua do texto principal e tambm traduzida para a lngua estrangeira. Orientador Professor da instituio encarregado de conduzir a pesquisa dos acadmicos na elaborao de monografias.

2. formatao bsica 2.1. impresso O papel de impresso das monografias de concluso de curso e demais trabalhos acadmicos deve ter o tamanho 210x297mm (modelo A4), ser branco e apresentar boa qualidade de absoro da tinta. A impresso deve ser feita somente em um dos lados do papel. A impresso do texto principal deve ser feita em tinta preta, podendo ser empregados tons de cinza na formatao dos ttulos; outras cores, mormente as mais vivas, devem ser de uso restrito s eventuais ilustraes, fotos e tabelas. 2.2. encadernao A encadernao serve para facilitar o manuseio e a conservao das laudas da monografia e deve ser feita, preferencialmente, com mola espiral e com o emprego de capas plsticas, sendo a primeira branca e transparente, e a ltima, preta e opaca. Depois de aprovada a monografia, o aluno dever depositar um volume da verso definitiva em disquete no formato Word. 2.3. margens Adotam-se as seguintes margens-padro, na visualizao da configurao da pgina do Word (alt+A/o)[16]:

2.4. fontes Deve ser utilizada, para o corpo da monografia, a fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12.

2.4.1. uso de aspas e dos estilos negrito, itlico e sublinhado Antigamente indicava-se o uso de aspas e dos estilos de fonte itlico, negrito e sublinhado indistintamente para destacar palavras estrangeiras, ttulos das obras, dos captulos, de palavras no usuais, de transcries etc.. Isso encontrava justificativa no passado, pois no se podia exigir que os acadmicos dispusessem de mquinas datilogrficas com tantos tipos diferenciados. Todavia, no h mais justificativa para tanto, tendo em vista que o programa processador de textos dispe de todos estes recursos. Assim, recomenda-se o seguinte:

o emprego de aspas para destacar transcries de textos; o uso do itlico para destacar palavras ou frases em lngua estrangeira; o emprego do negrito para destacar o nome de uma monografia ou um de um captulo, bem como palavras de efeito e expresses principais contidas em um pargrafo; o uso do estilo sublinhado somente para destacar links (vnculos) empregados em informtica.

2.5. pargrafos A formatao especfica dos principais estilos de pargrafos ser estabelecida a seguir. Devem ser evitadas as linhas rfs/vivas[17]. recomendvel que o acadmico, para facilitao do seu trabalho, tenha domnio do uso da funo estilo do processador de texto (alt+F/s). 2.5.1. normal O pargrafo normal deve apresentar a seguinte formatao: 2.5.2. citao no corpo do texto As citaes de fontes de consulta com at 5 linhas ho de ser lanadas no mesmo pargrafo em que so referidas e so identificadas por aspas, sem alterao na dimenso e apresentao da fonte.[18] Sendo as citaes mais longas que 5 linhas, no devem ser inseridas no texto normal, mas destacadas em pargrafo especial, em fonte 1 ponto menor que a do pargrafo normal, e devem observar ss seguintes parmetros: 2.5.3. notas de rodap Empregam-se notas de rodap para a incluso de textos e explicaes de importncia no essencial para a compreenso do texto principal, remisses a outras partes do trabalho (referncias cruzadas), advertncias, bem como para indicaes bibliogrficas, transcries e idias contidas em outros trabalhos. O objetivo da incluso das notas de rodap o de no desviar a ateno do leitor do texto principal para elementos de importncia secundria, mantendo-o enxuto. A citao em nota de rodap ter o formato deste, independentemente do nmero de linhas, sendo iniciada e encerrada pelas aspas. A apresentao do pargrafo de notas de rodap deve vir em fonte 2 pontos menor que a do pargrafo normal e seguir as seguintes orientaes:

2.5.4. cabealho O cabealho opcional e pode conter o ttulo da monografia, o nome do autor ou ambos, ou ainda o ttulo do captulo ou da seo. No deve ser visvel na primeira pgina de cada seo (captulo) nem nos elementos prtextuais[19]. A apresentao do pargrafo de cabealho deve vir em fonte 2 pontos menor do que a do pargrafo normal e seguir as seguintes orientaes: 2.6. captulos A diviso da monografia em captulos, sees etc tem por objetivo facilitar a identificao de partes do texto integral, quer para despertar a ateno do leitor para a idia central do trabalho, quer para facilitar a sua localizao. Sendo assim, no existem regras fixas para sua determinao divide-se um texto em captulos e subcaptulos quando o autor entender necessrio, conforme perceba que o tema merea destaque. No se nomeiam como captulos a introduo e a concluso. 2.6.1. ttulos Ttulo a designao que se pe no comeo da monografia, de suas partes, captulos e sees, e que indica o tema-objeto do texto a seguir, servindo para facilitar a identificao do trabalho ou de parte dele. 2.6.1.1. ttulo da monografia O ttulo da monografia inserido na folha de rosto,[20] na seguinte formatao:

pargrafo: centralizado verticalmente; espaamento entre linhas: 1,2; sem recuos; fonte: tamanho 16, negrito, todas maisculas.

O ttulo da monografia, evidentemente, no recebe qualquer numerao, pois nico. 2.6.1.2. ttulos dos captulos e sees Os ttulos dos captulos e de suas sees (tantas quantas houver) so apresentados em pargrafos com alinhamento justificado, espaamento entre linhas simples, com recuo especial de deslocamento, fontes e espaos variados conforme seu nvel, recebendo numerao em algarismos arbicos, da seguinte forma: Fonte Tamanho estilo nvel ttulo 1(nvel de captulo) ttulo 2 (1. seo ou diviso de um captulo) ttulo 3(subdiviso) ttulo 4(prxima 14 todas em maisculas, negrito negrito, minsculas itlico, minsculas negrito, espaamento antes depois 66 18 recuo especial deslocamento numerao 0,76 1.

13 13 12

12 12 12

12 12 12

1,02 1,27 1,52

1.1. 1.1.1. 1.1.1.1.

subdiviso) ttulo 5(prxima subdiviso)

12

minsculas itlico, minsculas

12

12

1,78

1.1.1.1.1.

Os nmeros (1.1...) seguem a formatao do ttulo. Mesmo quando dois ou mais ttulos se encontram em seqncia, sem texto principal entre si, no devem ser adicionados espaos extras entre a margem esquerda e o nmero do ttulo inferior (para destac-lo), ou seja, o alinhamento vertical dos primeiros nmeros dos diversos nveis de ttulos sempre o mesmo[21], junto margem esquerda. Desta forma: 1. TTULO 1 Texto texto texto 1.1 Ttulo 2 Texto texto texto 1.1.1 Ttulo 3 Texto texto texto

2.7. paginao As pginas que compem o trabalho seguem duas numeraes:


os elementos pr-textuais recebem numerao em algarismos romanos, colocada no centro da margem inferior das pginas. Tal contagem iniciada com a folha de rosto, mas esta, por questo de esttica, no recebe nmero; o texto principal recebe numerao em algarismos arbicos, colocada na margem superior direita (junto ao cabealho, se houver), independente dos elementos prtextuais (inicia, portanto, em 1). Tambm por questo de esttica, a pgina de incio de captulo no recebe nmero (nem cabealho); os elementos ps-textuais seguem a numerao do texto principal, mas no recebem cabealho.

3. EstrUTURA DA MONOGRAFIA As monografias so compostas dos seguintes elementos, na ordem de apresentao:[22] elementos pr-textuais, isto , tudo o que vem antes do texto principal:

capa; folha de rosto; epgrafe; dedicatria; agradecimentos; sumrio; listas; resumo.

texto principal, composto de introduo, desenvolvimento e concluso; elementos ps-textuais, isto , tudo o que vem aps o texto principal:

glossrio; referncias bibliogrficas; ndices; anexos; capa.

A capa serve de proteo s pginas do volume que compe a monografia; deve ser do mesmo tamanho das pginas (A4), de plstico transparente branco, para melhor proteger o documento e para permitir ao leitor a visualizao da folha de rosto. Uma capa tambm deve ser posta aps a ltima pgina do trabalho, com o mesmo escopo de proteo e manuseio; esta, todavia, deve ser de cor escura, de preferncia preta, e opaca. Como j se viu, a capa no contada na numerao das pginas. 3.1.2. folha de rosto A folha de rosto serve para permitir ao leitor a imediata identificao do autor da monografia, do seu tema (atravs do ttulo), da instituio para a qual foi apresentada, quem foi o seu orientador e o ano de concluso. Variadas formataes das folhas de rosto so apresentadas nos diversos manuais de orientao. Entrementes, optou-se pela seguinte:

no alto da pgina (a 3cm da margem superior): nome do autor; no fim do primeiro tero da pgina (em 11cm), centralizado, o ttulo da monografia; logo abaixo (em 15cm), um pargrafo cuja margem esquerda se inicia no alinhamento vertical do centro do pargrafo do ttulo da monografia, indicando a natureza acadmica do trabalho, a instituio de ensino e o nome do professor ou orientador; na parte mais baixa (em 26cm), em pargrafos centralizados e sobrepostos, a localidade (a indicao da unidade federativa somente ser obrigatria se a localidade tiver homnima) e a data de concluso do trabalho, incluindo, no mnimo, o ano. Exemplo:

JOAQUIM JOS DA SILVA O SISTEMA TRIBUTRIO PORTUGUS E A DERRAMA NO BRASIL Monografia apresentada como requisito para concluso do curso de bacharelado em Direito do Centro Universitrio de Braslia Orientador: Prof. Lima e Silva BRASLIA 2002

3.1.3. sumrio O sumrio a enumerao dos ttulos dos captulos e suas divises, com indicao da pgina de seu incio, tendo por objetivo facilitar ao leitor a localizao de textos na monografia.[23] Deve ser adequado ao tamanho do trabalho.[24] importante destacar que, se o acadmico tiver domnio do uso da funo estilos do processador de textos Word, e os tiver empregado no corpo do trabalho, poder se poupar do esforo de elaborar o sumrio, pois o programa insere-o automaticamente quando requerido (Alt+I/c/l)[25], inclusive indicando a pgina em que o ttulo encontrado.

You might also like