You are on page 1of 6

O PAPEL DO REVISOR NA ATUALIDADE

Ezequiel Schukes Quister. RESUMO A pluralidade de gneros, formas e tipos textuais tm requerido um leitor mais capacitado, judicioso e consciente das diversas facetas que as obras atuais demandam. So muitos os ttulos, muitos os segmentos e tambm muita confuso envolvida na padronizao de obras, o que acarreta prejuzo ao leitor. A mirade de possibilidades que se descortinaram com os meios eletrnicos de comunicao, exige do leitor uma compreenso forada, e porque no, obtusa. A evoluo dos meios de comunicao traz, necessariamente, uma velocidade ora incompreensvel mente humana, a qual se limita apenas a interagir com este novo cenrio. Assim, o papel do revisor no s o de consertar um texto, mas torn-lo inteligvel. PALAVRA-CHAVE: reviso; estrutura textual; padronizao; objetividade. INTRODUO A produo literria brasileira muito rica. Temos autores ilustres como Machado de Assis, e outros que esteira dele fazem da nossa literatura algo conhecido mundo afora. A riqueza est na formulao de textos e na sua significao, no uso da lngua e principalmente nas formas, coloquiais ou no, de se dizer algo. As literaturas ou mesmo os textos tecnicos, atualmente requerem do leitor uma capacidade maior de sntese e entendimento. A interpretao e continua sendo algo fundamental na interao texto-leitor. As formas de interpretao requeridas e o perfil do leitor foram detectados j nos anos 60 (LEANDRO; MEDINA, 1973). Ou seja, a evoluo mostra que o leitor ao mesmo tempo objeto da anlise e co-participante do processo de significao.

o leitor do mundo em movimento, dinmico, mundo hbrido, de misturas sgnicas, um leitor filho da revoluo industrial e do aparecimento dos grandes centros urbanos, o homem na multido. Esse leitor, que nasce com a exploso do jornal e com o universo reprodutivo da fotografia e cinema, atravessa no s a era industrial, mas mantm suas caractersticas bsicas quando se d o advento da revoluo eletrnica, era do apogeu da televiso (SANTAELLA, 2003)

Santaella argumenta que as mudanas tecnolgicas so e sero influncias diretas para o leitor. O entendimento que, mesmo aqueles leitores contemplativos, como habitualmente so chamados os que gostam de ler algo cujo veculo o papel, so alvo constantes das mdias, que buscam meios de cativ-los. para eles que o texto se ajusta aos meios, ou os meios ao texto, visando um direcionamento, uma orientao. Claro que os diversos suportes disponveis para a leitura orientam e segmentam os pblicos. A diagramao, insero de imagens, infogrficos e recursos estilsticos facilitam a interpretao do leitor (SCALZO, 2004), porm, o principal eixo a interao textual, que requer do leitor uma demanda de significaes e interpretaes muito mais restrita ao seu repertrio. DESENVOLVIMENTO Em que o revisor pode ajudar nessa tarefa de significao? o registro de cada pessoa que torna a leitura algo estritamente pessoal. As vivncias, experincias e mazelas da vida moldaro os tipos de leitores, logo, subentende-se que para cada um deles, determinado texto pode ter ou no um valor intrnseco; os objetos de discurso a que o texto faz referncia so apresentados, em grande parte, de forma incompleta, permanecendo muita coisa implcita (...) (KOCH, 2009, pg. 71). Por isso o profissional da reviso aquele que pode e deve dar significado e clareza ao texto. ele que, na ausncia de sentido, vai cerzir as frases e torn-lo consumvel. Koch argumenta que o texto, por si, no tem significao priori, sendo sua interpretao fruto de um contexto estabelecido pelo autor. Logo, o papel do revisor, atualmente, no s o de estruturar um texto norma culta, mas, como se dizia h algum tempo, realizar muito copidesque (MALTA, 2000).

Para Malta, o limiar entre um autor ou revisor pode ser tnue, visto que em sua funo, s vezes, -lhe requerido o papel de autor ao melhorar um trecho obscuro, reparar uma sentena incoerente ou mesmo realizar acertos de ordem histrica, cultural e tcnica; como ser um co-autor. Um texto para ser bom, deve conter todas as nuances que o autor tentou transmitir. Deve ter uma linguagem clara e concisa. Deve ser inteligvel em seus aspectos culturais mais mpares. Deve remeter o leitor para dentro do texto, como j disse Tom Wolfe. Recentemente um estudo americano deixou muito claro que o texto, em si, revela mais do que um modo ou meio de se dizer algo. O estudo feito pelo pesquisador americano Alex Watson sobre obras de Nelson Rodrigues demonstrou que este autor no tem penetrao no mercado estadunidense devido impossibilidade de se traduzir conceitos e expresses regionalistas, cujas caractersticas fazem de suas obras algo singular. Watson afirma que a dificuldade principal na traduo recai sobre o contexto local utilizado nas obras de Nelson Rodrigues: o Rio de Janeiro dos anos 50. Poderamos objetar esse argumento considerando trabalhos de traduo realizados nas obras de Henry Charles Bukowski, por exemplo, notoriamente conhecido como um dos poetas malditos, cujas obras so singularmente reconhecidas pelo teor picante e pelos contextos geogrficos que as acompanhavam. Neste caso, seus trabalhos chegaram at ns sem que se considerassem crticas ou prejuzos em relao traduo, ao significado. Ambos os exemplos reforam o que anteriormente foi citado por Koch, de que o repertrio do leitor vai definir boa parte da significao do texto, seno todo ele. Considerar ainda que os autores tambm fazem de sua obra uma expresso de seus repertrios. O fenmeno de interpretao um olhar diferenciado do autor, mesmo em releituras. (...) uma nica obra literria pode dar lugar,

simultaneamente, a tipos de discurso bem distintos: a Odissia como texto primeiro repetido, na mesma poca, na traduo de Brard, em infindveis explicaes de texto, no Ulysses de Joyce (FOUCAULT, 1999, pg.12). Foucault argumenta que o primeiro texto, ou texto principal, aquele que vai conter todo o emaranhado de idias, a riqueza de conceitos a partir do qual se pode reatualizar informaes.

O que vem depois passa a ser mera situao opinativa; comentrios. Assim, fica evidente outra caracterstica importante sobre a responsabilidade de um revisor-tradutor no papel da transliterao. Ento, na confeco de uma obra escrita at a sua consumao, que culmina com o leitor, uma gama de consideraes criada pelo autor, sempre buscando sua prpria satisfao ou a do seu pblico. Seja como for, seu trabalho de articulao o define, conforme exemplifica Foucault, o autor aquele que d inquietante linguagem da fico suas unidades, seus ns de coerncia, sua insero no real (FOUCAULT, 1999, pg. 14). Nessa mesma linha Umberto Eco fundamenta muito bem o que foi dito anteriormente com relao ao sentido do material criado aps um resignificao, ou reatualizao, quando diz que no h interpretante que, ao confrontar o signo que interpreta, no modifique, mesmo que s um pouco, seus limites (ECO, 1991, pg. 59). Cada leitor busca em uma obra aquilo que lhe mais peculiar. Aquilo que facilmente lhe toca o sentido e lhe significa algo. A complexidade dessas relaes abrange teorias semiticas, lingsticas e psicolgicas. Pedro Celso Campos, por exemplo, esboa alguns dos gneros textuais jornalsticas cujas frmulas do ao leitor uma viso segmentada dos tipos textuais que podemos encontrar e com os quais, maioria das pessoas se identifica. natural que se busque a equalizao de idias com textos altura da capacidade interpretativa do leitor. Por isso um revisor deve no somente participar do processo corretivo de um texto, mas trabalh-lo para que fique objetivo. No que hoje em dia isso j no seja um realidade no universo das publicaes disponveis, porm, a diversidade pode requerer tambm uma padronizao. Leitores da Piau no se deparam com textos semelhantes aos da Veja, porm, seus contedos e a capacidade de significao de cada uma fruto das experincias de seus leitores. A possibilidade de se fazer textos lineares para ambas as publicaes as tornariam objeto de desprezo, talvez, pois a maneira de produo textual aplicada em cada uma faz o seu diferencial. nesse contexto que um revisor, no como mero corretor ortogrfico, surge para atenuar os problemas de um texto ou mesmo para reformul-lo. Para isso, o revisor, assim como qualquer profissional que lida com a informao, com textos, deve ser uma pessoa muito bem informada. Ler um requisito bsico para aquele que se dispes a exercer a profisso de revisor, s a tcnica no basta (MALTA, pg. 27). Apesar dos recursos de correo disponveis nos programas de computador, que hoje se mostram cada vez mais teis, evoluindo para correo de sintaxe e sentido, o material humano ainda essencial para estabelecer o foco, a gama de conceitos

abstratos e literrios que fogem do padro tecnicista de um corretor. Cabe aqui frisar que um programa pode ajudar o revisor, mas no parte essencial de seu trabalho. Publicaes com padronizao de textos e formas tambm so bem-vindos, como os manuais de redao jornalstica da Folha de So Paulo, por exemplo. CONCLUSO Segundo palavras de Luiz Roberto Malta, em 30 anos foram publicados menos de 10 ttulos sobre o tema tratado neste trabalho. Malta escreveu isso em 2000, quando da publicao de seu livro Manual do Revisor. Hoje provvel que essa marca j tenha sido alcanada e superada. A maioria das obras publicadas na ltima dcada aponta um caminho mais didtico, enfatizando o aspecto tecnicista que est diretamente ligado profisso de revisor. Os poucos autores que se dedicaram a extrair ou explicar conceitos textuais de forma mais literria, menos acadmica, talvez, so, em suma, autores de livros e jornalistas que se enveredaram pelos caminhos da literatura. A falta de obras de referncia pode denotar falta de interesse cientfico no assunto ou, falta de padro para uma rea que ainda se pensa de forma tecnicista. Os corretores ortogrficos jamais podem substituir o trabalho humano neste campo. Como dito anteriormente, essas ferramentas so de grande auxlio, mas, antes de tudo preciso um profissional que entendo um texto como arte.

REFERNCIAS
SCALZO, Marlia. Jornalismo de Revista. 3 ed. So Paulo: Ed. Contexto, 2009. SANTAELLA, Lcia. O que semitica. 2 ed. So Paulo: Ed. Brasilienses, 2003. Coleo primeiros passos. <Disponvel em: http://wwwpucsp.br/pos/cos/epe/mostra/santaell.htm> acessado em: 10 maio 2011.

KOCH, Ingedore Villaa. Ler e Compreender os sentidos do texto. 3 ed. So Paulo: Contexto, 2009. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 5 ed. So Paulo: Edies Loyola, 1999. ECO, Humberto. Semitica e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Editora tica, 1991. CAMPOS, Pedro Celso. Gneros do Jornalismo e Tcnicas de Entrevista. <Disponvel em: www.bocc.ubi.pt/pag/campos-pedro-generos-do-jornalismo.pdf.> Acessado em 23 maio 2011 SAATKAMP, Henry. O Livro preparao & reviso de originais. Porto Alegre: Abigraf/AGE Editora, 1996. MEDEIROS, Joo Bosco. Manual de Redao e Normalizao Textual. So Paulo: Editora Atlas, 2002. MALTA, Luiz Roberto S. S. Manual do Revisor. So Paulo: Madras Editora, 2000. Manual da Redao: Folha de So Paulo. So Paulo: Publifolha, 2008. Jornal 2011. Folha de So Paulo: disponvel em

<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1205201116.htm>.Acesso em 30 set.

You might also like